quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Mais um passinho a caminho do “estrelato”



O topo volta a estar mais próximo

Vitória limpa do Bayern mas que só foi assegurada a quatro minutos do fim. Até lá pairou sempre uma certa incerteza no ar, numa jornada em que já se sabia haver um líder novo e que os bávaros não queriam deixar fugir.


Liga Power Futsal (9ª jornada)
13 Fevereiro de 2019, 22,30 horas

All Stars Futsal, 0
Bayern Monchique, 3

Bayern M. – Zé Fernando; Miguel, Norberto (1) e Adelino; Rui.
Jogaram ainda: Pedro Miguel, Brito (2) e Tony [cap.].
TR: António Silva

Ao intervalo: 0-1


A primeira volta teve três percalços, mas a conquista do penta ainda é possível. Nunca será fácil, pois depende também dos resultados de terceiros, mas antes de se pensar nesses cenários, é preciso garantir, jornada a jornada que não há mais percalços e que todos os pontos em disputa serão amealhados. Não basta vencer as “estrelas” desta Liga, é igualmente importante vencer os jogos com as equipas que em teoria dão “vitórias certas”.

A jornada começou de feição, com um novo escorregão do J04, resultando na perda de uma liderança que já contava com seis jornadas. Aproveitou o Casa d’Aldeia para pela primeira vez se erguer ao topo da classificação. Para o Bayern era uma oportunidade de se aproximar um ponto mais do objectivo, ficando então a quatro do topo, mas para isso tinha que levar de vencida o All Stars.

Não adianta planear vencer o Vedetas, Casa d’Aldeia e J04 na segunda volta, se não ganharmos também estes jogos, ditos acessíveis.

Assim, o Bayern entrou a dominar, mas falhou muitos golos. Apenas um golo de Norberto aos oito minutos era curto para tanto domínio. Zé Fernando não teve nem metade do trabalho do jogo anterior e a qualquer momento podia haver um golpe de sorte (ou azar) que trouxesse dissabores. Foi só nos últimos minutos que Brito tranquilizou as hostes, com dois bicos certeiros.



O Filme dos Golos ao minuto

8m     0-1     Canto de Miguel na esquerda do ataque. Norberto aparece a pentear e a chutar de pé esquerdo.


36m   0-2     Falta sobre Norberto à entrada da área, descaído sobre a esquerda. Brito cobra de bico, directo para a baliza.

38m   0-3     Passe de Miguel para Brito e este manda bico, ao ângulo.




A Estrela

Mário Brito – nota 7

Carimbou a vitória à bicada. Dois golos importantes para acabar com a discussão, quando se adivinhava que o Bayern estava-se a pôr a jeito para sofrer um dissabor.



Os outros bávaros

Tony – s/n
Adelino, Rui e Pedro Miguel – 6
Zé Fernando, Norberto, Miguel – 7

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Só lhe faltou marcar



Estreia auspiciosa do “Balizas”

A Zé Fernando só faltou mesmo o golo, já que defendeu quase tudo e ainda assistiu para golo. Na prática o jogo foi mais fácil do que seria expectável em teoria, mas é claro que ajudou a confiança transmitida desde a retaguarda…


Liga Power Futsal (8ª jornada)
30 de Janeiro de 2019, 21,30 horas

Bayern Monchique, 5
União F.C., 2

Bayern M. – Zé Fernando; Miguel, Norberto (1) e Adelino (1); Rui (3).
Jogaram ainda: Nuno [cap.], Pedro Miguel e Tony.
TR: António Silva

Ao intervalo: 2-0
Marcha do marcador: 4-0; 4-2; 5-2





Na ressaca de mais uma derrota, o Bayern tinha um jogo muito complicado para início das hostilidades na segunda volta.
Quarto contra quinto classificado, num União FC que tem sido sempre difícil de ultrapassar, ainda para mais sabendo-se que foi a única equipa que tirou pontos ao líder J04, com quem o Bayern perdeu na última jornada.

Tony apostou no cinco habitual, excepção feita ao lugar mais atrás na quadra, onde se esteou o único reforço de inverno dos bávaros.
Estreia impecável de Zé Fernando, ou muito perto da perfeição. Não fosse o hat-trick do Rui e um pequeno deslize na rápida reposição de bola, que resultou no segundo golo do adversário e Zé Fernando teria sido o homem do jogo, por tudo que defendeu e ainda pela assistência para Adelino.

O jogo acabou por ser mais “acessível” do que se previa, também porque o União apresentou-se desfalcado, com apenas 5 homens disponíveis e sem o seu elemento de calibre extra (o fixo Duarte). Mas também porque o Bayern subiu à altura dos seus pergaminhos, com Zé Fernando a defender tudo na primeira parte e os colegas da frente a serem muito eficazes.

Ao intervalo o jogo estava bem encaminhado, mas ainda longe de estar “ganho”… mas o Bayern voltou a entrar bem e eficaz.
Após o 4-0 houve algum “relaxamento” talvez. Deu-se algum moral ao adversário, permitindo dois golos muito próximos um do outro.

Valeu novo golo de Rui para acalmar as expectativas e garantir três pontos preciosos, numa jornada em que renascem um pouco as esperanças, com o empate entre os dois primeiros e ligeira aproximação pontual aos da frente.




O Filme dos Golos ao minuto

3m     1-0     Adelino foge pela direita e assiste para Rui encostar na frente da baliza.

13m   2-0     Defesa de Zé Fernando que sai pela área fora e entrega para Adelino. Este vai no um para um, com Tony a aparecer pela direita, mas decide-se pelo remate em jeito, fazendo a bola entrar encostada ao poste mais distante.


24m   3-0     A melhor jogada do encontro. Norberto faz triangulação com Miguel no meio e vai buscar de volta na ala. Vai até à linha de fundo e assiste Rui na boca da baliza.

28m   4-0     Recuperação de Norberto no seu meio campo. Rui sai da frente e Norberto arranca até à área para fazer o golo.

32m   4-1     Bola metida por alto para a área. João Silva recebe com a coxa e coloca a bola fora do alcance do guardião.

36m   4-2     Defesa de Zé Fernando que tenta sair logo a jogar, mas Guimarães é mais lesto e rouba-lhe a bola, com um toque rápido para as redes.

39m   5-2     Passe de Norberto para Nuno e este assiste para o hat trick de Rui.





A Estrela

Rui Rodrigues – nota 8

Dois golos na primeira volta e mais três agora. Vai largado na frente dos goleadores com 10 golos, metade desses apontados a este União, claramente o seu cliente preferido.
“Roubou o show” ao Zé “Balizas”, sendo isso mesmo reconhecido pela Liga, que deu o MVP ao Rui e a menção honrosa ao Zé. 


Os outros bávaros

Tony – s/n
Pedro Miguel e Nuno – 6
Norberto, Miguel e Adelino – 7
Zé Fernando – 8