terça-feira, 9 de outubro de 2012

FAC foi “osso duro”



Arbitragem prejudicou mas o Bayern tinha obrigação de fazer mais…

No dia em que estreou a “fatiota” nova o Bayern tinha o dever de fazer mais e melhor, mas a pouca velocidade empregue na partida, aliada a uma arbitragem desastrada, impediram tal desiderato. Ainda assim, a nova camisola foi estreada com uma vitória, como se pedia.


III Liga FutsalSport (1ª jornada)
6 de Outubro de 2012, 19 horas

 
 
 
 
Bayern Monchique, 2







Futsal Amador de Canelas, 1


Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Chumbo; Domingues, Taboada e Litos (1); Cadu.
Jogaram ainda: Nuno [cap.], Leandro (1), Tony e Hugo.
TR: Hugo Dias
Disciplina: Domingues (amarelo por protestos)

Ao intervalo: 1-0
Marcha do Marcador: 1-0; 1-1; 2-1


A camisola “ouro-negra”, já é passado, embora tenha ainda a sua utilidade e venha a ser chamada aqui e ali a reaparecer, mas agora passou para segundo equipamento. Estreado a 8 de Março de 2008, também com uma vitória (3-2) contra a Juventus Triana, é passado mais de 4 anos o equipamento com maior longevidade da história dos bávaros. No torneio de estreia dessa camisola – a liga FutBaliense - o Bayern ganhou tudo que havia para ganhar. Se este novo equipamento tiver metade desse sucesso já estará coberto de glória…

 Sem treinador no banco, já que Chumbo teve de ir para a baliza, o Bayern começou com mais posse de bola e não demorou a marcar, ainda as coisas não estavam bem assentes.

Um golo madrugador remetia para um resultado promissor mas foi pura ilusão. Apesar de terem mais bola os bávaros apresentaram-se sempre muito lentos, sem velocidade de processos a atacar. Demasiado previsíveis contra uma equipa cuja estratégia versava numa defesa muito recuada. Taboada assumia o papel de maestro mas o ritmo era demasiado… Staccato.

Valia o golo madrugador. O FAC por seu lado não parecia demasiado atrapalhado com a desvantagem e nunca mudou o estilo de jogo. Primeiro defender bem e só depois eventualmente tentar o ataque. Nada contra e a estratégia quase surtia efeito já que o Bayern deixou-se engonhar no ritmo lento da partida.


Na segunda parte o jogo mudou de figura, muito devido ao rápido acumular de faltas pelos bávaros. Em pouco mais de 5 minutos o Bayern já tinha 4 faltas. A ordem era de não entrar “a matar”, algo que Leandro pareceu esquecer quando atropelou um adversário em jogada sem perigo nenhum.

Com 5 faltas e tanto tempo ainda por jogar as coisas pareciam feias. Para cúmulo o árbitro do lado da bancada “decidiu” chamar a si algum protagonismo na partida. A sexta falta do Bayern foi ridícula, já que a falta foi ao contrário.
Na marcação do livre o FAC chegou ao golo.

Logo a seguir e para felicidade do Bayern, a “raiva” que levou Leandro a cometer uma falta desnecessária também o levou a chutar à baliza desde o meio campo, num lance com tanto de espectacular como de inesperado, fazendo o seu terceiro golo pelos bávaros. A vantagem estava reposta, com nota artística.

Não demorou muito no entanto até que o mesmo árbitro voltasse a fazer das suas. Primeiro um amarelo a Domingues, perfeitamente justificado pelos protestos, embora o bávaro tivesse razão e depois assinalando uma falta (a sétima) a Nuno, numa recepção de bola com o adversário nas costas. Mau de mais para ser verdade!

Felizmente o homem de Canelas atirou ao lado no livre e a coisa passou sem grandes sobressaltos até ao fim. Nesse período o Bayern continuou sem ter grandes oportunidades de golo, nesta altura já de forma mais consciente, destacando-se principalmente a presença de Taboada a “congelar” a bola na posse dos bávaros.

 
A vitória é completamente justa, o sofrimento era desnecessário. O FAC mostrou ser uma equipa chata, capaz de se tornar muito perigosa num jogo de características diferentes (a eliminar) como será o dos oitavos de final da taça, contra esta mesma equipa, em meados de Novembro.

 

O filme dos Golos

1-0        Passe de Taboada para Litos que se encontrava completamente só junto à linha de fundo. Depois foi só encarar o redes e embora com pouco ângulo, desviar a bola deste.


1-1        Livre sem barreira para o FAC a castigar a falta sobre Hugo.
Hein?!? Como é?
É verdade. Hugo sobre falta clara (e ainda bem que estava de caneleiras) mas o árbitro conseguiu ver o contrário, assinalando a sexta falta ao Bayern. Na marcação do livre, Paulo Vieira mete a bola rasteira, junta ao poste esquerdo de Chumbo, que não teve hipoteses.

2-1        Golaço! Sem que nada o fizesse prever, Leandro recebeu de Hugo, um metro à frente da linha de meio campo e disparou muito forte. A bola saiu como um foguete, entrando logo abaixo da trave e praticamente no meio da baliza. O guardião quase nem esboçou reacção.

 
 

A Estrela

Hugo “Chumbo” Dias – nota 6

Tem reclamado uma oportunidade de se estrear como jogador de campo, mas neste jogo mais uma vez, o melhor dos bávaros do torneio do Vai Avante, voltou a mostrar que o seu lugar é na baliza. ;)
Sem fazer uma actuação exuberante e sem ter demasiado trabalho o certo é que foi garantindo que a vantagem mínima que os bávaros “passearam” durante a maior parte do jogo, se deveu essencialmente ao demérito dos companheiros, incapazes de criar situações de golo, porque na baliza “não havia crise”, já que apenas no livre sem barreira conseguiram ultrapassar Chumbo.
De resto, até deu para fintar em plena área…

 
Os outros bávaros

Domingues, Litos, Cadu, Nuno, Leandro, Tony e Hugo – 5
Taboada – 6.

1 comentário:

Ze Manel disse...

Quanto ficou o jogo com o padrao?