quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Bayern faz remontada mas acaba a sofrer


Terceiro golo dos Vedetas era desnecessário e evitável

Apesar da fraca classificação o Vedetas FC é uma equipa que se bate bem e vende caros os pontos. Contra o bi-campeão voltou a ser assim perdendo apenas pela diferença mínima, mas pareceu haver mais demérito do Bayern, do que propriamente mérito dos Vedetas (que também o teve naturalmente), até porque os bávaros se deixaram levar num certo desvario emocional que contagiou as três equipas.


Liga Power Futsal (6ª jornada)
18 de Janeiro de 2016, 23 horas

Bayern Monchique, 4
Vedetas FC, 3

Bayern M. – Escocês; Taboada, Norberto (1) e Zira; Litos (2).
Jogaram ainda: Tony [cap.] e Luzia (1).
Suplente não utilizado: Domingues
TR: Tózé Ribeiro
Disciplina: Escocês (amarelo pelo penalty)

Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 0-2; 4-2; 4-3


Os primeiros minutos foram de ouro para os Vedetas, beneficiando das facilidades concedidas pelos bávaros. O primeiro golo não é admissível, com o
homem dos Vedetas a ziguezaguear por ali, sem que ninguém pusesse termo ao lance.

No segundo golo e pese embora o penalty seja mal assinalado, a verdade é que de novo, há um “aproveitar” dos espaços e folgas concedidas no meio campo bávaro. Do penalty resultou ainda um amarelo a Escocês, que mais não fez do que ir ao lance com coragem e cortar a bola imediatamente antes do choque com o adversário. Claro que o lance é aparatoso, com o homem dos vedetas a acabar estatelado com estrondo na área, tendo isso influenciado a decisão do árbitro.

Pra frente é que é o caminho e os bávaros finalmente acordaram, passando a assenhorar-se mais do meio campo contrário, à medida que também os Vedetas iam perdendo gás e ao mesmo tempo, encontrando uma “barreira” mais sólida pela frente.

Os bávaros conseguiram empatar o jogo até ao intervalo, embora também o segundo golo do Bayern pareça precedido de falta, com Norberto a empurrar o seu marcador com o braço, para ganhar espaço para receber e rodar.


Para a segunda parte o Bayern conseguiu transportar a estabilidade de jogo que já demonstrara na segunda metade do primeiro tempo, pelo que foi uma questão de tempo até voltar a marcar e passar finalmente para a frente do marcador.

No entanto e já depois de chegar aos dois golos de vantagem, deixou-se embalar para um jogo mais descontrolado, com muitas queixas de parte a parte e acabou por perder discernimento e até sofrer um golo.

Nos últimos minutos valeu a expulsão de um jogador contrário, para o Bayern conseguir resgatar algum controlo de jogo. Ainda assim não conseguiu ser um Bayern convincente, mesmo com um jogador a mais...  



O Filme dos Golos

0-1     Slalom no meio campo bávaro e remate vitorioso de Cláudio.

0-2     João Torres bate o penalty contra o guarda-redes, mas a bola tabela em Escocês e escapa-se por baixo deste, batendo no solo e tomando o caprichoso caminho para a baliza.

1-2     Norberto mete a bola tensa para o segundo poste e Litos desvia com o pé direito para a baliza, passando a bola por cima do guardião.

2-2     Zira marca o lançamento rápido para Norberto, que recebe a pivot, roda sobre o adversário e coloca a bola rasteira junto ao poste.


3-2     Belo golo num contra-ataque rápido e assertivo. Zira lança Norberto em corrida pela esquerda. O guardião sai da área para o corte, mas Norberto chega primeiro, fazendo o passe na queima para a área. Litos aparece em voo e aguentando a carga do adversário, consegue desviar de primeira para a baliza. A bola ainda bate no poste antes de entrar e Litos fica estendido a queixar-se da perna…

4-2     Contra-ataque de dois para o guarda-redes. Luzia conduz pela meia direita, com Litos pela esquerda. Ao chegar à área, Luzia passa a Litos e este devolve a Luzia, desconcertando por completo o guardião.

4-3     João Torres aparece pela esquerda. Noberto entra duro mas não consegue o corte e a bola vai parar aos pés de Filipe na área.




A Estrela

Litos Pinto – nota 7

Será que foi mesmo o melhor em campo? Provavelmente não, mas foi o “homem do jogo”. Fartou-se de falhar passes no início, mas depois ganhou confiança com o golo e foi crescendo até ao fim. Na segunda parte marcou um grande golo, sem medo de ir ao choque e levar a melhor, para depois “acabar com a discussão”, com um passe de morte para o golo de Luzia.



Os outros bávaros

Escocês, Tony e Luzia – 6
Taboada, Norberto e Zira – 7

Sem comentários: