segunda-feira, 30 de abril de 2012

Que remontada


II Liga FutsalSport (3ª jornada)
28 de Abril de 2012, 16 horas

Bayern Monchique, 5
Bombeiros Sapadores VNG, 3

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Rui Sá; Tony, Nuno [cap.] (2) e Brito (2); Domingues.
Jogaram ainda: Taboada e Leandro (1)
TR: Hugo Dias

Ao intervalo: 1-3
Marcha do Marcador: 0-3; 5-3


Bávaros viraram o resultado quando já poucos esperariam que fosse possível

Depois de uma entrada morna em jogo o Bayern acabou por se ver em desvantagem a meio da primeira parte. Começou então a pressionar mais o adversário mas sem critério e convicção o que levou ao acumular da desvantagem. Depois de já estar a perder por 3 golos quase no fim da primeira parte, os bávaros conseguiram então reduzir a diferença e na segunda parte impor o ritmo e pressão convenientes. Não há memória de uma remontada assim…

Talvez o jogo mais parecido seja um empate a 5 bolas no Choradinho contra os “CFC”. Na altura o Bayern esteve a perder por 4-0 mas chegou ao empate, tendo depois ainda visto o adversário marcar o 5-4 para depois o Bayern voltar a empatar. Aqui a coisa correu ainda melhor, mas quem visse a primeira parte dificilmente acreditaria neste desfecho.

Depois de uma primeira parte que poderá servir de exemplo de “como não fazer”, valeu na segunda o vigor e força de Taboada e Leandro a empurrar a equipa para a frente e os golos de Brito e Nuno para o Bayern chegar-se à frente do marcador. Depois ainda deu para Leandro se estrear a marcar, por sinal com um belo golo, o quinto da partida, mas até poderiam ter sido mais para o Bayern, valendo a exibição corajosa do guardião contrário, autentico “sapador” na defesa da sua baliza, oferecendo mais que uma vez o corpo e mesmo a cara às bolas.

Com esta vitória o Bayern passa a ser o 3º classificado, em igualdade pontual com o 2º.


O filme dos Golos ao minuto

0-1        [10m] Sergio Silva fura pelo meio perante a passividade da defensiva e chuta de bico fazendo a bola entrar junto ao poste, sem grandes hipóteses para Sá defender.

0-2        [17m] Nuno é ultrapassado junto à linha esquerda do meio campo dos bombeiros. No 2 para 1 que se seguiu Sergio Silva volta a marcar, desta vez ao segundo poste.

0-3     [18m] Novamente ultrapassados numa “entrada de primeira” sobre a bola. Desta vez é Brito a ser fintado junto à linha direita. Depois disso o bombeiro só teve de assistir Nuno Paiva que fez o terceiro golo perante o desamparado Rui Sá.

1-3 [19m] Taboada pressiona o portador da bola até à linha de fundo conseguindo roubar-lhe o esférico nessa zona. Parte então para a baliza rematando contra o corpo do guardião. A bola sobra para Brito que faz o golo.


2-3        [23m] Ataque confuso dentro da área do bombeiros. A bola sobra para Domingues que junto ao poste esquerdo opta pelo passe para Nuno emendar junto ao outro poste.

3-3     [27m] Lançamento lateral para os bávaros que Taboada trata de marcar com rapidez, assistindo Brito que faz o golo do empate em remate forte de fora da área.

4-3     [32m] recuperação de bola do Bayern no seu meio campo. Leandro entrega em Nuno que corre pela linha direita pressionado mas consegue fazer o centro/remate. Leandro aparece ao segundo poste para emendar mas e foi preciso já que a bola foi directa para a baliza.

5-3     [33m] O melhor golo do encontro com Leandro a ganhar a bola no ataque, fintando um defesa e o guardião até marcar na baliza então deserta.



A Estrela

António Taboada – nota 7

Foi o primeiro a “interpretar o jogo” e a apostar numa pressão defensiva com deve ser. Mesmo sem marcar qualquer golo acabou por ser o jogador mais importante tanto na recuperação defensiva como na dinâmica atacante que a equipa apresentou na segunda parte.


Os outros bávaros

Tony e Domingues – 6
Rui Sá, Nuno, Brito e Leandro – 7



Novidade na convocatória

Para a quarta jornada que se disputa amanhã (feriado), o mister Chumbo vai contar com um elemento extra, Arnaldo Martins.
Aquele que ainda é (com larga margem) o segundo melhor marcador da história do Bayern (146 golos em 155 jogos) pode voltar ao activo quase um ano depois do ultimo jogo oficial.

Depois de se sagrar campeão da Liga Superfutsal, onde contribuiu com 4 golos e 4 assistências em 12 jogos, Arnaldo ainda fez 3 jogos na Liga Oporto Indoor (mais 2 golos e 2 assistências), o ultimo dos quais a 19 de Junho. Depois vieram os compromissos profissionais e a mal-fadadas lesões, no caso uma hérnia inguinal que o tem impedido de jogar e mesmo treinar de forma regular.

Mais de 10 meses depois, este regresso é um “parto demorado”…

"É uma prova de confiança da direcção e equipa técnica. Tenho fome de bola, mas não estou nas melhores condições físicas. Aliás, isso já não acontece há anos... Mas espero dar o meu contributo. Se for nas quatro linhas, tanto melhor, mas se for preciso carrego apenas o balde das bisgas. O importante é estar no grupo e depois seguir para o aniversário do Capi Júnior"

E como se sente Arnaldo após tanto tempo ausente?

"Não sei se estou preparado, sei que estou ansioso. É tanto tempo parado, que às vezes penso que já nem sei correr... Mas isso passa ao fim de 1 minuto e estou a contar com a ajuda dos meus colegas para me sentir confortável. Encaro esta oportunidade como uma... experiência"

Boa sorte Arnaldo!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

SOBRITOS


Não se trata de publicidade a uma empresa mas sim um aviso, de que nesta reportagem só se vai falar de Mário Brito


II Liga FutsalSport (2ª jornada)
25 de Abril de 2012, 19 horas (menos de 4 meses para o Brito fazer 26 anos)

Devils Futsal, 1
A Equipa do Brito, 2

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Rui Sá; Mário Bruno Pinho de Brito [cap.] (1), Taboada e Tony (1); Litos.
Jogaram ainda: Cadu, Nuno e Leandro
TR: Ricardo Almeida

Ao intervalo: 1-1
Marcha do Marcador: 1-0; 1-1; 1-2 por Brito




100 vezes Brito

A 13 de Maio (2007) “apareceu” num Peugeot Cabrio. Os bávaros ficaram a olhar quais “pastores” para o então jovem de 21 anos que acompanhava Pedro. Estreou-se nesse jogo no MyIndoor e começou aí a conquistar os bávaros. Quase cinco anos depois, a 25 de Abril completou 100 jogos pelo Bayern Monchique. Pelo meio já foi capitão 3 vezes, embora só à terceira tenha ganho o jogo; já marcou 55 golos e fez 54 assistências; já marcou o penalty decisivo que eliminou o campeão e colocou o Bayern na meia final do torneio da Académica; já foi treinador do Bayern; já adormeceu e não apareceu a um jogo; já foi 4 vezes campeão e venceu uma taça; já tem 20 torneios no curriculo;  já pediu o Mister Aurélio; já dançou com o “gostosão”; já deixou a mão bem marcada no cú do Portero…
Já fez mil e uma coisas… mas sempre com a boa disposição que lhe é característica. Muitas vezes criticamos-lhe a displicência dentro da quadra, mas ele é mesmo assim, não dá para mudar e é quase impossivel ficar fodido com ele. Nem lhe peçam para “virar” o Rogério, o Brito é demasiado “boa onda” para entrar nessa…


Chegou cedo ao pavilhão. Era um dia importante. Chegou com o cachecol do clube ao pescoço e a cabeça cheia de "ilusão". Fez o aquecimento com a "bota especial", enquanto envergava orgulhosamente a braçadeira. Mesmo sem o mister Chumbo (primo do Brito) presente, integrou o cinco inicial junto com Sá, Taboada, Tony e Litos. Ricas sentiu a confiança dele...
O jogo não foi um "exemplo" para o Bayern. Muito pêrro de inicio o jogo dos bávaros demorou a desenvolver e só com a entrada de Cadu se verificou alguma dinâmica. Os Devils marcaram primeiro. Empatados ao intervalo, só na segunda parte e já nos ultimos 10 minutos é que o Bayern chegou à vantagem, num golo de Brito, resultado de um livre de 10 metros.
Melhor o resultado do que a exibição e o Bayern saltou para a terceira posição da geral.


O filme dos Golos e do Golaço de Brito

1-0        Bola metida nas costas de Nuno. Jorginho recebe na esquerda e ainda que com o ângulo a estreitar-se consegue rematar com sucesso para a baliza. Brito nada podia fazer.

1-1        Cadu pelo meio da quadra chama a si o adversário e assiste o colega, sozinho na direita. Tony recebeu, inspirou-se em Brito e mandou bico com a bola a entrar junto ao poste mais distante. Brito no banco exultou de alegria.


1-2        No meio campo Leandro sofre uma falta, a sexta. Ricas lança o capitão  na quadra para bater o livre. Fazendo ver a Messi e Ronaldo, Mário Brito não sucumbiu perante a responsabilidade e bateu forte e seco para o lado direito do redes. Golo! De imediato Ricas substituiu Brito para este receber o aplauso do público. Ouviram-se 6 palmas…



O Melhor Brito em campo

Mário Brito, pois claro – nota 6

Podia ser um 7 ou um 8 mas é um 6, o seu número de eleição. Marcou o golo da vitória e essas cenas...



A Estrela que acompanhou Brito

Litos – 7

Começou em baixa, falhando alguns passes que ficaram curtos. Nada de especial, afinal de contas não é um Brito mas foi compensando em raça e querer e aos poucos foi enchendo o campo. Fez muitos cortes em antecipação, no mínimo uma mão cheia deles mas ironicamente viu-se surpreendido por um adversário, em plena área, no momento exacto em que se preparava para assistir Nuno para um golo fácil. Não marcou nem assistiu mas merece a distinção pelo muito que correu e jogou.


Os outros amigos do Brito

Rui Sá, Taboada (cunhado do Brito), Tony, Nuno e Leandro – 6
Cadu – 7.


Fosgasse!!! Escrevi 21 vezes "Brito"!
Olha, 22 :)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Empate com sabor a derrota


Depois de chegar ao 2-0 os bávaros não conseguiram “ou não souberam” controlar e matar o jogo

Ainda que sem ter para já o plantel na máxima força o Bayern começou bem e cedo chegou ao(s) golo(s), mas depois faltou determinação e uma pontinha de sorte para matar o jogo em momentos cruciais.


II Liga FutsalSport (1ª jornada)
21 de Abril de 2012, 18 horas

Bayern Monchique, 2
AT Informática, 2

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Mingues; Tony, Nuno [cap.] (1) e Brito; Cadu (1).
Jogaram ainda: Canhão e Leandro
TR: Pedro Domingues

Ao intervalo: 2-1
Marcha do Marcador: 2-0; 2-2



O jogo Marcou a estreia de Leandro na equipa bávara. Conhecido de longa data que sempre primou enquanto adversário pela excelente postura e relação com os bávaros, não demorou a que fosse convidado a jogar no Bayern. Do anuncio da não continuidade dos Amigos Fantásticos na liga até ao convite bávaro foi um saltinho e pelo meio ainda foi eleito pelas equipas como o Melhor Jogador do torneio. Não se esperam milagres de quem entra, apenas que seja mais um Homem para ajudar. A integração e interacção com a equipa foi rápida e aí o temos a estrear-se oficialmente. Não terá sido a estreia que esperava, ou melhor o resultado que esperaria, mas melhores resultados virão.

Mais uma vez sem mister acabou por ser Domingues a fazer o “sacrifício”, neste caso duplo, de “orientar” a equipa e também de calçar as luvas e defender a baliza.
As coisas até começaram cedo a correr bem. Cadu abriu o activo à passagem dos 4 minutos. Quem sabe um prenúncio do que esperar de Cadu neste torneio…
Não demorou até o Bayern aumentar a vantagem com Nuno a aproveitar bem o trabalho de Brito.
O mais difícil estava feito, agora era gerir e assim foi durante largos minutos.
Infelizmente o aparente controlo que o Bayern detinha sobre o jogo foi abalado pelo golo contrário. Numa disputa de bola à qual Tony parecia que chegaria primeiro, o bávaro entrou com pouca determinação ao lance, resultando num ressalto para os “informáticos” que partiram em lance de dois para um com Domingues. O golo terá sido o momento chave da partida. Logo a seguir o Bayern poderia ter beneficiado de uma grande penalidade. Cadu na esquerda meteu a bola em Tony dentro da área. Este recebeu e voltou a meter em Cadu já no coração da área. Era só encostar para dentro da baliza mas nesse momento Cadu foi empurrado, impedindo-o de ser bem-sucedido e atirando-o quase contra o poste. Poderia ter-se aleijado…

2-1 era o resultado ao intervalo castigando o erro de Tony. Na segunda parte o Bayern tentou gerir o resultado mas o facto de ter apenas um golo de vantagem, em vez dos dois que chegou a ter fez toda a diferença.
A meio da segunda parte Nuno isolou-se no meio campo contrário, mas perante a saída do guardião não conseguiu acertar na baliza, fazendo a bola passar ao lado do poste. O Bayern não “matou” e acabou por “morrer”. Os “informáticos” acabaram por chegar ao empate, novamente com o capitão Jorge a marcar. O jogo enrijeceu neste período. Ambas as equipas queriam triunfar mas a derrota seria porventura injusta para qualquer uma delas.

Empate na jornada inaugural que não belisca (muito) as aspirações do Bayern. Seguem-se os “Devils Futsal” equipa de má memória já que perdemos (4-2) o único jogo que fizemos com eles.



O filme dos Golos

1-0        Lançamento lateral marcado por Brito da direita para a esquerda do seu meio campo. Tony recebe com o peito e desmarca a corrida de Cadu pela direita que ainda passa um adversário no choque até conseguir almejar a baliza.

2-0        Roubo de bola de Brito atrás da linha de meio campo. Parte para o ataque e à saída do redes toca para Nuno fazer de carrinho o segundo golo.

2-1        Domingues coloca a bola no meio campo, mas nos pés de Ricardo Oliveira. Tony faz-se ao lance de “pantufas” e acaba por falhar a intercepção. Perante Domingues, Ricardo passa ao lado a Jorge que marca com facilidade.


2-2        Jogada de Ricardo Oliveira pela esquerda, conseguindo em esforço meter a bola na área. O esférico passou por todos “incólume” até encontrar o pé de Jorge à beira do segundo pau.



A Estrela

Carlos “Cadu” Rodrigues – nota 7

Já fora o melhor em campo no último jogo deste torneio e agora volta a sê-lo na primeira jornada da nova edição, precisamente contra a mesma equipa.

Além do golo inaugural Cadu foi sempre o jogador mais perigoso dos bávaros. Ainda na primeira parte sofreu um penalty (não assinalado) e já no fim do jogo teve uma boa incursão pelo meio que só terminou após falta. Penalty ou livre, quem saberá? Do livre nada saiu mas se havia alguém que não merecia perder aqui dois pontos, esse alguém era mesmo o Cadu.


Os outros bávaros

Todos nota 6.

domingo, 22 de abril de 2012

O ataque dos clones...


...ou dos "clowns"!

Vou mais para esta segunda hipotese.
Seja como for, um destes 3 atletas de nomeada está prestes a realizar o 100º jogo pelo seu clube. Falo obviamente de Mário Brito que este fim de semana se apresentou em campo com um cabelo a meio caminho de um Witsel, mas vou mais longe afirmando que há ali um potencial Fellaini.

A pergunta que deixo no ar é a seguinte: -o que chegará primeiro? O jogo 100? Ou uma andorinha em busca de um ninho?!?

domingo, 8 de abril de 2012

Mais dois para a vitrine


Realizou-se na ultima quinta feira, a cerimónia de encerramento e entrega de troféus da Liga FutsalSport. O Bayern Monchique foi obviamente uma das equipas em destaque. Tony Silva e Pedro Domingues, os emissários bávaros ao evento vieram carregados com os troféus de Vice-Campeão e Fair Play, assim como o de "Melhor Marcador", honra que ambos partilham... mas só um recebeu o troféu.


Pedro Domingues recebeu das mãos de Artur Moreira (conhecido autor do site "futsal-porto-distrital") o troféu de Fair Play. É já o 6º nestes quase 7 anos de actividade desde que a equipa (fundada em 2004) começou a competir em torneios em Maio de 2005. Notável!


Tony Silva recebeu do organizador José Manuel Ribeiro a taça referente ao 2º lugar. Curiosamente é também a 6ª vez que os bávaros ficam-se pelo vice campeonato. Campeão já foram 7 vezes...
A ultima vitória do Bayern nesta liga correspondeu à vitória 190 da sua história, em 291 jogos oficiais. Estes 3 pontos perfazem ainda os 600 num total de 873 pontos disputados pelos bávaros. Numeros "redondos" que sabem sempre bem apontar.


E como "não há duas sem três" também pela sexta vez o Bayern conseguiu ter o melhor marcador do torneio. Tony e Domingues alcançaram o feito com o mesmo número de golos (12) no mesmo número de jogos (10), mas a organização decidiu entregar o troféu a Tony, segundo o critério de que "foi ele que se esforçou para vencer o prémio, marcando na ultima jornada", algo que Domingues não fez. Explicação à parte, teria sido mais simpático entregar um troféu a cada um, ainda que fossem troféus mais modestos...


Por último e como é habitual quando se acaba uma competição, o Bayern elegeu o melhor "bávaro" do torneio. Como sempre só podiam ser eleitos jogadores com mais de metade dos jogos disputados, ou seja, Miguel, Cadu, Nuno, Domingues, Tony e Canhão e foram estes que votaram, juntamente com Ricas que esteve presente em mais de metade dos jogos.
À semelhança do que já acontecera na "Liga Futsal", antecessora desta "Liga FutsalSport", foi Tony o escolhido como "Bávaro de Ouro", com 11 pontos em 18 possiveis.


Domingues é o "Bávaro de Prata" e Canhão o "Bávaro de Bronze".
Cadu foi o homem que acertou na "chave certa" ;)

A II Liga FutsalSport começa a 21 de Abril e no Bayern adivinham-se novidades e o regresso de alguns "históricos" para apontar ao titulo de campeão...