quinta-feira, 16 de julho de 2015

Xau… e até já!


Derrota nos penaltis deixa Bayern sem mais margem de erro

Foi um bom jogo, equilibrado, com incerteza no marcador até ao fim. Dizer que o Bayern merecia passar não é mentira nenhuma, mas o contrário também é válido. Ambas as equipas mereciam a passagem e o que custa mesmo é perder nos penaltis. O Bayern saiu “derrotado”, ainda que sem perder na quadra, mas neste sistema de “Duplo KO” ainda pode chegar à final… quem sabe apanhando pelo caminho esta mesma equipa. Mais do que um “Xau aí”, cabe aos bávaros garantir nos próximos jogos que seja um “Até já”!


3º Torneio S. C. Nun’Álvares (2ª eliminatória)
12 de Julho de 2015, 18 horas

FMS – Xau Aí, 3
Bayern Monchique, 3
* 3 – 1 em penalties

Jogo no Pavilhão do Complexo Desportivo SCNA, em Recarei - Paredes

Bayern M. – César; Taboada, Brito e Pedro (1); Tiago (1).
Jogou ainda: Domingues
Suplentes não utilizados: Portero (GR) e Tony [cap.].
TR: António Silva
Disciplina: Portero (amarelo por palavras), Pedro (amarelo por excesso de faltas)

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-3; 3-3


Segundo jogo de possíveis sete, desta vez com o contributo de Brito e Taboada, mas já sem Nuno, Norberto e Canhão. Zira e Kéké estavam convocados, mas (por motivos diferentes) voltaram a falhar a presença…

Os primeiros minutos do jogo foram muito difíceis para os bávaros, que viram a baliza de César ser muito assediada. Num período em que os “homens da terra” conseguiam furar com à vontade pelo meio da defensiva bávara, o momento de maior frisson, veio através de uma bola com estrondo no poste. Foi também a altura em que o Bayern começou a acertar melhor nas marcações e a equilibrar o jogo.

A partir daí o confronto passou a ser mais taco a taco, com oportunidades de golo a aparecerem, uma aqui, outra ali, em ambas as balizas.

O golo inaugural coube à “equipa da casa”, num rápido contra ataque. Três minutos volvidos e o Bayern empatou na sequência de um livre indirecto.

Por esta altura do jogo já os árbitros tinham as orelhas a arder, tal a pressão verbal (já esperada) dos “Xau Aí”, que interpretavam cada falta sofrida como se de uma agressão se tratasse. Portero no banco sentiu a necessidade de equilibrar as coisas, também nesse campo, forçando (e “conseguindo”) o amarelo que lhe garantiu a atenção do árbitro.


Já no segundo tempo foi o Bayern a marcar primeiro, numa jogada bonita, mas só a meio do segundo tempo.
A vantagem também não durou muito, com o empate a aparecer três minutos depois, num contra ataque em superioridade numérica, mas precedido de falta.

As equipas continuaram a tentar a vitória e os protestos iam aumentando de tom, principalmente após o 2-3 para o Bayern, em lance feliz. Por entre ameaças de invasão da quadra por parte de elementos do staff adversário, o “FMS – Xau Aí” começou a jogar de 5 para 4 e foi num desses lances, por sinal a escassos segundos do fim, que logrou chegar ao empate.

Nos penaltis, começaram os da casa por marcar. Tiago também marcou. Voltaram os da casa a adiantar-se e Pedro já não conseguiu “empatar”, atirando ao poste. O terceiro penalti também foi concretizado pelos verdes e já nem foi preciso Brito bater. A derrota estava consumada…
O Bayern segue agora para a “série dos vencidos”, tendo de vencer os 3 próximos jogos, até voltar a encarreirar e engatar na meia-final.




O filme dos golos ao minuto

14m 1-0      Pedro perde a bola no ataque, originando contra ataque. No dois para um o adversário opta pelo remate rasteiro de fora da área. A bola entra no meio da baliza, ficando a sensação que Cesar podia ter feito melhor.

17m 1-1      Livre indirecto em cima da linha de área, a castigar atraso ao guarda-redes. Brito mete em Tiago junto ao poste e este encosta de primeira.


30m 1-2      Pedro para Tiago a pivot. Tiago calca e Pedro remata de pé esquerdo, com a bola a bater no poste mais distante, antes de entrar.

33m 2-2      Contra ataque de três para dois e golo.

37m 2-3      Pedro na defesa, tenta o lançamento por alto para a entrada de Tiago. O defesa intercepta em esforço com a cabeça, mas acaba por desviar a bola para a sua baliza entretanto deserta, fazendo um golo de belo efeito e muito festejado.

40m 3-3      A jogar de 5 para 4 a bola roda do meio para a esquerda e por fim o passe para o poste mais distante onde aparece um adversário, sozinho nas costas de Taboada, a marcar.




A Estrela

Pedro Sousa – nota 7

É injusto que fique associado apenas ao penalty falhado. Nos 40 minutos de jogo fez muito mais e o suficiente para garantir a vitória para a sua equipa, sem esquecer no entanto que também foi uma perda de bola sua que originou o golo inaugural da partida. Ainda assim foi no cômputo geral o melhor dos bávaros, até no período em que os contrários “forçavam a barra” para o enervar e faze-lo perder a cabeça.


Os outros bávaros

Brito e Tiago – 7

César, Taboada e Domingues – 6

Sem comentários: