sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bem positivo


IV Torneio Gondomar Coração de Ouro
Pavilhão Gimnodesportivo de Foz do Sousa
15 de Setembro de 2012

 

(1ª jornada Grupo A - 9 horas)

A.F. Avanca, 1
Bayern Monchique, 1

Bayern M. – Chumbo; Taboada e Norberto; Cadu e Tony.
Jogaram ainda: Nuno [cap.] (1), Leandro, Domingues e Hugo.
TR: Arnaldo Martins

Marcha do Marcador: 1-0; 1-1

Típico início de torneio com as equipas numa toada inicial muito morna. O jogo rapidamente acelerou, com as equipas a conseguirem chegar às balizas com maior facilidade. O “Avanca”, 4º classificado da última edição, criava perigo por intermédio de Gonçalves, que parecia ganhar todos os ressaltos de bola. Num desses lances conseguiu mesmo entrar na área e desfeitear Chumbo.
Carregou então mais o Bayern na busca pelo empate que chegaria através de uma solicitação de Norberto para Leandro, a toda a largura do ataque. Leandro meteu de primeira para Nuno no lado contrário e este fez o golo.

O empate final foi justo e aceitável. Seriam os jogos com os “Palankas” a decidir quem venceria o grupo…
 

MVP: Chumbo (nota 7)
Acordou cedo e foi a jogo. Atento nos remates de fora e eficaz nas saídas da baliza quando os colegas deixavam por entre ressaltos passar o mais perigoso dos “vareiros”. No golo sofrido foi atraiçoado pela defensiva (Taboada?) que deixou escapar o adversário…
Todos os (outros) bávaros nota 6.

 

 
(2ª jornada Grupo A – 12,20 horas)

Bayern Monchique, 3
Palankas, 0

Bayern M. – Chumbo; Taboada (1), Norberto (1) e Nuno [cap.] (1); Domingues.
Jogaram ainda: Hugo, Leandro, Tony e Arnaldo.
TR: Arnaldo Martins

Já depois de perderem 1-0 com o “Avanca” a meio da manhã, os “Palankas” voltaram a apresentar-se com apenas 5 jogadores para o jogo com o Bayern. Também por isso, mas não só, não foi difícil aos bávaros vencer e convencer, garantindo a passagem aos quartos final como 1º classificado do grupo, evitando assim um adversário teoricamente mais forte, como se comprovou mais à frente.
Com exibição de luxo de Norberto já deu para a equipa se libertar um pouco da tensão do torneio.

MVP: Norberto (nota 8)
Duas assistências à Norberto e ainda abrilhantou com o seu golo. Tudo isto em 20 minutos.
Chumbo com nota 7 e todos os (outros) bávaros nota 6.

 

 

(Quartos de final – 14,30 horas)

Bayern Monchique, 1
G.D.R. Arroteia, 0

Bayern M. – Chumbo; Leandro, Norberto (1) e Nuno [cap.]; Cadu.
Jogaram ainda: Hugo, Domingues e Tony.
TR: Arnaldo Martins
 
Já sem Taboada mas com Cadu de volta, o jogo acabou por ser mais difícil do que eventualmente se esperaria. O “Arroteia” com uma equipa baseada nos melhores atletas do “Sol Nascente”, conseguiu equilibrar sempre a partida, valendo ao Bayern o golo de Norberto, em recarga a uma jogada individual de Cadu. 
Depois disso o Bayern foi uma equipa compacta que soube sofrer a natural pressão dos contrários, mas sem nunca vacilar.

Objectivo conseguido! Esta vitoria colocou o Bayern no top 4 e garantiu o acesso a mais um jogo, independentemente do resultado da meia final que se realizaria no fim da tarde.

MVP: Chumbo (nota 7)
Voltou a ser determinante no período de maior assédio dos contrários, depois do Bayern chegar à vantagem.
Todos os (outros) bávaros nota 6.

 


(Meia Final - 19 horas)

Bayern Monchique, 0
Juventude Portuense, 2

Bayern M. – Arcádio; Nuno [cap.], Leandro e Cadu; Canhão.
Jogaram ainda: Hugo, Domingues e Tony.
TR: Pedro Domingues

Na meia-final a tarefa era complicada. Além do adversário ser potencialmente o mais forte até ao momento, também o Bayern já não contava com Chumbo e Norberto. Para “dar uma mão” no lugar de Chumbo chegou Arcádio Sousa, em estreia absoluta pelo Bayern, vindo directamente de Vila Nova de Cerveira. Vicio da bola, a quanto obrigas…

Para o lugar de Norberto… teria de ser o colectivo a tentar proporcionar a boa “gestão de bola” que o loiro habitualmente garante. Sem sucesso. O adversário, mais “bem equipado” quer técnica como fisicamente, nunca deu grandes veleidades aos bávaros.
Sem conseguir fazer mossa no ataque, o Bayern ia pelo menos conseguindo gerir o empate, fechando com maior ou menor custo os caminhos da baliza.
Ainda assim acabou por ser um penalty duvidoso a precipitar a derrota dos bávaros. A partir daí a equipa não mais se encontrou. Aproveitou bem o “Juventude Portuense” que chegou pouco depois ao 2-0, já sem grande dificuldade.

Depois foi penar, a ver a equipa a tentar chegar à área contrária com a ajuda do guardião avançado. “Penar” sim, porque foi custoso de assistir já que o Bayern aí “não deu uma para a caixa”, “queimando” sucessivas posses de bola até ao apito final.
Começou com um remate sem nexo de Hugo, desde o meio campo. Passou por um passe disparatado de Nuno para fora e na jogada seguinte um de Tony para o adversário… e assim sucessivamente. O certo é que o Bayern não conseguiu ligar mais que 3 ou 4 passes numa jogada dessas. Muito mau e até acabou por ter a sorte do seu lado, ao não sofrer qualquer golo nesse período.

Apesar de tudo, só fomos eliminados pela equipa que se sagraria campeã, pouco depois.
Este foi portanto o jogo que ditou o fim da série (19 jogos) sem perder. Recorde excelente!

MVP: Cadu (nota 5)
Sem que ninguém se tenha destacado particularmente, acabou por ser Cadu, ainda que sem sucesso, a mostrar mais indignação com o resultado negativo.
Todos os bávaros nota 5.

 

 

 
(Apuramento de 3º e 4º lugar – 20,30 horas)

Bayern Monchique, 1
Real Dragões Negros, 1

Bayern M. – Arcádio; Tony (1), Leandro e Domingues; Cadu.
Jogaram ainda: Canhão, Hugo e Nuno [cap.].
TR: Pedro Domingues

Marcha do Marcador: 0-1; 1-1


Se a meia-final foi complicada, este jogo tinha tudo para ser igual, ou ainda pior. Por acaso não foi. O “Real Dragões Negros”, composto por pessoal da zona de S. Pedro da Cova e arredores foi a equipa que limpou a fase de grupos com maior facilidade. O grupo não era nem de perto nem de longe o mais complicado e os “Dragões” passaram-no com distinção e um parcial de 9 golos marcados e apenas 1 sofrido. Isto recorde-se em apenas 40 minutos de futsal.

Apoiados na espinha dorsal da equipa “S. Vicente”, com os esquerdinos Jardel e Gentil e o goleador Russo, passaram nos quartos-final um dos candidatos “Sra. Hora Futsal” com vitória por 3-1. Pareciam sem dúvida bem lançados, mas ditava o calendário que na meia-final encontrariam a “equipa da casa”.

Num “derby” desta dimensão, autentica final antecipada, os “nervos” levaram a melhor sobre os Dragões. É importante referir que todos os jogadores das duas equipas se conhecem bem e isso ajuda a explicar o resultado desnivelado (5-0) a favor do Vai Avante. O resultado começou a pender para o Vai Avante e os Dragões perderam discernimento… e a cabeça. Gentil acabou expulso e fora do jogo seguinte, com o Bayern. Boa noticia para os bávaros.

De volta então ao jogo do 3º e 4º lugar que é que nos interessa, além de Gentil, também Russo não marcou presença, por motivo que se desconhece. Talvez o facto de já estar afastado do objectivo principal tenha feito esmorecer a vontade de jogar…

O Bayern esteve bem neste jogo, também devido ao ritmo mais relaxado do encontro, óptimo para os homens de Monchique. Apesar disso foi o adversário a marcar primeiro, num remate de baixo para cima em que Arcádio podia ter feito melhor. Não se pode descartar no entanto a “preciosa” ajuda de Nuno que permitiu o remate em zona quase frontal.

Em desvantagem o Bayern procurou o empate e teve algumas oportunidades, mas só conseguiu marcar já muito perto do final, com Tony a meter a bola por entre as pernas do guardião, depois de assistência de Nuno.

 

A decisão foi para penalties e de novo pairou no ar o “fantasma” da última final perdida. Contra todas as expectativas Leandro foi aposta de risco para o ultimo penalty, quiçá decisivo.

Arriscamos dizer que a diferença entre as equipas esteve nos guarda-redes. Enquanto o Bayern tinha o gigante Arcádio que enchia a baliza, os Dragões tinham o “baixinho” Hugo.

Domingues atirou com sucesso e Jardel falhou. Ao tentar colocar a bola fora do alcance de Arcádio acabou por a meter fora da baliza…

Nuno mostrou como se faz, com inteligência, meteu a bola no chão, junto a um dos postes. Impossível para Hugo com cerca de um metro e sessenta lá chegar.

O capitão dos contrários marcou, mantendo acesa a esperança, mas bastava ao Bayern marcar o terceiro para já nem ser necessário o ultimo penalty dos Dragões.

Leandro partiu confiante (?!?) para a bola, mas o resultado foi igual ao ultimo penalty que marcou. Tiro forte mas para o meio da baliza. Com tanto espaço livre foi logo bater para o meio, onde estava o guarda-redes que “encaixou” a custo. Diria mesmo que se o Hugo quisesse fugir da bola, dificilmente conseguiria…


Enfim, a saga de Leandro continua e o jogador promete que haverá um terceiro capítulo. Tenham medo, tenham muito medo…

Valeu Arcádio a seguir que mais uma vez “obrigou” o contrario a colocar demasiado a bola, fazendo-a bater no poste.
Festa, em modo moderado, afinal de contas foi “apenas” um terceiro lugar…


MVP: Tony (nota 6)

À semelhança da meia-final, ninguém se destacou dos demais, numa exibição colectiva muito homogénea e sem laivos de brilhantismo. Tony leva a distinção… apenas pelo golo.
Todos os bávaros nota 6.

 






Na final o Vai Avante viu-se surpreendido pelo “Juventude Portuense que ao intervalo já vencia por 4-0. No fim, o 5-2 final espelhava alguma surpresa mas também um grande jogo da parte dos portuenses.
Foi a primeira vez que uma equipa que não de S. Pedro da Cova, ganhou este torneio…

A prestação do Bayern foi sem dúvida positiva. Com a equipa completa até ao fim do dia poderíamos almejar a um lugar mais alto na classificação. Ficou a recordação de um dia diferente e bem passado, numa data que fica marcada pela estreia de dois novos bávaros, Hugo e Arcádio.


Chumbo foi o bávaro mais consistente e regular ao longo do torneio (ou pelo menos durante os 3 jogos que fez). Foi o “Bávaro de Ouro” deste torneio, depois de já ter sido “Bronze” e “Prata” no passado.
Norberto com 2 golos e 2 assistências foi o rei da equipa nesses parâmetros ficando como “Bávaro de Prata”. Nuno que também marcou dois golos fecha com o “Bronze”.

1 comentário:

Massada 17 disse...

A saga continua.... ñ percam o próximo episódio pq nos tb não........ :)