quarta-feira, 18 de abril de 2018

O CAMPEÃO VOLTOU!




Segunda parte de luxo coloca o Bayern de novo na liderança, 12 jornadas depois

Uma primeira parte terrível e uma segunda de sonho para o Bayern, espalharam na noite uma carga dramática poucas vezes vista. Com a vitória no bolso ao intervalo e com a destruição do sonho nos vinte minutos seguintes, os Dragões de Gaia não suportaram a desilusão e mostraram a sua verdadeira cara. Em desespero de causa e de cabeça completamente perdida, houve invasão de campo e o jogo já nem terminou. Faltariam 10 segundos e vistas bem as coisas à distância, a batalha campal terá sido evitada… por milagre.


Liga Power Futsal (17ª jornada)
4 de Abril de 2018, 21 horas

Bayern Monchique, 6
Dragões de Gaia, 4

Bayern M. – Domingues; Brito (1), Norberto e Pedro (2); Litos [cap.].
Jogaram ainda: Tiago (3) e Adelino.
Suplente não utilizado: Rafael
TR: António Silva
Disciplina: Pedro (amarelo por atirar a bola para a bancada)

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 0-3; 4-3; 4-4; 6-4


Um jogo deveras curioso. Em caso de vitória, os Dragões ficariam com a passadeira estendida para vencerem o título, já que nenhuma equipa, além do Bayern, parecia ter capacidade para lhes roubar pontos nesta segunda volta.
Em grande forma, ainda na jornada anterior os Dragões de Gaia brindaram os seus homónimos de Valongo, com uma goleada das antigas. 15-4, a maior desta edição da Liga.

E o jogo começou da melhor forma para os gaienses. Logo no primeiro ataque, os Dragões fizeram golo. Domingues que substituiu Salvador (castigado) defendeu a “primeira” bola, mas apenas para a meter nos pés de um dragão.

Nada de preocupante pois ainda faltavam quase 40 minutos de jogo. Nos minutos seguintes o Bayern tomou conta do jogo, mas não conseguia marcar. Pedro era o mais perigoso. Conseguia ganhar espaço para romper e rematar, mas o guardião contrário estava lançado para uma grande noite.
Apesar disso e embora a ser agarrado por Quaresma, depois de o ter ultrapassado, Pedro lá conseguiu marcar, num remate forte à entrada da área, mas o árbitro precipitou-se e apitou na altura em que este “puxou a culatra atrás”. Erro crasso da arbitragem já que daí resultaria o 1-1. O amarelo a Quaresma foi um fraco consolo…

E qual ironia, seria o próprio Quaresma a marcar depois, já no ocaso da primeira parte. Nessa altura já há muito que Tiago e Adelino tinham substituído Litos e Brito e o Bayern continuava a carregar, mas a verdade é que foram os Dragões a adiantarem-se ainda mais no marcador.

De pronto Domingues subiu no terreno para se ensaiar o cinco para quatro, mas logo veio nova “facada”, mesmo na primeira jogada com o guardião avançado, já que os dragões chegaram ao terceiro por intermédio do seu guarda-redes.


Ao intervalo sentia-se o desânimo no banco bávaro, mas não havia desespero. Em 13 anos já estivemos em várias situações difíceis mas nunca viramos a cara à luta.

A segunda parte começou logo de 5 para 4, nem havia outra hipótese. Domingues subia ao meio campo ofensivo no ataques para ajudar Norberto, Pedro, Brito e Tiago.

Tiago marcou logo, com pouco mais de um minuto, mas ainda antes disso já Brito atirara à barra.
Volvido um minuto Pedro primeiro e Tiago na recarga dispuseram de uma oportunidade de ouro, após “paragem de cérebro do guardião”, mas nem um nem outro conseguiu aí o golo. Não importou muito, já que passado mais um minuto Pedro fez o segundo com um remate forte.

Os Dragões pediram imediatamente um minuto. Fizeram entrar Gabriel para explorar o adiantamento do Bayern, mas o maior problema não foi resolvido. Nesses quase 20 minutos da segunda parte, nunca conseguiram acertar com a marcação correcta de 4 para 5. E foi o que se viu…

Aos cinco minutos os dragões queixam-se de um penalty de Pedro sobre Meck, quando este vem a sair da área. É claro que há contactos, mas daí a ser penalty… ainda por cima com o jogador a queixar-se apenas numa fase posterior, já bem fora da área.

É curioso ver as imagens disponibilizadas pelo departamento de “contra propaganda” dos Dragões. Apenas a segunda parte, pois não interessa mostrar por exemplo o lance anulado do 1-1. Minuciosamente escrutinado, à procura do mais pequeno lance que possa suscitar duvidas e devidamente legendado, para guiar a “opinião pública” no sentido que lhes interessa. No fim, criteriosamente cortado para não mostrar a parte que não interessa… embora fosse essa a mais aguardada.

