domingo, 26 de março de 2017

Com os dois pés na final


Vantagem de cinco golos indicia segunda mão “tranquila”

Foi uma vitória sem mácula, contra uma equipa que vai subir na segunda volta e até já tirou pontos ao segundo classificado da Liga. Pelo resultado parece que foi fácil, mas não foi e o mérito é todo do Bayern.


Taça Power Futsal (1ª mão da Meia Final)
22 de Março de 2017, 23 horas

Bayern Monchique, 5
J04, 0

Bayern M. – Escocês; Brito (1), Taboada (1) e Zira; Tiago (1).
Jogou ainda: Tony (2) [cap.].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 2-0


Muitos ausentes para este jogo, nomeadamente Litos, Norberto e Domingues que estiveram no último jogo da Liga, mas que por variados motivos não puderam estar presentes neste jogo da Taça.

Em particular a ausência de Norberto, carregava alguma expectativa, pelo peso na manobra ofensiva e defensiva. Do outro lado uma equipa que se reforçou para a segunda volta.
O resultado final estaria longe das melhores expectativas que os bávaros pudessem ter, mas é explicado pela consistência, concentração, qualidade individual e colectiva da equipa, tudo somado na melhor exibição da época. E isto num jogo em que nem foi preciso fazer faltas (apenas uma), mas onde a (boa) agressividade a defender esteve lá. Depois com bola, foi uma delícia de ver, principalmente no segundo tempo, a forma como a equipa fazia circular o esférico e a tranquilidade com que saía de pressão, em múltiplos triângulos, para rapidamente lançar venenosos contra ataques.

É curioso que já no jogo para a Liga, com este J04, o Bayern fez também uma grande exibição, culminando num resultado de 4-0. Também com apenas seis elementos nesse jogo e desses seis apenas Brito e Taboada estiveram agora presentes.

O primeiro golo ainda demorou muito a aparecer. José Carlos (ex-treinador da GDLU) já começava a brilhar na baliza do Jota. Defendeu um míssil de Brito mas não conseguiu parar a recarga de Tiago.

Depois entrou Tony, o único suplente da equipa e logo fez golo. Por sinal o seu golo 200 em 463 jogos. É o 4º bávaro a atingir os 200 golos, depois de Pedro em 2011, Norberto em 2015 e Domingues no mesmo ano.

O intervalo chegou com a vantagem de dois golos para o Bayern. O Jota não parecia capaz de melhor do que alguns remates de fora, alguns deles perigosos, mas que Escocês parava com sucesso.


No segundo tempo Brito ampliou cedo a diferença.
O J04 teve de subir as suas linhas e foi quando se percebeu bem que o Bayern estava a jogar muito. A trocar muito bem a bola e sem problemas para sair da pressão, sem ter de cair no erro de bombear bolas directamente do guardião para o ataque.

Era apenas uma questão de tempo até conseguir marcar de novo, já que havia imenso terreno para galgar, assim que se ultrapassasse os primeiros adversários.

Assim foi, em dois contra ataques, aos 33 e 34 minutos, com Taboada e de novo Tony a fixar o resultado em 5-0. Um resultado que deixa a porta da final escancarada. O Bayern já tem os dois pés la dentro, só falta fechar a porta atrás de si, a 10 de Maio.

Antes disso, em Abril, o Bayern encontrará o All Stars e o mesmo J04 para a Liga e o jogo que poderá selar o tri-campeonato, com os Amigos, já a 3 de Maio.
  



O Filme dos Golos ao minuto

13m   1-0     Canto no lado direito. Zira toca para Brito, este remata forte e o guardião defende para a frente. Tiago à entrada da área, chuta de primeira, mais em jeito que em força e faz um bom golo.

15m   2-0     Livre junto à ala direita, dois metros à frente da linha intermédia. Zira passa a Tiago no meio e este faz um passe (meio golo), por cima dos adversários, para encontrar Tony sozinho na área. Tony recebe com a coxa direita, vira-se para a baliza e marca de pé esquerdo.


