quinta-feira, 26 de março de 2015

Temos Equipa!


5 em 5. Colectivo à altura da exigência e mais uma vitória (a quinta) no saco

Para a última jornada da primeira volta mais um adversário particularmente complicado. Sem Pedro nem Zira a coisa podia-se complicar mas a ausência das figuras, trouxe ao de cima o colectivo, que soube responder à altura.


4ª Super Liga Masterfoot (5ª jornada)
23 de Março de 2015, 21 horas

Compact Records, 3
Bayern Monchique, 4

Jogo no Arena, em Perafita

Bayern M. – Max; Nuno [cap.] (1), Norberto e Tony (2); Leandro.
Jogaram ainda: Tiago (1) e Domingues.
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-4; 3-4


Não tivemos direito a “Reportagem Masterfoot”. Ao invés fomos brindados com a filmagem do jogo, mas esta peca por estar incompleta, roubando-nos dois golos a nós e um ao adversário. É pena…

Se por um lado o Bayern apareceu com um figurino mais magro, a Compact apareceu reforçada, com destaque para dois elementos inscritos pela “equipa B”, que milita na 2ª divisão. Uma “manobra” estratégica que não parece estar em conformidade com o regulamento… mas isso não interessa nada. Importa é jogar a bola e é para isso que lá estamos.

Com duas baixas de grande peso, Pedro e Zira, e também não podendo contar com Arnaldo, Luzia, Brito, Taboada ou Litos, já para não falar nos guardiões Daniel e Cesar, os que lá estiveram, estiveram muito bem e quem temeu um deslize do campeão, saiu defraudado.


O Bayern Monchique, a jogar pela primeira vez com o nome do nosso parceiro “Americano Pneus”, continua sem perder em 2015, mas aproximam-se desafios muito complicados. Para já seguimos na “Super Liga” com cinco pontos de avanço. Para a frente, logo se verá…


O filme dos golos ao minuto

4m     0-1     Norberto solicita a corrida de Tony pela lateral direita e este atira cruzado à baliza de Hermano.

5m     1-1     Miguel surpreende com finta para a esquerda e marca à saída de Max que não consegue cobrir bem o poste.

10m   2-1     De novo Miguel que ganha o ressalto sobre Norberto e depois finta Nuno (novamente) para a esquerda, até que chuta.

12m   2-2     Norberto mete a bola tensa e Nuno marca ao segundo poste.


27m   2-3     Domingues recupera a bola que sobra para Tony. Este na queima, consegue o passe para Tiago que recebe na esquerda da linha de área e atira forte.

30m   2-4     Mais um passe a rasgar de Norberto. Este desde o meio campo. Na área, Tony abre a perna e desvia de calcanhar para dentro da baliza.

35m   3-4     A jogar de 5 para 4 Patrício, aparece solto ao segundo poste e faz o golo após cruzamento do lado contrário.



A Estrela

António “Tony” Silva – nota 8

Noite de sonho, para gravar e guardar, com influência fulcral no resultado.
Abriu o activo com bom remate cruzado. Assistiu Tiago no golo da vantagem e a fechar, o golo da vitória, de calcanhar.




Os outros bávaros

Nuno e Domingues – 6
Leandro e Tiago – 7
Max e Norberto – 8


quinta-feira, 19 de março de 2015

Não há pai para o Bayern!


Goleada a abrir a segunda volta e os olhos já postos no título

Vitória 300 em 467 jogos e os bávaros continuam a atravessar um dos seus melhores períodos numa carreira já decana. Ao contrário do jogo da primeira volta, o Enois nunca conseguiu discutir o jogo e o resultado…


Liga Power Futsal (8ª jornada)
18 de Março de 2015, 22 horas

Bayern Monchique, 7
Énois 05, 1

Jogo no Pavilhão do Fontes Pereira de Melo, na Boavista

Bayern M. – César; Norberto (1), Nuno [cap.] (1) e Tony (2); Leandro (1).
Jogaram ainda: Brito (3) e Domingues (2).
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 3-0
Marcha do Marcador: 4-0; 4-1; 7-1




Contra um “lanterna vermelha” muito fragilizado (neste jogo), não foi difícil ao Bayern, ainda que sem fazer uma grande exibição, encher a mula. Tivéssemos um grande goleador presente e por certo passaríamos da dezena de golos, mas isso já são conversas paralelas de balneário.

Os destaques na partida, para além de Norberto, vão para a exibição sem mácula de Cesar (ainda debilitado) e o regresso de Domingues, assinalado com dois golos.




O filme dos golos

1-0   Passe em volley de Norberto. Nuno deixa a bola bater ao mesmo tempo que se enquadra com a baliza e depois atira de pé esquerdo para o poste mais distante, fazendo um belo golo.

2-0   Tony passa em volley para Leandro. Este chuta mas é bola é defendida, sobrando na mesma para ele. Depois de se orientar com a baliza, entrega na direita para Tony aparecer a encostar.

3-0   Grande passe de Brito, a rasgar a defesa para a corrida de Norberto pela linha. À saída do guardião Norberto consegue tocar na queima para o segundo poste onde aparece Leandro a marcar.


4-0   Excelência de Norberto a roubar a bola no centro da quadra e a partir para cima do defesa. Tony acompanha o lance e “aguarda”. Norberto finta o ultimo defesa para a esquerda e faz o passe tenso para o centro, fora do alcance do guarda redes, para Tony completar.

4-1   Contra ataque de 3 para 2 com Luis a marcar ao segundo poste.

5-1   Norberto faz passe a rasgar pelo meio, até Leandro. Este vira-se para a baliza e assiste Domingues do lado contrário.

6-1   Bonito! Passe acrobático de Nuno encostado à lateral esquerda. Norberto recebe de peito, ao mesmo tempo que se enquadra com a baliza deserta e atira depois de primeira.

7-1   Passe longo de Brito. Domingues recebe na entrada da área, do lado esquerdo e apesar do ângulo estreito faz o golo.




A Estrela

Norberto Sousa – nota 8

Foi aquele que levou o jogo mais a sério e o que esteve mais perto do seu real valor. Marcou um golo muito bonito e ainda fez três assistências de ouro.


Os outros bávaros


Todos nota 7

quarta-feira, 18 de março de 2015

O Campeão voltoooooou!


Grande exibição dos bávaros atira a vantagem para cinco pontos

Até pareceu fácil e ninguém diria que o adversário era o vice-campeão. Mérito total dos bávaros que fizeram mais uma grande exibição e construíram um resultado seguro e avolumado. O caminho ainda é longo mas o Bayern detém já cinco pontos de avanço sobre a concorrência…



4ª Super Liga Masterfoot (4ª jornada)
16 de Março de 2015, 21 horas

Bayern Monchique, 6
Brigada do Fojo, 1

Jogo no Arena, em Perafita

Bayern M. – Max; Zira (1), Nuno [cap.] e Pedro (1); Norberto (1).
Jogaram ainda: Tiago (2), Leandro, Tony (1) e Daniel [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 3-0
Marcha do marcador: 6-0; 6-1


Reportagem Masterfoot:

Bayern Monchique vence Brigada do Fojo, com exibição monumental!

No grande clássico da jornada o Bayern Monchique entrou em campo de fato-macaco e saiu de fato de gala! A passagem dos 5 minutos a turma orienta por Mister Tozé já vencia a Brigada do Fojo por 1-0 com golo de Norberto. O 2-0 surgiu pouco depois, Pedro Gomes numa jogada sensacional fez um grande golo. A primeira parte caminhava para o final, destaque para o terceiro golo do Bayern Monchique, livre estudado e o jovem Tiaguinho encostou para o 3-0.
Primeira parte cinzenta da Brigada do Fojo, tentarem mudar o rumo dos acontecimentos no segundo tempo, mas pela frente teve possivelmente o melhor Bayern de sempre! O Bayern Monchique alargou a vantagem para 4-0 com um golo do Presidente Tony. O jogo estava praticamente sentenciado, Tiaguinho voltou abrir o livro com um grande golo e pouco depois Zira isolado fez o 6-0. A Brigada do Fojo não saiu do encontro sem o golo de honra, apontado por Alberto Pinto, fixando o resultado em 6-1.

Exibição monumental do Bayern Monchique, Tiaguinho foi o convidado de honra ao brilhar com dois golos apontados.




O filme dos golos ao minuto

5m     1-0     Pedro finta um adversário e na queima com o segundo consegue o passe. Nuno recebe e assiste Norberto que inaugura o marcador.

7m     2-0     Zira rouba a bola na defesa e lança para a corrida de Pedro que marca à saída do guardião.

13m   3-0     Livre à entrada da área. Pedro mete em Zira na linha de fundo e de pronto sai o passe para Tiago encostar à boca da baliza.


25m   4-0     Pedro rouba no meio campo e parte para cima da defesa, entrega depois a Tony do lado direito e este encosta em jeito para o poste mais distante.

31m   5-0     Recuperação de Zira que rapidamente entrega na frente. Tiago recebe e vira-se para a baliza, rematando de baixo para cima, com a bola a bater na trave antes de entrar.

33m   6-0    Nova recuperação de Zira na defesa. Triangula com Norberto para ir receber a bola de novo, já no meio campo ofensivo. Depois mete a bola em jeito à saída do guardião.

36m   6-1     Na sua área Norberto é lento a meter a bola na frente e acaba por a ver cortada por Alberto, que depois não teve dificuldades em bater o desamparado Daniel.



A Estrela

Helder “Zira” Costa – nota 8

Muito forte e com muita vontade de mexer com o jogo. Ganhou muitos duelos com os adversários e começou por distribuir golos pelos colegas. Depois de três assistências lá veio o seu golo que já era mais que merecido…



Os outros bávaros

Max, Nuno, Norberto, Tiago, Leandro, Tony e Daniel – 7
Pedro – 8

sábado, 14 de março de 2015

Segunda parte (quase) perfeita


Bem melhor que na final da taça, Bayern não deu hipóteses ao Recarei

Jogo muito intenso, contra uma equipa muito jovem, que não aceitou bem a derrota. Se na final da Taça existiu um longo período em que os bávaros foram completamente manietados, neste jogo a história foi muito diferente, com o Bayern a aproveitar bem o facto de a quadra ser menor, para colocar em prática toda a sua qualidade e ganhar bem, com números expressivos.



4ª Super Liga Masterfoot (3ª jornada)
9 de Março de 2015, 21 horas

G. D. Recarei, 2
Bayern Monchique, 6

Jogo no Arena, em Perafita

Bayern M. – César; Norberto (2), Nuno [cap.] (1) e Pedro (3); Leandro.
Jogaram ainda: Tiago, Tony e Max [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-3; 2-3; 2-6


São já 190 jogos de Tózé e 129 vitórias. Sob o seu comando o Bayern já não perde desde Outubro, altura em que somou duas derrotas seguidas com “Papa Taças” e “Brigada do Fojo”. Desde aí são 18 vitórias e 1 empate e a coisa promete...

Neste jogo a derrota nunca chegou a ser uma hipótese palpável, embora até tenha estado a perder, com 10 minutos de jogo. No entanto os bávaros nunca se sentiram melindrados. Num campo bem mais pequeno do que o da Cohaemato, as diferenças de velocidade esbateram-se e foi a qualidade de jogo dos bávaros a ditar cartas.
De tal forma que os de Recarei até começaram a “perder a cabeça”. O penalty que deu o empate na primeira parte foi um primeiro aflorar de um nervosismo latente e crescente ao longo do jogo. Muitos protestos porque o árbitro demorou a apitar, mas a falta foi claríssima e inegável.

Na segunda parte os protestos aumentaram, mas sem justificação. É claro que houve erros, mas para ambos os lados. Se por um lado não foi assinalado o controle de bola de Pedro com a mão junto à lateral, por outro lado um canto a favor dos bávaros foi “transformado” em lançamento de baliza e contra ataque perigosíssimo para os de Recarei. O maior erro de todos até foi contra o Bayern, ao não se expulsar o jogador que atirou uma bola contra Norberto, mas acertando nas costas do árbitro em cheio. Para piorar e não tendo conseguido acertar no alvo, o mesmo jogador ainda cuspiu em Norberto, mas nem amarelo viu.

A meio da segunda parte Leandro saiu lesionado, após a segunda falta que sofreu por trás. Cesar já tinha tido o mesmo destino na primeira parte em choque com avançado…

No fim, após uma segunda parte (quase) perfeita, a vitória foi clara e nem devia ter sofrido contestação… mas enfim…



Reportagem Masterfoot:

“Bayern Monchique vence novamente Recarei com hat-trick de "El Pedro" e assume-se uma vez mais como a grande favorita ao título.

Este jogo reeditava a grande final da Taça MasterFoot do campeonato transato onde o Bayern Monchique teve que puxar dos galões para vencer o Recarei. Mais uma vez a temperatura subiu neste super clássico, as oportunidades de golo surgiram bem cedo no encontro mas só aos 9 minutos de jogo Zé Fernando fez balançar as redes do Bayern com um grande golo. A resposta não demorou muito e P. Gomes de grande penalidade fez o empate na partida. Até final do primeiro tempo as equipas procuram o golo da vantagem mas o marcador permaneceu em 1-1.

No segundo tempo o Bayern entrou a carbonizar e Norberto de bola parada fez o 1-2 para a sua equipa. Desconcentração momentânea do Recarei que voltou a sofrer novo golo do Bayern, erro grosseiro da defesa do Recarei, P. Gomes completamente à vontade de cabeça fez o 1-3. O Recarei respondeu e João Sousa deu algum alento a sua equipa depois de reduzir o marcador para 2-3. A temperatura voltou a subir no Arena, várias escaramuças, provocações etc etc, algo que todos os amantes da modalidade poderiam evitar... Numa fase, bem mais desinteressante do jogo o Bayern Monchique fez xeque-mate ao marcar mais 3 golos na partida, um deles com a autoria do capitão Nuno Silva.

Clássico manchado pelas provocações mutuadas, neste tipo de torneios amadores esperamos sempre que no fim reine o espirito de fair- play, não temos duvidas que estamos perante duas grandes equipas que certamente ainda vão dar mais espetáculo em campo e abrilhantar este campeonato. Destaque para o homem do jogo P. Gomes, um autêntico tanque de guerra, esteve imparável neste jogo que rendeu 3 golos."



O filme dos golos ao minuto

9m     1-0     Triangulação pelo lado direito e golo de José Fernandes que consegue meter a bola na baliza, apesar da oposição de dois defesas e do guardião.

12m   1-1     Pedro marca de penalty que castigou o controlo de bola com o braço dentro da área.


22m   1-2     Falta por trás sobre Leandro, do lado direito. No livre Norberto atirou directo, pelo meio da barreira.

24m   1-3     Pedro mete a bola na área. O defesa tenta o corte mas contra o seu próprio guardião e a bola sobe, aproveitando Pedro para marcar de cabeça.

25m   2-3     Bola metida no pivot para o coração da área. Excelente João Sousa a virar-se para a baliza para desviar a bola de primeira para o golo.

26m   2-4     Nova falta por trás sobre Leandro – esta a deixar mossa – que furava para a área. De novo Norberto a bater directo, com o redes a dar uma ajudinha…
E estava feito o golo 200 de Norberto!!!
Para o golo 100, marcado a 8 de Março 2014, precisou de 125 jogos ao longo de mais de 8 anos. O golo 200 surgiu 64 jogos depois… um ano e um dia depois.

38m   2-5     Grande trabalho de Tiago a roubar a bola no seu meio campo e a controlar o esférico até conseguir sair do meio de três adversários. Entrega depois a Pedro que parte para a área contrária, da esquerda para o centro, até meter a bola em Nuno junto ao poste esquerdo.

39m   2-6     A defender o 5 para 4 a bola vai parar a Pedro que desde a sua área faz um chapéu até à baliza contrária.




A Estrela

Pedro Gomes – 8

Difícil escolher neste jogo entre Norberto e Pedro. Ambos fizeram os 40 minutos e foram, cada um à sua maneira, importantíssimos. Pedro destacou-se no ataque com 3 golos e 1 assistência.



Os outros bávaros

Nuno e Tony – 6
César, Leandro, Tiago e Max – 7

Norberto – 8

segunda-feira, 9 de março de 2015

Primeira volta sem derrotas


Bayern dobra a metade do campeonato com 6 vitórias e 1 empate

A liga atravessa momento conturbado e de alguma indefinição, com a desistência do Papa Taças, mas ainda com um jogo por se disputar da sétima jornada, já se sabe que o Bayern chega a meio do campeonato com pelo menos 3 pontos de avanço sobre o segundo classificado e 6 sobre o terceiro. A equipa do Sol Nascente foi mas um bom adversário que nos saiu ao caminho, vindo de 3 vitórias consecutivas, mas depois de uma primeira parte em que falhamos muito, na segunda só deu Bayern e os golos apareceram.


Liga Power Futsal (7ª jornada)
4 de Março de 2015, 22 horas

Bayern Monchique, 7
G. D. Sol Nascente, 3

Jogo no Pavilhão do Fontes Pereira de Melo, na Boavista

Bayern M. – César; Pedro (1), Nuno [cap.] e Zira (2); Arnaldo (1).
Jogaram ainda: Norberto (1), Luzia (1), Tony (1) e Max [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 2-2
Marcha do Marcador: 1-0; 1-2; 5-2; 5-3; 7-3




Tozé começou por sentar Norberto no banco, algo que já não acontecia há 21 jogos. Arnaldo voltou a repetir a titularidade mas desta vez num pavilhão onde foi muito feliz na semana anterior. Jogando com a mítica camisola 13 de Pascoal foi Arnaldo quem abriu o activo… mas o resultado rapidamente mudou.

Os bávaros não estavam a acertar no último terço. Ora se tentava mais uma finta, ora um passe despropositado e quando se chutava à baliza, o improvisado guardião Huguinho parecia um íman, as bolas iam ter com ele… ou contra ele.

Aproveitou o desacerto o Sol Nascente, apontando dois golos, ambos por Paulo Deco, o actual goleador da liga com 9 tentos.
Foi já para o fim da primeira parte que o Bayern chegou ao empate, por Zira. O mesmo que haveria de marcar no recomeço e a partir daí só deu Bayern.

O Sol Nascente está melhor desde que os encontramos no Torneio de Abertura, mas este Bayern, ainda que a jogar mal nalguns períodos do jogo, principalmente na primeira parte, é ainda assim superior.



O filme dos golos

1-0        Canto de Pedro para o coração da área. Arnaldo aparece e chuta de pronto, com a bola a entrar junto à barra.


1-1     Muita passividade da defesa. Coelho faz o passe para trás e Deco completa.

1-2     De novo Deco, desta vez a aparecer ao segundo poste, nas costas do defesa e do guardião.

2-2     Contra ataque de Pedro pelo meio. Em vantagem numérica mete em Tony na direita e este assiste Zira no lado contrário.


3-2     Passe de Norberto para Zira bisar.

4-2     Norberto foge pela esquerda e mete a bola por entre os defesas. Tony faz golo fácil.

5-2     A defender no cinco para quatro, Norberto rouba a bola na defesa e faz o chapéu para a baliza deserta.

5-3     Golo de Coelho.

6-3     Pedro mete em Norberto a pivot. Este calca ainda fora da área e deixa para Pedro bater.

7-3     Luzia rouba a bola e segue para a área pela lateral direita. À saída do guardião desvia-lhe a bola.




A Estrela

Helder “Zira” Costa – nota 7

Não foi o melhor jogo de Zira. Possivelmente até foi dos mais modestos entre os 20 jogos que já disputou pelo Bayern, demorando a entrar no jogo, mas quem é que esteve ao seu melhor nível nesta partida?
Marcou dois golos que estiveram na reviravolta do resultado para 3-2… e neste jogo isso bastou.


Os outros bávaros

Nuno, Arnaldo e Luzia – 6

César, Pedro, Norberto, Tony e Max – 7

quarta-feira, 4 de março de 2015

Triunfo... patinado


Caro Americano, precisamos de pneus de chuva...


Disputado em piso muito escorregadio, o que prejudicou mais o Bayern que o adversário, o jogo teve sempre várias alterações na liderança do resultado. A perder Tozé apostou no guarda-redes avançado e colheu frutos. Foi precisamente Mário Brito que a jogar nessa posição, conseguiu o golo do empate e depois o da vitória nos últimos cinco minutos. Por sinal, o da vitória foi mesmo o golo 100 da carreira de Brito no Bayern.


4ª Super Liga Masterfoot (2ª jornada)
2 de Março de 2015, 22 horas

Bayern Monchique, 8
A2E, 7

Jogo no Arena, em Perafita

Bayern M. – César; Litos (3), Norberto e Nuno [cap.]; Arnaldo.
Jogaram ainda: Zira (1), Taboada (1), Brito (2), Leandro (1) e Daniel [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 3-3
Marcha do marcador: 0-2; 2-2; 2-3; 4-3; 4-4; 5-4; 5-6; 6-6; 6-7; 8-7


Reportagem Masterfoot:

“Chuva de golos no Pavilhão Arena!

O A2E proporcionou uma excelente réplica ao campeão Bayern Monchique mas a experiência dos "bávaros" foi determinante na reta final do encontro (8-7).

Este jogo prometia ser duro para ambas. O Bayern Monchique é forte por natureza mas encontravam pela frente um A2E moralizado e sempre a colocar dificuldades à formação de Mister Tozé. E iniciaram em grande esta partida, o Bayern ainda não tinha entrado em jogo e já se via a perder por dois golos. Grande atitude do A2E, com Xico Lobo a bisar em poucos minutos. Gonçalo Silveira foi o guardião adaptado na baliza do A2E e esteve em bom plano, parando algumas jogadas do Bayern. Aos 10 minutos, os "bávaros" acabaram por reduzir, Litos bem e Zira a fazer o 2-1. O Bayern Monchique intensificou a sua pressão, a rotação dava frutos e aos 13 minutos foi a vez de Taboada finalizar bem depois de Norberto executar na perfeição a função de pivô. O jogo estava vivo, o A2E não tremia e chegava a nova vantagem aos 15 minutos com Gonçalo Lobo a aproveitar mais uma falha defensiva da turma contrária. Mister Tozé não gostava do que via e o melhor que os seus pupilos conseguiram até ao descanso foi a igualdade. Agora em posições invertidas, Taboada leu bem o jogo e Litos, ao segundo poste, repôs o empate.

O Bayern Monchique levou nas orelhas ao intervalo, entrou bem melhor no segundo tempo e chegou pela primeira vez à vantagem volvidos dois minutos. Norberto assistiu e Litos fez o 4-3. Mas o A2E queria ser a surpresa da jornada, excelente resposta de Gonçalo que abriu bem para Zé Pedro fazer o 4-4. O jogo era de parada e resposta, Gonçalo Silveira apresentava-se bem entre os postes do A2E mas não conseguiu impedir novo golo do carrasco Litos. O Bayern chegava-se à frente mas sempre a falhar na defesa, Pedro Marques aproveitou para se isolar na cara de Daniel Rocha e com um gesto fantástico voltou a igualar a partida. Jogo de loucos, com as duas equipas em bom plano em termos ofensivos mas a errar muitos na retaguarda. Zé Pedro Bento ainda colocou o A2E mais duas vezes à frente do marcador, mas nos últimos minutos, a experiência do Bayern Monchique falou mais alto. Já a optar num cinco para quatro, Leandro confirmou na altura o 6-6 mas foi Mário Brito, o guarda-redes avançado, a bisar e oferecer a segunda vitória no campeonato (8-7).

A2E esteve muito perto de vergar os campeões. Excelente atitude da turma de Lobos e companhia, mas sempre com uma reação enérgica por parte do Bayern Monchique. Litos apontou três golos e Mário Brito fechou a contagem com um "bis" de cortar a respiração.



A Estrela 

Carlos “Litos” Pinto - 7



Os outros bávaros

Nuno, Arnaldo e Daniel - 5

César, Norberto, Zira, Taboada, Brito e Leandro - 6