domingo, 15 de fevereiro de 2009

E&P vence primeiro round!


KO técnico na base da derrota!

O título da crónica faz uma analogia com o boxe mas desengane-se quem pense que se tratou de um combate desse tipo. Foi isso sim um jogo espectacular entre dois dos mais fortes candidatos ao titulo, com resultado incerto e que poderia ter sorrido a qualquer um deles e onde o “Fair Play” saiu sem duvida enaltecido. O Bayern acabou por “dar” os 3 pontos ao adversário fruto de 3 golos por… erros “técnicos”.



Liga Futbaliense 2008/09 (6ª jornada)
8 de Fevereiro de 2008, 17 horas

Bayern Monchique, 2
Estudos & Projectos, 4


Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Rui Sá; Tony (1), Nuno [cap.] e Pedro (1); Canhão.
Jogaram ainda: Pascoal e Nunes.
TR: António José Ribeiro
Estudos & Projectos – Alves; Filipe Ferreira, Macieira, Filipe Rocha (1); Cortez (1).
Jogaram ainda: Pedro Eusébio (2), Maciel e Bruno Silva.

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-4.


O jogo até começou bem para os de Monchique. Pedro marcou cedo, ajudando a pôr a E&P em sentido mas não demorou muito até que estes empatassem. O jogo prosseguiu sempre muito equilibrado até ao intervalo, com possivelmente mais posse de bola do lado dos “projectistas”, mas nada que se traduzisse em domínio efectivo sobre o rival.

Na segunda parte, o domínio passou para o lado dos bávaros mas seriam os homens da E&P a matar o jogo, com a ajuda de 3 falhas graves dos bávaros.
Nuno poderia ter aberto o activo na segunda parte, a passe de Pedro, mas colocou demasiado para fugir ao redes, acabando por ver a bola ser devolvida pelo poste. Quem sabe se o resultado final não teria sido diferente…
Depois veio o início do descalabro. Rui Sá sofreu um frango monumental, passando a E&P pela primeira vez para a liderança do marcador e consequentemente da Liga. Com a pressão do seu lado o Bayern soube reagir e Tony fez o golo do empate após canto, mas o mesmo Tony haveria mais à frente de entregar o ouro ao bandido, fazendo um auto-golo.
O quarto golo que surgiria alguns minutos depois, numa altura em que o Bayern procurava desesperadamente o empate foi a machadada final. A partir daí o Bayern jogou mais com o coração do que com a cabeça. Toze chegou a tentar avançar o Redes, com Pascoal a fazer a vez de 5º homem mas faltou discernimento e muitas bolas foram perdidas em situação proibitiva. Foi até uma sorte os bávaros não sofrerem mais golos.

O resultado aceita-se perfeitamente, embora a diferença de dois golos não espelhe o equilíbrio entre as duas equipas. Os erros individuais dos bávaros pesaram de forma contundente no resultado.
O 2º round será sem duvida frenético!



O filme dos golos

0-1 Contra ataque rápido do Bayern com Pedro a meter para a corrida de Tony. Este controla e recua perante a saída pronta do redes e atrasa para Pedro que de primeira e sem o redes na baliza, faz um remate em volley, de pé esquerdo para o fundo das redes.
1-1 Também em contra-golpe os bávaros são surpreendidos com uma troca rápida de bola. Nuno ainda intercepta o passe mas a bola fica a pingar à mercê dos contrários. Filipe Rocha controla, senta Sá e mete a bola na baliza.

1-2 Remate de longe de Ricardo Cortez descaído sobre a esquerda. Rui Sá faz-se à bola de esguelha, apenas para a ver fugir por entre o seu corpo e o poste.
2-2 Uma jogada que promete causar estragos ao longo da Liga. Pedro na marcação do canto lê a movimentação de Tony e coloca-lhe a bola ao primeiro poste. Foi só encostar!
2-3 Insistência pela direita de Pedro Eusébio e bola metida no coração da área, fora do alcance de Rui Sá que cobria o primeiro poste. Tony chega a tempo mas “debate-se” entre cortar ou controlar a bola. A hesitação torna-se fatal, sendo surpreendido pela bola que lhe bate no pé e toma o caminho da baliza.
2-4 No período de maior assédio bávaro os contrários fazem um belo golo de contra ataque. O redes mete a bola no homem mais avançado. Nuno sem velocidade fica fora do lance e Rui Sá escorrega no momento do arranque, permitindo que Pedro Eusébio chegue primeiro e desvie a bola para a baliza.


A Estrela
Pedro Sousa – nota 8

Foi o jogo mais conseguido de Pedro neste torneio e das raras vezes que se viu o jovem artilheiro bávaro a actuar de forma tão equilibrada, atacando e defendendo com a mesma intensidade. Começou por brilhar no ataque com um golo madrugador e mais tarde foi dando nas vistas por defender com afinco e precisão, roubando muitas bolas ao adversário, num esforço que se estendeu pelo jogo inteiro, não saindo nem um minuto para descansar.
Não merecia perder!

Os outros bávaros
Rui Sá – 5
Nuno, Canhão e Nunes – 6
Tony e Pascoal – 7.

3 comentários:

Tony Silva disse...

Apenas quero deixar um comentário à foto, que explica bem o que se passou com a nossa equipa:
- Nunes está num estado de semi-hibernação e o Capi parece um puto de 2 anos a brincar com a pilinha.

Ainda bem que nem eu nem o Sá aparecemos na foto :)

Tony Silva disse...

Tenho me esquecido de referir que o Pasc cumpriu 50 jogos no jogo da Taça com a DezNorte, naquele em que andamos a "dançar". É importante!

Já leva 52 jogos de Tigre ao peito nesta altura, mais um que o Lipe Araknydeo, mas ainda a alguns do Pedro e do Cadu por exemplo que tem 60 e 61 respectivamente.

Pispis disse...

Tendo em conta jogos da Taça a duas mãos e torneios c 2 voltas, acho q vou atingir os 100 rapidamente :-)