Quando se fala em treinador do Bayern Monchique, a imagem que vêm à memória é a de Tozé. Muitos já passaram pelo banco bávaro mas é Tozé quem acumula mais jogos na função e é incontornavelmente uma das figuras que espontaneamente se associa a algumas das maiores conquistas bávaras.
O anúncio do seu regresso dificilmente é uma surpresa. Regressa a uma casa que bem conhece e da qual se despediu em 2011 com a conquista da Liga SuperFutsal. Na altura fechava-se mais um ciclo na vida do clube, mas nunca foi realmente uma “despedida”, antes um “até breve”.
Nas linhas abaixo passamos revista, embora de modo superficial, à carreira do consagrado treinador.
Depois de levar o “Juventude de Lordelo” a 3 subidas de divisão em 4 épocas nos distritais da “AF Porto”, Tozé recebeu o convite para orientar o Bayern Monchique. A recém-formada (pouco mais de um ano) equipa de amigos, apenas se lançara nos torneios amadores há cerca de meio ano e procurava evoluir.
A estreia deu-se a 3 Dezembro 2005 e a 4 Fevereiro de 2006 já a equipa assegurava o 2º lugar no "Torneio do CAC".
Daí até Janeiro de 2007, quando a equipa ficou em 3º em mais um Torneio do CAC, Tozé foi assegurando o comando da equipa, em alternância com Vítor Coutinho, Tony e até Pascoal.
Foi neste período que se deu um salto evolutivo. A equipa foi deixando o estilo de “futebol de rua”, evoluindo para algo mais parecido com futsal.
O 3º lugar no Torneio da Académica de Leça foi o ponto alto deste primeiro período de Tozé aos comandos da equipa, mas o primeiro título de campeão, no demolido pavilhão do Fluvial, veio pelas mãos do Pastor Coutinho…
Em Novembro de 2007 Arnaldo Martins conduzia o Bayern ao seu segundo título de campeão, no “Torneio Homenagem a António Silva” (o presidente, esse mesmo).
A equipa tomou-lhe o gosto e de uma assentada venceu 4 torneios seguidos. “Superliga My Indoor” com Tony ao leme e depois “Homenagem à Curtes” e “Escola Dramática da Foz” ambos por Arnaldo.
30 Novembro de 2008 marcou o início da segunda vida de Tozé no Bayern.
Foi um “reinado” de 3 épocas, coroado de êxitos. Logo na primeira época vitória em toda a linha conquistando “Liga, Taça e SuperTaça Futbaliense”, mais o Troféu Disciplina.
A segunda época não teve títulos mas nem por isso deixou de ser positiva.
3º lugar e Fair Play na estreia pela Liga SuperFutsal” e 2º lugar no XVI (e ultimo) “Torneio da Académica de Leça”, quiçá o ponto mais alto desta equipa formada em 2004…
A terceira época voltou a ser coroada com um título de Campeão. O da “Liga SuperFutsal” a 31 de Maio de 2011. Esta fora na altura a maior competição que o Bayern tinha disputado (22 jornadas).
Depois de Tozé mais de uma mão cheia de nomes passou pelo banco do Bayern. Apesar de estar presente em vários pódios, não mais o Bayern voltou a vencer uma Liga. As grandes vitórias surgiram em torneios de curta duração, dois a cinco jogos, daqueles que se disputam num só dia, tais como “Vila das Artes” em Cerveira, “Grupo Jovens do Padrão da Légua” e mais recentemente o “2º Trofeu Bávaro d’Ouro”.
Quarta, 28 de Agosto de 2013, regressa Tozé e com ele a lembrança de “outros voos”. A Direcção tem no entanto os pés bem assentes no chão. A equipa não é muito diferente da que este conheceu mas está “envelhecida”. O que ganhou em experiencia, perdeu em resistência e especialmente em velocidade. Além disso a Liga FutsalSport não é nada fácil e acrescenta candidatos de peso a cada ano que passa. O objectivo – ambicioso - é ficar nos quatro primeiros lugares e fazer bem melhor na Taça, onde de resto fomos afastados na primeira ronda… pelo último classificado da liga.
Na época passada Norberto, Taboada e Rui Sá foram os jogadores que mais se destacaram. A primeira grande contrariedade para Tozé é que Sá lesionou-se com gravidade, deixando um grande vazio, pelo menos para já, na baliza…
BI do Mister Tozé
Nome: António José da Conceição Ribeiro
Idade: 49 anos
Nascimento: 3 Dezembro 1963
Naturalidade: S. Nicolau (Porto)
Estado civil: Casado (2 filhos)
Percurso no Bayern Monchique:
- 107 jogos
- 67 vitórias; 12 empates; 28 derrotas
- 13 competições
- 4 Troféus de Campeão
- "Equipa Revelação" no XII Torneio Académica de Leça (2006)
- CAMPEÃO na Liga FutBaliense 2008/09
- "Troféu Disciplina" na Liga FutBaliense 2008/09
- Defesa menos batida na Liga FutBaliense 2008/09
- VENCEDOR da Taça FutBaliense 2008/09
- VENCEDOR da Super Taça FutBaliense 2009
- Troféu Fair Play na Liga SuperFutsal 2009/10
- CAMPEÃO da Liga SuperFutsal 2010/11
- Treinador do Ano na Liga SuperFutsal 2010/11