quarta-feira, 19 de março de 2008

O pragmatismo do Catenaccio


Torneio Homenagem à Curtes (3ª jornada)
15 de Março de 2008, 9,50 horas

Maritangus F.C., 0
Bayern Monchique, 0

Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Bayern M. – Ricardo; Tony [cap.], Rui e David; Canhão.
Jogou ainda: Cadu.
Suplente não utilizado: Arnaldo.
TR: Arnaldo Martins


Mais vale um “ponto” na mão, que três a voar.

Arnaldo já tinha avisado que sem Capi e Domingues teria de “pôr em campo o Catenaccio”. A afirmação nada tinha de pejorativo, reflectindo apenas a importância que a ausência de dois habituais titulares teria na estrutura táctica da equipa.

Pese embora a ausência dos dois míticos jogadores, a equipa deu provas de se aguentar nas “canetas”. O Bayern foi de facto pragmático! Apostou em garantir um ponto enquanto procurava com segurança e sem arriscar muito, conseguir os três pontos em jogo. É certo que não ganhou mas também não perdeu e a vitória até nem andou muito longe. Se ao menos Canhão tivesse acertado entre os postes naquele lance já pertinho do final, em vez de atirar ao ferro, a vitória por certo já não fugiria aos bávaros e a táctica de Arnaldo sairia premiada a cem por cento.

O jogo foi essencialmente equilibrado, com as equipas a respeitarem-se mutuamente, mas os bávaros tiveram um ligeiro ascendente sobre os adversários, que ainda beneficiaram da passividade dos árbitros. Pelo menos dois amarelos foram poupados aos homens do Hotel Porto Palácio e o mais castigado foi Cadu (o mais perigoso no Bayern).
Canhão teve o golo da vitória nos pés, mas atirou ao poste terminando o jogo empatado, numa divisão de pontos que não desagradou a ninguém. Ambas as equipas mantém acesa a aspiração pelo titulo.


A Estrela
Rui Cunha – nota 7
Numa equipa onde o trabalho do grupo é o expoente máximo, sobrepondo-se à qualidade das individualidades, é impossível não destacar uma figura neste jogo: Rui Cunha. Foi o pilar defensivo à volta de quem toda a equipa se organizou. Seguro e cirúrgico na defesa ainda tentou empurrar a equipa para a frente e foi dele a jogada mais bonita do jogo, quando rompeu pelo meio campo e disparou de pé esquerdo ao poste.
Todos os restantes companheiros tem nota 7.


Nas outras partidas…

Destaque para a goleada alcançada pelos Laranjinhas sobre a ARSQS (5-1), num jogo que deveria ser equilibrado entre rivais com os mesmos objectivos.
Além deste resultado também surpreendeu a derrota da Maternidade Júlio Dinis, num jogo que dominou mas que viria a perder por 3-2 contra o Hotel Meridien.
Sem grandes surpresas a APDL levou de vencida o Juventude Dream (2-0) fazendo valer a experiência do seu plantel e a CMP alcançou uma excelente vitória por 4-1 sobre o Hotel Ipanema.

A próxima jornada será uma das mais emocionantes de sempre, já que todos os jogos terão frente a frente equipas muito chegadas entre si na classificação, tais como Laranjinhas vs. Maritangus e Bayern vs. Maternidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

bom jogo, tactica bem elaborada e perfeitamente executada... o canhao é que continua a nao querer ser o Mvp . lolol

resultado que deixa tudo em aberto.


fez-se sentir a capacidade de liderança do "adjunto" lolol

mingues

Anónimo disse...

"A afirmação nada tinha de pejorativo..." Até tinha um bocadinho... :) mas fiquei agradavelmente surpreendido com a grande atitude de todos.
Foi daqueles que jogos que mesmo que tivessemos perdido não ia ficar triste.

O que fodeu mesmo tudo foi o adjunto. Íamos tão bem, empatámos logo... berra muito e protesta com tudo e todos. Pior só o Fichas! :)

Tony Silva disse...

Eu sei que tinha muito de pejorativo, mas não te levei a mal por isso e decidi junto com os meus capitaneados, dar uma resposta à altura!

Anónimo disse...

No Pes a resposta não esteve tanto à altura...