sábado, 4 de dezembro de 2010

“Meteste-me no olho!”


Foi a afirmação do aniversariante quando viu a prenda que o Brito lhe reservara para o final do jogo.
O bolo de aniversário e a cara borrada do Capi foi mesmo o ponto alto da noite, já que a exibição dos bávaros deixou algo a desejar. Primeira parte muito fraca, com ligeiro ascendente para o Tarrafal onde valeu a estrelinha da “fortuna” e uma segunda parte que parecia querer corrigir a primeira, mas que na ponta final se deixou cair em stresses desnecessários, complicando o que já estava fácil.



Liga SuperFutsal 2010/11 (6ª jornada)
1 de Dezembro de 2010, 22,30 horas

Bayern Monchique, 5
TRFL United, 2

Jogo no Pavilhão do Choradinho, em Freixieiro

Bayern M. – Chumbo; Chiki (1), Nuno [cap.], Taboada (1) e Pedro (2).
Jogaram ainda: Arnaldo (1), Brito e Canhão.
Suplente não utilizado: Domingues [GR]
TR: Tozé Ribeiro

Disciplina: Arnaldo (amarelo por agarrar adversário)
Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 5-1; 5-2.


Facto importante para este jogo, pela primeira vez Domingues não jogou. Esteve sentado no banco mas… como guarda redes suplente. Quem voltou a repetir presença e são os únicos totalistas, foram Chumbo, Brito e Taboada. Tozé surpreendeu com Chiki no cinco inicial no “lugar de Brito”, mas o Bayern apresentou-se amorfo. Pedro ainda tentou dar o mote com uma finta para o centro e remate certeiro de pé esquerdo, mas o remate saiu “demasiado certeiro” resvalando no poste. Pouco depois o mesmo Pedro podia ter dado uma “prenda” ao Nuno que estava isolado ao seu lado mas optou pelo remate e o perigo perdeu-se. O TRFL respondeu com lances perigosos e remates que pecaram por passar ao lado do alvo, enquanto Chumbo ía resolvendo aqueles que iam mesmo à baliza.
Ainda antes do golo inaugural, foi Chumbo e depois Pedro a dois tempos a impedirem o golo de Joqinha.
Demorou muito até aparecer o golo e foi Arnaldo a cinco minutos do fim da primeira parte que o marcou, reencontrando-se finalmente com os golos, ele que não havia ainda marcado esta época. O peso que lhe saiu do corpo foi evidente nos festejos para a câmara, nem se apercebendo que estava em frente ao banco adversário, o que é de evitar.
Respondeu quase de imediato o Tarrafal com um grande remate de Nandinho a repor a igualdade mas logo apareceu a “estrelinha” (…de campeão?!?) a alumiar os bávaros que viram um frango de Raul ditar a vantagem ao intervalo.

Na segunda parte Chiki marcou cedo o golo da tranquilidade e depois foi Taboada a aumentar a vantagem para três golos. Pelo meio Arnaldo viu o cartão amarelo por agarrar Nandinho que partia para um contra ataque com potencial ameaçador.
Mais tarde seria Pato a ver o amarelo pelo mesmo motivo…
O jogo estava nesta altura decidido e os bávaros podiam ter embalado para um resultado mais avolumado, mas não o quiseram ou souberam fazer.
Apenas Pedro conseguiu amealhar mais um golo (já leva 10) num belo trabalho individual que não surpreende e depois disso os bávaros “perderam-se“ um pouco, dando lugar à reacção do adversário. Primeiro com Chumbo a permitir com a colaboração de Taboada que os contrários beneficiassem de um livre à entrada da área, por atraso ao redes e depois com Nuno a fazer a sexta falta da equipa, ao abordar um lance pelo lado errado.
Foi de resto no seguimento dessa sexta falta que Joqinha reduziu no livre sem barreira.

Esta foi a 55ª vitória de Tozé em 88 jogos pelo Bayern, a dois dias de completar 47 anos. Parabéns ao mister!


O filme dos golos ao minuto
1-0 (15m) Triangulação entre Pedro e Chiki a sair da pressão contrária, com o ultimo a correr com a bola dominada de uma área à outra. Ao chegar à área, com um adversário a “roer-lhe os calcanhares” e outro a tapar-lhe o caminho, Chiki entrega em Arnaldo que domina a bola com a sola e mete-a por entre as pernas de Raul.

1-1 (17m) Chiki tenta passar junto à linha mas perda a bola para Nandinho. Este avança pela direita com a companhia de um colega no centro e aproveitando bem a momentânea situação de 2 para 1, Nandinho opta pelo remate forte, fazendo um grande golo com a bola a entrar forte no ângulo superior mais distante.

2-1 (18m) Lançamento lateral de Chiki para Pedro. Este pára a bola e de repente, sem preparação, remata à baliza e vê a bola passar por entre as mãos de Raul, junta ao solo que é muito mal batido.


3-1 (22m) Recuperação de bola do Chiki, quando a o Tarrafal tentava sair rápido para o ataque. Rapidamente dá um passo à frente para se enquadrar com a baliza e manda um bico indefensável.

4-1 (27m) Brito tenta desmarcar Canhão mas Nandinho corta a bola. Caprichosamente esta vai para Taboada que chuta forte ainda bem fora da área. Raul vê-se surpreendido pela prontidão e força do remate e vê a bola passar-lhe por entre as pernas.

5-1 (36m) Lançamento lateral de Taboada para Pedro junto à linha. Com um toque Pedro puxa a bola para dentro, conseguindo passar pelo meio dos dois defesas e depois perante a cobertura de Raul, volta a fazer o mesmo movimento e finalizando com o pé esquerdo.

5-2 (39m) Na marcação do livre de 10 metros, Joqinha remata e a bola passa por baixo de Chumbo que quase conseguia travar o remate.



A Estrela
Ricardo “Chiquilin” Santos – nota 7

Ao décimo jogo pelos bávaros atingiu finalmente o estatuto de Melhor em Campo, confirmando os predicados que nunca deixou de evidenciar desde o primeiro dia.
O Bayern já leva 24 golos marcados, sendo que 6 deles (um quarto) foram a passes de Chiki e isto em apenas 3 jogos que cumpriu.
Apenas lhe apontamos um erro em toda a partida, no lance que acaba por ditar o golo do empate a uma bola… mas rapidamente se redimiu.
Às assistências para o 1-0 e o 2-1, juntou ainda o seu primeiro golo na prova. Um golo (o do 3-1) que deu a tranquilidade necessária à equipa para enfrentar o resto do jogo com outra segurança.



Os outros bávaros

Chumbo, Nuno, Taboada, Arnaldo, Brito e Canhão – 6
Pedro – 7

Mister Tozé: nota 6


Grupo da frente cada vez mais “magro”


Sabia-se que a jornada era propícia a alterações no grupo da frente. O jogo que abria esta 6ª etapa da liga era entre Vai Avante e AC Gaia e o resultado veio dar razão a quem esperava… alterações. O empate a 2 golos atrasou os campeões de S. Pedro da Cova e deixou o AC Gaia ainda mais um bocadinho afastado dos líderes.
Alheio a isto a equipa do FC Matosinhos manteve-se na rota do titulo, ainda que a custo perante um RDI que teima em passar ao lado da primeira vitória…

2 comentários:

Tony Silva disse...

Bom bolo...

nokinhas disse...

Razoável, à semelhança da exibição :)