domingo, 21 de setembro de 2008

Defesa do título começou… ao ataque!

No arranque da nova competição, os bávaros não se limitaram a defender o que haviam ganho no passado, mas antes pelo contrário entraram ao ataque, marcando uma posição bem clara sobre aquilo que pretendem para este torneio. Marcaram uma posição e marcaram 10 golos numa exibição que primou pelas entradas muito fortes no inicio dos dois períodos e pela eficácia em frente à baliza.


Torneio Homenagem a alguém… (1ª jornada)
20 de Setembro de 2008, 9,50 horas

Bayern Monchique, 10
Ipanema Park Hotel, 2


Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Joaquim Neves e Tózé Ribeiro
Bayern M. – Portero; Tony [cap.], Norberto (3) e Domingues (1); Arnaldo (1).
Jogaram ainda: Brito (1), Cadu (1) e Nunes (3).
TR: Nuno Silva
Disciplina: Domingues (amarelo por mão na bola)
Ao intervalo: 5-1
Marcha do marcador: 4-0; 4-1; 9-1; 9-2; 10-2.


Organização à la Julio

Teve inicio este sábado a primeira competição da época 2008-09, ou se preferirem “pós-férias de Verão”. Mais uma vez a época dos bávaros começa com um Torneio do Júlio “Garganta”. Esta edição, da qual não se sabe identificar o número, volta a ter alguns motivos de interesse. É certo que o Bayern Monchique continua presente – já vai inclusive na 8ª participação seguida – e é certo que é considerado o favorito à vitória final, não fosse afinal o Bicampeão do certame. E pese embora o Bayern já tenha vencido 3 vezes e o entusiasmo já não seja o mesmo das primeiras participações, continua a ser um torneio que não é fácil de ganhar. Nenhuma competição o é e de entre 10 equipas participantes, há sempre 3 ou 4 que se destacam na luta pelo título.
Neste torneio – e agora chegamos aos motivos de interesse – vai estar presente um lote renovado de equipas, incluindo 3 estreias (Esegur Transportes, Fute 18-Eco e Juventude Pôr-do-Sol) e 2 que já não víamos há algum tempo, como é o caso da Esegur que se apresentou renovada e aparentemente mais forte e a Portugal Telecom, uma equipa que só cruzou uma vez o caminho dos bávaros, mas que foi o suficiente para deixar uma marca. Nesse torneio os homens da PT foram os únicos que conseguiram vencer o Bayern, mas felizmente os bávaros foram ainda assim campeões, sendo o primeiro de 5 títulos que o Bayern coleccionou até ao momento.

No fundo cabe ao Bayern saber combater o “síndrome de campeão anunciado” pois as equipas mais experientes como Maritangus e Laranjinhas, à partida aquelas que discutem o título com os bávaros, colocam-no nesse pedestal. Nuno Silva não terá portanto tarefa fácil no comando da equipa. Terá de saber gerir o favoritismo e motivar os seus pupilos. Ainda por cima corre o rumor e parece existir já uma petição online para que o Torneio seja em Homenagem ao treinador bávaro, visto que o mesmo ainda não tem designação oficial. A verificar-se será mais um ponto que as equipas terão contra o Bayern.

Na jornada de arranque voltaram-se a notar as dificuldades que a organização enfrenta habitualmente para ser… organizada. A equipa da Esegur Transportes (uma estreia) faltou à chamada, deixando os elementos do Maritangus a jogar sozinhos. Esperemos que até à segunda jornada tudo se resolva…


Muda aos 5, acaba aos 10

O jogo em si não teve grande história, sendo que a primeira partida do dia, entre Esegur e Laranjinhas foi bem mais equilibrada e interessante, com a vitória a sorrir nos minutos finais aos homens da segurança.

O primeiro “cinco” de Nuno não teve surpresas. Norberto emparelhou com Tony, Domingues e Arnaldo e o primeiro golo não demorou mais que um minuto a aparecer. A entrada dos bávaros foi muito forte e não espantou que aos 4 minutos já vencessem por 3-0 fruto de jogadas simples com troca de bola rápida e objectiva e índices de concretização a roçar a perfeição. Os bávaros jogavam dentro da área contrária com relativo à vontade, tão à vontade que começaram a perder golos por excesso de passes dentro da zona de finalização.
Por volta dos 10 minutos o ritmo afrouxou e aos 15 minutos Portero viu a bola entrar na baliza depois de um desvio de um companheiro, mas nesta altura já o Bayern havia marcado o 4º golo e até ao intervalo ainda marcaria o 5º.

A expectativa na segunda parte prendia-se com a ausência de Norberto que teria de sair por compromissos profissionais. O cinco inicial seria portanto necessariamente diferente, com Cadu atrás, no lugar de Norberto e Brito e Nunes a fazerem as vezes de Tony e Naldo, mas nem por isso o resultado foi diferente. Os bávaros marcaram logo aos 20 segundos na marcação de um canto e aplicaram a mesma dose da primeira parte com um parcial de 3-0 à passagem dos 3 minutos. O jogo endureceu um pouco, com algumas entradas esquisitas dos hoteleiros, mas o Bayern continuou no seu caminho. Boas trocas de bola e até pressão alta foram a receita para uma segunda parte ao nível da primeira. O jogo fora para intervalo com 5-1 e acabou naturalmente com 10-2.
Estreia muito positiva e auspiciosa de Capitán e arbitragem algo permissiva de parte da terceira equipa. Saúda-se ainda a presença de Brito, que teve de fazer mais de 100Km para estar presente!
Domingues estreou a multa (5,00 €) por levar cartões de forma estupida ou despropositada!


O filme dos golos ao minuto

1-0 (1m) Norberto recupera e entrega em Arnaldo que faz o golo.
2-0 (2’) Norberto rompe pelo meio, passa a Arnaldo e este mete na área. Domingues conclui de calcanhar, com a bola a fazer um percurso curioso até bater no poste e entrar.
3-0 (4’) Norberto combina com Arnaldo e conclui com êxito.
4-0 (10’) Dupla combinação entre Cadu e Norberto, com o ultimo a concluir.
4-1 (15’) Remate de longe a sofrer um desvio no calcanhar de Norberto e a trair Portero.
5-1 (15’) Norberto recupera uma bola e parte para cima da defensiva em zig-zag, concluindo com um remate fortíssimo de pé esquerdo que entra junto à trave.

6-1 (20s) Nunes recebe no meio, roda e desmarca Cadu pela esquerda. Este com tranquilidade bate o guardião.
7-1 (1’) Brito marca o canto para Nunes que aparece no meio do marasmo defensivo e encosta para a baliza sem dificuldade.
8-1 (3’) Triangulação com Domingues e golo de Nunes!
9-1 (10’) Cadu solicita Tony na direita. Este puxa para a linha de fundo e assiste para trás em Nunes.
9-2 (13’) O adversário aparece isolado perante Portero e marca.
10-2 (19’) Brito recupera no meio campo, furta-se a um jogador pela direita e remata forte ainda longe da área.



A Estrela
Norberto Sousa – nota 7

Uma parte bastou!

Teve de sair ao intervalo devido a compromissos profissionais, mas nos primeiros 20 minutos desmontou a defensiva adversária com uma assistência e três golos, abrindo o caminho para uma vitória fácil. Norberto tem o condão de jogar e fazer jogar e desta vez o Nº 9 até foi mesmo o matador de serviço.
Os outros jogadores

Portero e Tony – 6
Domingues, Arnaldo, Brito, Cadu e Nunes – 7

24 comentários:

Anónimo disse...

como alguem disse no final do jogo ( e nao fui eu!!) :

"como se costuma dizer, normalmente as equipas encontram-se na maxima força quando tem todos os atletas disponiveis.....mas ás vezes as equipas estao no seu melhor quando ha 1 jogador que nao pode jogar " :)

Anónimo disse...

Uma nota curiosa: 2 hat-tricks puros (Berto e Nunes) no mesmo jogo! Se não será inédito, deve andar lá perto... será que há estatística que confirme isto? :)

Excelente gestão de recursos humanos pelo mister Capi!

Anónimo disse...

Não se esqueçer:

amarelo: 5 euros

vermelho: 20 euros + castigo interno.

Tony Silva disse...

Eu diria 5 para o amarelo e 10 para o vermelho, mas apenas nas situações de estupidez evidente.
Não se deve penalizar alguém que levou um amarelo para não se sofrer um golo.

Anónimo disse...

Se o Canhão n for no sábado, podem contar comigo pra participar no comboiinho!

Anónimo disse...

la esta o naldo a escrever por mim outra vez.... fodassssss....

mas por acaso concordo.... heheheheheh

ahh... o video prometido...onde anda?

Anónimo disse...

os inqueritos estao cada vez mais bem feitos!

espero que o mister capi respeite o resultado!

Anónimo disse...

eu voto canhão titular.

Anónimo disse...

so pra lembrar:

Canhão melhor marcador do último torneio...

Anónimo disse...

Canhao nao vale votar 3 vezes !!!

Anónimo disse...

posso jogar na vez do canhao

Anónimo disse...

qq dia o canhão ainda me bate por pensar que sou eu que escrevo essas cenas....

lol...naldo continuo a espera do video.............................

Tony Silva disse...

É uma cabala!!!
Aliás são duas cabalas.
uma para denegrir a imagem do nosso melhor marcador no ultimo torneio e a outra a impedir o sucesso do Brito!!!

Anónimo disse...

O vídeo tem de levar bolinha no canto superior direito! É bem pior que a foto que ilustra este texto!

TONI NO BANCO!!!!! Fontes não oficiais avançam essa possibilidade para amanhã!!!

Tony Silva disse...

Bem, faltam 2 minutos para a urna fechar e está a ganhar a abstenção, visto que a maior parte dos cibernautas não sabem quem é o Canhão!
Espero que fiquem a saber a partir de hoje!

Quanto à possibilidade de eu ir para o banco, é algo que não me intimida. Aliás, devo dizer q eu gosto do banco. No banco é onde está o mister :)

Anónimo disse...

2-2... querem que vá pra semana?

Anónimo disse...

ja nem metem noticias nem nada...fogo..... quer dizer...so pk nao tem uma foto minha deste fim de semana nao se mete nada..... nem o video....nem a foto a dar graxa ao mister....

:)

abraço

Anónimo disse...

Brito, comigo és titularíssimo.

Anónimo disse...

Com o Capi, todos são titulares, fdx!

Anónimo disse...

ate o canhão?

Anónimo disse...

sim brito....ate o canhao foi titular....

Anónimo disse...

sinto que nao tenho capacidade para ser titular nem jogar muito tempo, mister p.f. meta-me a jogar quando o jogo ja tiver decidido.

João Paulo Silva disse...

Caros amigos,
boa noite.

O meu nome é João Paulo e sou um dos jogadores da Juventude Pôr do Sol.

Primeiro queria deixar aqui uma enorme palavra de reconhecimento pelo vosso desportivismo. É, certamente também por isso, que ganham muitas vezes.

A segunda referência para o vosso site e o vosso blog. Bom. Parabéns. Também nós estamos num blog - http://juventudepordosol.blogspot.com.

A terceira vai para uma correcção - nós somos uma das equipas mais antigas no torneio do Sr. Júlio... ainda do tempo em que vocês não entravam hehehe

Ou seja, não somos uma estreia.

Um abraço,
JP

Anónimo disse...

rectificação: a escola Francisco Torrinha não é uma escola secundária e sim uma escola básica de segundo e terceiro ciclos.