segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Gómitos!!!


Da braçadeira ao vómito, passando pelo golo

Uma tarde para Portero recordar. Os bávaros deram grande luta até 10 minutos do fim e mereciam bem melhor resultado. Depois houve um penalty não assinalado que colocaria o Bayern em vantagem… e a seguir tudo ruiu.



3º Torneio S. C. Nun’Álvares (atribuição de 7º / 8º lugar)
19 de Julho de 2015, 21,30 horas

Bayern Monchique, 2
Lutadores F.C., 7

Jogo no Pavilhão do Complexo Desportivo SCNA, em Recarei - Paredes

Bayern M. – César; Tony, Domingues e Tiago (1); Canhão.
Jogou ainda: Portero [cap.] (1).
TR: António Silva
Disciplina: Domingues (amarelo por atirar a bola para longe)

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-7




Demorou imenso tempo a sair esta crónica. O resultado foi altamente desfavorável e o tempo para escrever muito escasso. Seja como for, cá está ela, 17 dias depois, a ilustrar o ultimo jogo de uma época de excelente memória, que merecia um final melhor…

Para a discussão do 7º e 8º lugar apenas 6 bávaros se apresentaram ao serviço, o que levou à deslocação de Portero para a frente. E foi uma tarde de “sensações” fortes para Portero, com momentos altos e baixos, de resto à imagem do que tem sido a sua carreira pelos bávaros.
Começou logo com a honra de envergar a braçadeira de capitão, neste que foi “apenas” o seu 50º jogo, desde que se estreou a 23 de Fevereiro de 2008, ano em que foi aliás o “Guarda Redes do Ano”. No ano seguinte seria o “Bidão”…

Portero começou o jogo no banco e desde cedo se viu um Bayern muito personalizado. É certo que tinha dificuldades em chegar com perigo à baliza contrária, (afinal de contas a quadra em Recarei é tão comprida…), mas cá atrás trocava a bola com saber e à vontade, saindo com mérito das situações de pressão. O jogo parecia controlado e o adversário acessível. Bastaria paciência.

O primeiro golo apareceu a meio do primeiro tempo, em novo momento alto de Portero, acabado de entrar. O grande mérito foi de Domingues que no meio campo, encostado à lateral direita, meteu a bola pela linha e foi busca-la pelo lado de dentro, enganando o seu adversário. Depois foi só correr mais 3 ou 4 metros e perante a oposição do último defensor, endossar o esférico “redondo” para Portero do lado contrário. Este “só teve de encostar” na entrada da área, batendo o guardião com um remate em jeito, a meia altura.

Infelizmente o empate não tardou, numa jogada em que a defensiva foi frouxa, permitindo que o melhor jogador dos Lutadores percorresse muito terreno, numa posição de aparente pouco perigo, mas que rapidamente transitou para um remate caprichoso que surpreendeu César e companhia.

Ao intervalo o empate a uma bola penalizava o Bayern, que parecia ser mais equipa, perante um adversário que tinha “apenas” mais força e mais intensidade.


Para o segundo tempo o Bayern deparou-se com um adversário extra temível. Os raios de sol do fim de tarde, muito deitados, entravam pelas vidraças do pavilhão e cegavam César na baliza e os companheiros que tentassem defender, até à linha de meio campo. Não tardaria a fazer-se notar este handicap, com os Lutadores a fazerem o 1-2.
De pronto o Bayern chegou à igualdade, apenas 1 ou 2 minutos volvidos, com Tiago a marcar dentro da área, a passe de Canhão.

Depois o Bayern teve uma oportunidade de ouro para chegar à vantagem, mas a bola voltou a esbarrar na burrice dos árbitros e no braço de um defensor. Foi num remate de Tiago de fora da área, em que a bola foi travada pelo braço esticado de um defesa, dentro da área. Nenhum dos árbitros viu o lance, o que é impossível mesmo com o sol. Os protestos não adiantaram nada e o jogo prosseguiu. Duas jogadas mais à frente seriam os “da casa” a conseguirem o terceiro golo, num lance em que faltou uma falta a meio campo para cortar o mal pela raiz. A falta não aconteceu, nem aqui nem em toda a segunda parte… num retrato claro da tal falta de intensidade dos bávaros…

Depois do terceiro veio o quarto golo e no banco pediu-se um minuto para se travar a avalanche.
Domingues recebeu ordem para preparar o “cinco para quatro”, mas quando se encaminhava para o balneário para pegar numa camisola, teve de voltar para trás e entrar na quadra já que Portero havia desaparecido, deixando a equipa órfã de um elemento para o recomeço. Soube-se depois que estava a vomitar um “líquido tinto” que ingerira ao almoço e que com as correrias (a que não está habituado), tanta volta deu no estomago que acabou por sair.

Portero acabaria por voltar ao banco e ao jogo, já depois de “aliviado”, mas a história do jogo foi sempre a decair, com os bávaros sem força nem arte para contrariar a força contrária, abrindo espaços e dando azo à goleada.

O oitavo lugar final, apesar de curto, é ainda assim o melhor conseguido nestas três edições da prova…




A época dos bávaros terminou oficialmente a 25 de Julho. A oficina reabre a 19 de Agosto e a 29 (sábado) já será a doer, no torneio da FSU a realizar em Macieira da Maia.
A SuperLiga Masterfoot arrancará a 7 de Setembro. Já a 2ª época da Liga Power Futsal, ainda sem data de estreia anunciada, só deverá arrancar em Outubro…



A Estrela

Pedro Domingues – nota 6

O mais “equilibrado” entre os bávaros. Sem a velocidade e folia de Tiago, mas com a inteligência e sentido posicional que os muitos anos de bola lhe garantem. O golo de Portero é 90% mérito seu, após uma finta tão simples quanto surpreendente…  
Não fossem os últimos 10 minutos de jogo e todas as notas subiriam um (senão mesmo dois) valor(es).


Os outros bávaros

César, Tony, Canhão e Portero – 5
Tiago – 6


No Geral, Norberto sempre em nível altíssimo e sempre como MVP nos 3 jogos disputados, é o Bávaro de Ouro deste torneio.

Tiago (Prata) e Domingues (Bronze) completam as outras posições…

Sem comentários: