quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A magia do Nº 10

Chumbo foi o mágico da equipa e Brito o seu eficaz partenaire!

O Bayern foi eficaz num jogo sem muitas oportunidades, ocupando sempre uma posição mais confortável que o adversário durante a partida. Na baliza esteve um guardião inspirado e tranquilizador que deu à equipa a segurança necessária para garantir os três pontos. Nesta deslocação muito difícil a uma casa que bem conhece, os bávaros mostraram que estão preparados para o que aí vem. Vitórias sofridas haverão muitas, é preciso é que continuem a valer 3 pontos. Quem alguma vez foi campeão sem sofrimento que atire a primeira pedra!


Liga SuperFutsal 2010/11 (2ª jornada)
19 de Outubro de 2010, 22,30 horas

Reforços D’Inverno, 2
Bayern Monchique, 3

Jogo no Pavilhão da Académica, em S. Mamede


Bayern M. – Chumbo; Domingues, Taboada (1) e Cadu; Canhão.
Jogaram ainda: Brito (2), Litos e Tony [cap.].
TR: Tozé Ribeiro

Ao intervalo: 0-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-3; 2-3.



Sabia-se que seria um jogo difícil. Da convocatória saíram Nuno, Pedro e Arnaldo por indisponibilidade e Tony substituiu à última da hora Pascoal que não pôde estar presente. Brito chegou em cima da hora e “comeu banco” por isso. Os bávaros começaram com Taboada, Cadu e Domingues, mais Canhão a pivot. Os dois primeiros minutos foram do Bayern, embora apenas a trocar a bola, sem causar perigo. Já os três, quatro minutos seguintes foram dos reforços que conseguiram chegar à baliza de Chumbo com perigo. Este no entanto foi mostrando agilidade e atenção, respondendo a preceito.
O Bayern só chegou ao golo a três minutos do intervalo, numa altura em que o jogo era perfeitamente equilibrado.

Na segunda parte o equilíbrio de forças manteve-se e o próprio resultado “equilibrou-se”, com o empate dos Reforços logo aos dois minutos. Um golo algo feliz, mas também merecido.
Há jogos em que estes golos parecem valer por dois, tal o peso psicológico que por vezes carregam para as equipas. Não foi o caso! Os bávaros não se deixaram abater. Obviamente era um jogo de tripla e o jogo estava mesmo naquele período de decisão, em que um qualquer lance poderia ditar a vitória de uma ou outra equipa. Aí o Bayern foi mais feliz, ou mais eficaz se preferirem e em dois minutos ganhou vantagem preciosa. Primeiro num grande remate de Brito que abanou as redes e a confiança dos contrários e depois num golo de penalty, novamente por Brito.
A vitória parecia já não fugir, tudo dependendo de uma boa gestão por parte dos bávaros. O golo do RDI quatro minutos volvidos, mais não foi que um justo prémio para os homens da casa, que assim perderam apenas pela margem mínima, mas ainda colocou pressão nos bávaros. O RDI ainda teve oportunidades de marcar depois disso (e lembramos aqui um lance em que Telminho acaba por colocar demasiado a bola para evitar a saída de Chumbo, vendo esta sair ao lado), mas nesta altura o empate já seria algo injusto para o Bayern. Cadu também teve um bom lance individual, entrando pela área, mas viu o guardião Xixas cortar à queima.

Foi um bom teste para o Bayern que para a semana recebe o campeão no Choradinho. Como nota de rodapé, resta dizer que o departamento técnico da equipa não dorme e já prepara novas formas de estudar e melhorar o comportamento da mesma.
Neste jogo foram registadas a quantidade de perdas de bola dos bávaros. Os dados ainda não são nesta altura totalmente fiáveis, mas do que foi possível registar, destacou-se negativamente Taboada que perdeu cinco bolas durante o encontro. Seguiu-se Litos com três perdas de bola, Canhão, Tony e Brito com duas e Cadu com uma. A Domingues não foi registado qualquer “turn-over” durante o encontro!
É claro que estes dados reportam-se apenas a número de perdas de bola. Não se podem tirar grandes ilações quando não se sabe por exemplo quantas vezes a bola passou pelos pés de Taboada, ou quantos minutos jogou Litos (que foi dos mais utilizados) em comparação com Tony (que foi o que menos tempo esteve em campo). O sistema será afinado a curto-médio prazo…



O filme dos golos ao minuto
Não se esqueça de ver o resumo do jogo na Bayern TV
0-1 (17m) No meio campo Tony recebe no centro e devolve para Taboada na direita, cortando de imediato para a baliza. Encostado à linha, Taboada finta muito bem um adversário e fica com espaço para progredir. Ao aproximar-se da área, sai-lhe um defesa ao caminho. Com Tony a aparecer ao segundo poste, Taboada antes por um remate rasteiro que passa o defesa e o guardião, até acabar no fundo das redes.


1-1 (22m) O que podia ser um lance de golo para os bávaros transforma-se no golo do empate. Brito perde uma bola a meio campo, quando se preparava para se isolar. Embora fosse nesse momento o homem mais avançado da equipa, a perda de bola aqui apanhou os seus colegas desposicionados. Pedro Maia recuperou a bola no meio campo, tocou para a direita num companheiro que foi quase à linha fazer o remate. Chumbo não conseguiu a intercepção e a bola foi bater caprichosamente no poste mais distante, surpreendendo Taboada com a sua trajectória para o coração da área onde o Maia completou.

1-2 (27m) Tudo começa num remate frontal de Brito, pouco à frente do meio campo. O redes defende e tenta colocar por alto no ataque. Litos corta de cabeça, deixando logo a bola à disposição de Brito que apenas teve de se enquadrar com a baliza. O remate sai de bico, com aquele efeito à Brito, sensivelmente da mesma distância que o anterior, mas descaído sobre a direita. Belo golo, com potencial para melhor da jornada…

1-3 (29m) Um minuto volvido e Litos é ceifado na área. Lance claro como se pode ver nas imagens. Começa numa recuperação de bola inteligente por parte de Domingues, aproveitando a falha do capitão Mário Costa. Fez então um compasso de espera e tocou para Litos que entrou na área. Na altura de receber com o pé direito, sofre um toque na perna esquerda que o deita ao chão.
Na marcação do penalty Brito escolheu o seu lado direito, colocando a bola junto ao poste, à altura do joelho, mais em jeito que em força.

2-3 (33m) Incursão de Telminho da direita para a esquerda. Entrega na esquerda em Hugo Oliveira que penteia a bola e remata, com o esférico a passar por Chumbo e a entrar juntinho ao primeiro poste.



“Gordo tá bem, mas feio é que não!”

Mexeram com a fera, agora vão levar com ela…

Existe um ditado brasileiro que diz “não cutuca a onça com vara curta”, a modos que a dizer se te vais meter com a fera, é bom que estejas longe dela, porque caso contrário ela vai se virar a ti.
Ora a fera aqui é nada mais nada menos que o Chumbo, que se enfureceu ao ler as palavras pouco corteses do auto proclamado mister Nº 1 do FFA, Aurélio Pereira. Se por um lado o mestre (?) dos mind games foi elogioso nos seus comentários, atribuindo a Chumbo toda a responsabilidade da vitória, por outro lado foi parvo e deselegante (o mesmo é dizer que foi igual a si próprio), quando se referiu ao nosso menino Hugo, como sendo "gordo e feio".É sabido que a “vara” do Aurélio é mesmo curta. Quem o ouve falar ou lê o que ele prolificamente escreve, cria uma imagem que pouco tem a ver com a realidade. Inevitavelmente acaba-se desiludido quando se vê as prestações da sua equipa. O velho mestre dos jogos psicológicos fala como se fosse o Mourinho e treinasse o Real Madrid, comprando guerras com tudo e todos, sem olhar a quem e sem o principal, a vara comprida.
No momento da verdade a equipa dificilmente cumpre com as expectativas. Fica sempre “curta”. Qualquer equipa ficaria, pois as fasquias são sempre demasiado altas e o engraçado é que a culpa é sempre dos jogadores, nunca é do mister…
Mesmo que treinasse o Barcelona, a culpa dos insucessos seria sempre do Iniesta porque faltou a um treino, do Messi porque foi jogar pela selecção ou do Xavi porque a namorada não o larga…


As escolhas de Domingues

A Estrela
Hugo “Chumbo” – nota 8

Numa coisa temos de dar razão ao Aurélio. O Chumbo foi mesmo o melhor em campo, com uma dezena de intervenções de grau médio, mas que revelaram a sua concentração e rapidez de movimentos. Com o Nº 10 nas costas, não foi ele que marcou golos ou abriu espaço para os companheiros, mas foi ele quem segurou as pontas em alturas que um golo dos contrários poderia ter mudado a história do jogo.

A questão que se põe agora é como será o encontro entre estes dois?
Será que o bicho vai pegar?
O jogo entre Sol Nascente & Bayern terá lugar apenas em finais de Janeiro, pelo que por essa altura pode o Aurélio já ter ganho juízo… ou pode já nem estar na equipa. O Natal não lhe costuma correr muito bem…


Os outros bávaros
Taboada, Brito e Litos – 7
Domingues, Cadu, Canhão e Tony – 6

Mister Tozé = nota 7

4 comentários:

Feliciano Lima disse...

Que tal nota 10 ao "cameramen"?
Para mim sem duvida nota máxima ao Redes do Bayern

mingues disse...

"A Domingues não foi registado qualquer “turn-over” durante o encontro!
"

é o que digo sempre, para resolver estao lá 2 ou 3,os outros tem de fazer o seu trabalho sem muitas falhas.

nokas disse...

O cameranem não pode levar 10 porque se esqueceu das pilhas :) Leva apenas 9,5! :)

ACF disse...

A equipa do nosso "cameraman" Feliciano Lima venceu esta tarde o KafeKina por 5-2 e garante corrida ao titulo tão desejado. ver mais no site: www.alvoradacf.pt.vu