22m   3-0     Livre junto à linha de área, na meia direita. Zira toca para o centro e Brito chuta rasteiro e tenso.

33m   4-0     Contra-ataque de Zira de três para um, com Tony pela direita e Taboada pela esquerda. Zira mete para a esquerda e Taboada penteia e chuta à saída do guardião. A bola ainda bate neste e passa por baixo do corpo.

34m   5-0     Novo contra-ataque, agora com Brito a lançar Tiago pela direita. Zira entra na área à espera do passe e arrastando a defensiva e Tony fica para trás à entrada da mesma. Tiago faz o passe para trás e Tony encosta de primeira. A bola passa pelo maralhal de gente e acaba nas redes.



A Estrela

Tiago Correia – nota 9

Abriu caminho para a vitória com o seu golo e depois fez duas assistências, ambas para Tony. Muita classe e inteligência num puto que só agora chega à maioridade. Parabéns Tiago!


Os outros bávaros


Todos nota 8.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Fora das Taças!


Bayern vergado mais uma vez e acaba a competição fora do pódio

A afirmação do título tem dois sentidos. Por um lado o Bayern não conseguiu o terceiro lugar, logo não tem sequer direito a Taça. Por outro lado, decidiram os bávaros ficar por aqui no que toca às competições do Oporto Indoor, abandonando a Taça (competição ainda em curso) a meio da fase de grupos.


Liga Oporto Indoor (atribuição do 3º e 4º lugar)
25 de Novembro de 2016, 23 horas

Bayern Monchique, 2
F.C. Presto, 7

Jogo no Pavilhão do Oporto Indoor, no Porto

Bayern M. – Escocês; Tony [cap.] (1), Litos e Canhão (1); Domingues.
Jogou ainda: João Tiago
TR: Leandro Carvalho

Ao intervalo: 0-1
Marcha do marcador: 0-3; 1-3; 1-4; 2-4; 2-7




Já chega!
E já foi tarde, já muito se aguentou. Se na época passada a organização foi fraca, esta época foi péssima. E isto a multiplicar por três, já que o Bayern entrou em três competições. Veteranos, Liga e Taça.

Em todas elas o resultado final foi muito aquém do que se espera do Bayern. Muito por culpa própria claro, mas também porque a organização não esteve ao nível do exigido, não cumprindo aqui e ali com o estipulado, com reflexos negativos ao nível desportivo, bem como monetário.


VETERANOS

A Liga de Veteranos por exemplo começou com 6 equipas, mas rapidamente passaram a quatro somente. Dado o valor das equipas, o Bayern tinha obrigação de ficar em segundo… mas ficou em terceiro, por culpa própria.
Nem os resultados dos outros jogos se conhecem, tão fraca que foi a organização, mas facilmente vemos que ficamos em terceiro pelos nossos resultados. A primeira volta foi razoável, a segunda foi a cair. Nem ao último conseguimos ganhar na segunda volta…
Apesar de tudo foi uma experiência engraçada…

Foram apenas seis os jogos disputados, com 11 atletas no total, mas Luzia, Pascoal e Taboada só fizeram um jogo cada. A responsabilidade quase total assentou em Domingues, Nuno, Tony e Daniel, mais Leandro e Canhão (os dois jokers abaixo de 35 anos), o que é pouco.
Ao primeiro jogo foram nove atletas. Depois disso alternou-se entre os seis e os cinco.

Daniel na baliza, esteve abaixo do exigido, muito inseguro em determinados jogos. Canhão não apresentou grandes números e Leandro até foi o maior goleador dos bávaros com quatro golos, mas espera(va)-se mais de um “joker”.

Domingues foi o “bávaro de ouro”. Sempre com grande sacrifício físico, mas sempre presente e isso conta muito. Esteve nos seis jogos disputados, um deles a ser massacrado na baliza. Nos outros marcou dois golos e fez duas assistências.
Tony começou bem com 3 golos e 1 assistência nos três primeiros jogos. Depois baixou um pouco nos dois jogos seguintes.
Nuno ainda com a equipa, marcou três golos…

Financeiramente perdemos 124 euros!


TAÇA

O Bayern entrou na Taça, somente porque esta não tinha custo de inscrição.
Começamos com uma vitória sobre a equipa mais acessível, depois sofremos o empate nos últimos segundos do jogo com os Ases e por fim perdemos com o Devesas num jogo em que faltou agressividade, mas também um bocadinho de sorte. Pensávamos que já estávamos eliminados – e isso até trouxe uma certa sensação de alivio – mas afinal ainda havia uma segunda volta para disputar. Claro que ninguém tinha conhecimento disto, mesmo em conversa com outras equipas.

Após este ultimo jogo da Liga, decidiu-se não prosseguir.
Assim, o “Bávaro de Ouro” na Taça foi o Norberto que fez dois jogos, marcou um golo e fez duas assistências.
Tiaguinho com um golo e três assistências, também em dois jogos, fica com a Prata. Tony fez os três jogos, marcou dois e assistiu três e fica com o Bronze.

Financeiramente e apesar de serem apenas 3 jogos, deu um prejuízo de 24 euros. Ou seja, mesmo sem custos de inscrição tivemos prejuízo, porque fomos sempre com pouca gente aos jogos.


LIGA

Na competição mais longa, fizemos uma primeira volta impecável, perdendo apenas um jogo e por falta de jogadores (comparência), o que é sintomático.
Na segunda volta, com uma ajuda preciosa da (des)organização, que marcou alguns jogos para domingo, em vez de quinta feira conforme estava acertado, o Bayern começou a “cair”. Ainda assim terminou a fase regular em segundo, a apenas um ponto do primeiro, o FC Presto.

Também sem saber, inda havia um play off a quatro para disputar, mas foram dois jogos, duas derrotas. Na meia-final, com apenas seis elementos disponíveis, perdemos o jogo e o Norberto.

Agora neste jogo de atribuição de terceiro lugar, defrontamos o Presto.
Obviamente sem Norberto, que apanhou três jogos de castigo por ofensas verbais ao árbitro. O “engraçado” é que do outro lado jogou Campota, o melhor marcador da competição, que foi irradiado (!!!!) na meia final, por agressão ao árbitro… mas que estava lá neste jogo. Enfim…

À parte disso e porque não queremos desculpas, perdemos bem. Eles foram superiores.
O Leandro foi quem orientou a equipa neste ultimo jogo e mais uma vez tivemos de nos socorrer de um elemento novo, João Tiago, amigo de Escocês, que até se “portou bem”, esteve ao nível dos outros e quase marcava de calcanhar na estreia.

Os bávaros entraram pessimamente no jogo. Nunca vi tal coisa. Muito por culpa de um atraso de 30 minutos dos árbitros que pelos vistos estavam informados que o jogo seria no sábado e não na sexta. O certo é que depois de aquecerem os bávaros ficaram ali num compasso de espera de 15 minutos e depois acabaram por entrar no jogo a frio. Foi uma primeira parte de grande com muitos passes falhados e má escolhas. Até o Escocês parecia um louco a meter a bola com a mão…

Ainda assim apenas sofremos um golo no primeiro tempo e poderíamos ter marcado, mas não tivemos sorte.

No segundo tempo abandonou-se um pouco o rigor defensivo para podermos nos acercar mais da área contrária. Acabamos por sofrer dois golos em contra ataques, antes do golo de Canhão.

Havia motivos para acreditar num resultado melhor. O Bayern só era inferior na rapidez, que os jovens adversários tinham de sobra.

Veio o 1-4 e depois Tony fez o 2-4. Foi o golo 199 do capitão nesta partida. Não chegou. Já muito cansados os bávaros foram abrindo cada vez mais brechas atrás e os homens da Presto pizza, aproveitaram para ampliar a vitória para números exagerados. Acabamos fora do pódio…

Apesar de só ter jogado no início da competição, Leandro deixou a sua marca, com 7 golos em 7 jogos e fica como o “Bávaro de Ouro”.
Seguem-se Norberto com 4 golos e 5 assistências e finalmente Max que até fez um joguito à frente e esteve bem melhor que Escocês na baliza.

Financeiramente o prejuízo aqui foi de 142 euros!
No total 290 euros para o “buraco”.




O filme dos golos
(descrição textual do mister)

0-1     Remate do meio da rua. Escocês não vê a bola partir e acaba por se atirar tarde. A bola entra encostadinha ao poste.


0-2     Jogada de 3 para 1.

0-3     Contra-ataque após perda de bola de Litos.

1-3     Passe de Litos para Canhão que marca de calcanhar.

1-4     Canhão entra de primeira e é “comido” pelo adversário.

2-4     Ataque em superioridade numérica. Domingues pelo meio passa a Tony que aparece pela esquerda e este penteia e pica ligeiramente a bola à saída do guardião.

2-5     Três para um.

2-6     Homem do Presto completamente sozinho para Escocês.

2-7     Dois adversários para Escocês.




A Estrelinha

Pedro Domingues – nota 5

Não conseguiria explicar porquê…


Os outros bávaros


Todos nota 5

sexta-feira, 17 de março de 2017

Sempre a somar


Bayern passa teste de fogo e tem o caminho “livre” para o titulo

Depois de nova escorregadela do segundo classificado, o Bayern tinha um adversário de respeito no seu caminho. O Antas tem sido o adversário mais incómodo na Power Futsal, já nos negando uma presença na final da Taça e roubando mesmo uma Super Taça, no início desta época. O jogo foi difícil, mas os bávaros não vacilaram e conseguiram até uma vitória folgada, dispondo agora de oito pontos de vantagem sobre os “Amigos FC”.


Liga Power Futsal (9ª jornada)
15 de Março de 2017, 23 horas

Antas Futsal, 3
Bayern Monchique, 7

Bayern M. – Escocês; Tiago (2), Norberto e Zira (3); Litos [cap.] (1).
Jogaram ainda: Taboada (1), Brito, Tony e Domingues.
TR: Tózé Ribeiro
Disciplina: Zira (amarelo por agarrar)

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 1-0; 1-3; 3-3; 3-7




Vencer este jogo seria um passo de gigante para o Bayern renovar o estatuto de campeão. Em duas jornadas sucessivas o Bayern poderia ganhar cinco pontos ao segundo classificado e aumentar para oito a diferença.

O Bayern entrou com vontade mas acabou por ser o Antas a inaugurar o marcador logo aos três minutos. A história do costume, o Bayern a jogar e o Antas a marcar.
A desvantagem ainda demorou algum tempo a desfazer-se e só aos doze minutos, já depois de Zira ver um amarelo e já com Taboada e Brito em campo, por troca com Tiago e Litos, é que o Bayern empatou. Golo de Zira, mas com Taboada e Brito a serem decisivos no lance.

De resto, Brito entrou muito bem na partida, com garra, a pressionar bem na frente e o segundo golo, de novo por Zira, acaba por ter uma influência (in)directa de Brito, que com a sua pressão sobre o guardião, “obrigou” este a entregar mal.


Já no segundo minuto do segundo tempo, Zira completou o seu “hat-trick”. È cada vez mais destacado, o melhor marcador da Liga, agora com 15 golos. Sérgio do Antas é o segundo atilheiro, com 9 golos apenas e depois vem Macedo (Amigos), Pereira (Antas) e Norberto, com 8 golos.

A vitória estava bem encaminhada e o Bayern parecia controlar o jogo mas num instante o Antas empatou a partida, com golos aos 7 e 9 minutos.


O Bayern procurou carregar em busca da vitória. Tiago atirou ao poste aos onze minutos e dois minutos depois achou melhor assistir Litos para novamente colocar o Bayern na frente.

O Antas quis arriscar logo com o guardiã avançado, mas o plano saiu furado. Dois minutos volvidos e o prodígio Tiago ganhou uma bola e de pronto fez golo, na baliza deserta.
Faltavam cinco minutos e a vitória já não fugiria, até porque logo no minuto seguinte, de novo Tiago, fintou o guardião e fez o 3-6.

No último minuto ainda tempo para Taboada marcar, na que foi a terceira assistência de Brito, carimbando uma vitória que não deixou de ser difícil, mas que acabou também por ser folgada.

Ficam a faltar cinco jogos e três vitórias para o tricampeonato. O próximo jogo é contra o All Stars, mas antes disso ainda há jogo de Taça, na próxima semana.




O Filme dos Golos ao minuto

3m     1-0     Contra ataque de três para dois com Tiago Silva, à entrada da área, a picar a bola por cima de Escocês.

12m   1-1     Excelente triangulação. Zira mete em Taboada na extrema direita. Este devolve para Zira no meio, que passa de pronto para Brito, perto do poste esquerdo. Em vez de se virar para a baliza, Brito toca de novo para Zira, para este fazer o golo já dentro da área.

14m   1-2     Pressão alta de Brito. Obriga o guardião a despachar a bola para a frente. Zira intercepta o esférico no seu meio campo, vem por lá fora e remata rasteiro, em jeito.


22m   1-3     Canto de Norberto para Zira aparecer a fuzilar na passada.

27m   2-3     Sérgio finta dois e assiste Matias.

29m   3-3     Lançamento lateral. Pereira puxa para o lado, Domingues falha a intercepção e Pereira atira forte e cruzado.

33m   3-4     Norberto finta pela esquerda até à linha. O guardião sai a fazer a mancha, obrigando Norberto a “voltar” para trás e passar a Tiago em zona frontal. Em vez de rematar, Tiago mete a bola tensa junto ao poste mais distante, com Litos a desviar para as redes.

35m   3-5     A defender o “cinco para quatro”, Tiago fecha a linha de passe e consegue interceptar a bola. Vira-se então para o ataque e mete a bola de uma área à outra.

36m   3-6     Brito vai pelo meio e mete para Tiago na área. Este enfrenta o guardião e finta-o para a esquerda, chutando depois.

40m   3-7     Tony entrega em Taboada no meio e este aproveita a brecha no centro da defensiva contrária, para meter a bola em Brito na área. Brito devolve para a entrada da área e Taboada remata para o ultimo golo.




A Estrela

Helder “Zira” Costa – nota 8

Marcou os três primeiros golos do Bayern, primeiro empatando a partida e depois colocando o Bayern com dois de avanço. Estava lançada a vitória mas o Antas ainda voltaria a empatar. No “final” os protagonistas foram outros mas Zira já tinha deixado a sua marca no jogo…



Os outros bávaros

Tiago e Brito – 8
Escocês, Norberto, Litos e Taboada – 7

Tony e Domingues – 6

segunda-feira, 13 de março de 2017

Momento para lembrar, numa tarde para esquecer…


Pai e filho pela primeira vez juntos, mas o resultado não foi o esperado

Faltou agressividade!
No ataque as coisas até funcionaram bem. Paulo e Tiago partilharam a quadra pela primeira vez e o resultado foram dois golos do pai e três assistências do filho… mas a defender esteve muito mal o Bayern. Nem uma falta na ficha, mostra bem o quão “macia” foi a defesa bávara e assim é difícil vencer um jogo, por muito que se marque golos.




Oporto Futsal Cup (3ª jornada)
5 de Março de 2017, 17 horas

F.C. Devesas, 5
Bayern Monchique, 4

Jogo no Pavilhão do Oporto Indoor, no Porto

Bayern M. – Escocês; Tony (1), Correia (2) e Tiago; Litos (1).
Jogaram ainda: Nuno [cap.] e Domingues
TR: Pedro Domingues

Ao intervalo: 3-1
Marcha do marcador: 0-1; 3-1; 3-3; 5-3; 5-4




Terceira de seis jornadas da fase de grupos da Taça. Para o campeonato já tinham sido dois jogos muito difíceis, com uma vitória muito suada por 2-0 e uma copiosa derrota de 7-0. Para o Bayern era uma oportunidade para vingar essa derrota, ou pelo menos de mostrar que esse resultado foi um (grande) acidente de percurso. Ficamo-nos pela segunda opção. Não se vingou a derrota, já que voltamos a perder, mas pelo menos conseguimos o respeito do adversário, tendo o Bayern se batido de igual para igual.

Do lado dos bávaros o jogo fica marcado pela presença em simultâneo dos dois Correia. Foi a primeira vez que aconteceu, o “velho” Paulo Correia, com 44 anos e 8 meses e o “jovem” Tiago Correia com 17 anos e 11 meses.

O Bayern entrou bem, concentrado a defender e sempre a tentar chegar com perigo lá na frente. Marcou primeiro mas depois deixou virar o jogo num ápice. No ultimo minuto antes do intervalo ainda sofreu o terceiro. Nos três golos, ficou a sensação amarga de não se ter feito tudo que estava ao alcance. Más decisões, pouca agressividade defensiva e até um bocadinho de azar ditaram o 3-1 ao intervalo.

No segundo tempo o Bayern entrou com vontade e crença na reviravolta. Voltou a entrar bem o Bayern. Paulo marcou dois golos, mas de novo, os dez minutos complementares da segunda parte, voltaram a ser como os últimos dez minutos da primeira. Nem uma falta para amostra e bem que no banco se pedia…
Os homens das Devesas lá marcaram dois golos. O 4-3 num lance claramente favorável aos bávaros, com boas perspectivas de um ataque em superioridade, mas que acabou por resultar ao contrário; o 5-3 já numa fase de balanceamento ofensivo, descurando um pouco a retaguarda.

Nos últimos quatro minutos o Bayern jogou com o guardião avançado, com Domingues nesse papel. O empate “bastaria” para segurar o segundo lugar no grupo, mas apesar de uma ou outra ocasião flagrante, o golo (por Litos) já chegou muito tarde e o empate já não foi possível.


 Bayern parte para a segunda volta com apenas 4 pontos, contra 7 dos Ases de Leça e 6 destes Devesas. O apuramento não está fácil, mas é possível.




O filme dos golos

7m     0-1     Tony foge pela ala esquerda e Tiago mete-lhe a bola rasteira. Tony penteia a bola e chuta de bico. A bola passa o guardião e entra junto ao poste mais distante.

11m   1-1     Contra-ataque em superioridade numérica. Touro finta pela ala esquerda e na área assiste Ricardo.

13m   2-1     Bola metida na área, no pivot, que perante a passividade contrária, segura a bola e deixa de calcanhar para Touro que entra pela área dentro e faz o golo.

19m   3-1     Triangulação no meio campo. Domingues corta com a ponta do pé, mas apenas para isolar Ricardo. Na entrada da área este finta Escocês para a esquerda, mas acaba por perder ângulo de remate. Assim, “volta para trás” e assiste João no meio da área, com os bávaros estáticos a assistir.


24m   3-2     Canto do lado esquerdo do ataque. Tiago mete a bola tensa na área, a meia altura e é Correia quem se estica para emendar para a baliza.

27m   3-3     Troca de bola no meio campo. Tony mete em Correia na esquerda e este vai por lá fora, pelo meio do terreno, desviando-se dos adversários e beneficiando da movimentação de Tiago que leva um adversário consigo. Já na área Correia finta o guardião e marca já com pouco ângulo. Golaço!

32m   4-3     Lance de contra-ataque para o Bayern, com boas possibilidades de sucesso, mas Nuno não consegue dar o melhor seguimento e num instante temos contra-ataque para o outro lado. Em inferioridade e com a defensiva bávara em contrapé, é Barreira quem faz o golo.

36m   5-3     Mais um contra-ataque… Litos tenta “abafar” o perigo, mas escorrega e vê-se ultrapassado. Com dois para o guardião, Escocês não tem qualquer hipótese e é Barreira quem bisa.

39m   5-4     Em cinco para quatro, Tiago mete em Litos junto ao poste e este consegue o desvio, apesar do ângulo apertado.




A Estrela

Paulo Correia – nota 7

Na ausência de Norberto “desceu” no terreno, mas nem por isso deixou de ser dos mais perigosos no ataque, tal como mostram os dois golos. O primeiro é como uma marca registada, eficaz e letal na área; o segundo é de artista, a fintar meia equipa.




Os outros bávaros

Domingues – 5
Escocês, Litos e Nuno – 6
Tony e Tiago – 7 

domingo, 5 de março de 2017

Tiago a assistir, Domingues a matar


Hat trick de Mingues decidiu a partida

Uma boa vitória, contra um adversário mais forte neste início de segunda volta, numa jornada que “conspirou” toda a favor dos bávaros, com a derrota dos seus adversários directos. O Bayern continua forte e agora mais equilibrado e com mais soluções com a presença de Tiaguinho.


Liga Power Futsal (8ª jornada)
22 de Fevereiro de 2017, 23 horas

Bayern Monchique, 7
G. D. Limpeza Urbana, 4

Bayern M. – Escocês; Brito, Norberto (1) e Zira (3); Litos [cap.].
Jogaram ainda: Tiago, Domingues (3) e Tony.
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 3-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 5-2; 5-3; 6-3; 6-4; 7-4




Neste início de segunda volta, apenas Antas e Vedetas não inscreveram qualquer jogador novo. Bayern e Amigos fizeram apenas ligeiros retoques, mas All Stars, GDLU, J04 e União apostaram forte.

A jornada começou com o jogo entre União e Vedetas. O último versus o quarto classificado (que no fundo era o “primeiro” da parte inferior da tabela, já que Bayern, Amigos e Antas estão bastante destacados acima). O jogo foi relativamente equilibrado, embora com ascendente dos Vedetas, que acabaram por não conseguir a vitória, muito por culpa própria, mas também por mérito da União que acreditou sempre. O último golo foi mesmo de um reforço (Hernâni) e na baliza também brilhou outro reforço, o guardião Quintas.
O empate ainda não serviu para a União sair do ultimo lugar, mas custou aos Vedetas o quarto lugar, caindo para sexto.


Na segunda partida, recreava-se a maior goleada do campeonato até ao momento, a vitória por 10-4 do Bayern sobre a G.D.L.U.
Sabendo do reforço de efectivo dos homens da Camara, existia alguma expectativa em conhecer os “reforços de inverno”, mas para os bávaros, auto-impunha-se a obrigatoriedade de vencer, para manter a bitola. Assim foi, mas não sem as esperadas dificuldades.

A GDLU adiantou-se aos seis minutos, com golo do reforço Bruno Santos.
O Bayern empatou logo no minuto seguinte, por Norberto.
Logo a seguir, novamente Norberto em grande, mas desta vez a salvar um golo na sua baliza, sacando a bola mesmo em cima da linha de golo.
Pouco depois, Bruno Santos podia ter bisado, aparecendo nas costas de Brito, na marcação de um canto, mas na “cara do golo”, atirou por alto, ao lado.
Dois minutos volvidos e foi Tiaguinho a fazer auto golo e dar nova vantagem aos homens de branco e verde.

Desta vez foi bem mais difícil chegar a novo empate. A GDLU estava motivada e o Bayern não conseguia furar. Notava-se particular atenção à movimentação de Zira e as suas investidas eram normalmente barradas por mais que um homem. Foi já com Domingues em campo, no lugar de Litos (Tiago já havia substituído Brito) e com Tózé a chamar Zira para trocar com Tony que o próprio Zira chegou ao empate. Faltava dois minutos para o intervalo e até lá ainda houve tempo para Domingues pôr o Bayern na frente, a passe de Tiago.


O início do segundo tempo foi de sonho, para Domingues e o Bayern. Foram mesmo três a cinco minutos de sonho para Domingues, se descontarmos o intervalo. Com mais dois golos logo nos dois primeiros minutos, sempre a passe de Tiago, Domingues foi a cartada decisiva nesta partida.
É curioso como com menos recursos e um futsal mais simples e menos trabalhado, se consegue por vezes melhores resultados, tal como aqui…

Depois do 5-2 a GDLU não mais se “levantou”. É certo que ainda conseguiu reduzir, em duas ocasiões, mas o Bayern contrapôs sempre com mais um golo e agora com Zira mais “liberto”, a brilhar também ele alto.
7-4 foi o resultado final, mas esta GDLU, que terminou a primeira volta em sexto e com este resultado caiu para sétimo, vai “roubar” muitos pontos ás equipas de cima e subir posições na tabela.



Já esta semana, na noite que completou a jornada oito, o Bayern teve excelentes noticias. O terceiro classificado Antas perdeu com o All Stars (2-5). Não se sabem grandes pormenores sobre o jogo, apenas que o All Stars levou os seus três reforços. Nenhum deles marcou é certo, sendo a estrela do jogo o já conhecido Diogo (Nº11) com três golos.
Logo a seguir, ambém o segundo classificado, Amigos FC, perdeu o jogo, ficando agora o Bayern com seis pontos de vantagem.
O “Jota 04” levou três dos seis reforços inscritos e pelo menos um deles, o guardião Nelo, deve ser mesmo reforço já que foi o MVP. Ao intervalo já venciam por 3-0 e no fim ficou 6-4.


Na próxima jornada o Bayern defronta o vencedor da Supertaça e actual terceiro classificado, Antas Futsal.
Em caso de derrota, o Antas fica definitivamente arredado da luta pelo título, mas caso vença o campeão, o campeonato ganhará um interesse extra…
  



O Filme dos Golos ao minuto

6m     0-1     Defesa bávara desposicionada, apanhada em contra ataque. No dois para um sobre Zira, a bola é metida na ala esquerda e perante a saída de escocês, Bruno Santos empurra rasteiro para o golo.

7m     1-1     Contra ataque com Norberto e Zira a triangularem. O remate de Norberto é defendido, mas depois na confusão em plena área, Norberto consegue emendar.

12m   1-2     Diogo vai até à linha de fundo, pela direita. Tenta assistir um colega, mas acaba por ser Tiago (infeliz) a desviar para a sua própria baliza.

18m   2-2     Zira vai da esquerda para o meio e remata rasteiro.

19m   3-2     Norberto mete na paralela para Tiago. Este vai à linha e cruza para Domingues encostar ao segundo poste.


20m   4-2     Jogada de saída, que embora não saindo como no desenho, deu na mesma golo. Tiago no meio a lateralizar e Domingues sobre a direita a chutar forte para o golo.

21m   5-2     Tiago “dá o nó” junto à linha de fundo e assiste Domingues.

28m   5-3     Em superioridade numérica, é Zé Pinto quem aparece junto ao poste a empurrar para dentro.

31m   6-3     Zira ainda de muito longe. A bola é batida em jeito e rasteira e vai entrar junto ao poste mais distante.

36m   6-4     Zé Pinto conclui em golo um ataque de três para dois.

38m   7-4     A defender o 5 para 4, Zira rouba a bola no meio e embora desenquadrado, faz o remate para a baliza deserta.




A Estrela

Pedro Domingues – nota 8

Foi com um hat trick puro que virou por completo o jogo e garantiu ao Bayern uma vantagem decisiva, para depois ser gerida.
Foi o jogador “decisivo”… tornando-se de forma inesperada – dadas todas as condicionantes físicas dos últimos tempos – a estrela da partida.



Os outros bávaros

Brito e Tony – 6
Escocês e Litos – 7

Norberto, Zira e Tiago – 8