segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Terceira vida de Tozé


Quando se fala em treinador do Bayern Monchique, a imagem que vêm à memória é a de Tozé. Muitos já passaram pelo banco bávaro mas é Tozé quem acumula mais jogos na função e é incontornavelmente uma das figuras que espontaneamente se associa a algumas das maiores conquistas bávaras.

O anúncio do seu regresso dificilmente é uma surpresa. Regressa a uma casa que bem conhece e da qual se despediu em 2011 com a conquista da Liga SuperFutsal. Na altura fechava-se mais um ciclo na vida do clube, mas nunca foi realmente uma “despedida”, antes um “até breve”.

Nas linhas abaixo passamos revista, embora de modo superficial, à carreira do consagrado treinador.

Depois de levar o “Juventude de Lordelo” a 3 subidas de divisão em 4 épocas nos distritais da “AF Porto”, Tozé recebeu o convite para orientar o Bayern Monchique. A recém-formada (pouco mais de um ano) equipa de amigos, apenas se lançara nos torneios amadores há cerca de meio ano e procurava evoluir.

A estreia deu-se a 3 Dezembro 2005 e a 4 Fevereiro de 2006 já a equipa assegurava o 2º lugar no "Torneio do CAC".
Daí até Janeiro de 2007, quando a equipa ficou em 3º em mais um Torneio do CAC, Tozé foi assegurando o comando da equipa, em alternância com Vítor Coutinho, Tony e até Pascoal.

Foi neste período que se deu um salto evolutivo. A equipa foi deixando o estilo de “futebol de rua”, evoluindo para algo mais parecido com futsal.

O 3º lugar no Torneio da Académica de Leça foi o ponto alto deste primeiro período de Tozé aos comandos da equipa, mas o primeiro título de campeão, no demolido pavilhão do Fluvial, veio pelas mãos do Pastor Coutinho…

Com as sementes lançadas, a época 2007/ 08 foi de grande sucesso.
Em Novembro de 2007 Arnaldo Martins conduzia o Bayern ao seu segundo título de campeão, no “Torneio Homenagem a António Silva” (o presidente, esse mesmo).

A equipa tomou-lhe o gosto e de uma assentada venceu 4 torneios seguidos. “Superliga My Indoor” com Tony ao leme e depois “Homenagem à Curtes” e “Escola Dramática da Foz” ambos por Arnaldo.




30 Novembro de 2008 marcou o início da segunda vida de Tozé no Bayern.
Foi um “reinado” de 3 épocas, coroado de êxitos. Logo na primeira época vitória em toda a linha conquistando “Liga, Taça e SuperTaça Futbaliense”, mais o Troféu Disciplina.

A segunda época não teve títulos mas nem por isso deixou de ser positiva.
3º lugar e Fair Play na estreia pela Liga SuperFutsal” e 2º lugar no XVI (e ultimo) “Torneio da Académica de Leça”, quiçá o ponto mais alto desta equipa formada em 2004…

A terceira época voltou a ser coroada com um título de Campeão. O da “Liga SuperFutsal” a 31 de Maio de 2011. Esta fora na altura a maior competição que o Bayern tinha disputado (22 jornadas).

A seguir ao Bayern Tozé voltou às competições da Associação de Futebol do Porto, onde orientou a "Casa do Benfica de V.N. Gaia", no campeonato de veteranos.
Depois de Tozé mais de uma mão cheia de nomes passou pelo banco do Bayern. Apesar de estar presente em vários pódios, não mais o Bayern voltou a vencer uma Liga. As grandes vitórias surgiram em torneios de curta duração, dois a cinco jogos, daqueles que se disputam num só dia, tais como “Vila das Artes” em Cerveira, “Grupo Jovens do Padrão da Légua” e mais recentemente o “2º Trofeu Bávaro d’Ouro”.




Quarta, 28 de Agosto de 2013, regressa Tozé e com ele a lembrança de “outros voos”. A Direcção tem no entanto os pés bem assentes no chão. A equipa não é muito diferente da que este conheceu mas está “envelhecida”. O que ganhou em experiencia, perdeu em resistência e especialmente em velocidade. Além disso a Liga FutsalSport não é nada fácil e acrescenta candidatos de peso a cada ano que passa. O objectivo – ambicioso - é ficar nos quatro primeiros lugares e fazer bem melhor na Taça, onde de resto fomos afastados na primeira ronda… pelo último classificado da liga.


Na época passada Norberto, Taboada e Rui Sá foram os jogadores que mais se destacaram. A primeira grande contrariedade para Tozé é que Sá lesionou-se com gravidade, deixando um grande vazio, pelo menos para já, na baliza…


BI do Mister Tozé

Nome: António José da Conceição Ribeiro

Idade: 49 anos

Nascimento: 3 Dezembro 1963

Naturalidade: S. Nicolau (Porto)

Estado civil: Casado (2 filhos)



Percurso no Bayern Monchique:

- 107 jogos
- 67 vitórias; 12 empates; 28 derrotas
- 13 competições
- 4 Troféus de Campeão

- "Equipa Revelação" no XII Torneio Académica de Leça (2006)
- CAMPEÃO na Liga FutBaliense 2008/09
- "Troféu Disciplina" na Liga FutBaliense 2008/09
- Defesa menos batida na Liga FutBaliense 2008/09
- VENCEDOR da Taça FutBaliense 2008/09
- VENCEDOR da Super Taça FutBaliense 2009
- Troféu Fair Play na Liga SuperFutsal 2009/10
- CAMPEÃO da Liga SuperFutsal 2010/11
- Treinador do Ano na Liga SuperFutsal 2010/11
- Treinador do ano 2006, 2009, 2010 e 2011 do Bayern Monchique

3 comentários:

quim ze disse...

estas fotos parecem escolhidas a dedo

Ricas disse...

Welcome home, Mister... ;)

Anónimo disse...

um excelente mister. Bem vindo ao banco do bayern

paulo correia