quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

3 x 3 = Topo



Com 3 vitórias em 3 jogos o Bayern voltou à “liderança”

Liderança partilhada mas em desvantagem para com os Dragões, mas se não fosse pela desistência do AD Germina, os bávaros seriam neste momento líderes isolados.


Liga Power Futsal (9ª jornada)
9 Janeiro de 2018, 21 horas

Bayern Monchique, 5
Amigos FC, 2

Bayern M. – Salvador; Nuno [cap.], Norberto (1) e Tiago (1); Litos.
Jogaram ainda: Adelino e Brito (3).
TR: António Silva
Suplente não utilizado: Domingues [GR]

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 1-0; 3-1; 3-2; 5-2


Vitória que assenta bem, embora por números comedidos. Os Amigos deram réplica interessante, embora muito desfalcados e apesar de conseguirem o empate a um e mais tarde, reduzirem para 3-2, nunca estiveram verdadeiramente em posição de discutir o resultado. Antes disso já o Bayern atirar ao poste por Nuno (aos 8 minutos da primeira parte) e por Brito (aos 4 minutos do segundo tempo.
Logo a seguir ao 3-2 Norberto repôs a vantagem de dois golos e foi já no último minuto que Brito fechou com “chave de ouro” e o seu hat trick, para mais tarde recordar.



O Filme dos Golos ao minuto

5m     1-0     Norberto rompe pelo meio da área. A bola sobra para Tiago que faz o golo.

16m   2-1     Golaço de Charuto que aproveita o espaço dado e engata uma “charutada” de pé esquerdo, desde a ala esquerda, até ao ângulo superior mais afastado.


18m   2-1     Tiago joga para Brito a pivot e este recebe e vira-se para o golo.


21m   3-1     Brito entrega para Norberto no meio e corta pra a área. Norberto contemporiza até meter a bola por entre dois adversários, na corrida de Brito, que faz o golo de pé esquerdo.

25m   3-2     Zé Costa aproveita um ressalto na área para reduzir.

26m   4-2     Canto de Brito na esquerda. Norberto aparece na frente da área, a desviar para a baliza de pé esquerdo.

39m   3-2     Canto de Norberto para trás. Brito com uma “sapatada” seca, mete a bola encostada ao poste mais distante.



A Estrela

Mário Brito – nota 9

Uma exibição de “encher o olho”, não só pelo hat trick e assistência, mas também pela vontade de “comer tudo” com que entrou em campo.


Os outros bávaros

Nuno – 6
Litos e Adelino – 7
Salvador, Norberto e Tiago – 8






Liga Power Futsal (jogo em atraso da 8ª jornada)
15 Janeiro de 2018, 23 horas

Antas Futsal, 4
Bayern Monchique, 6

Bayern M. – Salvador; Norberto (1), Brito (1) e Pedro (2); Litos [cap.] (2).
Jogaram ainda: Adelino e Taboada.
TR: António Silva
Suplentes não utilizados: Domingues [GR] e Tony

Ao intervalo: 2-0
Marcha do marcador: 2-0; 2-3; 3-3; 3-5; 4-5; 4-6


Resultado incerto até ao fim, como não podia deixar de ser entre estes dois ícones da Power Futsal. O Bayern entrou mal, com Norberto a forçar e a errar passes para o meio, enquanto Pedro tinha dificuldades em “controlar” a bola. Brito também não fez jus ao jogo anterior e a primeira parte foi de quase total anarquia, aproveitando o capitão Sérgio para dar vantagem de dois golos ao Antas. Nos bávaros não saia nada…

O segundo tempo foi bem diferente e para isso muito valeu a entrada forte dos bávaros. O golo na jogada de saída foi essencial e o empate apareceu logo de seguida. O “ascendente” na partida passava para o Bayern que não demorou muito a capitalizar de novo, passando pela primeira vez para a frente.

Apesar disso o Antas não se foi abaixo e num lance típico do seu modus operandi, meteu uma bola na frente e aproveitou algumas facilidades concedidas.

O Bayern não podia deixar fugir os Dragões e voltou a fazer valer a sua vontade, com o 3-4 por Norberto. Faltava pouco mais de 5 minutos para o fim e era preciso manter a vantagem, mas os bávaros já tinham cinco faltas.
O lance do 3-5 é o momento crucial do jogo. O Antas ficou-se a queixar de falta (a sexta) que provavelmente aconteceu mesmo, mas o árbitro não assinalou e Pedro ficou sozinho pra fazer o quinto golo.

Depois disso, o Antas lá teve direito a um livre sem barreira, mas Salvador não deixou Pereira festejar.
O Antas reduziu de facto, mas um minuto depois, em lance corrido, mas apenas para Brito repor os dois golos de diferença no ultimo minuto.



O Filme dos Golos ao minuto

6m     1-0     Sérgio finta Pedro e Norberto pela esquerda. Remata cruzado, Litos corta a bola, mas esta sobra para Pereira, que assiste Sérgio.

12m   2-0     Golaço de Sérgio a fintar dois adversários e a meter por cima de Salvador.


21m   2-1     Jogada de saída a sair na perfeição… ou quase. Pedro aparece na zona de finalização, mas a bola é rechaçada pela baliza de Ourives. Litos faz a recarga.

22m   2-2     Grande passe de Taboada para Pedro finalizar.

26m   2-3    Pedro segura a bola e deixa de calcanhar para Norberto, que assiste Litos ao segundo poste.

28m   3-3     Bola metida em volley para o ataque. Tiago Almeida vai em esforço e consegue tocar de forma acrobática para a área. Barreira adivinha onde a bola vai cair e faz o golo em zona frontal.

30m   3-4     Norberto recupera a bola e lança para Pedro correr. Perante um único defesa, Pedro assiste Norberto.

34m   3-5     Pressão de Pedro sobre o portador da bola. Rouba de Pereira que se fica a queixar e parte sozinho para o ataque, para bater Ourives.

37m   4-5     Golo de Sérgio a aproveitar uma bola perdida na frente da área.

39m   4-6     Passe de Norberto para golo de Brito.



A Estrela

António Taboada – nota 8

Pedro foi crucial com dois golos e duas assistências, mas foi a presença de Taboada que equilibrou a equipa na segunda parte, quer a defender, quer a atacar, catapultando o Bayern para a vitória.


Os outros bávaros

Adelino – 6
Salvador, Norberto e Brito – 7
Pedro e Litos – 8






Liga Power Futsal (10ª jornada)
17 Janeiro de 2018, 22 horas

All Stars Futsal, 1
Bayern Monchique, 5

Bayern M. – Domingues; Litos [cap.], Norberto (3) e Pedro (2); Tony.
Jogaram ainda: Leandro e Brito.
TR: António Silva

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-5


Dos três jogos este era o mais acessível à primeira vista, mas não deixou de ter o seu interesse. Primeiro porque demorou imenso até se quebrar a resistência inicial. Depois porque após o golo do Bayern, o All Stars empatou e o jogo foi para intervalo como tinha começado.

No segundo tempo o Bayern atinou. Antes mesmo de marcar ficou um penalty claríssimo por assinalar, após remate de Norberto ser travado pelo braço de um defensor. A arbitragem deu a habitual desculpa do “braço encostado ao corpo” e os bávaros acabaram por “ultrapassar” isso… mas como seria se fosse um jogo pela liderança?!?

Não foi preciso o penalty. Bastou Litos “apertar” o guardião, forçando a perda de bola e Pedro colocou o Bayern na frente. A partir daí foi só somar, sem olhar para trás…



O Filme dos Golos ao minuto

14m   0-1     Leandro mete para Pedro. Dentro da área pedro finta o guardião e assiste Norberto.

17m   1-1     Golaço de Fábio a meter a bola por cima de Domingues.


23m   1-2     Pressão de Litos sobre o guardião que tenta aliviar já fora da área. A bola bate no pé de Litos e sobra para Pedro que faz o golo.


27m   1-3     Brito bate forte. O guardião defende mas Pedro marca na recarga.

34m   1-4     Lançamento lateral. A bola vai para Domingues que lança rápido para Norberto. Este mete para Leandro na área que devolve a Norberto para o golo.

38m   1-5     Golo de Norberto a fechar.



A Estrela

Norberto Sousa – nota 8

Hat trick do melhor marcador dos bávaros e a exibição habitual a defender.


Os outros bávaros

Tony – 6
Domingues, Brito, Litos e Leandro – 7
Pedro – 8




Em suma, 2018 está a ser muito positivo. 3 Vitórias em 3 jogos, coisa que os rivais directos não se podem gabar. Pelo contrário, nestas 3 jornadas o Bayern ganhou 4 pontos aos Dragões, 5 aos Vedetas e 3 ao Antas.
Não fosse pela desistência do AD Germina, o Bayern lideraria agora com dois pontos de vantagem sobre os Dragões, como se pode ver nesta tabela.


Como está confirmada a desistência e visto que ainda não se atingiu a totalidade da primeira volta, todos os resultados serão anulados, pelo que Bayern e J04 ficam "a chorar", já que foram os únicos a vencer o Germina, “perdendo” assim 3 pontos. Já os Dragões perdem apenas um ponto e dessa forma, seguram a liderança, empatados mas com vantagem sobre o Bayern.

Sem comentários: