sábado, 14 de junho de 2014

Com a bênção do campeão

Nova vitória sobre o actual campeão deixa o Bayern com “tudo” para vencer o título

Esta era uma das últimas esperanças que o grupo de “equipas perseguidoras” teria para ver o Bayern a perder pontos. Não aconteceu, antes pelo contrário, são agora 8 os pontos que separam o Bayern do segundo classificado. O título para os bávaros está cada vez mais perto…



2ª Super Liga Masterfoot (12ª jornada)
9 de Junho de 2014, 22,30 horas

Brigada do Fojo, 3
Bayern Monchique, 5

Jogo no Futsal Arena, em Perafita

Bayern M. – César; Zira, Litos (1) e Pedro (3); Norberto (1).
Jogaram ainda: Domingues e Tony [cap.].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 4-2; 4-3


Que melhor embate poderiam os bávaros escolher, para este que era o jogo 400 do clube?
Defrontando o actual campeão, dificilmente se poderia escolher melhor, mais se assemelhando a uma “passagem de testemunho”.
Embora não decisiva esta foi uma vitória importantíssima, que “obriga” o Bayern Monchique a ser campeão. Se com o jogo 300 em Maio de 2012, conquistamos o “II Troféu Vila das Artes” em Cerveira, com este que foi o jogo 400 mantivemos a equipa na rota do título e com maior vantagem sobre a concorrência.

Mas não foi fácil, obviamente. Esta Brigada do Fojo é mesmo uma grande equipa. Defende muito bem. Apenas em quatro jogos (dois deles com o Bayern), sofreu mais que dois golos. Os seus atletas são fortes e tratam bem a bola e na frente tem gente com velocidade e que define bem os lances.
Só um grande Bayern podia vencer esta equipa. Ao intervalo prevalecia um sintomático empate a uma bola, isto apesar de o Bayern ter marcado cedo. A Brigada é equipa que não abdica dos seus princípios e não por isso que veio “louca” para a frente. Com paciência souberam esperar, manter o jogo como gostam e numa oportunidade a três minutos do descanso empataram.

Na segunda parte foi Litos quem desfez de novo o empate, a passe de Zira, concluído com toque por cima do guarda-redes, naquele que foi provavelmente o melhor golo da noite…
Logo a seguir Pedro fez o 3-1 sossegando as hostes.

Nos últimos dez minutos a emoção aumentou ainda mais. A Brigada reduziu mas de pronto, no minuto seguinte, Pedro correu o meio campo ofensivo e fintou o próprio guardião, para concluir depois, já quase sem ângulo no 4-2.

A arbitragem podia ter interferência no resultado ao não expulsar nesta fase, um dos homens da Brigada, quando este deu mão na bola, anulando um ataque perigosíssimo. Que não desse o vermelho directo aceita-se, mas o amarelo era obrigatório e no caso era o segundo para o jogador em questão.

Na jogada seguinte a Brigada reduziu para a diferença mínima e as coisas podiam-se ter complicado.
Felizmente ainda faltava um golo a Norberto, que ainda não ficou em branco em nenhuma jornada e este lá apareceu a três minutos do fim, selando a vitória.

Os homens da Brigada felicitaram os bávaros pela vitória e pela provável conquista do campeonato. “Está bem entregue” foi a frase mais ouvida…


Reportagem da Masterfoot:

Bayern Monchique venceu os atuais campeões Brigada do Fojo por 3-5 e perfilam-se cada vez mais como os potenciais substitutos. Pedro Sousa esteve ligado à corrente ao apontar três golos.

Este prometia ser um jogo ao mais alto nível. Algumas das melhores unidades do campeonato apresentavam-se nesta jornada com a motivação em alta e com os principais objetivos bem delineados. O Bayern Monchique voltou a mostrar desde cedo que a liderança lhes fica bem e Pedro Sousa, logo aos 4 minutos, só teve de confirmar o primeiro, depois de uma excelente jogada individual de Norberto Sousa. Mário Santos era um dos mais determinados na turma da Brigada mas esbarrava a maioria das vezes no bloco defensivo dos "bávaros". O Bayern Monchique continuava forte, Norberto e Litos tentaram a sorte mas Caneca mostrou-se atento. Pedro Sousa voltou a assustar pouco depois com um remate ao poste, mas os atuais campeões mostraram que também são uma grande equipa e aos 17 minutos conseguiram chegar à igualdade com um trabalho coletivo notável. Mário Santos arrancou, Zé Luís assumiu a responsabilidade de pivô e Mário apareceu à entrada da área para igualar o marcador. O Bayern Monchique tentou a pressão alta mas em duas ocasiões esteve perto de sofrer o contra-golpe, Zé Luís, em duas jogadas, desperdiçou de forma incrível.

A Brigada do Fojo entrou bem no segundo tempo mas a qualidade individual dos jogadores do Bayern voltou a ser evidenciada, Hélder Costa não teve medo de assumir a responsabilidade e ofereceu de bandeja o 1-2 a Litos. O habitual convidado confirmou a sua preponderância na equipa "bávara", roubou o esférico no miolo e deu para os irmãos Sousa fazerem o resto. Norberto não é individualista e ofereceu o 1-3 a Pedro Sousa... O jogo estava a ser bem disputado, Alberto Pinto entrou para dar fluidez à equipa do Fojo e aos 32 minutos conseguiu mesmo colocar o Bayern em sentido ao reduzir para 2-3. Mister António Ribeiro nem queria acreditar pouco depois quando a sua equipa ofereceu tanto espaço a Mário; o velocista dos campeões atirou de longe e fez o 3-4. Os últimos minutos prometiam ser eletrizantes, mas mesmo em cima do sinal sonoro, Hélder Costa mostrou-se mais uma vez em grande plano com um trabalho espetacular, oferecendo o 3-5 final ao artilheiro da prova, Norberto Sousa.

Faixas encomendadas? Ainda é cedo, mas o Bayern Monchique está cada vez mais próximo do sonho. A faltarem seis jornadas para o fim do campeonato, a turma "bávara" leva 8 pontos à maior sobre o segundo classificado, Estiva Futsal. Neste jogo da 12ª jornada, Hélder Costa brilhou com a sua maturidade e Pedro Sousa foi o marcador de serviço com um "hat-trick".



A Estrela

Pedro Sousa – nota 9

Assinou mais uma grande exibição!
Voltou ao registo mais habitual, o de goleador. 3 golos contra uma equipa que defende muito e bem e com as linhas muito baixas, não é nada facil.


Os outros bávaros

Cesar, Domingues e Tony – 6
Litos – 7

Zira e Norberto – 8

Sem comentários: