domingo, 2 de outubro de 2011

"V" de vitória!


Com tantas dificuldades em fazer a convocatória para este jogo e perante um adversário valoroso, poucos esperariam uma vitória, para mais tão robusta. Num jogo que poderia ter pendido para qualquer dos lados, a vitória sorriu aos bávaros que viram “pequenas coisas” que às vezes fazem a diferença, desta vez “saírem” bem. Para quem não acredita fica a prova de que independentemente dos nomes que defendem este emblema, a vitória será sempre um objetivo.


Liga Futsal 2010/11 (3ª jornada)

1 de Outubro de 2011, 16 horas


Pedro Sousa Cabeleireiros, 2
Bayern Monchique, 6


Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Rui Sá; Tony, Nuno e Domingues (3); Cadu [cap.] (2).
Jogou ainda: Taboada (1).
TR: António Silva


Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-6




Tarde de intenso calor neste sábado e dentro do pavilhão do Colégio de Gaia que funciona como uma estufa. Dificuldades acrescidas para os bávaros que teriam em campo um adversário já de si muito complicado. A juntar a isto a ausência de ultima hora de Mister Chumbo e o atraso de Taboada que chegou já com o jogo em andamento. Tony assumiu as rédeas da equipa com a tarefa “facilitada” de já ter o cinco inicial “escolhido”.



O jogo começou mal para os bávaros. A primeira vez que Rui Sá tocou na bola foi para a ir buscar ao fundo da baliza. O Bayern não se atemorizou perante um adversário que desta feita não trazia Vigário nem Jardel. Ainda assim era uma equipa muito mais jovem que a do Bayern (média de 33,3 anos neste jogo) que teve de fazer das tripas coração para corresponder fisicamente.




Cadu, o mais jovem (30 anos) da equipa bávara foi o capitão neste jogo. Isto porque fazia aqui o seu centésimo jogo. Mas haveria outro destacável “100” neste jogo. Foi o próprio Cadu a desmarcar de calcanhar Domingues, para este fazer o seu golo 100 e o empate na partida. Domingues, também ele perto de uma marca histórica (faltam 2 para os 200) não só marcou o 100, como marcou o golo 101 e este sim, a evidenciar o seu génio, metendo a bola de uma área à outra, dentro da baliza deserta.


Na segunda parte a história foi parecida. O “Pedro Sousa” marcou primeiro, embora não tão cedo como o fizera no início do jogo, mas o Bayern respondeu bem, com golos. O lance do 2-3 suscitou dúvidas e protestos no adversário que pediu falta de Taboada aquando da recuperação da bola. A dúvida fica mas pareceu apenas que Taboada foi mais forte contra um adversário mais franzino e roubou bem a bola, lançando rapidamente em Cadu para fazer o golo.


O golo fez mossa no adversário que pareceu algo descrente na possibilidade de dar a volta ao marcador e pouco depois, novamente com Taboada a assistir, Domingues fez o hat-trick e a machadada final nas aspirações contrárias.


As coisas corriam bem aos bávaros e os “cabeleireiros” por seu lado sentiram nitidamente este quarto golo como sendo irreversível no resultado. Não se estranhou portanto os dois golos que o Bayern conseguiu até ao final, embora a diferença de quatro golos desta vitória seja excessiva para a valia equilibrada das equipas.


Foi portanto uma boa e importante vitória contra uma equipa que luta como o Bayern por um lugar no pódio. Curioso o facto de o Mister Hugo Dias mais uma vez ter “falhado” a sua primeira vitória, essencialmente porque… não esteve presente.




O filme dos golos


1-0 Remate no lado direito do meio campo que é rechaçado para o lado contrário. A bola vai parar a Daniel Russo, completamente sozinho na esquerda. Antes que a defensiva bávara se consiga recompor, Russo arranca um “bico” fulminante que faz a bola embater na barra superior antes de entrar na baliza.


1-1 Nasce de uma reposição lateral de Domingues para Tony e com este a meter em Cadu que protege a bola junto à linha lateral direita. No momento em que dois defensores tentam apertar Cadu, este mete de calcanhar para a entrada de Domingues que penteia a bola até à entrada da área e à saída do guardião faz o remate rasteiro que lhe passa por baixo das pernas.


1-2 Canto para os “cabeleireiros”. Tony antecipa-se ao jogador que se prepara para receber “calcando” a bola para Domingues que de frente para o ataque “ajeita” o esférico e faz um chapéu de “aba longa” até à baliza desprotegida. Bonito!




2-2 Distracção bávara com Domingues dorido a solicitar a substituição junto ao seu banco, enquanto a jogada já decorria do outro lado. Desequilibrada a defensiva, Rui Sá não teve hipótese quando lhe apareceu Helder Tavares sozinho a rematar.


2-3 Taboada pressiona um contrário e consegue roubar-lhe a bola já no seu meio campo defensivo. Rapidamente progride um pouco e assiste lá na frente Cadu, que já dentro da área não tem dificuldade em desfeitear o guardião Hugo Sousa.


2-4 Taboada avança pela esquerda, flecte para o centro fintando um contrário e arma o remate. Este sai um “tudo nada” ao lado da baliza mas “em cheio” no local onde Domingues, que acorria ao segundo poste, consegue emendar para a baliza.

2-5 Ataque rápido de Cadu pela esquerda com apenas um adversário pela frente. Tony junta-se no apoio pelo meio. Recebe de Cadu em posição de rematar mas opta por devolver ao mesmo que faz o golo.


2-6 Livre à entrada da área a penalizar o atraso ao guarda redes. Taboada toca para Tony dentro da área e recebe de volta para aplicar um “bico” que mesmo sofrendo um desvio, só parou dentro das redes.






Os bávaros


Rui Sá (7)
Acabou por ter menos trabalho do que se imaginava inicialmente mas ainda teve de se empenhar a fundo nalguns lances, pois o adversário chutava bem e forte de fora da área. Fica a dúvida se poderia ter feito mais no primeiro golo, já que no segundo não teve hipóteses.


Tony (8)
Continua sem marcar (o ultimo golo foi em Fevereiro…) mas fez 3 assistências (o que é inédito), uma para cada um dos marcadores de serviço. Além disto fez um grande jogo a nível defensivo, com vários “cortes”, inclusivamente naqueles lances em que já parecia ultrapassado e o adversário ia rematar à vontade. Errado! O pézinho aparecia sempre pela frente, a travar mais um remate que poderia ser perigoso.


Nuno (7)
A exibição mais modesta entre os bávaros mas carregada de espirito de sacrifício. Constipadíssimo, a sua utilização neste jogo era desaconselhada, mas não havia alternativas. Jogou mesmo e poderia ter brilhado bem alto se tivesse feito o 1-1.
Ponderou o pontapé de bicicleta (!!!) mas decidiu-se (e ainda bem dizemos nós) por deixar a bola bater no solo e tentar marcar num “pontapé de moinho” com o pé esquerdo. O guardião é que não deixou, encaixando bem a bola.


Domingues (8 – MVP)
Desde o jogo com os Invictos a 10 de Julho que perseguia o seu golo 100.
Apenas 2 jogos se passaram sem marcar e ao terceiro foi de vez, mas não se limitou ao golo 100. Marcou também o 101 e o 102. É o quarto hat-trick da sua carreira, mas até já marcou 4 e 5 golos num só jogo.
Fisicamente não está a 100% mas disfarça isso com inteligência. Como disse Pascoal assim que soube do feito “…e anda meio fodido, nem o quero imaginar a 100%”


Cadu (8)
Chegou aqui aos 100 jogos pelo Bayern e teve a honra de usar pela primeira vez a braçadeira de capitão. Também não está na melhor forma física, mas vai crescendo a cada jogo, física e animicamente. Fez um jogo de muito trabalho, desgastando-se ou talvez seja melhor dizer “derretendo-se” em prol da equipa, vendo o esforço “premiado” com dois golos na segunda parte, sendo que na primeira já havia desmarcado Domingues de calcanhar para o primeiro golo.


Taboada (8)
Chegou tarde, já com o jogo a decorrer e o resultado empatado a 1. A sua entrada no jogo ajudou a estabilizar a equipa, embora tenha começado com um erro de palmatória, entregando a bola no meio, a um adversário. Nada de especial já que depois fez tudo bem e em sentido ascendente. A primeira parte do jogo serviu-lhe de aquecimento para a segunda que foi “toda” dele. Acrescentou força física à equipa e critério e qualidade no passe terminando com um golo e duas assistências.



Saiba mais sobre a liga em www.lifut.blogspot.com

3 comentários:

nokinhas disse...

Grande vitória da Troika bávara! :) Parabéns, mister António Silva!

Mingues disse...

Agora digam que o GR tinha 60 anos e 1,50 m de altura!

Tony Silva disse...

Não, não, o guarda redes era bem mais novo, devia ter uns 30 anos.
O problema deste não foi ser baixo nem velho, o problema é que ele estava no meio campo :)