segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Capitán, o craque cabisbaixo


Nuno resolveu partida complicada

Noite de glória para Nuno com a obtenção de 3 golos vitais para o sucesso da equipa. Um dia depois de completar 38 anos, parece um jovem de 18. Não festeja os golos, mas o entusiasmo pelo jogo está lá, contido, mas muito presente.



Liga Power Futsal (4ª jornada)
2 de Dezembro de 2015, 23 horas

Bayern Monchique, 4
G. D. Sol Nascente, 2

Jogo no Pavilhão do Fontes Pereira de Melo, na Boavista

Bayern M. – César; Norberto (1), Nuno [cap.] (3) e Taboada; Tony.
Jogou ainda: Arnaldo.
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 4-2




Foi Capi e mais cinco

Para a quarta jornada da Liga, o Bayern voltava a encontrar um adversário moralizado pelo segundo lugar que ocupava e ainda mais moralizado ficou quando chegou à vantagem, ainda nos primeiros minutos de jogo.

Do lado dos bávaros, muitas baixas. Litos, Domingues e mais recentemente Brito com problemas físicos, aos quais se juntam Leandro e Tiago sem disponibilidade profissional… Tózé deixou Arnaldo no banco e foi a jogo com Capi e mais quatro.


Capitán faz de Zira

Teria de ser um jogo inteligente do Bayern, perante uma equipa fisicamente mais disponível, com alguns atletas (mais) jovens e com três suplentes para rodar.
Nuno mostrou que ”quem não tem cão, caça com gato” e sem os desequilíbrios normalmente proporcionados por Zira, foi à “lei da bala” que o Capitán empatou o jogo.


“Oh captain, my captain”

Bem antes do intervalo Teixeira colocaria o Sol novamente na frente. O Sol Nascente encarava este jogo e as suas condicionantes, como uma óptima oportunidade de vencer pela primeira vez o Bayern. Este foi já o 12º jogo entre as duas equipas, com a vitória a sorrir sempre aos bávaros. Nuno só não esteve presente no primeiro desses jogos, em Janeiro de 2010, mas até este jogo só tinha marcado dois contra esta equipa…
O que ainda estava para vir, chega a ser poético…


Capi bisa com Arnaldo a ver

Já no segundo tempo os bávaros começaram a assaltar a baliza contrária com mais intensidade. A passe de Norberto é novamente Nuno a marcar e a empatar de novo o jogo.
O "fantasma" de Arnaldo parece finalmente (?) ultrapassado e o capitão até já fala no balneário.
Tony ainda havia de desperdiçar oportunidade flagrante, mas seria Norberto a colocar o Bayern pela primeira vez na frente.


Hat trick, a melhor prenda pra Tózé

O jogo terminou já depois da meia-noite, já no dia (3) em que Tózé completou 52 anos de vida. Com 228 jogos no currículo (157 vitórias, 26 empates e 45 derrotas), o mister está agora a uma vitória apenas de completar 500 pontos pelo Bayern!
Para o seu aniversário, poucas coisas o deixariam mais feliz que o ultimo, golo da partida. Nuno completou o seu nono hat-trick e colocou o resultado num 4-2 mais confortável para os últimos minutos.

A vitória é justa, de uma equipa que está com moral, que costuma não entrar bem nos jogos, mas que vai conseguindo fazer a remontada. Mas não será sempre assim…




O filme dos golos

0-1     Juca rompe pela esquerda com alguma sorte nos ressaltos e volta a ser feliz num remate fraco, beneficiando de uma saída algo tardia de Cesar que não encurtou suficientemente a distância.

1-1     Remate de Taboada que é rechaçado. A bola sobra para Nuno que chuta forte de fora da área.

1-2     Arnaldo e Taboada desentendem-se e Teixeira acaba por conseguir entrar nas costas da defesa, livre de marcação, para fazer o golo.


2-2     Norberto entra da direita para o centro e entrega para Nuno na meia esquerda da área. Nuno controla a bola e remata. Motinha ainda defende mas a bola foge-lhe por baixo do corpo…

3-2     Perda de bola no meio campo. A bola sobra para Norberto na frente e este corre para a área, onde perante Motinha penteia com o pé direito, para ganhar espaço e tocar e pé esquerdo para as redes.

4-2     Sol Nascente a jogar de cinco para quatro. O guardião tenta meter no colega da direita, mas Nuno antecipa-se e rouba a bola, anda dois metros e chuta para a baliza deserta.




A Estrela

Nuno “Capitán” Silva – nota 9

3 golos numa difícil vitória por 4-2 é sempre digno de nota especial. Para mais num jogo de esforço redobrado, com apenas um suplente disponível, o que exigiu mais de toda a gente. Tudo isso torna ainda mais brilhante o último golo, já no final da contenda, mas ainda com energia para se antecipar e roubar a bola ao adversário.
O “ponto extra” pela importância dos golos, permite-lhe repetir uma nota 9 que já havia conseguido em Outubro de 2006 (!!!), numa vitória por 2-1 sobre a CMP em que fez os 40 minutos e marcou os dois golos da vitória.



Os outros bávaros

César e Arnaldo – 6
Taboada e Tony – 7

Norberto – 8