domingo, 23 de outubro de 2011

Objectivo(s) alcançado(s)!

É o 4º troféu fair play da história do clube…

Neste jogo de caracter “decisivo” foi Tony quem voltou a assumir a orientação da equipa. Ambos os objectivos a que se propunha foram alcançados com sucesso. Por um lado vencer o jogo e assim conquistar o ultimo lugar do pódio e por outro não ver amarelos e trazer para casa o troféu fair play.




Liga Futsal 2010/11 (ultima jornada)
22 de Outubro de 2011, 15 horas

Bayern Monchique, 5
Forças Segurança Unidas, 2

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Ricas; Tony, Nuno [cap.] (1) e Domingues (2); Canhão (1).
Jogou ainda: Taboada (1).
TR: Tony Silva

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 5-2


Como tem sido habitual o Bayern voltou a apresentar somente seis elementos. Cinco na realidade de início já que Taboada chegou já com o jogo em andamento. Ricas era o “remendo” na baliza e Canhão que há mais de um mês não treina, entrava directamente para a equipa inicial.
Do outro lado uma equipa também “carenciada”, com o seu habitual guardião mas com apenas 4 elementos de campo, algo que haveria de se tornar decisivo com o decorrer do jogo.
Entrou bem o Bayern a fazer circular bem a bola e com ligeira superioridade na posse da mesma. O primeiro lance de perigo no entanto foi dos contrários com Quaresma a chutar do meio campo e Ricas a controlar a trajectória da bola “com os olhos”, até ver esta embater no seu poste esquerdo.

O Bayern marcou primeiro com um belo remate de fora do capitão Nuno. O jogo parecia encaminhar-se para um “final feliz” e ainda mais a partir da entrada de Taboada, com outra solidez táctica… mas foi pura ilusão!
Foi então que o jogo se complicou. Um dos homens começou a sentir o músculo a prender. Numa primeira vez ainda deu para continuar, mas depois acabou mesmo por ficar de fora, deixando os companheiros desamparados em campo.
Esperava-se que o Bayern encontrasse facilidades contra um jogador a menos mas foi nessa altura que o “F.S.U.” chegou ao empate. Foi mesmo o pior período dos bávaros que não souberam mesmo jogar contra 4.
O homem que tinha saído lá acabou por reentrar um pouco mais à frente e o resultado foi empatado para intervalo.

Na segunda parte o Bayern sofreu o segundo golo e temeu-se o pior. Os bávaros continuavam a jogar bem mas os “seguranças” defendiam atrás e o golo não aparecia. Tony atirou ao poste e Taboada à barra, ambos de fora da área, mas acabou por ser Domingues em plena área a dar a volta aos defesas e a marcar o golo do empate.

Com o decorrer da segunda parte, o atleta que estava em dificuldades física acabou por ir mesmo para a baliza, por troca com o guarda redes e foi a partir daí (3-2) que as coisas “desanuviaram”. O novo guarda redes não conseguiu parar um remate de Taboada e a partir daí quase só deu Bayern.
Canhão e Domingues acabaram por ampliar a vantagem para o resultado final de 5-2 com dois golos “fáceis e simples” ao segundo poste.


No geral foi um bom torneio e uma boa participação do Bayern Monchique. Os objectivos era modestos e coerentes com a disponibilidade de jogadores da equipa. A meta minima era ficar na parte superior da tabela (pelo menos 4º lugar) pelo que o terceiro lugar foi bom e o premio fair play, sempre dificil, cai como cereja no topo do bolo. Como pontos negativos ficam a péssima exibição e consequente derrota com os Devils Futsal e o facto de se ter sofrido muitos golos por jogo (3,14 de média)


O filme dos golos

1-0 Na marcação de um livre Canhão toca ao lado para Nuno que sem preparação atira um balázio. Grande remate!

1-1 A jogar temporariamente com menos um, as “Forças” conseguem sair muito bem da pressão com um volley para a frente a solicitar a corrida de Paulinho que se escapou por entre dois defesas e à saída de Ricas desvia a bola para entrar junto ao poste mais distante.


1-2 Ressaltos à entrada da área permitem que Quaresma fique com a bola e daí até ao remate forte (e indefensável) foi um instante.

2-2 Tony na extrema direita mete para Domingues que aparece a pivot e de costas para a baliza faz um excelente trabalho individual a rodar e a marcar com toque subtil.

3-2 Nuno toca para Taboada e este procura o espaço com um toque paa o lado e depois chuta muito forte, de fora da área.

4-2 Taboada progride pelo meio campo, contemporiza com a bola e finta um jogador pra o meio, passando depois a Tony na esquerda. Este de costas para a baliza assiste Canhão para um golo “fácil” ao segundo poste.

5-2 Domingues rouba uma bola no meio campo e só com um defensor pela frente toca de imediato para a corrida de Tony pela direita. Tony controla em progressão e assiste Domingues que entretanto acorrera ao segundo poste para concluir. Como mandam as regras…


Os bávaros

Ricas (7)
Muito melhor que na estreia. Talvez as bolas fossem mais á figura mas o certo é que Ricas estava lá para dar o corpo à bola. Notou-se evolução também nas reposições de bola e nos golos sofridos não teve hipótese.

Nuno (7)
Mais um golinho (golão!) num dos seus pontos fortes, o remate de fora. Pela segunda vez consecutiva volta a ser o melhor marcador da equipa, desta vez com a companhia de Domingues. Está no auge da “carreira”!

Tony (7)
Foi o único que não marcou mas assistiu os companheiros por 3 vezes, repetindo assim um recorde pessoal conseguido contra o Pedro Sousa Cabeleireiros. No total foram 11 assistências em 6 jogos o que também é recorde para ele.

Domingues (7 - MVP)
Marcou dois golos, igualando Nuno como melhor marcador da equipa. No primeiro trabalhou muito bem como pivot, retendo a bola de costas para os defesas e a baliza enquanto esperava apoio de um companheiro. Apoio esse que não chegou pelo que optou por rodar e marcar ele mesmo. No segundo voltou a ser inteligente, soltando rapidamente a bola para o contra ataque e a iraparecer na zona de golo para concluir.

Canhão (7)
Fisicamente esteve abaixo dos companheiros e isso notou-se a defender mas no ataque fez-se notar com mais um golo e uma assistência.

Taboada (7)
Num jogo sem grandes variações de qualidade a nível individual dentro da equipa, é justo referir que Taboada foi a par de Domingues um dos melhores em campo. Uma nota 7,5 seria mais correcto…

3 comentários:

Ricas disse...

Grande equipa...

nokinhas disse...

A foto do 5 fica para a história! Muito forte :)

Tony Silva disse...

Não sei se estás a ser irónico, mas podem estar ali os três bávaros de ouro do torneio :)