sábado, 27 de maio de 2017

Terminar em beleza


Goleada num jogo sem pressão

Treze vitórias em catorze jornadas. Foi a performance mais dominante do Bayern nas três edições da Liga disputadas. Zira (deverá ser) o melhor marcador e Tiago e Zira entre os eleitos para melhor jogador. Ainda falta a Taça…


Liga Power Futsal (14ª jornada)
24 de Maio de 2017, 23 horas

Bayern Monchique, 6
União FC, 1

Bayern M. – Domingues (1); Brito (1), Norberto (1) e Tiago (2); Tony [cap.].
Jogou ainda: Litos (1).
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-0
Marcha do marcador: 3-0; 3-1; 6-1



À partida para esta jornada, ainda havia a possibilidade do Bayern lutar pela melhor defesa, mas no jogo anterior, os “Vedetas” só sofreram dois golos. Menos um do que seria necessário para o Bayern ter ainda uma palavra a dizer.

Sem qualquer pressão, o Bayern entrou em campo apenas para ganhar, neste que foi o jogo 600 da história dos bávaros. Nada mau para 12 anos e qualquer coisa de jogos e campeonatos. O saldo é claramente positivo com 392 vitórias, 73 empates e 135 derrotas. 14 campeonatos conquistados, 10 taças (a ver se vai para 11) e 2 supertaças.
Para o mister Tózé são já 266 jogos e 186 vitórias (30 empates e 50 derrotas).



Aqui foi uma vitória tranquila, embora estivesse a custar a entrar os golos na primeira parte, mas na segunda houve uma mão cheia deles e alguns muito bonitos.
  
Salvo algum golpe extravagante de teatro, Zira sucederá a Norberto como melhor marcador da Liga.
Na época passada Zira marcou 11, Norberto 18. Nesta época inverteram-se os papeis...



O Filme dos Golos

1-0     Tiago rompe para a área, mas o guardião Quintas faz o corte com o pé. A bola é interceptada no meio campo e Tony coloca-a de novo nos pés de Tiago. Dentro da área Tiago “enrola” a bola duas vezes, até marcar de pé esquerdo.


2-0     Cinco para quatro bem trabalhado, com Domingues a deixar para Tiago e este a arranjar espaço para chutar.

3-0     Brito na direita, mete a bola no centro para Norberto fazer o golo, ainda de fora da área.

3-1     Bola na área, do meio para a direita e remate de Alex, a apanhar Domingues ainda mal posicionado.

4-1     Tiago recupera a bola no seu meio campo e deixa para Brito. Perante o adiantamento de Quintas, Brito é rápido a pensar e a executar e prega-lhe um chapéu perfeito. Muito bonito!

5-1     Grande corte de Litos na linha intermédia, a antecipar-se ao adversário. Vai depois para a área contrária, do meio para a direita e faz um grande golo, sem hipóteses para o guardião.

6-1     Corte de Tony no meio campo. A bola sobra para Domingues que rapidamente mete para Norberto e parte em corrida desenfreada para o ataque. Norberto mete-lhe a bola na frente e Domingues toca-a por cima do guardião em mais um belo golo.



A Estrela

Tiago Correia – nota 8

Quadragésimo jogo de Tiago pontuado com dois golos e uma assistência. Normal.
Nesta Liga completou 7 jogos, com 11 golos e 6 assistências e está no Top 5 dos melhores da Liga. O melhor mesmo, saberemos quem é dia 31.




Os outros bávaros

Tony – 6
Litos – 7
Domingues, Brito e Norberto – 8

sábado, 20 de maio de 2017

Primeira derrota


Bayern jogava para a melhor defesa mas não contava com esta derrota

Tozé pediu golos para desequilibrar a balança e vencer na melhor defesa. Conseguiu-o até determinada altura, mas depois a equipa perdeu um pouco o foco e a concentração. A noite infeliz de Max também não estava nos planos e acabou por se perder os primeiros pontos.


Liga Power Futsal (13ª jornada)
16 de Maio de 2017, 22 horas

Vedetas FC, 5
Bayern Monchique, 4

Bayern M. – Max; Norberto (1), Nuno [cap.] (1) e Zira; Tony (1).
Jogaram ainda: Domingues e Litos (1).
TR: Tózé Ribeiro
Disciplina: Litos e Zira (amarelo)

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-3; 4-3; 4-4; 5-4



Até à véspera do jogo o Bayern tinha apenas cinco elementos disponíveis, mas a coisa lá se compôs com os “regressos” de Max e Litos.
Diria que as coisas até estavam a correr bem, mas os três meses de ausência do guardião, tiveram o seu peso e o seu custo, sofrendo dois golos que em situação normal nunca entrariam.

Foi um belo jogo, intenso e sempre bem disputado. O Bayern foi o primeiro a marcar, mas apenas aos nove minutos e já depois de Daniel “falhar” a ocasião mais flagrante de golo, escorregando na hora do remate, quando tinha a baliza toda aberta.

João Torres fez o empate aos treze minutos, mas já antes Max negara o golo (quase certo) a Joaquim, numa emenda ao segundo poste.
Tony voltou a adiantar o Bayern a dois minutos do intervalo e já no segundo tempo foi Litos a colocar em 1-3.

Estava quase perfeito. O Bayern parecia ter o jogo controlado e com esta vantagem de dois golos empatava com os Vedetas na melhor defesa.
Impunha-se mais um ou outro golito, mas a meio da segunda parte o jogo virou por completo.

Joaquim fez o primeiro jogo da época pelos Vedetas e conseguiu num ápice um hat-trick. Primeiro com a “colaboração” involuntária de Max, depois num contra ataque sem hipóteses para o guardião e por fim com muita classe a fintar o redes quase em cima da linha de golo.

Passou-se então de “quantos mais golos melhor”, para um “temos de marcar um golo para não perder”. E assim foi. Tão rápido como ficamos em desvantagem também rapidamente se empatou novamente a partida com assistência de ouro de Norberto e golo de Nuno.

Parecia que se ficaria por ali e até parecia justo, já que os Vedetas também fizeram um bom jogo, mas ainda houve tempo para mais um golo no derradeiro minuto. Marcou Daniel, com Max novamente mal na fotografia. É assim a vida…

Após 12 vitórias no campeonato, o Bayern perdeu o primeiro jogo e os primeiros pontos. Poderá falar-se em descompressão depois de atingido o objectivo principal?
Talvez. Já foi assim na época passada, com o Bayern a garantir o título com 10 vitórias e 1 empate, para logo depois de conseguido o objectivo, obter apenas 2 empates e 1 derrota.

Quarta-feira o Bayern disputa a ultima partida na Liga, sem Zira que viu aqui o terceiro amarelo da época. Por um lado deixa de estar em risco para a final da Taça, mas por outro não se poderá defender de eventuais ataques à sua liderança como melhor marcador.





O Filme dos Golos

0-1     Norberto rouba a bola no meio campo parando um ataque perigoso. Parte para o ataque e remata de fora da área, colocando junto ao poste.

1-1     João Torres desenvencilha-se de dois adversários na frente da área e já em cima da linha de penalty, remata para golo.

1-2     Livre a castigar mão do guardião fora da área. Litos tenta o remate directo. A bola bate no guardião e sobra para Tony junto ao poste.


1-3     Norberto tenta meter ao segundo poste, mas a bola sai alta. O guardião intercepta com as mãos, mas deixa a bola fugir para a linha de fundo, onde Litos aparece com tudo a chutar.

2-3     Remate rasteiro de Joaquim. Max põe-lhe a mão mas deixa a bola fugir para a baliza…

3-3     Bayern acumula a quinta falta, no ataque. Os Vedetas cobram rápido e apanham a defesa mal posicionada. No dois para um é Joaquim a marcar, desta vez sem hipóteses para Max…

4-3     Joaquim ganha no duelo pela direita e perante Max, enrola para a linha e mete a bola na baliza.

4-4     Livre do lado esquerdo. Norberto ameaça com o passe para trás para Zira ou Litos, mas mete a bola junto ao segundo poste para Nuno desviar.

5-4     Contra-ataque de Pinheiro, com passe para Daniel marcar dentro da área.




A Estrela

Norberto Sousa – nota 7

Fez um excelente jogo, principalmente a defender, tendo roubado uma mão cheia de bolas e consequentemente parado uma série de ataques (ou contra ataques) perigosos. Não merecia perder o jogo…




Os outros bávaros

Max e Domingues – 5

Nuno, Zira, Tony e Litos – 6

domingo, 14 de maio de 2017

Na final para tentar a dobradinha


O Antas será o adversário (incómodo) que está novamente no caminho

Com 5-0 na primeira mão, a eliminatória estava praticamente decidida, mas os bávaros não deixaram os créditos em mãos alheias e voltaram a vencer de forma claríssima.


Taça Power Futsal (2ª mão da Meia Final)
10 de Maio de 2017, 23 horas

J04, 0
Bayern Monchique, 4

Bayern M. – Domingues; Tiago (1), Nuno [cap.] e Zira; Tony (2).
Jogaram ainda: Brito (1) e Norberto.
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 0-1


Com Escocês lesionado, foi Domingues a ir para a baliza. Haveria de chegar ao fim sem sofrer qualquer golo, tal como escocês na primeira mão. A verdade é que o Bayern marcou 9 golos e não sofreu um único nesta eliminatória. Nos quatro jogos da taça apenas concedeu dois golos, o que é fantástico.

A história do jogo é simples e o resultado é muito semelhante a outros que o Bayern tem conseguido contra esta equipa. De facto o “J04” vem para jogar o jogo pelo jogo, sem excessivas preocupações defensivas, proporcionando jogos abertos e dando ao Bayern a oportunidade de explanar a qualidade de alguns dos seus executantes, o que em ultima instância faz crescer o colectivo.

Na final o Bayern vai encontrar o “Antas Futsal”, actual detentor do troféu, tendo na altura deixado o Bayern pelo caminho nas meias finais.

Curioso verificar que por exemplo Zira e Norberto ainda não marcaram qualquer golo nesta edição da Taça (e o Bayern já leva 12). Tony é neste momento o melhor marcador da equipa com 4, seguindo-se Brito com 3 e Tiago com 2. Depois há Luzia e Taboada.. e um auto golo do “All Stars”.


O Filme dos Golos

0-1     Na direita d seu meio campo, Norberto mete a bola em Tiago, na frente do lado esquerdo. Tiago recebe e de pronto metre a bola de bico na área, junto ao segundo poste onde aparece Brito a encostar.


0-2     Norberto tenta assistir Brito já na área. Este remata em jeito mas a bola é desviada por João Paulo e sobra para Tony que aparecia do lado contrário, para um golo fácil.

0-3     Zira recupera a bola no meio e mete em Tiago. Este com toda a calma, finta para dentro na entrada da área e coloca a bola junto ao poste esquerdo.

0-4     Bola a percorrer os quatro homens de campo. Norberto para Zira e este para Tiago que entra pela esquerda da área e assiste Tony na cara do golo.





A Estrela

Tiago Correia – nota 8

Muita calma deste miúdo que joga muito e sempre a pensar na equipa. Um golo e duas assistências…


Os outros bávaros

Nuno, Tony, Brito e Norberto – 7

Domingues e Zira – 8

quarta-feira, 10 de maio de 2017

E vão 12...


Bayern só sabe vencer na Liga e só faltam duas vitórias para o pleno

Mesmo quando joga mal ou “não joga grande coisa”, o Bayern vence sempre. Tem sido assim esta época, com excepção apenas para o empate a dois com o All Stars (mas aí foi para a Taça). Na Liga as vitórias sucedem-se, sem excepção e não parece que vá parar agora…



Liga Power Futsal (12ª jornada)
3 de Maio de 2017, 23 horas

Bayern Monchique, 4
Amigos FC, 2

Bayern M. – Escocês; Brito, Zira (2) e Tiago; Tony.
Jogaram ainda: Domingues e Nuno [cap.] (2).
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 3-1; 3-2; 4-2


Encontravam-se os maiores rivais da Liga Power Futsal, mas o jogo gerava pouco entusiasmo. O Bayern já é campeão e aos Amigos já não deve fugir o segundo lugar, embora tal cenário não esteja já eliminado.

O jogo foi morninho. Os Amigos marcaram primeiro, mas o Bayern empatou ainda antes do intervalo.
O Bayern queria ganhar para manter o pleno de vitórias e na segunda parte jogou mais um bocadinho. Zira e Nuno fizeram o 3-1 e o jogo ficou praticamente decidido.
Márcio ainda bisou e reduziu a diferença, mas Zira voltou a marcar e a carimbar o resultado final em 4-2.




O Filme dos Golos

0-1     Márcio fura pelo meio e remata de frente, na entrada da área.

1-1     Zira na ala direita, mete a bola em volley para Nuno fugir pela ala. De primeira Nuno remata, mais em jeito que em força, fazendo um belíssimo golo.


2-1     Pressão alta do Bayern. Zira rouba a bola e avança pela zona frontal até ao remate.

3-1     Escocês defende um remate e lança o contra-ataque rápido. Tiago isola Zira pela direita e este faz o passe cruzado ao segundo poste onde Nuno completa.

3-2     Passe transviado de Tony para Brito no meio. Márcio rouba a bola e parte para a área do Bayern, só com Tony pela frente. No ziguezague Márcio entorta Tony e faz o remate à vontade.

4-2     Contra-ataque de Zira, pelo meio, com Tony a entrar pela direita. Chegando à zona de tiro, Zira opta e bem pelo remate cruzado.




A Estrela

Helder “Zira” – nota 8

Dois golos e duas assistências e não é preciso mais predicados.




Os outros bávaros

Tony e Domingues – 6
Escocês, Brito e Tiago – 7
Nuno – 8