sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bávaros sobem ao “Monte”

Acima destes “apenas” uma “montanha” chamada Vai Avante

Ainda falta toda uma volta para se completar a liga mas este jogo revestia-se já de uma importância particular para o Bayern que ainda não ganhara um jogo contra um candidato ao título. Com mais três pontos que os bávaros e no topo da classificação os “tigres” do Monte Aventino enfrentavam o jogo com outro à vontade, mas no canto da mente, a derrota na jornada anterior e a possibilidade de perderem a liderança, por certo deixava os seus atletas algo receosos.

Liga SuperFutsal 2009/10 (11ª jornada)
30 de Janeiro de 2010, 22,00 horas

G. D. Monte Aventino, 1
Bayern Monchique, 2

Jogo no Pavilhão do Académico Futebol Clube, no Porto

Bayern M. – Rui Sá; Brito, Pascoal e Pedro; Domingues.
Jogaram ainda: Litos (1), Correia (1) e Nuno [cap.].
Suplente não utilizado: Tony
TR: Tozé Ribeiro

Ao intervalo: 0-1
Marcha do marcador: 0-2; 1-2


O Bayern acabou por vencer bem um jogo que cedo poderia se ver a liderar. Logo na jogada de saída, Brito recebeu a bola em zona frontal e quando se preparava para rematar foi puxado. Se foi dentro ou fora da área, por certo haverá quem defenda uma e outra teoria mas o certo é que o árbitro assinalou o livre. Por sinal em cima da linha de área. Estranho mesmo foi o facto do puxão não ter sido sancionado com um amarelo.
Da marcação do livre nada resultou.
O jogo foi muito disputado a meio campo, com as equipas a apostarem numa defesa atenta, mais do que num ataque desenfreado. Sá foi o guarda redes dos bávaros e esteve em noite de grande acerto. Brito, Pascoal e Pedro os homens do trio mais recuado e na frente esteve Domingues, que alcançou aqui a sua centésima vitória pelo Bayern Monchique.
Os golos haveriam no entanto de “sair do banco”, apontados por Litos e Correia, dois “reforços de Inverno” que apesar de inscritos desde o inicio da época ainda não haviam sido chamados à convocatória.

Oportunidades existiram algumas, para ambos os lados. Litos que poucos minutos antes tinha travado com a barriga e quase em cima da linha de golo um remate de “golo certo”, viria a estar na génese do golo inaugural.
Foi após um corte de Pascoal, que permitiu que Litos partisse em rápido contra ataque, ganhando alguns metros de avanço. Na altura em que o único defesa lhe fechava o caminho, Litos optou pelo remate, ainda distante da baliza, mas acabou rasteirado por trás na altura em que rematou.
Lance aparatoso mas sem consequências físicas, felizmente. O que não se esperava era que o infractor saísse incólume do lance, sem sequer ver um cartão amarelo. Na marcação do livre, apontado por Pedro de forma tensa, Correia desviou a bola do guardião e para dentro da baliza.

A vantagem ao intervalo premiava um Bayern mais decidido na procura da vantagem.

Na segunda parte o jogo não foi muito diferente e o Bayern até marcou o segundo golo sensivelmente na mesma altura de jogo.
Antes disso, o cartão amarelo voltou a ficar no bolso quando Brito a meio campo junto à linha lateral se viu agarrado quando tentava embalar para a baliza. A falta foi assinalada, mas faltou o respectivo cartão.

O segundo golo, conseguido já perto do final veio trazer algum sossego aos bávaros, mas acabaria por ser sol de pouca dura. A partir daí o Monte Aventino avançou o guardião. O capitão de equipa tomou o lugar do redes e começou a jogar avançado no terreno. Tal permitiu que Rui Sá quase fizesse um golo de baliza a baliza, mas a bola acabou por bater no poste e não entrou.

Entretanto, Litos que estivera anteriormente em destaque pela positiva, meteu aqui uma grande gaffe. A sair da pressão colocou a bola num adversário, em zona frontal. Valeu mais uma vez Rui Sá que impediu mais uma vez o golo.

A um minuto do final Litos voltou a ser rasteirado em situação privilegiada. Aproveitando o adiantamento da equipa contrária, Litos ganhou as costas do último defensor e Sá meteu-lhe a bola directamente desde a baliza. Litos recebeu e quando se virava para mirar o golo, foi ceifado pelo guardião.
Novamente cartão nem vê-lo!
Na marcação do livre Pedro meteu a bola muito mal no lado contrário, mas esta foi interceptada pelos contrários que num rápido contra ataque chegaram ao golo de honra.
Poderia ter sido um ponto de viragem mas o tempo já estava esgotado. A bola foi ao meio e poucos segundos depois o jogo terminou.

A vitória do Bayern foi justa, contra uma equipa complicada que liderou a liga durante 7 jornadas seguidas e vem assim trazer mais emoção à competição.



O filme dos golos ao minuto

0-1 (16m) Livre a castigar falta por trás sobre Litos. Na marcação Pedro bate a bola para o coração da área, onde Correia desvia com toque subtil.
0-2 (36m) Pedro é lançado em contra ataque pela linha direita. Um adversário sai-lhe ao caminho e tenta a placagem lateral, mas apenas consegue desequilibrar ligeiramente o bávaro que corre pela linha até lhe sair ao caminho o último defesa. Pedro assiste então Litos no centro, com este a rematar ao ângulo, sem hipóteses para o guardião.

1-2 (39m) Livre à entrada da área do Monte. Pedro falha o passe e a bola é roubada pelos adversários que saem em 3 para 1 para o ataque. Nelson faz o golo à saída de Rui Sá.



A Estrela

Luís “Pascoal” – nota 8

Não é um jogador vistoso! Não finta nem tenta inventar, “come apenas a sua pescadinha”, mas empresta à defensiva bávara uma solidez notável, libertando os seus colegas para as outras tarefas habitualmente mais laureadas. A vitória de uma equipa começa mesmo na defesa e Pascoal deu aqui novo exemplo disso.
Em dois jogos com Pascoal a equipa só sofreu um golo. Muito bom!


Os outros bávaros

Brito, Domingues, Litos e Correia – 7
Rui Sá e Pedro – 8
Nuno –



Segunda derrota consecutiva atira Monte Aventino para o 3º lugar

Foi um final de primeira volta para esquecer por parte dos Aventinos. Duas derrotas consecutivas acabaram com a larga vantagem que tinham e atiraram a equipa para o 3º lugar. Nada de significativo porém pois a equipa está em igualdade pontual com o Bayern e apenas a dois pontos do campeão líder A. Vai Avante.


Resultados (10ª jornada):

Parceiros 2 - 0 União
Sol Nascente 2 - 3 Vai Avante
Matosinhos 4 - 5 S. Vicente
TRFL 1 - 6 Real Portvscale
Monte Aventino 1 - 2 Bayern M.


Cinco candidatos ao ceptro

Com a primeira volta completa perfilam-se os candidatos ao título. Cinco equipas estão no pelotão da frente, separadas por apenas 3 pontos. Dificilmente a liga poderia estar mais emocionante. Segue-se um quadro com o confronto directo entre os cinco. Se o confronto fosse a cinco, o líder seria o S. Vicente e o Bayern estaria em… último. Entre os cinco, o factor casa nem tem relevância… antes pelo contrário.


Próxima jornada (de 8 a 13 Fev.):
8 (22:30) Parceiros - Matosinhos
8 (23:00) Real Portvscale - Sol Nascente
12 (21:00) União FC – Monte Aventino
12 (22:00) Black & White – Vai Avante
13 (22:00) TRFL United – S. Vicente

Sem comentários: