terça-feira, 22 de setembro de 2009

Impaciência!


Mais um regresso dos bávaros a um passado de ingenuidade!

Canhão estreou-se (à força) à frente da equipa mas não conseguiu convencer os companheiros de que o futsal não é só “ataque contra ataque”. Há também uma vertente chamada “posse de bola” que em alguns momentos do jogo é mais importante do que o ataque à baliza contrária.
Os bávaros somam a segunda derrota em três jogos na prova!



Torneio Homenagem a Tózé Ribeiro (3ª jornada)
19 de Setembro de 2009, 9,50 horas

A.P.D.L., 4
Bayern Monchique, 2

Jogo na Esc. Sec. da Torrinha - Foz
Bayern M. – Domingues; Tony, Nuno [cap.] (1) e Cadu; Rouxinol (1).
Jogou ainda: Arnaldo.
TR: Ricardo (Pé Canhão) da Silva

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1;1-2; 4-2.


À hora do começo apareceu a primeira (grande) contrariedade. Ou por outra, não apareceu, já que falamos do mister Brito que, soube-se mais tarde estava de cama, com problemas de saúde. Com apenas seis homens para jogar e sem o seu técnico acabou por ser Ricardo “Canhão”, indisponível devido a um problema nas costas, a tomar as rédeas da equipa.
A primeira decisão não terá sido difícil já que apenas tinha de escolher um jogador para se sentar consigo no banco. O “escolhido” foi Arnaldo.
Os bávaros entrarem bem no jogo. A jogar quase sempre no meio campo contrário e com índices de posse de bola que já não se viam há muito tempo.
Não demorou muito até que aparecesse o primeiro golo, mas depois, em vez do segundo, apareceu o golo do empate. A equipa no entanto não esmoreceu e acabou por chegar ao 2-1 ainda antes do intervalo.

O jogo parecia controlado, pese embora a vantagem mínima, mas era notório que apesar de ter maior domínio e mais “bola”, os bávaros não conseguiam entrar convenientemente na área contrária. Os homens de Leixões fechavam bem a sua baliza e os dois golos apenas surgiram de remates de fora da área, sendo que não estava a sair o passe para o golo fácil ao segundo poste.
Rouxinol terá falhado a situação mais flagrante. Em plena área e desmarcado por Arnaldo, desviou a bola para longe do alcance do redes, mas também para muito longe da baliza…

Ao intervalo, Canhão aconselhou calma na gestão da posse de bola mas a recomendação terá entrado a 100 e saído a 200 já que no recomeço os bávaros não demonstraram a mínima paciência para estar ali com trocas de bola. O Bayern deveria ter gerido a vantagem e “puxado” o seu adversário para fora da sua área, mas não foi isso que fez. Em vez de “jogar futsal”, os bávaros preferiram “jogar à bola”, parecendo recuar anos atrás até ao tempo em que começaram juntos a dar os primeiros pontapés na bola. Sem rigor táctico e apenas com a ânsia de marcar golos, como se de um jogo de rua se tratasse.
Aproveitaram os homens da APDL, mais matreiros, a jogar no erro do adversário, sabendo esperar a melhor altura e a oportunidade de matar o jogo.
O 2-2 foi por isso o momento decisivo do encontro. Poderia ter sido o 3-1 para os bávaros mas acabou por dar no golo do empate.

O Bayern fez o que tinha de fazer. Como equipa que queria ganhar continuou a carregar e arriscou. A 5 minutos do fim começou a jogar com o redes avançado mas a aposta saiu furada. Nem vitória nem sequer empate e quem levou os três pontos foi a equipa que inteligentemente parecia satisfeita com o empate, mas que soube forçar o erro e matar o jogo e o resultado.

À semelhança do que acontecera na primeira jornada, voltou a ser um erro crasso do guardião a estar na base da derrota, sendo que desta feita não foi só por aí que o Bayern perdeu… certo é que não deixa de ser sintomático tal facto.

Domingues, tantas vezes o herói da equipa, foi desta vez o “mau da fita”, falhando claramente em 3 dos 4 golos sofridos. O curioso é que o polivalente Mingues – tão polivalente que até na baliza brilha – nem devia ter jogado, já que se encontra em inferioridade física, com problemas num gémeo, mas viu-se forçado a sacrificar-se devido à falta de guardiões para este jogo.



Azedume no balneário!
Tony dá uma de Bruno Alves; Nuno não gostou da “pinga”

Uma nota curiosa, já muito perto do final. Logo após o 4-2 e já com pouquíssimo tempo para jogar, Tony quis que o jogo recomeçasse de imediato e vai daí puxou dos galões e deu um berro aos seus colegas para que fossem mais expeditos na reposição da bola em jogo. O episódio é difícil de contar mas quem viu (e ouviu) terá ficado com a cena na memória.
Crê-se no entanto que o capitão Nuno terá levado a peito as palavras do “vice” e não terá gostado das mesmas, encarando-as como um ataque pessoal e criando um certo clima de tensão no balneário.

A novela “segue” dentro de dias…



O filme dos golos

0-1 No lado direito Tony entrega em Nuno do lado contrário. Este penteia a bola e remata à entrada da área para golo.
1-1 A bola cai a pingar na área e o avançado “leixonense” aproveita a “dislexia corporal” de Domingues que falha uma intercepção fácil, para fazer o golo à boca da baliza.
1-2 Lançamento de Arnaldo do lado direito para um recuado Rouxinol. Este adianta um pouco a bola e saca um remate forte que ainda sofre um desvio no corpo de um defesa antes de acabar nas redes.

2-2 Assistido por Arnaldo Tony não consegue fazer o golo, vendo a bola ser cortada quase em cima da linha de golo. No contra ataque que se seguiu, que Nuno ainda tentou sem sucesso interceptar os homens da APDL acabam por fazer um golo “fácil” em contra ataque de 2 para o redes.
3-2 A jogar com o redes avançado, é precisamente Domingues que se deixa pressionar por um contrário, acabando por perder a bola para este e resultando em golo.
4-2 Novamente a defender contra 5 a APDL consegue a posse da bola e tenta um chapéu que acaba desviado para uma linha lateral, já dentro do meio campo bávaro. Domingues é o primeiro a chegar mas perde novamente a bola para um adversário que depois consegue o remate com sucesso.




A tímida Estrelinha (de voz grossa)
Tony Silva – nota 5

Voltou a ser o MVP 67 jogos depois da ultima distinção. Na altura o jogo registou a maior derrota de sempre dos bávaros (8-1 contra o Valbom United). Desta feita nova derrota mas por números mais “contidos”.
A exibição em si não teve nenhum factor distintivo dos restantes colegas além de ter sido talvez o mais inconformado da equipa.


Os outros bávaros
Todos com nota 5, excepto Domingues (4).

11 comentários:

Filipe disse...

Afinal não era só o Araknídeo com dias menos bons... tou a brincar.

Mingues não ligues às críticas "eles" são uns ingratos, tou contigo :-)

Abraço

nokinhas disse...

Grande crónica! Retrata quase na perfeição o que aconteceu. Que sirva de lição para o resto do Torneio. Parece que o nosso grande objectivo a partir de agora é ficar à frente do Juventude Dream! E não vai ser nada fácil... :)

Feliciano Lima disse...

Pessoal não atirem ainda a toalha ao chão. Por favor vamos dar as mãos e honrar o bom-nome de Bayern Monchique.
Tony, Arnaldo e Nuno voces como uns dos mais antigos ponham ordem (no bom sentido) no balneario. Uma boa gestão começa quando todos lutam pelo mesmo objectivo.
FORÇA "MIÚDOS" sois os melhores.
Eu estou 100% com o Bayern e tu?

Tony Silva disse...

Lipe, o Mingues é muito superior a isso. Já todos enterraram num jogo ou outro e o Mingues até é dos que mais vezes foi o melhor em campo.

Neste sabado ele nem devia ter jogado pq não estava fisicamente em condições, mas fez o sacrificio pela equipa e nós agradecemos. Teria sido bem pior se ele não fosse.

A nota é uma brincadeira e o que menos importa...

Feliciano, eu estou 200% com o Bayern! :)
Seeeeeeeeeeeeeegue!

Tony Silva disse...

Quero deixar uma palavra de apoio ao mister estreante, que encarnou muito bem o papel, com seriedade.
Pena que os jogadores não lhe deram ouvidos.

Dizer também que após o jogo a direcção decidiu que eu deixarei de ser o adjunto e passará a ser o Arnaldo o apoio mais directo do mister Brito.

É assim a vida! Tinha de haver uma xicotada :)

capitan disse...

Esta equipa precisa de um abanão!

canhao disse...

com a atitude que tivemos neste ulimo jogo, estas situações vão acontecer constantemente...parece que estamos a voltar a uma certa altura em que se dizia que iamos jogar para o convivio...

nokinhas disse...

E não é essa a ideia?

Não houve falta de atitude, faltou foi paciência. Se tivéssemos feito o 3-1, como podia perfeitamente ter acontecido, tínhamos ganho, se calhar, até por margem folgada.

Mas, não sei porquê, a malta deve achar que somos o Barcelona. Não, não somos. Somos uma equipa que dá luta a toda a gente, mas que pode perfeitamente perder. Antes de começar este torneio, eu avisei que isto podia acontecer e que o nosso objectivo seria ficar à frente do Juventude Dream!

Filipe disse...

Vámos ver se ficam... :-)

Também se ficarem não tem mal, logo que ninguém se aleije e que ao fim continuémos todos amigos por mim está bem porque para mim acima de tudo está o convívio, aliás foi isso que me fez deixar a possível grande e brilhante carreira no Musical de Miragaia para treinar no Gás às terças e confesso não estar nada arrependido.

Continuem a divertirem-se com o Futsal.

Abraço

canhao disse...

nao somos o barcelona, e verdade...mas somos uma equipa que jogamos isto ha alguns anos, nao ha dois dias, e como tal ha certas coisas, que a mim, me metem confusão...
perder, jogar mal, errar, acontece a toda a gente, ate mesmo ao barcelona...

AMIGO de BAYERN disse...

Amigos tenho o prazer de vos convidar a assistir ao jogo da Taça Fut7. Entre ALVORADA CF vs EPINFANTE , pelas 18h. No campo da escola secª. eb 2/3 de Oliveira do Douro.

PS:- Meu coração é do Alvorada, mas tem o lá também o espaço do BAYERN.
Força amigos estou com voces.