domingo, 1 de abril de 2018

Escândalo evitado no último minuto



Poker de Litos garante 3 pontos vitais

Foi uma vitória à campeão. O “escândalo” esteve muito perto de acontecer, mas os campeões são assim. Nem sempre jogam bem, mas não pode faltar a garra e a vontade de superar os obstáculos.


Liga Power Futsal (16ª jornada)
27 de Novembro de 2017, 23 horas

União F. C., 4
Bayern Monchique, 5

Bayern M. – Salvador; Adelino (1), Norberto e Tiago; Litos [cap.] (4).
Jogaram ainda: Rafael e Tony.
TR: António Silva
Disciplina: Salvador (vermelho por dar mão fora da área)

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 3-2; 3-3; 4-3; 4-5


Poucos esperariam que o jogo tivesse tanta história. Olhando para a classificação, ninguém esperaria. O segundo com 3 ponto frente ao antepenúltimo com apenas 9…

Na primeira volta o Bayern ganhara de goleada (9-4), mas o facto de sofrer tantos golos contra uma equipa “modesta”, já indicava que esta União é uma equipa que gosta de atacar, embora com isso feche mal a sua defensiva, não tendo qualquer problema em “partir” o jogo.

Este União da segunda volta é no entanto diferente (para melhor) que a da primeira. Nuno Pereira (que só apareceu a meio da primeira volta) é um jogador de outro nível. É muito mais seguro atrás e dá logo outra “estaleca” à equipa. Na frente Rui Santos, é provavelmente o “melhor” reforço de inverno da Liga. E quando dizemos “melhor” referimo-nos concretamente ao aproveitamento que tem tido. Em cinco jogos cinco golos, incluindo o que marcou neste jogo.
Com tudo isto, a União chegou a esta quinta jornada da segunda volta, sem ter perdido qualquer jogo nesse período. Uma vitória e três empates, num total de 6 pontos, sendo que na primeira volta só havia conseguido 3.
Mas já chega de União. Cresceu é verdade, mas não é por isso que se tornou numa equipa de outro nível. Não do nível do Bayern pelo menos. Mas neste jogo parecia…

Os bávaros marcaram primeiro, com Litos a aproveitar uma boa iniciativa de Adelino, mas não estava a jogar muito bem.

A União pôs a nu algumas debilidades dos bávaros. Primeiro com um golo a meio do primeiro tempo. Uma bola nas costas da defesa. Depois com um contra ataque em superioridade numérica, no último minuto antes do intervalo.

A desvantagem ao intervalo abanou com a equipa. É certo que o Bayern até pode escorregar uma vez, desde que bata o seu adversário directo, o Dragões de Gaia na próxima jornada, mas aí as coisas ficam muito à justa. Não haverá mais margem de manobra e tudo poderá ser decidido no goal average. Sendo que os Dragões tinham acabado de bater os seus homónimos de Valongo por 15-4(!!!!), ninguém queria perder essa margem.

Então os bávaros porfiaram. Andaram em cima do adversário, mas a tarefa não estava fácil. Tiago tentava muitas vezes de fora da área, mas sem acerto. O “ouro” estava nos desvios dentro da área, não tanto nos remates à baliza. Litos encarregou-se de mostrar como era. Aos 28 minutos desviou de calcanhar um bico de Norberto, mas quase nem deu para festejar. No minuto seguinte a união colocou-se novamente em vantagem.

Mais dois minutos e Litos voltou a desviar junto ao poste, desta vez um remate de Tiago. Ainda faltavam quase 10 minutos para o Bayern tentar a reviravolta e parecia estar com o ascendente sobre o adversário, mas foi traído pelo “olho de falcão” do árbitro.

Com a equipa toda balanceada para a frente acaba por se abrir uma ou outra brecha na retaguarda. Num desses lances Salvador foi obrigado a sair da área para “cortar” o espaço de remate. O corte foi meio com o peito, meio com o braço. Quem poderá afirmar??? O árbitro naturalmente, que não teve dúvidas em expulsar o guardião.

Além de perder o guardião para o jogo decisivo, o Bayern também viu-se logo em desvantagem. Novamente. Adelino foi ocupar a vaga na baliza, mas logo nesse livre deu golo.

No recomeço entrou Tony para a baliza e Adelino subiu na quadra. Faltavam cinco minutos, mas foi aí que se viu o “campeão”. O Bayern deu tudo  que tinha (e não tinha). Não demorou até que marcasse, desta vez por Adelino, para variar. O empate já era um bom prémio para a equipa, mas Litos não estava satisfeito com o hat trick e ainda marcou mais um.

Mesmo no finalzinho ainda houve tempo para um ou outro calafrio, mas a vitória, suadíssima, já não fugiu.

Grande vitória! Não pelo que se jogou, mas pelo querer vencer desse por onde desse. Foi daquelas que dá campeonatos…



O Filme dos Golos ao minuto

3m     0-1     Bola a passar pelos quatro bávaros. Norberto para Tiago e este para Adelino. Foge pela esquerda e mete a bola tensa para a área. O guardião defende mas a bola sobra para Litos que se atira de carrinho para fazer o golo.

12m   1-1     Bola metida para as costas de Adelino. João Silva controla no peito e mete com classe junto ao poste.

19m   2-1     Ataque de dois para um e golo fácil de Guimarães sem hipóteses para Salvador.


28m   2-2     Remate de bico de Norberto, de fora da área. Encostado ao poste, Litos desvia de calcanhar.

29m   3-2     Golo de Rui Santos.

31m   3-3     Remate de Tiago com Litos a encostar ao segundo poste.

35m   4-3     Livre à entrada da área, ligeiramente descaído para a direita. Com menos um elemento e com Adelino na baliza do Bayern, Nuno Pereira chuta com força por entre a barreira e o guardião.

37m   4-4     Contra ataque dos bávaros. Litos mete para Adelino e em zona frontal este desvia a bola do guarda-redes.

39m   4-5     No meio da confusão, remate de Litos de fora da área. A bola desvia num adversário antes de entrar.




A Estrela

Litos Pinto – nota 10

Para ter uma nota 10 um atleta tem de ter uma exibição impecável e sem erros, quer a atacar quer a defender... ou então não. Se numa vitória por 5-4, marcar quatro golos (incluindo o da vitória no ultimo minuto) e ainda tiver feito a assistência para o outro golo, também serve. Claro que sim!
É apenas o quarto bávaro a conseguir a nota máxima, depois de Norberto em 2006, Domingues em 2008 e Pedro em 2016.


Os outros bávaros

Rafael e Tony – 6
Salvador, Norberto e Tiago – 7
Adelino – 8

Sem comentários: