terça-feira, 16 de maio de 2006

O brilho da regularidade

Ainda com um mês para preparar a entrada no prestigiado torneio da Académica de Leça, mas apenas a pouco mais de duas semanas de defender o titulo de campeão no mitico torneio do Julio Garganta ganho no Fluvial, falamos com Pascoal, unico esquerdino do actual plantel que vai mantendo a forma enquanto aguarda pelas batalhas que aí vêm. Num tom diplomático, o atleta matosinhense mostra aqui algo mais de si do que apenas a boa disposição e futebol pratico que estamos habituados a ver.

Destaques
----------------

O Titulo em que não participou
"Muita felicidade pelos meus companheiros!"

O Futuro
"Talvez mais um aninho no futebol federado..."

O Plantel
"Qualquer um pode ser titular."

Torneio da Académica
"Sonho passar a primeira fase."


Não fazendo parte do elenco fixo do Bayern, como foi ver de fora a vitoria no torneio? Teve pena de não ter participado?
"Muita felicidade pelos meus companheiros e também muita pena por não ter participado. Recordo que nessa altura, aos Sábados, dava sempre uma saltada ao Messenger porque sabia que iria encontrar o Tony para me colocar ao corrente dos resultados [risos]."

O que faz para manter a forma agora que acabou o seu campeonato no Leça do Balio e enquanto não arrancam de vez os treinos pré-torneio no Bayern?
"Inscrevi-me num ginásio! O objectivo é manter os índices físicos e trabalhar outras componentes e partes do corpo que no futebol, às vezes, são ignoradas. É a primeira vez que recorro a este tipo de actividade física, mas não gosto de estar parado e precisava de estar mais tempo com a minha namorada. No ginásio junto o útil ao agradável: pratico desporto e estou com a minha Lipinha!"

Continua a ponderar o seu futuro como jogador federado ou já tomou uma decisão?
"A decisão não está 100% tomada. Foi uma época muito difícil, atravessamos maus momentos, desejei rapidamente o final da época e ponderei várias vezes em colocar ponto final na carreira tal a exigência na conciliação trabalho-futebol-vida pessoal. Mas olho para trás e conto 16 anos de treinos e jogos de futebol; olho para o presente e vejo-me a viver com os meus pais que me tiram as responsabilidades de ter de ‘governar’ uma casa e permite-me continuar a fazer aquilo que gosto; tenho a Filipa que ainda não se encheu de aturar a minha ‘azia’ quando perdemos ou quando um jogo corre menos bem, ou quando não podemos sair porque tenho treino; e tenho os meus fãs (pai e avô) que desde sempre me acompanharam para todo o lado. Em muitas alturas da época vai ser um sacrifício ir aos treinos, mas os golos e outros bons momentos acabam sempre por prevalecer. Talvez mais um aninho no futebol federado para depois me dedicar completamente ao Bayern e às Sereias [risos]."

Em tempos foi descrito por um cronista como sendo "um jogador que não brilha mas que também nunca joga mal". Concorda com esta análise?
"Não posso concordar ou deixar de concordar. Sei que tenho características mais defensivas e nas zonas do terreno onde actuo é mais fácil ser lembrado por um ‘enterro’ do que por um jogo imaculado e o que eu procuro antes de tudo é não comprometer, ou seja, ser regular: jogar fácil, na antecipação e sair com a bola jogável porque custa muito menos ter a bola na nossa posse do que andar a ‘cheirá-la’. Se me colocarem em zonas mais ofensivas, aí sim, terei que assumir jogo, partir para cima do adversário, desequilibrar e procurar o golo, e assim corro mais o risco de brilhar ou jogar mal."

Voltemos um pouco atrás no tempo, até ao Torneio da Académica do ano passado. Antes de terminar a fase regular desse torneio, o Pascoal pediu desculpa aos colegas e “abdicou” de terminar a competição. O que o levou a tomar essa decisão?
"Desde o início encontrei um grupo espectacular no Bayern. Um grupo que me soube receber, que atura as minhas palhaçadas e onde todos se dão bem. É isso que me fez continuar a defender as cores do Bayern com o maior prazer do Mundo, mas no Torneio da Académica de Leça o espírito não era o mesmo: não sei se pelos vários torneios em que participámos, não sei se pelo nível de exigência do torneio, não sei se pela ambição ou falta dela de algum elemento. O copo acabou por transbordar quando a falta de solidariedade e até de respeito dum determinado jogador para com alguns colegas em situações esporádicas – que nem foi directamente comigo - e para com o plantel numa situação específica atingiu proporções que me levou a tomar tal atitude. O rumo que a equipa estava a tomar não me estava a agradar: primeiro quero divertir-me a jogar à bola, quero ir com vontade ter com os meus amigos do Bayern, ganhar será sempre o objectivo mas para mim, não será a qualquer custo. Sentia o mau ambiente no seio do grupo e tomei uma posição, mais no sentido de ver de fora o caminho que o Bayern estava a seguir mas também para alertar o núcleo duro do plantel."

Nesse torneio chegou a ser o capitão numa partida. Alguma sensação especial?
"Muito especial. Fiquei surpreso quando me nomearam capitão nesse jogo, não estava à espera. Dou muita importância ao Capitão da equipa, é ele o reflexo do plantel e o elo de ligação entre os diferentes elementos do grupo e na relação com o exterior (árbitros, direcção, equipa técnica, etc.). É sempre uma honra mas também uma grande responsabilidade e além do mais foi no jogo em que estavam presentes 4 colegas meus do Perafita em que só não ganhamos por manifesta infelicidade. Ainda estou à espera que o Nokas me dê a k7 do jogo [risos]. A juntar a tudo isto, creio que é opinião geral, a braçadeira fica mesmo bem no meu braço [rebola-se no chão a rir com as mãos na barriga]."

No torneio deste ano, o Bayern já tem a sua participação assegurada. O Pascoal será um dos “reforços” da equipa e encontrará Nuno (El Gran Capitán) a jogar na sua posição. Acha que vai entrar directamente para a equipa titular?
"Claro que não, aliás, acho que o Bayern tem uma equipa equilibrada onde qualquer jogador pode ser titular sem que a equipa perca muito rendimento. Não faria qualquer sentido dizer que não quero jogar ou que não ambiciono jogar sempre, mas no banco, na bancada ou a jogar quero é o melhor para o Bayern. E além do mais ser suplente do Capitán é uma honra, ele é o exemplo de dedicação, sacrifício e amor ao clube. Deve ser a referência para os mais novos."

Os dois jogadores são compatíveis?
"Depende da táctica a utilizar pelo mister. Se jogarmos os dois terei que ser mais móvel, o Capitán liberta-me das preocupações defensivas e posso jogar uns 2 ou 3 metros mais à frente procurando ocupar zonas mais ofensivas. É uma questão de rotina."

Quais são as expectativas para este torneio dificílimo?
"É difícil criar qualquer tipo de expectativa quando não temos qualquer conhecimento dos oponentes que vamos enfrentar. É claro que no meu subconsciente sonho em passar a 1ª fase, mas depende de muitos factores... Se o nível das equipas fôr igual ao que encontramos no ano transacto acho que o 3º lugar seria já um excelente resultado. As duas primeiras jornadas vão definir muita coisa tanto em termos de classificação como em termos de valia das equipas. Em termos extra-desportivos quero que a união do grupo saia ainda mais reforçada que é o elixir da longevidade de qualquer colectividade."


Passemos ás perguntas da praxe.
Quem são os seus ídolos no mundo da bola?
"Nunca fui de ter ídolos do tipo ter posters no quarto ou algo do género, mas aquele que mais se aproxima da veneração e eu sei que foi o melhor jogador a vestir a camisola do FC Porto e o Nokas sabe que eu sempre acreditei nele: o Mágico, simplesmente, DECO! Depois, aprecio a qualidade técnica do Nokas, a versatilidade do Mingues, o espírito de sacrifício da Capitán e a correcção do Tony."

Porquê o numero nº 13?
"Comecei a namorar com a Filipa no dia 13 de Outubro, a partir daí tento levar o 13 para todo o lado. Vai um exemplo? Escolhi de 4 bilhetes para a final da Taça a cadeira no lugar 13 da fila 13 e o Porto conquistou a 13ª Taça! Perfeito [risos]! Lembro-me que no meu 1º ano no Perafita quando os números eram fixos, o meu treinador na altura [ndr: António Cerqueira] perguntou-me qual o número que queria usar; eu disse o 13 e ele muito convicto disse: “Ahhh, Eusébio em 66! Muito bem!”; eu não me descosi e rematei “É por isso mesmo que quero o 13, mister!” [gargalhada sonora à José Carlos Malato]."

Algum fetiche antes de entrar em campo?
"Nenhum, tento não ter qualquer tipo de superstição."

Porquê o apelido de Pascoal se o seu nome de baptismo é Luís Miguel São Vicente?
"Luís Miguel Moreira São Vicente. Até ingressar no Leça do Balio sempre fui conhecido como o Luís ou Luís Miguel, mas quando cheguei ao clube da minha terra as pessoas conheciam-me como o ‘filho do Pascoal’. Ficou Pascoal no meio futebolístico desde então!"


Agora, venha o diabo e escolha.
Prefere o equipamento preto ou o branco?

"Branco."

Manuel Maria ou Tózé Ribeiro?
"Quando for velhinho e tiver netinhos há um homem que estará sempre associado à minha carreira como jogador: Manuel Maria."

Balneário do Leça do Balio ou balneário do Bayern Monchique?
"O meu mano tá no Bayern Monchique!"

Defesa ou ataque?
"Defender o que é nosso para depois atacar o que é dos outros."

Garcia ou Jonny?
"Com o Jonny nunca joguei, não posso comparar."

Relva sintética ou taco?
"Gosto dos dois, mas futsal tem que ser em taco."

Totobola ou Betandwin?
"Betandwin."

Mikasa branca ou Amarela?
"Talvez branca, mas o importante é tratá-las bem!"

Fifa ou Pró Evolution Soccer?
"Há muito tempo que não jogo, mas para já Pro Evolution Soccer
."

25 comentários:

Pispis disse...

Que edição fantástica!

Algumas respostas estão demasiado longas, peço desculpa aos leitores :-)

Tony Silva disse...

Não te preocupes. Não está maçudo.
Mas aquela pergunta do Jonny... era traiçoeira :)

Anónimo disse...

O Bayern está a ressuscitar!

Grande entrevista ao meu mano!

Faltou uma pergunta fundamental: pq o apelido Duracell? :)

My friend, vitória 8-2 sobre a Universidade Fernando Pessoa. Grande jogo-treino. A melhor contratação da história do Bayern (Norberto) jogou por nós!

O Milton tb está aprovado! Dentro e fora das quatro linhas. Confirmou as indicações que a Fêmea nos tinha dado:)

Tony Silva disse...

O quê? Agarra-a com as duas mãos?!?!?
A bola claro...

Anónimo disse...

Pasc no seu estilo inconfundível...
Só faltava uma pitada de controvérsia, a menos q queiras deixar essas coisas para o teu mano Nokas...

Pispis disse...

Temos de estar concentrados na preparação dos torneios que vamos enfrentar! A controvérsia tem hora marcada na análise à prestação nos referidos torneios :-)

A pergunta do Jonny era traiçoeira mas esquivei-me à jogador de 1ª Liga :-)

António, ontem a ekipa entrou um bocado mal, logo a perder, mas quando empatei a partida ao aparecer oportuno à entrada da área após marcação dum canto, a equipa soltou-se e partimos para uma grande exibição :-)

Anónimo disse...

Por acaso, fizemos uma grande exibição. Até o meu mano jogou bem! :)
O Mingues é q continua a ser queimado pelo mister. O Canhão foi titular em detrimento do Mingues! Afinal, o problema n é só do Coutinho! LOL

Tony Silva disse...

Quem é aquele gajo ao ladfo do Pascoal? Com o equipamento do FCP...
:)

Pispis disse...

Pista: é um bi-campeão europeu! :-)

Anónimo disse...

È só um jogador fenomenal, Português de Gema. O Deco claro, o outro joga no Leça do Balio, bom demaid para a qualidade que tem.

Então o resumo da partida com a Selecção da FFP???

E para quando o proximo jogo???

Tony Silva disse...

Caro Milton, aprecio o teu empenho e motivação, mas o cronista de serviço não está para aí virado. Diz-se que não tem tempo... muito trabalho, etc...
De qualquer das formas, não é costume haver crónica de jogos particulares, só se faz de quando em vez, quando há disponibilidade e em alturas em que o blog tenha mesmo de ser "actualizado". Já nos oficiais podes contar com a crónica quase sempre no dia seguinte.
E por falar em jogos oficiais, não tarda vai haver novidades...

Anónimo disse...

Tony, obrigado pela explicação, o Sr. Pascoal é que me informou que havia sempre cronica e que o cronista está sempre disposto.

Mas ok, sabes que foi o jogo de estreia e gostava de saber o que a SAD achou:)

Tony Silva disse...

Eu (normalmente) estou disposto mas eu não fui. O Arnaldo é que é profissional da crónica mas não tem tempo para isso. De vez em quando lá faz uma, o que é optimo para mim.

A SAD gostou. Já falam num contrato de 2 anos.
Err... 2 torneios quero eu dizer.

Anónimo disse...

FINALMENTE!!! hoje sai cedo e tenho tempo de vir a NET|||

no trabalho o acesso á net está bloqueado...FDX !!! depois de 2 semanas complicadas a mudar de empresa e o curso pelo meio so tenho tempo e de comer e dormir!!! nem tempo para f....!!

bom jogo na 3a feira!! temos uma equipa muito equilibrada e qualquer 1 pode ser substituido e nao se nota muito a diferença(menos o pascoal ;) )

ao comentario:

"O Mingues é q continua a ser queimado pelo mister. "

so tenho a dizer que é tactica do treinador para mal faça a 1ª alteração consiga elevar a qualidade o jogo da equipa!!!
(LOL)

Anónimo disse...

«bom jogo na 3a feira!! temos uma equipa muito equilibrada e qualquer 1 pode ser substituido e nao se nota muito a diferença(menos o pascoal ;) )»

A vassourada parece q tá dar certo... mas ainda n tá totalmente concluída! :) Foi realmente um treino agradável, mas n nos podemos esquecer q ainda faltaram Serginho, Pedro, Tony e Capitan no lote dos elementos que irão participar.

Quem será o nosso "Quaresma" na convocatória para a Académica:) ?

O que vale é que antes temos o "Euro-Sub 21 - Torneio Garganta" :)

Milton, tranquilo. Tens é de colocar no contrato se no final dos treinos preferes que a Fêmea faça o Hamburguer ou a Torre Eiffel. Pessoalmente, acho + piada ao hamburguer. :)

Crl, António, tu sabes mesmo q tenho pouco tempo! Trabalho mt e as gajas são fodidas:)

Tony Silva disse...

O Julio tb precisa de uma vassourada. Nunca mais vem o calendário.

Pispis disse...

Vou então antecipar-me ao calendário: em Junho, dos dias 9 a 15 (inclusivé) estou em estágio e dia 17 estou num casamento, portanto não contem comigo nesses dias!

Tony, faz tudo para adiar os jogos nestas datas :-)

Tony Silva disse...

Em principio só falhas um jogo no torneio da Torrinha, na segunda jornada. De resto tá tudo bem.

Anónimo disse...

Se falhares mais n há problema, o Mingues resolve!

Anónimo disse...

O Mingues resolveu. Pelo menos marcou o primeiro golo (vitória 8-5 sobre o ALFA). Como ele estava a brilhar tanto lesionei-me e n quis entrar mais! :)

Tony Silva disse...

E á mesma hora o Capitán dava um grande concerto no Uptown Bar.
Só lhe faltou a braçadeira... :)

Pispis disse...

Eu sei que a minha entrevista é um chamariz mas, por favor, actualizem o blog!!!

Tony Silva disse...

Não está facil! O Mingues e o Lipe parecem estar em black out. O velhote não traz o calendário... Não é facil a vida de um actualizador de blog!
Esta merda precisa de uma vassourada!

Anónimo disse...

Eu já tinha alertado para a vassourada em tempo oportuno:)

Anónimo disse...

E UMA ACTUALIZAÇÃOZITA JÁ ÍA , NÃO? LOLOL