quinta-feira, 28 de março de 2013

3 x 3 = 0?


Num só jogo Bayern pode ter perdido 9 pontos…

Até aos 38 minutos as coisas podem-se pôr em termos muito simples. Duas equipas a jogarem bom futsal. Jogadas de golo nas duas balizas e os guardiões a sobressaírem. Uma equipa eficaz… a outra não.
Dos últimos dois minutos nem vale a pena falar…
 
 
III Liga FutsalSport (19ª jornada)
23 de Março de 2013, 16 horas
 

 
 

Bayern
Monchique, 0

 
 
 


C. S. Sra.
Hora Futsal, 3

 
Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Rui Sá; Norberto, Nuno [cap.] e Leandro; Hugo.
Jogaram ainda: Taboada, Cadu, Litos e Domingues.
TR: Arnaldo Martins
Disciplina: Norberto (vermelho por palavras)

Ao intervalo: 0-1

 
Ainda mais do que o habitual, esta não é uma crónica (+/- neutral), mas antes uma opinião muito pessoal minha:

Na primeira volta, ninguém o sabia mas o empate com o S. Lourenço era apenas o início de um ciclo muito negro de resultados. Seguiram-se três derrotas, com Sra. Hora, Fura Redes e Vedetas…

Nesta segunda volta o objectivo passava por melhorar sempre que possível os resultados alcançados na primeira volta. Começamos bem, ganhando dois jogos que também ganhamos na primeira volta, mas agora com resultados mais esclarecedores ou convincentes.
Depois veio o “S. Lourenço” e não conseguimos mais do que exactamente o mesmo resultado (1-1) da primeira volta. Apenas um percalço, pensou-se.

Seguiam-se três jogos em que fomos derrotados e a expectativa e esperança de fazer melhor era grande, e se me permitem, era fundada. “Começamos” mal. Péssimo diria. Não pelo resultado, mas pela imagem. Fizemos um bom jogo e não era nada fácil. O adversário reforçou-se bem para atacar a segunda volta e o tri-campeonato. Para mais tinha a felicidade de estar na máxima força para este jogo.

Diria que este até foi provavelmente o melhor jogo que já fizemos contra esta equipa, mas não conseguimos marcar quando tivemos oportunidades. A meu ver até tivemos as oportunidades mais flagrantes. Aquela do Litos logo a seguir ao golo que sofremos marcou o jogo e a exibição do próprio Litos. Já tinha sido ele a falhar no golo sofrido e depois com a oportunidade de “remendar” a situação, de baliza aberta, não conseguiu o golo. Paciência, há jogos assim!
O que não podemos é sofrer um golo ridículo como o terceiro, nem ter um jogador expulso daquela forma. Para quê?!?!?
Palavras para o árbitro, já passados minutos de um lance em que podíamos ou não ter razão…
Este jogo “já estava” perdido, mas assim ficamos também amputados de um jogador que é importantíssimo, para os próximos dois jogos, numa fase “decisiva” da época.

Continuo com a ideia que podemos fazer melhor nestes dois jogos, mas claro, sem o Norberto as nossas possibilidades de sucesso diminuem drasticamente e mesmo a maneira de encarar o jogo serão necessariamente muito diferentes.

No seu jogo 100 pelo Bayern Monchique o Norberto merecia ser destacado por outros "feitos"...

De uma maneira geral, resumo tudo a uma frase: “Temos de saber perder”! Independentemente de haver um outro erro de julgamento da parte dos árbitros, só nos podemos queixar de nós próprios. Que se passa connosco?

Não é por acaso que nunca perdemos pela diferença mínima. Podemos ganhar por um, dois, três, quatro e por ai fora, mas quando perdemos é sempre por três… quatro… seis golos. Há sempre um descontrolo emocional que aparece quando sofremos o segundo golo e depois é sempre a somar…

Será que vamos fazer ZERO pontos em 9 possiveis?
Acredito que não. Faltam 2 jogos deste ciclo negro. Vamos ver…

 

Incluo também aqui a opinião do Mister Arnaldo, que subscrevo:

“A verdade é que acho que temos de começar a jogar mais e a falar/discutir menos, porque não ganhamos nada com isso.

Perdemos bem. Por números exagerados, mas perdemos bem frente a uma equipa que, neste jogo, me pareceu ao nosso alcance mas que foi mais eficaz. Não aproveitámos as ocasiões e 2-0 acabou com o jogo. Parabéns ao Sr.ª Hora. Nos últimos 5 minutos, perdemos a cabeça e, infelizmente, o que fica é a última imagem, que foi mais um golo ridículo e uma expulsão desnecessária. Gostei da atitude e empenho até aos 35 minutos, mas depois perdemos a razão, muito embora admita que, mais uma vez, faltou bom senso por parte da arbitragem. Sinto que nem sempre somos devidamente valorizados e respeitados". 

 



A Estrela

Hugo Martins – nota 6

Fez uma boa primeira parte. Estava a conseguir espaços e a assistência para o Litos não é meio golo, é para aí 99% de um golo. Faltou o resto mas o Hugo fez a sua parte. Neste e noutros lances em que a pontinha de sorte não quis nada com ele…


Os outros bávaros

Norberto e Litos – 4
Rui Sá, Nuno, Leandro, Cadu – 5
Taboada – 6
Domingues (-)
 

Neste jogo penso que se destacaram 4 jogadores. Hugo, que já destaquei, Taboada, Norberto e Sá.
O Taboada fez um grande jogo. Foi pena a perda de bola num lance em que partíamos em vantagem numérica e podíamos empatar. Ao invés acabamos por sofrer aí o segundo golo.

O Norberto é aquilo que se sabe. Enorme! Lembro-me de uma jogada em que ele perde a bola para o Ruben no ataque, mas vem atrás dele até à nossa área, impedindo-o de rematar. Atenção que estamos a falar de um jogador (Ruben) que deve pesar uns 50kg, leve como uma folha, mas já depois de meia hora de jogo, todo roto, o Nó consegue correr mais de meio campo atrás dele e ainda roubar-lhe a bola, já na área. Fantástico!
Depois “estragou tudo” com a expulsão…

O Sá também esteve em grande. Travou algumas jogadas de golo e a organização até o elegeu como melhor em campo. A esse propósito devo dizer que discordo em absoluto da organização. Colocar o guarda redes de uma equipa que perdeu 3-0 como melhor em campo, dá a sensação a quem não viu o jogo, que foi um “massacre”.
Se a equipa levou 3 e ainda assim o melhor foi o guarda-redes, então se calhar podiam ter sido 7 ou 8. NADA MAIS FALSO!
Além disso tem aquela “nabice”, marcando o 3-0 na própria baliza.

3 comentários:

Anónimo disse...

O 3ºgolo pode ser ridículo, mas já me informei com colegas do ramo da arbitragem e todos foram unânimes.
Nestes tipos de lances é falta e amarelo para o jogador que tente evitar o lançamento rápido por parte da outra equipa.Estes senhores demonstraram excesso de zelo durante a partida toda, já tinham chamado á atenção do Norberto durante uma pedido de tempo que deve ser usado apenas para recuperarmos e falarmos e não ouvir chamadas de atenção por parte da arbitragem, como ainda foram pedir para o Norberto entrar novamente dentro de campo depois de uma possivel substituição mal efectuada. Mesmo no final do jogo ainda tive tempo de levar uma cotovelada na zona lombar ao que o àrbitro não marcou falta nem amarelou(dito pela organização) por ía acabar o jogo quando repusesse a bola em jogo.No fundo a questão é apenas esta, temos de jogar como equipa mas também temos que reclamar, protestar e manifestarmos como tal, porque se não, seremos sempre tratados como os tótós que são roubados e enrrabados e ficam calados, caladinhos e mansinhos.

Rui Sá

ANJUNEGRU disse...

EL CAPITAN-QUERIA DEIXAR UMA PALAVRA DE ANIMO A TODA ESTA EQUIPA,EM ESPECIAL AO TONY,PORQUE É UMA EQUIPA QUE SIMPATIZAMOS E QUE NO MEU VER NAO ESTÁ NA POSIÇAO MERECIDA,VISTO O FUTSAL QUE PRATICA.QUANTO AO LANCE DO TERCEIRO GOLO,O GUARDA-REDES,QUE ATÉ FEZ UMA BOA EXIBIÇAO,PERDEU A CABEÇA AO MARCAR O LANÇAMENTO E PREOCUPOU-SE MAIS EM ACERTAR COM A BOLA NO NOSSO JOGADOR DO QUE PEDIR AO ARBITRO A DEVIDA DISTANCIA,MESMO ASSIM UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E FORÇA

ANJUNEGRU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.