quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Só à quarta é que Chumbo sorriu!


O Jovem técnico teve de jogar para garantir a sua primeira vitória

O mister Dias tem tido um percurso intermitente como treinador dos bávaros. Às vezes vai, outras vezes não. Nas três experiências anteriores o Bayern até jogou bem mas saiu sempre derrotado, pelo que pairava no ar o sindroma do “pé frio” do treinador. Desta vez porém houve um factor alternativo, foi o próprio Chumbo que teve de assumir a defesa das suas redes pelo que o garante da vitória também passaria pelas suas mãos… e à quarta foi mesmo de vez.

Liga Futsal 2010/11 (6ª jornada)
18 de Outubro de 2011, 20,45 horas

Amigos Fantásticos FC, 2
Bayern Monchique, 5

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia
Bayern M. – Chumbo; Tony (1), Nuno (1) e Litos (2); Domingues (1).
Jogou ainda: Cadu.
TR: Hugo Dias

Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-2; 1-2; 1-5; 2-5

O jogo revestia-se de carácter quase decisivo. Já não há o título em jogo e o segundo lugar também já está entregue, mas o ultimo lugar do pódio também serve de incentivo e nesse aspecto ambas as equipas corriam atrás do mesmo objectivo. Os Amigos Fantásticos que gozavam da vantagem de um ponto, apresentaram-se como habitualmente com um banco recheado. Já o Bayern, como tem sido apanágio neste torneio, somente tinha 6 elementos. Chumbo “estreou-se” na baliza e Cadu foi o homem que ficou de fora. Domingues que cumpria aqui o seu último dia como atleta sénior da equipa (no dia seguinte passou a “veterano”), ostentava a braçadeira de capitão e tinha a missão de andar mais na frente.
Nos primeiros minutos a posse da bola esteve maioritariamente do lado dos “Fantásticos”. Os bávaros até “preferem” (ou dão-se melhor) assim, entregando as despesas do jogo ao adversário e desferindo as “estocadas” logo que possível.
O golo no entanto só surgiu aos 12 minutos, pelo grande capitão Domingues.
O "outro" capitão não lhe quis ficar atrás e também marcou volvidos dois minutos mas o lance foi anulado pois o árbitro julgou que Nuno não conseguiria prosseguir, após sofrer falta e apitou quando este já chutava para a baliza, depois de se desembaraçar do adversário.
Nada de especial já que no seguimento do livre Nuno marcaria novamente, desta vez a valer, depois de grande jogada de Cadu “dentro de uma cabine telefónica”.
Até ao intervalo os “Amigos” haveriam de reduzir e a segunda parte começou com 1-2 no marcador.
A segunda parte já foi muito mais do Bayern. Os Amigos Fantásticos acabaram por se ressentir das muitas alterações que foram efectuando ao longo do encontro, com o “banco” a não conseguir estar à altura da “primeira linha” da equipa. Os bávaros por seu lado, com a “ratice” da veterania mataram o jogo com contra ataques bem gizados e na maior parte das vezes letais, como foi por exemplo o quinto golo da equipa.
Ainda houve tempo para os contrários reduzirem, num erro ofensivo e já num período de alguma descompressão.

O Bayern deu um passo importante na luta pelo terceiro lugar (terá na mesma de vencer o concorrente directo no próximo sábado) e manteve ainda o cadastro limpo no que toca a admoestações.
Chumbo conseguiu a primeira vitória mas teve de se empenhar para isso e o momento de maior festa no jogo foi aquando do golo de Tony, que rezam as más línguas já não marcava há dois anos!



O filme dos golos

0-1 Domingues pressiona um adversário à entrada da área, rouba-lhe a bola e com um toque subtil faz o esférico passar por baixo do redes.

0-2 Livre à entrada da área. Litos mete em Cadu junto à linha de fundo. Este passa pelo meio de dois adversários e dribla o guardião mas vê a bola fugir para trás. Em vez de se virar e tentar o remate, toca a bola para trás fora da área onde aparece Nuno a fuzilar.

1-2 Troca rápida entre dois “Amigos” com Tony e Nuno a “bloquearem” sem que nenhum dos dois acompanhe o jogador que foge até rematar à entrada da área.



1-3 Recuperação de Tony no meio campo defensivo. Entrega para Litos que percorre o campo com a bola até disparar de bico, a sensivelmente 12 metros da baliza.

1-4 Tony e Cadu pela esquerda com o ultimo a controlar a posse de bola e o tempo de passe. Tony faz a obliqua para a área e Cadu mete a bola por entre os dois defesas. Tony espera pela bola e ainda fora da área remata de primeira.

1-5 Contra ataque muito rápido com Nuno na esquerda a meter em Tony na direita. Este controla a bola em progressão e mete-a cruzada no coração da área. Litos aparece entre o goleiro e o defensor a encostar para golo.

2-5 No ataque os bávaros metem a bola para Chumbo, já no meio campo ofensivo. Este tenta colocar num colega na ponta esquerda mas o passe é interceptado e de pronto sai um remate para a baliza deserta…

Os bávaros

Chumbo (7)
Ficou mal no retrato do último golo, mas já antes disso havia salvo os bávaros em 2 ou 3 lances de golo nítido. Acabou por ser mais interventivo como guarda-redes, do que como treinador.

Nuno (7)
Esteve no lance mais caricato do jogo, facturando na altura em que o árbitro apitava uma falta sobre ele, “anulando” o golo. No seguimento do livre acabou mesmo por marcar. Mais um golo deste que é o melhor marcador da equipa com 6 tentos.

Litos (8 - MVP)
É um autentico dínamo. Fez o jogo todo sem oscilações físicas e sempre “a fundo”. A equipa sobressai quando Litos está lá pois este empresta-lhe a “força” que já vai escasseando nalguns elementos. Bisou na partida e até podia ter sido um hat trick se o redes e a barra não fossem tão “mauzinhos”…

Tony (7)
Mais duas assistências (já leva oito) e finalmente lá marcou um golo ao fim de 8 meses de travessia no deserto. O “problema” no entanto ainda não parece totalmente resolvido já que pouco depois “falhou” o segundo a passe de Domingues…

Domingues (7)
Marcou o golito da ordem com muito mérito numa jogada em que pressionou o adversário para lhe roubar a bola e então facturar. À parte disso, passeia aquela braçadeira com uma classe do caralho!

Cadu (7)
Não se sabia em que condição física estaria pelo que começou no banco. Se estava debilitado não se notou pois nunca comprometeu a defender e no ataque foi sempre “para cima do adversário”. Foi o único que não marcou mas fez duas belas assistências para Nuno e Tony.

1 comentário:

Hugo Dias disse...

Boa tarde
Antes de mais gostava de dar os parabéns aos meus atletas pelo grande jogo q fizeram, com muita seriedade, dedicação e esforço que estregaram ao jogo... foi uma vitória justa da minha equipa, pela qualidade de jogo demonstrada.
Abraço a todos...