domingo, 22 de fevereiro de 2009

DezNorteados!


Jovens da DezNorte pagaram factura elevada

Era um jogo de cariz especial, 2 semanas depois da vitória dos bávaros sobre a DezNorte para a Liga. Além disso era um jogo de Taça e a eliminar. Acima de tudo, para os bávaros, era o jogo que se seguia à primeira derrota de 2009. Perante essas condicionantes apenas se pode dizer que a DezNorte teve o infortúnio de estar no lugar habitual, mas na altura errada. Acabou por pagar uma factura elevadíssima, já que a entrada em jogo dos bávaros foi… desnorteante.



Taça Futbaliense 2008 (1/4 Final – 2ª mão)
15 de Fevereiro de 2008, 19,30 horas

Bayern Monchique, 7
DezNorte, 1

Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Rui Sá (depois Portero); Tony [cap.] (1), Pascoal (1) e Pedro (2); Canhão (1).
Jogaram ainda: Brito (1) e Nunes (1).
TR: António José Ribeiro

Ao intervalo: 6-0
Marcha do marcador: 7-0; 7-1.


A DezNorte queria um lugar nas meias-finais e o empate até chegaria, desde que por mais de um golo. O Bayern no entanto tinha uma ideia diferente e a firme convicção de que a diferença entre as duas equipas não se ficava apenas pelo empate da primeira-mão, ou a vitória por um golo para a Liga. Não menos importante que isso os bávaros haviam perdido na semana anterior com Estudos & Projectos e queriam servir-se deste jogo para limpar a imagem menos positiva deixada com essa derrota. A DezNorte calhou de ser o adversário seguinte e levou com a toda a fúria acumulada ao longo da semana.


Pedro CEM golos!
DezNorte SEM hipóteses!

O Bayern entrou fortíssimo, com Pedro Sousa, o seu expoente máximo neste jogo a rapidamente apontar os dois primeiros golos. Ninguém se terá apercebido na altura, mas o jovem bávaro (apenas 20 anos e 6 meses) acabara de alcançar uma marca histórica, 100 golos pelo Bayern Monchique, uma marca apenas ao alcance de mais um bávaro, Arnaldo Martins.

A investida bávara continuou sem deixar que os contrários respirassem. Tony marcou após livre, ainda não passavam 5 minutos do apito inicial. É já o terceiro jogo consecutivo que Tony marca em lance de bola parada, sempre a passe de Pedro.
Pouco depois Pedro volta a fazer das suas e oferece o 4º golo de bandeja a Canhão.

Sá viu-se obrigado a sair à passagem dos dez minutos. Um sangramento nos joelhos desaconselhou a sua continuidade em campo, entrando Portero para o seu lugar.
Por esta altura o Bayern já praticamente se limitava a gerir a vantagem, com Pedro bem mais recuado a organizar o jogo e a lançar contra ataques venenosos, como aqueles em que surgiriam os golos de Pascoal e Brito.


Na segunda parte o jogo foi bem mais morno, registando-se um curioso empate a uma bola nesse parcial. Sensivelmente a meio desse período Nunes completou o score bávaro, após excelente trabalho de Brito.
O Bayern soube gerir bem o desnorte dos contrários que ainda assim conseguiram o golo de honra já perto do cair do pano.



O filme dos golos

1-0 Pedro pressiona e rouba a bola à entrada da área. Depois finta o redes e marca!
2-0 Canhão recupera e deixa para Tony. Tony desmarca Pedro e este mesmo com pouco ângulo, do lado esquerdo consegue atirar fora do alcance do guardião.
3-0 Pedro aponta um livre em posição frontal mas ainda a uns bons dois metros da área. Remata forte mas algo torto para a área onde Tony aparece a desviar para a baliza de pé esquerdo.
4-0 Pedro rouba mais uma bola e parte no contra ataque com Canhão. À saída do redes Pedro assiste Canhão que marca com facilidade.
5-0 Grande jogada a passar por todos, com Brito a assistir Pascoal na direita. Pascoal que já havia falhado uma emenda de pé esquerdo, encosta desta vez com o direito e faz golo.
6-0 Contra ataque rápido num 3 para 1 que só podia dar golo. Pedro conduz pelo centro e mete em Tony na direita que assiste de primeira Brito no lado contrário.

7-0 Pedro assiste Brito na entrada da área. Em vez de tentar o remate Brito simula, contorna o obstáculo e assiste Nunes no lado esquerdo. Nunes de carrinho faz o golo.
7-1 Golo de Parente, com Portero a ficar um pouco mal na foto.



A Estrela
Pedro Sousa – nota 9

2 golos charneiros, seguidos de 2 assistências e presença assídua e fundamental nas jogadas dos 3 golos seguintes. Manteve a bitola da semana anterior com a grande “vantagem” de a equipa ter ganho e ter mesmo chegado à goleada, sendo que Pedro disse “presente” em todos os golos.
A cereja no topo do bolo é que com estes dois tentos Pedro completou 100 golos pelos bávaros, numa carreira que conta apenas com 61 jogos. Muito bom!

Os outros bávaros
Rui Sá – 6
Nunes – 7
Portero, Tony, Pascoal, Canhão e Brito – 8.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bayern " explode " na Net!




Devido ao bom inicio de campeonato e taça, o interesse dos internautas pelo Bayern aumentou de uma forma inesperada, o mais famoso motor de busca “ Google “ assim o comprova e se somarmos aos números da pesquisa correcta (Bayern Monchique) os dos que pesquisam de uma forma menos correcta (Bayern de Monchique, um erro comum dos mais recentes admiradores do Bayern e dos adeptos em geral) temos mais de 8500 pesquisas.

O Bayern continua a crescer agora na Net e tudo isto se deve ao enorme trabalho de direcção em geral e do seu Presidente – Sr. António Silva em particular, na tentativa de fazer este Bayern crescer cada vez mais.


domingo, 15 de fevereiro de 2009

E&P vence primeiro round!


KO técnico na base da derrota!

O título da crónica faz uma analogia com o boxe mas desengane-se quem pense que se tratou de um combate desse tipo. Foi isso sim um jogo espectacular entre dois dos mais fortes candidatos ao titulo, com resultado incerto e que poderia ter sorrido a qualquer um deles e onde o “Fair Play” saiu sem duvida enaltecido. O Bayern acabou por “dar” os 3 pontos ao adversário fruto de 3 golos por… erros “técnicos”.



Liga Futbaliense 2008/09 (6ª jornada)
8 de Fevereiro de 2008, 17 horas

Bayern Monchique, 2
Estudos & Projectos, 4


Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Rui Sá; Tony (1), Nuno [cap.] e Pedro (1); Canhão.
Jogaram ainda: Pascoal e Nunes.
TR: António José Ribeiro
Estudos & Projectos – Alves; Filipe Ferreira, Macieira, Filipe Rocha (1); Cortez (1).
Jogaram ainda: Pedro Eusébio (2), Maciel e Bruno Silva.

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-4.


O jogo até começou bem para os de Monchique. Pedro marcou cedo, ajudando a pôr a E&P em sentido mas não demorou muito até que estes empatassem. O jogo prosseguiu sempre muito equilibrado até ao intervalo, com possivelmente mais posse de bola do lado dos “projectistas”, mas nada que se traduzisse em domínio efectivo sobre o rival.

Na segunda parte, o domínio passou para o lado dos bávaros mas seriam os homens da E&P a matar o jogo, com a ajuda de 3 falhas graves dos bávaros.
Nuno poderia ter aberto o activo na segunda parte, a passe de Pedro, mas colocou demasiado para fugir ao redes, acabando por ver a bola ser devolvida pelo poste. Quem sabe se o resultado final não teria sido diferente…
Depois veio o início do descalabro. Rui Sá sofreu um frango monumental, passando a E&P pela primeira vez para a liderança do marcador e consequentemente da Liga. Com a pressão do seu lado o Bayern soube reagir e Tony fez o golo do empate após canto, mas o mesmo Tony haveria mais à frente de entregar o ouro ao bandido, fazendo um auto-golo.
O quarto golo que surgiria alguns minutos depois, numa altura em que o Bayern procurava desesperadamente o empate foi a machadada final. A partir daí o Bayern jogou mais com o coração do que com a cabeça. Toze chegou a tentar avançar o Redes, com Pascoal a fazer a vez de 5º homem mas faltou discernimento e muitas bolas foram perdidas em situação proibitiva. Foi até uma sorte os bávaros não sofrerem mais golos.

O resultado aceita-se perfeitamente, embora a diferença de dois golos não espelhe o equilíbrio entre as duas equipas. Os erros individuais dos bávaros pesaram de forma contundente no resultado.
O 2º round será sem duvida frenético!



O filme dos golos

0-1 Contra ataque rápido do Bayern com Pedro a meter para a corrida de Tony. Este controla e recua perante a saída pronta do redes e atrasa para Pedro que de primeira e sem o redes na baliza, faz um remate em volley, de pé esquerdo para o fundo das redes.
1-1 Também em contra-golpe os bávaros são surpreendidos com uma troca rápida de bola. Nuno ainda intercepta o passe mas a bola fica a pingar à mercê dos contrários. Filipe Rocha controla, senta Sá e mete a bola na baliza.

1-2 Remate de longe de Ricardo Cortez descaído sobre a esquerda. Rui Sá faz-se à bola de esguelha, apenas para a ver fugir por entre o seu corpo e o poste.
2-2 Uma jogada que promete causar estragos ao longo da Liga. Pedro na marcação do canto lê a movimentação de Tony e coloca-lhe a bola ao primeiro poste. Foi só encostar!
2-3 Insistência pela direita de Pedro Eusébio e bola metida no coração da área, fora do alcance de Rui Sá que cobria o primeiro poste. Tony chega a tempo mas “debate-se” entre cortar ou controlar a bola. A hesitação torna-se fatal, sendo surpreendido pela bola que lhe bate no pé e toma o caminho da baliza.
2-4 No período de maior assédio bávaro os contrários fazem um belo golo de contra ataque. O redes mete a bola no homem mais avançado. Nuno sem velocidade fica fora do lance e Rui Sá escorrega no momento do arranque, permitindo que Pedro Eusébio chegue primeiro e desvie a bola para a baliza.


A Estrela
Pedro Sousa – nota 8

Foi o jogo mais conseguido de Pedro neste torneio e das raras vezes que se viu o jovem artilheiro bávaro a actuar de forma tão equilibrada, atacando e defendendo com a mesma intensidade. Começou por brilhar no ataque com um golo madrugador e mais tarde foi dando nas vistas por defender com afinco e precisão, roubando muitas bolas ao adversário, num esforço que se estendeu pelo jogo inteiro, não saindo nem um minuto para descansar.
Não merecia perder!

Os outros bávaros
Rui Sá – 5
Nuno, Canhão e Nunes – 6
Tony e Pascoal – 7.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Nota 10 rasgou!

Mais dez dias pela frente...

Problemas na casa bávara. Mingues, num acto irreflectido, rasgou a coxa direita, mesmo no finalzinho do jogo-treino com o Sache (o resultado nunca se irá saber). A verdade é que o nota 10 está há um mês sem dar o contributo à equipa, com reflexos já no último resultado, e terá, pelo menos, mais 10 dias de recuperação pela frente, segundo o conceituado massagista Afonso Sousa. Com fome de bola, o levezinho barbudo quis dar uma perninha no último treino com o AC Miragaia (ainda invictos, com poker de Canhão!!!) e deixou a sua marca, ao apontar um golo pleno de oportunidade. Domingo, lá estará, a sofrer por fora...


P.S: O que um gajo faz só para ter pretexto para publicar uma foto com um cheirinho do novo equipamento...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

COMUNICADO OFICIAL


A DIRECÇÃO DO BAYERN MONCHIQUE VEM POR ESTE MEIO E DA FORMA MAIS CLARA POSSIVEL INFORMAR DAS SEGUINTES NORMAS E PROCEDIMENTOS A ADOPTAR NOS PRÓXIMOS TEMPOS:


- O NOVO EQUIPAMENTO DO CLUBE ESTARÁ DISPONÍVEL A UM PREÇO ACESSIVEL, 20 EUROS.

- OS ATLETAS QUE NÃO TIVEREM EQUIPAMENTO PRÓPRIO SERÃO RELEGADOS PARA SEGUNDO PLANO NO QUE A CONVOCATÓRIAS DIZ RESPEITO.

- A POSSE DE UM EQUIPAMENTO NÃO GARANTE NO ENTANTO QUE O ATLETA SEJA SEMPRE CONVOCADO. NOS MESES DE MARÇO E ABRIL POR EXEMPLO VAMOS ESTAR EM 2 COMPETIÇÕES COM UM PLANTEL DE CERCA DE 18 ELEMENTOS, SENDO CERTO QUE EM CADA JOGO METADE DO PLANTEL FICARÁ FORA DA CONVOCATÓRIA.

- CABE À DIRECÇÃO FAZER A GESTÃO DO PLANTEL, CONTANDO NATURALMENTE COM O APOIO DO TREINADOR E VISANDO SEMPRE UMA UTILIZAÇÃO EQUILIBRADA DOS ATLETAS DISPONÍVEIS, SALVAGUARDANDO OS INTERESSES DA EQUIPA MAS TAMBÉM OS DO INDIVIDUO.

- FACTORES COMO DISPONÍBILIDADE, ASSIDUIDADE E INTERESSE PELA VIDA DO CLUBE PODERÃO/DEVERÃO SER FACTORES DISTINTIVOS NAS CONVOCATÓRIAS.




- DE FORMA A UNIFORMIZAR OS VALORES E PARA EVITAR SITUAÇÕES RADICAIS, O PREÇO A PAGAR POR CADA JOGO OFICIAL SERÁ DE 4 EUROS POR ATLETA, QUER SEJA UM JOGO COM 5 ELEMENTOS, QUER SEJA COM 10.

- ESTE PROCEDIMENTO PASSARÁ A SER VÁLIDO TAMBÉM NOS TORNEIOS CUJO PAGAMENTO É FEITO ANTECIPADAMENTE PELO CLUBE, COMO É O CASO DO “TORNEIO DO JULIO”. ISTO PERMITIRÁ A UTILIZAÇÃO DE UM PLANTEL MAIS ALARGADO DO QUE O HABITUALMENTE USADO NESTE(S) TORNEIO(S).

- OS ATLETAS PASSAM A PAGAR POR JOGO E NÃO POR TORNEIO MAS DEVERÁ SER PAGO UM VALOR ADIANTADO, QUE A PARTIR DAÍ IRÁ SENDO DESCONTADO MEDIANTE A QUANTIDADE DE JOGOS EFECTUADOS POR CADA UM.

- QUER ISTO DIZER QUE CADA ATLETA DEVERÁ PAGAR 20 EUROS (O EQUIVALENTE A 5 JOGOS) NO INICIO DE CADA MÊS. ESSE VALOR FICARÁ EM CONTA CORRENTE PARA SER “GASTO” AO LONGO DOS TORNEIOS.

- SE O ATLETA NÃO FIZER JOGOS SUFICIENTES PARA GASTAR O “CREDITO” QUE TEM NO CLUBE, ESSE VALOR TRANSITARÁ PARA O MÊS SEGUINTE.

- PRETENDE-SE COM ISTO ALIVIAR AS DIFICULDADES QUE A DIRECÇÃO POR VEZES TEM EM CUMPRIR OS COMPROMISSO ESTABELECIDOS.




- SEMPRE FOMOS E SEREMOS UMA “EQUIPA DE AMIGOS”. A “VITÓRIA” É O OBJECTIVO PRINCIPAL MAS NÃO TOLERAREMOS COMPORTAMENTOS MENOS DIGNOS. NÃO QUEREMOS GRANDES JOGADORES, PREFERIMOS HOMENS SÉRIOS.

- SOMOS CONHECIDOS PELO FAIR PLAY E DE TEMPOS EM TEMPOS GOSTAMOS DE GANHAR ESSE TROFÉU. A AMOSTRAGEM DE CARTÕES, --QUANDO EM CIRCUNSTANCIAS INJUSTIFICADAS ESTÁ SUJEITA A COIMA. A CHAMADA “FALTA UTIL” SAI FORA DO AMBITO DESTA “PUNIÇÃO”. APENAS O AMARELO “DESNECESSÁRIO” OU “IMBECIL” SERÁ PENALIZADO, CABENDO À DIRECÇÃO DECIDIR SOBRE A EXISTÊNCIA OU NÃO DE MOTIVO PARA MULTA.
MEDIANTE A TENDÊNCIA PARA UNIFORMIZAR VALORES TAMBÉM A MULTA SERÁ DE 4 EUROS E SERÁ DESCONTADA DO SALDO DO ATLETA EM QUESTÃO.




- NO QUE TOCA AOS TREINOS DE SEGUNDA-FEIRA, JÁ HÁ ALGUNS MESES QUE SE ADOPTOU COM SUCESSO O PAGAMENTO DE TAXA FIXA (13 EUROS POR MÊS). OS ATLETAS QUE OPTAREM POR NÃO ENTRAR NESTE SISTEMA TERÃO DE PAGAR 4 EUROS POR JOGO. EVENTUAIS EXCEPÇÕES PARA ELEMENTOS QUE VEM DE FORA DO UNIVERSO BÁVARO PARA GARANTIR UM MINIMO DE 5 ATLETAS POR TREINO.

BONS JOGOS!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Firmes no comando!

Segundo jogo num curto espaço de tempo entre as duas equipas. No plano competitivo os dois jogos acabam mesmo por ser seguidos mas os resultados foram bem diferentes. Desta vez o Bayern ganhou (com justiça) e comparativamente marcaram-se muitos mais golos neste jogo. No que toca à classificação os bávaros seguem confiantes no topo da tabela.



Liga Futbaliense 2008/09 (5ª jornada)
1 de Fevereiro de 2008, 19,30 horas

DezNorte, 3
Bayern Monchique, 4


Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Rui Sá; Brito (1), Pascoal (1) e Pedro (2); Tony [cap.].
Jogou ainda: Litos.
TR: António José Ribeiro
Disciplina: Pedro (amarelo)

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-3; 2-3; 2-4; 3-4.



Se no primeiro confronto (para a taça) o Bayern apresentou-se com apenas 5 elementos, nesta segunda partida (desta vez para a Liga) a diferença não foi substancial, pelo menos no que toca ao número de elementos. Apenas 6 atletas responderam à chamada e desses, apenas 3 repetiram a presença. Tony que acabou por não ser muito utilizado, Pedro que demonstrou maior acerto e eficácia e Pascoal que voltou a ser o MVP. A compor o grupo estiveram Rui Sá, ainda a recuperar de forte gripe, Brito de regresso após ausência de um jogo e Litos, chamado à equipa após 7 meses de interregno.

Importante para a compreensão deste jogo é dizer que desta vez não houve piso escorregadio, factor que ajuda em termos de análise a separar um jogo do outro, sendo que no primeiro jogo as condições do piso impediram que os valores presentes sobressaíssem.
Neste jogo os bávaros acabaram por se impor perante um adversário que troca bem a bola mas ao qual acaba por faltar “qualquer coisa” para passar ao nível seguinte. E o resultado até acaba por ser curto à luz de tantas oportunidades (algumas de baliza aberta) que os bávaros falharam.

Nota curiosa para o árbitro que queria que Brito corresse para recuperar uma bola que saíra pela linha lateral, surpreendendo o atleta e o banco bávaro que nunca tal havia ouvido. Estamos sempre a (des)aprender.


O filme dos golos

0-1 Tony a trabalhar bem na posição de pivot. Solicitado por Brito, segurou a bola, rodou e meteu rápido para o meio onde Brito apareceu para receber. Brito “penteou” a bola e rematou em jeito.
1-1 ---
1-2 Pascoal rouba a bola à entrada da área e assiste rapidamente Pedro. Este controla a bola e rapidamente a mete por baixo do redes que saía a cobrir.

2-2 Livre do lado direito a penalizar falta à entrada da área bávara. O atleta da Deznorte faz a bola passar por entre os dois homens da barreira, surpreendo Rui Sá, com a bola a acabar na malha lateral da baliza, mesmo junto ao poste mais distante.
2-3 Pascoal assiste Pedro com um passe de um lado ao outro e Pedro a fazer a simulação sobre o defesa e a rematar depois para a baliza.
2-4 Jogada muito bonita com Litos na direita do seu meio campo a solicitar Pascoal do outro lado. Depois cortou para ir receber a bola mais à frente onde de calcanhar coloca novamente em Pascoal na zona frontal. Pascoal não perdoou e marcou com remate de primeira.
3-4 Mais um belo momento de futebol! A bola resvala na defesa bávara, tomando um arco caprichoso. O jovem atleta da dezNorte não enjeita a oportunidade e engata um belo pontapé de bicicleta, facilitado pela distância que Litos lhe deu. Rui Sá é penalizado por ter a visão tapada. Ainda toca na bola que bate no solo antes de entrar, mas não evita a sensação de ter sido mal batido.


A Estrela
Luis “Pascoal” – nota 8

Tivesse assumido mais o jogo ofensivo e poderia ter tido um 9. Ainda assim marcou um belo golo e lançou bem os companheiros para o ataque. A defender esteve intransponível, como é costume.

Os outros bávaros
Rui Sá, Brito, Pedro e Litos 7. Tony 6.