terça-feira, 20 de março de 2012

Que Ricas noticias


Bayern goleia e recupera 2º lugar após desaire dos “Amigos”

O Bayern estreou treinador mas o resultado foi “dos antigos” contra a WeFut, com nova vitória expressiva. Deu para Domingues recuperar a liderança dos marcadores e o melhor ainda estava para vir com a derrota dos Amigos Fantásticos no último jogo da tarde.


Liga FutsalSport (11ª jornada)
17 de Março de 2012, 19 horas

Bayern Monchique, 12
WeFut, 1

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Miguel; Nuno [cap.] e Litos (2); Tony (3) e Domingues (3).
Jogaram ainda: Cadu e Canhão (4)
TR: Ricardo Almeida

Ao intervalo: 3-1
Marcha do Marcador: 1-0; 1-1; 12-1


É a crónica de um jogo sem grande história, excepto pelo facto de se ter estreado no banco um novo “técnico”. Chumbo não tem podido aparecer, apenas orientou dois jogos. Tem sido Tony a gerir a equipa dentro de campo, pelo que se impunha uma solução. Ricardo Almeida, “Ricas” no mundo da bola, delegado da equipa e já por duas vezes guardião da mesma neste torneio, só teve conhecimento da nomeação a técnico principal, meia hora antes do começo do jogo. Nada de especial. Profundo conhecedor do plantel, tomou o pulso aos convocados no aquecimento e mandou a dupla Ca-Cá sentar no banco.

Litos abriu o activo numa das primeiras jogadas da partida. Jogada simples e conclusão fácil, como se pedia. A WeFut ripostou. Com apenas cinco elementos não esperariam muito mais do que adiar o máximo possível a derrota e provável goleada. Conseguiram ainda assim empatar a partida, num lance em que Miguel podia ter feito mais, mas não voltaram a pôr o pé em ramo verde. Os bávaros não mais o permitiram. Com pressão alta o Bayern encostou os “azuis” à sua área e só algum azar e duas bolas no poste impediram que o segundo golo aparecesse mais cedo. Surgiu apenas aos 12 minutos por Canhão e até ao intervalo faria o terceiro.

Na segunda parte os bávaros continuaram a pressionar alto e a apostar no cansaço do adversário. Demorou ainda cinco minutos a quebrar a resistência e foi novamente Litos (o melhor em campo para a organização) a abrir o marcador.
Quatro minutos volvidos e Canhão ampliou para 5 e depois 6-1.
Com o resultado feito Ricas deu mais minutos em campo a Domingues e Tony e em cinco minutos foi recompensado com mais dois golos de Mingues e três de Tony, o que deixa os dois bem posicionados para chegar ao melhor Marcador.
Com a goleada consumada ainda houve tempo para Canhão conseguir um poker.
Vitória por 12-1 e uma estreia em cheio de Ricas no banco bávaro. É a maior vitória na estreia de um técnico desde a primeira experiência de Nuno como mister do Bayern (vitoria por 13-1 contra HIV). Se olharmos para o resto da carreira dele é a “desgraça” que se conhece…


Seja como for, Ricas é o 15º “treinador” da equipa e apenas o sexto a estrear-se com uma vitória, depois de Tony, Pascoal, o já referido Nuno, Bruno Leite e Pedro Domingues.
Treinadores históricos como Manuel Maria, Coutinho e Arnaldo todos eles começaram a perder, só para nomear alguns. Outros como Tozé empataram na estreia… até é curioso que parecia haver uma maldição pois “ninguém” conseguia estrear-se a vencer no banco bávaro. Manuel Maria, Tó Oliveira, Vítor Coutinho e depois Tozé Ribeiro, nenhum deles conseguiu esse desiderato, sendo Tony Silva a quebrar a maldição, como treinador-jogador a cobrir uma ausência temporária do “Pastor”, a vencer 4-3 a Padaria Barbosa, a 21 de Janeiro de 2006 (dia de aniversário do Litos). Essa vitória foi de resto a “primeira pedra” do primeiro título de campeão do Bayern Monchique, no extinto pavilhão do Fluvial. Bons tempos!
Boa sorte ao novo mister e vamos ver o que o futuro lhe reserva.



Golos, assistências, golos e mais golos

1-0 [1m] Litos combina com Nuno e recebe a bola para fazer o primeiro.

1-1 [3m] Nuno tenta meter em Litos no meio mas a bola é interceptada. No contra ataque Daniel Pinto dispara à entrada da área e faz o empate.

2-1 [12m] Assistência de Cadu para golo de Canhão.

3-1 [18m] Tony mete para Domingues na direita. Quase sem ângulo Domingues chuta para a baliza e marca.


4-1 [25m] Passe de Domingues para Litos bisar.

5-1 [29m] Canhão mete em Tony, este vai à linha e cruza para a entrada rápida de Canhão a desviar.

6-1 [30m] Tony entrega em Canhão no meio campo. Este enquadra-se com a baliza e faz um golaço, bem de fora da área e mesmo no ângulo.

7-1 [32m] Terceira assistência consecutiva de Tony, desta vez para um golo de Domingues.

8-1 [33m] Nuno vai pela esquerda, entrega para Tony no centro. Este pára a bola e manda bico.

9-1 [33m] Tony recupera uma bola no meio campo. Avança com Cadu e Canhão nas alas com a oposição de apenas dois defesas. Com o meio livre aproxima-se da área e dispara certeiro, sem grande hipótese de reacção para Lipe.

10-1 [34m] Tony completa o hat-trick puro depois de assistência de Domingues. A bola não entra à primeira, com Lipe a desviar para o ar, mas Tony completa de pé esquerdo, quando Domingues se preparava para fazer o mesmo.

11-1 [38m] Passe de Canhão para o terceiro golo de Domingues.

12-1 [39m] Cadu faz a assistência e Canhão fecha o marcador.


A Estrela
Ricardo “Canhão” Silva – nota 7


É difícil escolher pois ninguém se destacou a nível exibicional. Restam os golos para destacar alguém e nesse aspecto Canhão não só marcou 4 golos, como um deles foi o mais bonito da tarde. Uma “bicanca” que foi entrar tipo foguete, sempre a subir, no ângulo superior direito da baliza de Lipe.


Os outros bávaros

Miguel – 5
Teve pouco trabalho e o que teve foi principalmente a sair rápido da baliza para se antecipar ao adversário. Entre os postes e na única vez que foi solicitado a defender, demorou a reagir e viu a bola passar livremente ao seu lado, mostrando que ainda não estava “quente”...

Cadu – 6
Voltou a passar um pouco ao lado dos golos. As dores nas costas não o largam e também por isso terá feito “apenas” duas assistências para Canhão. Num jogo destes e para um jogador com as características de Cadu parece pouco.

Nuno, Litos, Tony e Domingues – 7
O “capi” acabou o jogo com os mesmos números de Cadu. Apesar disso pareceu “mais em campo” que o Nº 2 e ainda mandou uma bola ao poste.
Litos por seu lado marcou 2 golos, um a abrir cada parte e também mandou um petardo à barra, com grande estrondo. Acabou por ser nomeado o MVP pela organização. Tony e Domingues fizeram ambos hat-trick. Tony juntou-lhe 4 assistências e Domingues 2.


Que esperar da última jornada?

Na última jornada há ainda muita coisa para decidir, principalmente no que toca ao Bayern que tem possibilidades de arrecadar vários prémios. Desde logo a começar pelo de 2º classificado. “Basta” o empate mas a tarefa não será fácil já que a equipa “AT Informática” vem em crescendo de forma e apresenta um “cinco mais utilizado” muito forte tecnicamente.


Depois disso o Bayern concorre para a Taça Fair Play. Os bávaros tem vantagem de 2 pontos neste capitulo e vantagem classificativa sobre o 2º classificado pelo que teria de ver 3 amarelos ou ter alguém expulso no ultimo jogo para deixar fugir a taça.


Há ainda a possibilidade de Domingues ou Tony se sagrarem melhor marcador do torneio, o que seria inédito em qualquer um dos casos. Domingues tem vantagem de um golo e a concorrência mais directa (da Kuinta da Lousa) enfrenta um adversário complicado e que por norma defende bem. Já os campeões não apresentam nenhum candidato com mais de 6 golos, mas jogam contra a WeFut e tudo é possível… aliás neste caso dos melhores marcadores tudo é mesmo possível e até ao último jogo tudo pode acontecer (e normalmente acontece mesmo). Já vimos coisas fantásticas nas últimas jornadas de vários torneios…


Por ultimo há ainda 2 troféus cuja conquista se adivinha muito mais difícil. A “Melhor Defesa” deverá ir para a equipa campeã. Não é crível que a WeFut consiga marcar 5 golos ao campeão.
Já no “Melhor Jogador” do torneio, o Bayern deverá contar com a presença de Tony na eleição final e quiçá mais um elemento (neste caso teria de ser Miguel, Litos ou Domingues) desde que um outro elemento consiga a segunda nomeação de melhor em campo.

3 comentários:

Ricas disse...

Já só me falta ser capitão de equipa... :)

tONY disse...

E JÁ AGORA MARCAR UM GOLO!

Ricas disse...

Isto de jogar à baliza torna-se complicado essa tarefa... ;)