O lance do empate a três por exemplo, deriva de um canto que os dragões não conseguem ver. Já vi a repetição várias vezes e não posso afirmar a 100% que haja um desvio de Quaresma ao remate de Pedro, mas também ninguém pode afirmar o contrário. Tanto assim foi que ninguém reclamou o lance e nem sequer se viu nenhum dragão a “esticar” logo no ataque. Apenas se vê uma defesa a aceitar plenamente o canto e a posicionar-se para defender, sem qualquer protesto ou hesitação. Do canto acaba por nascer o golo, já depois da bola andar de um lado para o outro e sempre com a mesma jogada, de procurar o pé direito do homen na extrema esquerda, para este cruzar para a área.

Ainda antes dos dez minutos o Bayern conseguiu a “remontada” total, passando a vencer por 4-3. Mas o jogo estava longe de acabar.

Numa iniciativa individual de Brito, a bola passou ao ladinho do poste, depois do defesa e guardião se terem atrapalhado. Mas não seria o Bayer a marcar a seguir. Vitor Freixo fez novo empate e o único golo dos dragões no segundo tempo.

Pediu-se então um minuto para recuperar as forças. O esforço estava a ser tremendo e Tony optou por não substituir nenhum dos cinco jogadores que iniciaram a segunda parte e tão boa conta do recado estavam a dar. Mas era preciso marcar mais um…

No recomeço Norberto perde uma bola ao tentar fintar, mas é Domingues quem corta o meio campo o remate de Moka para a baliza deserta.

Mais à frente, Brito devia de ter visto o amarelo por agarrar um adversário que o ultrapassou. No seguimento, Freixo tem tudo para fazer o golo, mas atira de cabeça ao lao do poste…

Logo a seguir o Bayern chega ao quinto golo e a nova vantagem. Passe de Brito para Pedro junto ao poste esquerdo e este não falha. Foi essa a diferença, ou pelo menos uma das principais. Nos momentos chave o Bayern “fez”, os dragões não.

Com pouco mais de 2 minutos para jogar, Pedro achou que estava na hora de limpar os amarelos e mandou então um chutão para a bancada. Os afectos aos azuis viram nisso uma grande afronta e “pediram a cabeça” do melhor em campo.

Até ao final ainda houve tempo para um momento lindo, com Brito (eu também fez uma grande joga) a fazer o 6-4 e a deixar o Bayern definitivamente em vantagem (agora também no confronto directo entre as duas equipas).

E o jogo lá terminou (precocemente) num lance em que há clara falta de Norberto no meio campo defensivo, mas que o árbitro deixou seguir a ver se os dragões conseguiam o golo. Não conseguiram mais uma vez, com remate ao lado… e nisso não podemos ajudar. Nem nós nem o árbitro.


O Filme dos Golos ao minuto

1m     0-1     Quaresma ganha o duelo na ala esquerda, avança para a área e cruza para o centro. Domingues defende a bola, mas esta sobra para Freixo que aparecia ao segundo poste.

17m   0-2     Quaresma vai da esquerda para o meio, ganha espaço e remata de fora da área. A bola sai colocada junto ao poste.

18m   0-3     Remate de Pedro de fora da área. A bola bate num adversário e chega às mãos do guardião Paulinho, que prontamente e aproveitando a subida de Domingues ao meio campo, remata pelo ar, para a baliza deserta.


21m   1-3     Jogada de 5 para 4 com a bola a correr todos os elementos da equipa. Norberto para Domingues, este de primeira para Pedro na esquerda e este mete no fundo em Brito, que tabela logo para a área, onde aparece Tiago a encostar de primeira.

23m   2-3     Nova jogada de 5 para 4 a procurar Brito na extrema esquerda, para depois este cruzar para a área. Não deu para o fazer já o adversário fechou, mas Brito devolveu a Pedro e este posicionou a bola e chutou forte, de baixo para cima.

27m   3-3     Terceira jogada “igual” com mais uma variante no passe de Norberto para Pedro, de um lado ao outro e a passar pelo meio dos dois dragões mais adiantados. Pedro mete para Brito e este assiste Tiago no meio da área.

29m   4-3     Insistência de Tiago que rouba a bola a Meck, junto à linha lateral e depois coloca em jeito junto ao poste mais distante.

35m   4-4     Canto para o Bayern. A bola vem pra Domingues, mas por alto, obrigando-o a dar de cabeça para a frente. A bola sobra para Freixo que vem por lá fora, passa Norberto que acusa já cansaço e com apenas Domingues pela frente, faz o golo.

37m   5-4     Norberto no meio, entrega em Brito na direita. Este vê a abertura e mete tensa para Pedro no lado esquerdo da área e este só teve de encostar.

39m   6-4     Roubo de bola de Brito no meio. Depois só teve de dar uns passos e atirar a bola para a baliza deserta.



A Estrela

Pedro Sousa – nota 9

Foi o grande dinamizador da equipa no ataque. Marcou dois mas esteve em todos os golos da equipa.


Os outros bávaros

Litos e Adelino – 6
Domingues, Norberto e Tiago – 8
Brito – 9


Epilogo

Lá ganhamos o primeiro lugar dentro de campo. Ficamos em igualdade pontual com os Dragões Gaia, mas com vantagem no confronto directo e ainda com um jogo a menos.
Convém ainda lembrar que não fosse pela desistência do Germina e (teoricamente claro) não só não estaríamos com essa vantagem como ainda teríamos mais dois pontos que os Dragões. Não nos queixamos disso, nem o podíamos fazer, mas era bom que ninguém se esquecesse disso.

É claro que o vídeo que os Dragões disponibilizaram é de visionamento obrigatório. Passando à frente a “contra-informação” nele incluída, está ali uma lição de como jogar em “5 x 4”. Os dragões deviam admirar em vez de criticar…

Faltou de facto mostrar o amarelo ao Brito. Não há explicação nenhuma para que não o tenha visto. É um lance claro, mas talvez os árbitros, tal como os dragões, estivessem já algo desnorteados. Não é fácil apitar um jogo destes e naquela altura já estariam fartos de suar…
Seja como for, esse é o único erro claro do jogo. Aliás do vídeo, não do jogo, pois na primeira parte do jogo, da qual habilidosamente não há imagens, há outro erro claríssimo, que anula o 1-1.
Enfim, não interessa mostrar tudo.

Tudo o resto são lances divididos que para um pode ser falta, para outro não é. O futsal é um desporto de contactos. Se todos os contactos fossem falta, não havia jogo que acabasse sem ter dezenas de livres sem barreira. Admira-me este pessoal, que joga futsal, adora futsal e alguns até estudam futsal, vir com esta choradeira, a queixarem-se de lances em que sofrem falta mas em que ficam com a posse de bola e podem fazer golo. Não o fizeram e por isso se queixam. Se conseguissem marcar, nem se queixavam da falta…

Tudo se resume a uma coisa. Custa muito perder um jogo (e por consequência a liga) quando se está a ganhar 3-0 ao intervalo. Eu ficaria doido!!!! Claro que nunca ameaçaria ninguém, mas engolir um sapo desse tamanho ia me deixar doente, obviamente.

Entretanto a Liga já deliberou que não existem condições para que a equipa se mantenha em competição. Abaixo transcreve-se o comunicado de despedida do seu presidente:

Boa noite. Antes de mais agradecer a quase todas as equipas pelo empenho e vontade dentro desta liga...sem duvida uma liga em que o facto de jogarem so pelo desporto dao de mao beijada a vitoria a unica equipa que nao o diz mas que tem a mesma competitividade que os Dragoes tinham dentro da liga...nao sei o que falaram na reuniao mas como e possivel as equipas mudarem de opiniao de forma tao rapida...nao queria que desistissem mas que pelo menos se e que o fizeram exporem a vossa insatisfacao com a liga...em relacao aos arbitros tudo bem toda a gente erra mas infelizmente os beneficiados sao sempre os mesmos...muita coincidencia...em relacao a irradiacao nao era preciso reunirem uma vez que nos iamos sair uma vez que nao ha condicoes no que a verdade desportiva diz respeito...peco desculpa por tudo o que a minha equipa diz respeito porque ha pessoal muito porreiro nesta liga mas neste momento eramos um empecilho... Parabens antecipados aos campeoes da liga...uma boa equipa quando jogam de igual para igual. Contudo nao posso deixar de agradecer por nos terem deixado fazer parte desta liga. Saimos de cabeca erguida com a certeza de que tudo fizemos para competir no que ao futsal diz respeito. Continuacao de uma boa liga. Cumprimentos desportivos ass. Presidente Dragoes Gaia


Não entendo bem a parte de nos acusar de sermos tão competitivos como eles. Dahhh. Claro que somos competitivos, claro que queremos ganhar. Qual é a dúvida ou qual é o mal disso? Todas as equipas querem ganhar. Só não fazem é aquela ceninha do final quando perdem o primeiro jogo da época… Será assim sempre que perderem???

Sem comentários: