quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A Preto e Branco

Bayern salta uma posição na tabela mas continua a 6 pontos da liderança

Um jogo de contrastes com os bávaros a alternarem entre um ataque colorido e profícuo e uma defesa cinzenta e permeável.





Liga SuperFutsal 2009/10 (8ª jornada)
18 de Dezembro de 2009, 23,00 horas

Black & White, 4
Bayern Monchique, 6


Jogo no Pavilhão Municipal de S. Pedro da Cova
Bayern M. – Calado; Brito (1), Nuno [cap.] (1) e Norberto; Pedro (3).
Jogaram ainda: Domingues (1), Arnaldo e Tony.
TR: Tozé Ribeiro

Ao intervalo: 3-3
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 3-2; 3-5; 4-5; 4-6


Calado estreou-se na baliza bávara, posição que não lhe é estranha nos treinos do Bayern, pondo fim a uma ausência dos jogos oficiais de quase quatro anos, desde 2 de Janeiro de 2006(!). Um regresso que é na realidade o maior hiato registado entre todos os jogadores que já envergaram esta camisola. Uma aparição pontual de Calado para colmatar a ausência do habitual guardião, mas que não se saudou por muito positiva. Calado terá acusado alguma responsabilidade e acabou por não ser uma mais valia, nem sequer era isso que se lhe pedia, mas naqueles lances em que um guardião poderia brilhar, não conseguiu fazê-lo.
Seja como for o Bayern deu sempre a sensação que poderia superar qualquer contratempo neste jogo, inclusive o facto de começar com um cinco pouco comum e no qual poucos treinadores de bancada apostariam, fazendo coabitar três fixos e um ala. E essa sensação provinha da facilidade com que os bávaros chegavam à baliza contrária. O Bayern marcou aliás logo na jogada de saída e mesmo depois de sofrer o empate voltou no recomeço a conseguir marcar da mesmíssima forma.
A contrastar com o ataque que até parecia fácil, estava uma defesa desarrumada e cheia de buracos onde os alvi-negros conseguiam penetrar livremente e com à vontade suficiente para fazerem o 2º e 3º golos em pouco tempo.
Um novo empate não demorou muito mas a tremedeira na defensiva bávara só parou com a entrada de Domingues e Arnaldo e mais tarde de Tony, que trouxeram mais entrega ao jogo.

Na segunda parte o filme foi bem diferente. O Bayern continuou a marcar, com destaque para o inesperado (?) remate de Domingues mas o Black & White já não o conseguiu fazer com a mesma frequência. Os bávaros retiraram o tapete vermelho para a sua baliza e destacou-se bastante Oliveira, o guardião contrário, que defendeu quase tudo.
A fechar contagem e a sossegar as hostes de Monchique, numa altura em que os pretos e brancos tinham reduzido a diferença para apenas um golo, esteve Nuno que marcou o 6-4 após livre de Norberto. Minutos antes o capitão bávaro já havia de resto falhado incrivelmente junto ao segundo poste o golo que faria o 6-3.

Não foi o jogo nem o resultado que a SAD bávara desejaria para esta quadra natalícia. Quem antes duvidava que o Bayern terá capacidade para subir ao “nível seguinte” e partir para o ataque aos primeiros lugares no próximo ano… continuará na dúvida, já que a resposta da equipa não foi cabal, como se esperaria.


O filme dos golos ao minuto

0-1 (20s) Na jogada de saída Brito toca para Pedro e este dá para traz para Nuno. O capitão entrega em Norberto e este mete em Brito na frente que coloca ao segundo poste onde Pedro faz o golo.
1-1 (4m) Livre sobre a direita. Não entrou à primeira mas Ivo marca à segunda.
1-2 (5m) Fotocópia do 1º golo mas com alteração nos protagonistas. Desta feita é Pedro a assistir Brito.
2-2 (6m) Uma boa triangulação com Ivo a aparecer sozinho na área e a bater o redes.
3-2 (9m) Brito falha um passe originando um contra ataque de 2 para 1. Calado hesita na saída mas ainda toca a bola após o remate de Coimbra, só que a bola acaba por ir na mesma para dentro da baliza.
3-3 (13m) Passe de Domingues e conclusão de Pedro.

3-4 (25m) Norberto recebe e roda na posição de pivot. Domingues acorre ao lance e apanhando a bola à sua disposição arranca um remate de bico fazendo a bola entrar junto à barra superior da baliza.
3-5 (30m) Norberto finta para a esquerda, vai à linha e cruza para Pedro marcar à boca da baliza.
4-5 (35m) Contra ataque de dois para um e depois dois para zero com Hugo Madaleno a finalizar, sem hipóteses para o desamparado Calado.
4-6 (38m) Livre quase junto à linha de fundo do lado esquerdo. Norberto assiste inteligentemente Nuno ao segundo poste e este fecha o resultado.



A Estrela
Pedro Sousa – nota 8

O Mister pediu e Pedro “deu o passo em frente”. Não foi aquela exibição de encher o olho mas os 3 golos marcados a juntar ainda a uma assistência foram importantíssimos para a vitória e marcaram o regresso da veia goleadora.


Os outros bávaros
Calado – 5
Nuno, Brito, Domingues, Arnaldo e Tony – 6
Norberto – 7



Monte Aventino distancia-se e vai “passar o Natal... à Lua”

Foi a ultima jornada do ano, na semana anterior ao Natal. Nesta época é costume as pessoas irem “passar o Natal à terra” mas na LSF quem fica na Terra é o Vai Avante, Real, S. Vicente, Bayern e Sol Nascente, já que a equipa que comanda a Liga, o G.D. Monte Aventino, agora com quatro pontos de avanço, parecem ser de “outro mundo”.
É a única equipa que ainda não perdeu qualquer jogo. Com apenas um empate no seu portfolio quase impecável, curiosamente contra a equipa Black & White, os seus responsáveis andarão por esta altura na lua. Apesar de crentes no valor da equipa, por certo não contariam estar com semelhante avanço no topo da liga.
Nesta jornada viram o seu avanço pontual alargar-se já que o Real Portvscale tropeçou em casa contra os actuais campeões.
O outro beneficiado desta jornada é mesmo o Bayern Monchique que salta uma posição para o 5º lugar, após a derrota do Sol Nascente com o S. Vicente.



Resultados (8ª jornada):
Parceiros 0-0 TRFL United
Real Portvscale 2-3 Vai Avante
Juventude 0-3 União
Sol Nascente 0-4 S. Vicente
Matosinhos 1-5 Monte Aventino


Próxima jornada (de 4 a 9 Jan.):
4 (22:00) Vai Avante – Parceiros
6 (22:30) Bayern – Matosinhos
8 (21:00) União – Black & White
8 (23:00) S. Vicente – Real
9 (23:00) Monte Aventino – Sol Nascente

O jogo grande é sem dúvida o confronto entre S. Vicente e Real Portvscale. Na época passada o real venceu em casa do rival mas este ano a história poderá ser diferente. Um jogo de tripla para acompanhar em directo em S. pedro da Cova, ou com o rádio colado à orelha.

O primeiro jogo da jornada leva Os Parceiros a casa do Vai Avante. Os Parceiros a debaterem-se com algumas ausências por lesão e com 3 jogadores castigados, incluindo o seu goleador Serginho e o capitão e organizador de jogo Fernando Jorge, deverão assim ser presas fáceis para os actuais campeões. Goleada em perspectiva?!?!

O Bayern recebe em casa o antepenúltimo classificado e só terá de confirmar o seu favoritismo, embora a tarefa possa não ser tão fácil quanto isso, já que os Matosinhenses têm dado sinais de recuperação e deverão ver o plantel reforçado nesta reabertura de mercado, nomeadamente no sector que mais doresde cabeça tem dado, a baliza.

A União recebe em Esmoriz o Black & White, em jogo de “aflitos” que deverá ser muito equilibrado.

Para o fim da jornada os líderes recebem o Sol Nascente num jogo de tripla mas com ascendente nas apostas para os da casa. Será que os “putos” do Sol Nascente conseguirão sacar pontos e quiçá uma vitória em casa dos “tigres”?



O fim da primeira volta ainda trará muito calor às quadras!

Depois desta haverão ainda mais duas jornadas até se completar a primeira volta a 30 de Janeiro com um grande Monte Aventino vs. Bayern Monchique a fechar esse ciclo em grande estilo.
Destaque ainda para os jogos Real Portvscale vs. Monte Aventino a 11 de Janeiro e Sol Nascente vs. Bayern Monchique a 16, para a 10ª jornada.
E na última jornada um Sol Nascente vs. Vai Avante a 29 de Janeiro, com influência directa na classificação do pelotão da frente.

3 comentários:

Tózé 'o mister' disse...

o mister Toze deseja a todos os seus atletas um feliz Natal e um prospero ano novo 2010!!!
P.S. : e que o ano novo deiavos mais garra para o resto do campeonato.

ALVORADA CF disse...

O ALVORADA CF DESEJA AO AMIGO BAYERN MONCHIQUE UM SANTO NATAL E UM ANO 2010 CHEIO DE VITÓRIAS.
www.alvoradacf.tk

Anónimo disse...

I consider, that you commit an error. I can prove it. Write to me in PM, we will communicate.