quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Meia final pode “escorregar” para qualquer um!


Era um jogo muito aguardado, entre as equipas que ocupam as posições cimeiras da Liga, mas as expectativas terão de ser confirmadas noutra oportunidade, já que neste jogo a humidade existente no pavilhão superiorizou-se ao valor das equipas. Os bávaros apesar de contarem apenas com cinco atletas, podem se queixar da sorte, pois tiveram oportunidades suficientes para alcançarem a vantagem na eliminatória. Este resultado acaba por deixar a eliminatória em aberto, podendo a qualificação “cair” para qualquer um dos lados.



Taça Futbaliense 2008 (1/4 Final – 1ª mão)
18 de Janeiro de 2008, 19,30 horas

DezNorte, 1
Bayern Monchique, 1

Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Domingues; Tony [cap.] (1), Pascoal e Pedro; Canhão.
TR: António José Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1.


Foi um dia difícil para o Bayern com várias baixas de ultima hora que conduziram a um total de apenas cinco jogadores aptos para o jogo. Domingues, o melhor marcador da equipa na Liga, acabou mesmo por ter de pegar nas luvas e assumir a defesa da baliza face à ausência dos dois habituais guardiões. A tarefa dos cinco bávaros afigurava-se complicada. Ter de aguentar o jogo todo contra um adversário na máxima força e repleto de jovens era um desafio difícil, mas o verdadeiro adversário da equipa neste jogo ainda não se revelara. Não demorou muito para que se mostrasse no entanto. Cedo os jogadores se aperceberam que a humidade poderia causar estragos, principalmente nas áreas, onde a força da gravidade aplicada ao piso escorregadio, fazia os jogadores deslizarem e muitas vezes caírem, sem que se pudesse reclamar alguma falta.
O golo da DezNorte a inaugurar o marcador, acabou mesmo por ser potenciado pelas condições do piso. É certo que os jovens de branco entraram com mais força mas os bávaros souberam controlar esse ímpeto inicial e o golo poder-se ia considerar algo “exagerado” face ao teor de equilíbrio de forças no encontro.

O golo acabou por fazer despertar o Bayern que se viu na necessidade de fazer pela vida neste jogo ou esperar pela 2ª mão para tentar rectificar os danos amealhados aqui. Obviamente os bávaros pegaram no touro pelos cornos e tentaram corrigir logo aqui o resultado. O Bayern apoderou-se então do jogo e chegou ao empate em jogada que mais parecia estudada e logo após escutarem os conselhos de Tozé. A partir daí quase só deu Bayern.
O estado quase impraticável da quadra não permitia grandes veleidades aos artistas mas os bávaros conseguiam mesmo assim causar perigo e não raras foram as vezes que chegaram à baliza contrária em condições de marcar, principalmente Pedro que foi sempre uma seta apontada ao golo. Infelizmente para o Bayern, o remate nunca saiu nas melhores condições.
Do lado da DezNorte há que registar um remate perigoso, já muito perto do final, com o seu quê de malabarismo que obrigou Domingues a uma estirada esquisita, ao estilo de Rui Nereu num recente jogo contra o FCP, mas desta vez com o sucesso a ser alcançado pelo guardião, que conseguiu desviar a bola contra o poste com uma palmada.

Espera-se agora uma emotiva 2ª mão, com ansiedade redobrada, mas antes disso, já na próxima jornada da Liga, os bávaros voltam a defrontar este adversário.


O filme dos golos

1-0 Jogada pela direita, junto à linha. Embora pressionado, o atleta da DezNorte consegue meter a bola tensa na área, fora do alcance de Domingues ao primeiro poste. Tony que chegava para cobrir o jogador ao segundo pau desequilibra-se e trava, permitindo que a bola chegue em boas condições ao avançado para este encostar.
1-1 Logo após o minuto de desconto pedido por Tozé, Pedro na marcação de um canto leu bem a movimentação de Tony e meteu-lhe a bola no coração da área. Tony apareceu de rompante e em frente ao primeiro poste desviou de pé esquerdo para o ângulo superior.



A Estrela
Luis “Pascoal” – nota 8

Difícil escolher um MVP numa equipa em que todos se esforçaram tanto em prol da equipa e de um resultado melhor. Dos 5 atletas, Pascoal acabou por ser o mais equilibrado, não dando abébias na defensiva e participando nalgumas das jogadas mais perigosas do ataque bávaro.

Os outros bávaros
Todos nota 8.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cabeça fria!


Bayern alcança a liderança em jogo de nervos, ou se preferirem num jogo capaz de dar cabo dos nervos de um santo. Os bávaros souberam manter a cabeça mais ou menos fria perante uma arbitragem permissiva e condescendente e com isso garantiram a vitória e a ascensão ao primeiro lugar da classificação. À luz da recente “renúncia” da equipa “Só Jovem” e da consequente eliminação dos seus resultados passados, o Bayern Monchique consegue ao terceiro jogo estar mesmo isolado no topo.


Liga Futbaliense 2007/08 (4ª jornada)
11 de Janeiro de 2008, 21,30 horas

Baltar Futsal Club, 2
Bayern Monchique, 4

Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Árbitros: Joaquim Mata e Álvaro Esfola
Bayern M. – Sá; Tony, Pascoal e Domingues (1); Canhão (1).
Jogaram ainda: Brito (2), Nuno [cap.], Portero (GR) e Pedro.
TR: António José Ribeiro

Ao intervalo: 2-0
Marcha do marcador: 2-0; 2-1; 3-1; 3-2; 4-2


Era já a quarta jornada da competição, embora na prática apenas o 3ª jogo dos bávaros. Durante a tarde a “DezNorte” havia perdido pela primeira vez. Alheados disso os bávaros entraram em mais um jogo com o objectivo de sempre, a vitória.
As coisas até começaram bem, com os homens de Baltar algo receosos e retraídos no seu meio campo e com o Bayern a aproveitar a hesitação para marcar alto e pressionar o erro do adversário. Não demorou muito até que o Bayern marcasse pela primeira vez. Canhão foi quem teve a honra com um remate cruzado. O segundo golo já demorou bastante mais mas apareceu antes do intervalo, com Brito a concluir jogada rápida e bem estruturada.

Na segunda parte os homens de Baltar entraram mais atrevidos. Fizeram mais e melhor pressão, embora o estilo de jogo continuasse a ser muito directo, com muitas bolas bombeadas directamente para o ataque. Acabaram por marcar primeiro mas o golo surgiu de um contra ataque. Os bávaros recompuseram-se logo. Pedro que havia entrado entretanto, após a primeira parte toda no banco deu a Brito o terceiro golo do Bayern.
Embora o ascendente fosse sempre dos bávaros acabaram por ser os homens de Baltar a marcar a seguir. Perda de bola no ataque e contra ataque rápido a dar poucas hipóteses a Portero.
O 4-2 no entanto não demoraria, com Domingues a dar mais justiça ao resultado e a ampliar para 5 o seu score total de golos na competição.


O filme dos golos

0-1 Nasceu de uma jogada que já não prometia muito pois a defensiva estava bem colocada. Tony deixou para Canhão que fugiu para a linha e rematou forte, surpreendendo o redes e a defensiva.
0-2 Contra ataque bem executado! Domingues pelo centro passa a Pascoal na esquerda. Este na passada mete de primeira ao segundo poste onde Brito surge a encostar.

1-2 Contra ataque do Baltar.
1-3 Ataque conduzido por Pedro, sempre apertado pela defesa. Entra na área pela esquerda e assiste Brito ao 2º poste.
2-3 O ataque dos bávaros é interceptado e no contra golpe os homens de Baltar aparecem em situação de 2 para 1.
2-4 Novamente Pedro a conduzir pela meia esquerda até sofrer falta. Na marcação do livre opta por entregar em Domingues já dentro da área. Apesar de ter pouco ângulo e de estar tapado pelo guardião, consegue meter a bola na baliza.


A Estrela
Ricardo “Canhão” – nota 8

Desta vez deu mesmo ouvidos ao mister. Não se preocupou só em chutar mas também em segurar e trocar a bola. Marcou o primeiro golo num grande remate com pouco ângulo, abrindo o caminho para a vitória.


Os outros bávaros
Todos nota 7, excepto Pedro (6) que chegou atrasado.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bayern está mais "rico"!

"Marisqueira dos Pobres" associa-se a marca campeã.


É o primeiro post do ano e que melhor assunto para começar senão uma boa noticia para o universo bávaro?

Pela primeira vez o Bayern Monchique aceitou ceder um espaço para publicidade no seu equipamento. Pois se até o Barcelona que até há bem poucos anos não aceitava ostentar qualquer imagem publicitária no seu jersey, acabou por ceder à tentação comercial e ao peso das pesetas, porque não haveria o Bayern de o fazer também?
O patrocinio que será estampado num novo equipamento a estrear ainda este mês é da "Marisqueira dos Pobres", famoso restaurante de Matosinhos, conhecido pelos seus peixes e mariscos sempre frescos e servidos a preços acessiveis.


A Marisqueira situada na Avenida Serpa Pinto nº 37, junto ao Porto de Leixões, com o telefone 22 938 02 66 é um dos mais antigos restaurantes de Matosinhos e deve o seu nome "sui generis" à clientela que originalmente frequentava a casa.
Aberto de terça a domingo até às 24 horas, com descanso semanal à segunda, na Marisqueira dos Pobres encontrará sempre um sorriso amigo da parte de quem o serve, já para não falar na boa comida.


Do novo equipamento dos bávaros, a estrear para finais do mês, além de embelezado pela referência à marisqueira, crê-se que representará um regresso às origens do clube. O mesmo é dizer que voltará a utilizar as cores preto e amarelo, ou se preferirem o "Ouro & Negro" que caracterizava a equipa nos tempos do ringue do Gaz & Electricidade e nos primeiros torneios.


O Bayern Monchique entra assim com o pé direito e nova imagem num novo ano que se espera repleto de sucessos!