domingo, 21 de setembro de 2008

Defesa do título começou… ao ataque!

No arranque da nova competição, os bávaros não se limitaram a defender o que haviam ganho no passado, mas antes pelo contrário entraram ao ataque, marcando uma posição bem clara sobre aquilo que pretendem para este torneio. Marcaram uma posição e marcaram 10 golos numa exibição que primou pelas entradas muito fortes no inicio dos dois períodos e pela eficácia em frente à baliza.


Torneio Homenagem a alguém… (1ª jornada)
20 de Setembro de 2008, 9,50 horas

Bayern Monchique, 10
Ipanema Park Hotel, 2


Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Joaquim Neves e Tózé Ribeiro
Bayern M. – Portero; Tony [cap.], Norberto (3) e Domingues (1); Arnaldo (1).
Jogaram ainda: Brito (1), Cadu (1) e Nunes (3).
TR: Nuno Silva
Disciplina: Domingues (amarelo por mão na bola)
Ao intervalo: 5-1
Marcha do marcador: 4-0; 4-1; 9-1; 9-2; 10-2.


Organização à la Julio

Teve inicio este sábado a primeira competição da época 2008-09, ou se preferirem “pós-férias de Verão”. Mais uma vez a época dos bávaros começa com um Torneio do Júlio “Garganta”. Esta edição, da qual não se sabe identificar o número, volta a ter alguns motivos de interesse. É certo que o Bayern Monchique continua presente – já vai inclusive na 8ª participação seguida – e é certo que é considerado o favorito à vitória final, não fosse afinal o Bicampeão do certame. E pese embora o Bayern já tenha vencido 3 vezes e o entusiasmo já não seja o mesmo das primeiras participações, continua a ser um torneio que não é fácil de ganhar. Nenhuma competição o é e de entre 10 equipas participantes, há sempre 3 ou 4 que se destacam na luta pelo título.
Neste torneio – e agora chegamos aos motivos de interesse – vai estar presente um lote renovado de equipas, incluindo 3 estreias (Esegur Transportes, Fute 18-Eco e Juventude Pôr-do-Sol) e 2 que já não víamos há algum tempo, como é o caso da Esegur que se apresentou renovada e aparentemente mais forte e a Portugal Telecom, uma equipa que só cruzou uma vez o caminho dos bávaros, mas que foi o suficiente para deixar uma marca. Nesse torneio os homens da PT foram os únicos que conseguiram vencer o Bayern, mas felizmente os bávaros foram ainda assim campeões, sendo o primeiro de 5 títulos que o Bayern coleccionou até ao momento.

No fundo cabe ao Bayern saber combater o “síndrome de campeão anunciado” pois as equipas mais experientes como Maritangus e Laranjinhas, à partida aquelas que discutem o título com os bávaros, colocam-no nesse pedestal. Nuno Silva não terá portanto tarefa fácil no comando da equipa. Terá de saber gerir o favoritismo e motivar os seus pupilos. Ainda por cima corre o rumor e parece existir já uma petição online para que o Torneio seja em Homenagem ao treinador bávaro, visto que o mesmo ainda não tem designação oficial. A verificar-se será mais um ponto que as equipas terão contra o Bayern.

Na jornada de arranque voltaram-se a notar as dificuldades que a organização enfrenta habitualmente para ser… organizada. A equipa da Esegur Transportes (uma estreia) faltou à chamada, deixando os elementos do Maritangus a jogar sozinhos. Esperemos que até à segunda jornada tudo se resolva…


Muda aos 5, acaba aos 10

O jogo em si não teve grande história, sendo que a primeira partida do dia, entre Esegur e Laranjinhas foi bem mais equilibrada e interessante, com a vitória a sorrir nos minutos finais aos homens da segurança.

O primeiro “cinco” de Nuno não teve surpresas. Norberto emparelhou com Tony, Domingues e Arnaldo e o primeiro golo não demorou mais que um minuto a aparecer. A entrada dos bávaros foi muito forte e não espantou que aos 4 minutos já vencessem por 3-0 fruto de jogadas simples com troca de bola rápida e objectiva e índices de concretização a roçar a perfeição. Os bávaros jogavam dentro da área contrária com relativo à vontade, tão à vontade que começaram a perder golos por excesso de passes dentro da zona de finalização.
Por volta dos 10 minutos o ritmo afrouxou e aos 15 minutos Portero viu a bola entrar na baliza depois de um desvio de um companheiro, mas nesta altura já o Bayern havia marcado o 4º golo e até ao intervalo ainda marcaria o 5º.

A expectativa na segunda parte prendia-se com a ausência de Norberto que teria de sair por compromissos profissionais. O cinco inicial seria portanto necessariamente diferente, com Cadu atrás, no lugar de Norberto e Brito e Nunes a fazerem as vezes de Tony e Naldo, mas nem por isso o resultado foi diferente. Os bávaros marcaram logo aos 20 segundos na marcação de um canto e aplicaram a mesma dose da primeira parte com um parcial de 3-0 à passagem dos 3 minutos. O jogo endureceu um pouco, com algumas entradas esquisitas dos hoteleiros, mas o Bayern continuou no seu caminho. Boas trocas de bola e até pressão alta foram a receita para uma segunda parte ao nível da primeira. O jogo fora para intervalo com 5-1 e acabou naturalmente com 10-2.
Estreia muito positiva e auspiciosa de Capitán e arbitragem algo permissiva de parte da terceira equipa. Saúda-se ainda a presença de Brito, que teve de fazer mais de 100Km para estar presente!
Domingues estreou a multa (5,00 €) por levar cartões de forma estupida ou despropositada!


