domingo, 21 de dezembro de 2008

Exibição magistral (Do)Mingues!

Segunda jornada, segunda vitória e novamente por 3 golos de diferença, o que sugere sempre uma margem confortável. Toda a equipa esteve bem mas Domingues esteve mesmo insuperável, a trabalhar para os golos e a conclui-los ele próprio. Uma exibição individual que perdurará na memória colectiva.


Tózé parece dizer que o caminho a seguir é “por cima”.

Domingues fez-lhe a vontade e aplicou um “senhor” chapéu.


Liga Futbaliense 2007/08 (2ª jornada)
14 de Dezembro de 2008, 21,30 horas

Bayern Monchique, 4
Futsal Exteam, 1


Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Árbitros: Joaquim Mata e Álvaro Esfola
Bayern M. – Portero; Brito, Tony [cap.] e Domingues (4); Canhão.
Jogaram ainda: Pascoal, Nuno e Rui Sá (GR).
TR: António José Ribeiro

Ao intervalo: 3-1
Marcha do marcador: 3-0; 3-1; 4-1


À segunda jornada os bávaros voltam a encontrar uma equipa formada (maioritariamente) por veteranos. Tózé teve ao seu dispor 3 novos atletas (em relação à jornada inaugural) promovendo uma rotatividade que a SAD pretende manter ao longo da competição. O campeonato é longo e o plantel é vasto. Face à “saída” de Nunes foi chamado Brito e Nuno, ainda em fase de recuperação, foi chamado de urgência para colmatar a falha de Fernando. Para a baliza (entrou na segunda parte) e para ombrear com Portero regressou finalmente Rui Sá, que já leva 38 jogos de tigre ao peito, após longos meses (13) de ausência por lesão.

Pascoal atrasou-se o que lhe “garantiu” um lugar no banco, sendo acompanhado por Nuno. Tony entrou de início apesar das dores abdominais, mas por causa disso só aguentou mesmo 3 ou 4 minutos até pedir para sair. Haveria de entrar novamente no fim do jogo, já com a vitória assegurada, para fazer descansar um colega.

A história do jogo resume-se muito à fantástica exibição de Domingues, apoiada em Brito e Pascoal que também estiveram muito bem e dois guardiões atentos e seguros. Canhão também esteve bem, bastante melhor que na jornada anterior e a pecar apenas na concretização. Nuno e Tony acabaram por ser também preciosos, nos papeis que lhes estavam destinados.

A vitória dos bávaros é justa e poderia ser mais dilatada se dispusesse neste jogo de outros recursos no banco.


O filme dos golos

1-0 Brito avança pelo meio e procura a tabela com Domingues. Este na meia esquerda à entrada da área, dá um toque para dentro e remata, mais em jeito que em força, para golo.
2-0 Pascoal entrega em Domingues num lançamento. Domingues pouco à frente do seu banco de suplentes vê o guardião adiantado e tira a régua e esquadro um chapéu espectacular, cuja trajectória em “folha seca” faz a bola embater ainda no poste mais distante, encostadinha ao travessão, antes de entrar!
3-0 No meio campo sobre a esquerda, Domingues faz o toque em habilidade e ganha terreno ao seu adversário. À saída do guardião toca na esquerda em Pascoal, que entretanto o tinha acompanhado e recebe novamente à boca da baliza, já depois de ultrapassado o guarda-redes. Depois foi só encostar.
3-1 Portero pressionado pelo “tic tac” do relógio escolhe a pior hipótese, colocando a bola no homem (Domingues) que vem pelo centro ao seu encontro. Sem ter a quem passar e sem tempo para virar, Mingues acaba por ser “roubado”, acabando a bola, ainda que atabalhoadamente, no fundo da baliza.

4-1 Domingues rouba a bola no meio campo, corre pelo corredor esquerdo e atira em jeito à saída do guardião.


A Estrela
Pedro Domingues – nota 10

Que dizer da sua actuação? Simplesmente abafou as outras. Marcou os 4 golos da equipa… e que golos. Aquele chapéu então, não poderia ser mais perfeito. Apenas um ligeiro senão na sua actuação, quando se viu envolvido no golo dos visitantes, mas envolvido é mesmo o termo correcto, pois Portero escolheu a pior opção para aliviar a bola, entregando-a no homem que vinha a ser pressionado nas costas, acabando Mingues por a perder. Talvez por essa pequena falha (ainda que provocada) a nota devesse ser um 9… mas aquela chapelada foi mesmo nota 10.


Os outros bávaros
Portero (7) – Apenas um “erro”, que deu golo.
Tony (5) – Cumpriu (em inferioridade física)!
Brito (8) – Boas arrancadas.
Canhão (6) – Bom slalom, merecia o golo.
Pascoal (8) – Seguro e voluntarioso.
Nuno (6) – Ninguém diria que não está a 100%.
Rui Sá (7) – Atento.

7 comentários:

Anónimo disse...

Fdx, como é possível atribuirem nota 10, depois do Brito, que esteve no jogo, nem se ter apercebido que o Mingues fez os 4 golos... Nota 10 só se justifica qd o jogo vale um campeonato e o adversário realmente assim o merece... lembrem-se do JVP nos 6-3em Alvalade... nota 1 ao cronista...

Anónimo disse...

Já pra n falar q criaram um Monstro! Fdx, ninguém o vai aturar!

Anónimo disse...

um jogador que sofre uma pressaozinha do adversario e perde a bola pa dar golo nao pode receber 10.... so se for prenda de natal.................

Tony Silva disse...

Fdx, pára de escrever pelo Brito, ele nunca poderia estar já acordado às 8 da manhã :)

A menos que ainda se estivesse a deitar a essa hora... :(

Anónimo disse...

por acaso....era mm eu...:) tava a ir pa caminha.... hehehe

Anónimo disse...

quero partilhar esta nota com todos os envolvidos porque sem eles nao seria possivel.


ps - ja sei que para o proximo jogo para conseguirmos manter esta onda de vitorias, tenho de manter a nota 10 e precisamos que mais 3 ou 4 atletas tambem a tenham, pois parece que vamos ter um pseudo-reforço!!!!

Anónimo disse...

Bem,.....parece que a tradicao ja nao é o que era.....nao ha um postal de natal do bayern :(

desejos de um feliz natal para todos!