O filme dos golos ao minuto

1-0 (1m) Norberto recupera e entrega em Arnaldo que faz o golo.
2-0 (2’) Norberto rompe pelo meio, passa a Arnaldo e este mete na área. Domingues conclui de calcanhar, com a bola a fazer um percurso curioso até bater no poste e entrar.
3-0 (4’) Norberto combina com Arnaldo e conclui com êxito.
4-0 (10’) Dupla combinação entre Cadu e Norberto, com o ultimo a concluir.
4-1 (15’) Remate de longe a sofrer um desvio no calcanhar de Norberto e a trair Portero.
5-1 (15’) Norberto recupera uma bola e parte para cima da defensiva em zig-zag, concluindo com um remate fortíssimo de pé esquerdo que entra junto à trave.

6-1 (20s) Nunes recebe no meio, roda e desmarca Cadu pela esquerda. Este com tranquilidade bate o guardião.
7-1 (1’) Brito marca o canto para Nunes que aparece no meio do marasmo defensivo e encosta para a baliza sem dificuldade.
8-1 (3’) Triangulação com Domingues e golo de Nunes!
9-1 (10’) Cadu solicita Tony na direita. Este puxa para a linha de fundo e assiste para trás em Nunes.
9-2 (13’) O adversário aparece isolado perante Portero e marca.
10-2 (19’) Brito recupera no meio campo, furta-se a um jogador pela direita e remata forte ainda longe da área.



A Estrela
Norberto Sousa – nota 7

Uma parte bastou!

Teve de sair ao intervalo devido a compromissos profissionais, mas nos primeiros 20 minutos desmontou a defensiva adversária com uma assistência e três golos, abrindo o caminho para uma vitória fácil. Norberto tem o condão de jogar e fazer jogar e desta vez o Nº 9 até foi mesmo o matador de serviço.
Os outros jogadores

Portero e Tony – 6
Domingues, Arnaldo, Brito, Cadu e Nunes – 7

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Já tem saudades de um joguinho a sério?!?!?


A resposta à pergunta acima é "claro que sim" mas felizmente já não terá de esperar muito mais.
A pré-época ainda mal começou e já os bávaros apontam baterias para o torneio que aí vem. Faltam menos de 3 semanas para o Bayern começar a defender o titulo, já a 20 de Setembro pelas 9,50, contra o Hotel Ipanema.
O Bayern Monchique já contabiliza duas vitórias contra esta equipa mas o confronto mais recente acabou com um magro 2-1.

Para a ultima jornada a 15 de Novembro está guardado um duelo de titãs com o Bayern a defrontar a "Iberolinhas", um campeão de outros tempos que conta habitualmente nas suas fileiras com Rogério, senhor de um pontapé canhão que normalmente passeia a sua classe nas quadras de futsal das primeiras divisões do nacional.

Pelo meio o Bayern encontrará o Hotel Tiara, Laranjinhas, Maritangus, Juventude Pôr do Sol, A.R.S.Q.S., Juventude Dream e Maternidade Julio Dinis.


DOMINGUES PODERÁ TER DE CEDER O NUMERO 8

A noticia é bombástica e a confirmar-se será devastadora para a Académica de Leça. Norberto Sousa, o "fixo" e principal artifice da excelente época 2007/08 dos leceiros está em via de "assinar" pelos tigres bávaros.

Pedro Domingues que regressa neste torneio à competição poderá ser o maior "sacrificado" pois é sabido que a "Anaconda" (como é carinhosamente tratado pelos colegas) nutre especial carinho pela camisola 8.

A equipa de reportagem do blog do BM tentou junto do novo treinador Nuno Silva "tirar alguns nabos da púcara", mas como é seu timbre El Capitán jogou... à defesa.

Questionado se o tão aguardado reforço era mesmo o "Rei das Assistências", Nuno atirou com um surpreendente "quem?!?! O Garcia?! Quase que me entalava com isso!" o que provocou uma gargalhada geral entre os presentes que assistiam às declarações do técnico.

Perante a insistência dos jornalistas e para rematar e finalizar o diálogo Capi afirmou com convicção "até com o Jonny jogo e ganho!"

Nas ultimas semanas Nuno tem atraido as atenções dos media, tirando a carga de stress de cima da equipa. Declarações como "muita coisa vai mudar" e "os jogadores quando sairem, farão como na seleção argentina, brindando o companheiro que entra com um beijinho na face", ajudam a perceber as ideias do novo mister e vai de encontro às expectativas desta equipa e massa associativa tão peculiar como é a dos bávaros.

Os adeptos mal podem esperar para ver a equipa em acção num jogo a doer...