domingo, 18 de outubro de 2015

Tigre bávaro deixou-se adormecer


Primeira parte de campeão, segunda a miar fino

Em condições normais o campeão teria aberto com uma bela goleada, mas no segundo tempo o Bayern não esteve igual a si próprio, permitiu que o adversário levantasse o ânimo e acabou por ter que sofrer mais que o necessário, para garantir os três pontos.



Liga Power Futsal (1ª jornada)
14 de Outubro de 2015, 22 horas

Bayern Monchique, 6
Rossoneri F.C., 3

Jogo no Pavilhão do Fontes Pereira de Melo, na Boavista

Bayern M. – César; Tony, Nuno [cap] e Zira (2); Domingues.
Jogaram ainda: Leandro (1), Litos (2), Sousa e Brito (1).
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 4-0
Marcha do marcador: 4-0; 4-3; 6-3




Apenas um guardião (César) para a estreia na liga, mas duas equipas de campo, à sua frente, ao mesmo nível.
Tózé começou com Nuno, Tony e Zira, mais Domingues na frente e logo as chances de golo começaram. Não demorou para que Zira abrisse o activo, após assistência de Domingues. Assistência algo “ranhosa” mas com a particularidade de ser a 200ª de Domingues em 387 jogos. Havia ultrapassado Pedro (195) no final da época, mas está a milhas das 286 de Norberto.
Uma centena de assistências abaixo aparecem Arnaldo com 99 e Nuno com 98, no que parece vir a ser novo despique entre os decanos bávaros. A última assistência de Arnaldo data de 25 Fevereiro, numa partida em que esteve mais entretido em marcar golos (4 na vitoria 7-3 sobre o Matosinhos). De lá para cá também só participou em mais 5 jogos…
Já o capitán está meio estacionado nas 98, a única assistência conseguida nos últimos 16 jogos…

“Fait-divers” à parte, foi já com a entrada da segunda equipa de campo, que o resultado se avolumou. Zira era o único resistente da equipa inicial quando Litos fez um dos melhores golos da noite. Depois seria Litos a assistir para o terceiro golo, de Brito, o ultimo a entrar em campo.

O quarto golo dos bávaros e do jogo apareceu já muito perto do intervalo, numa altura em que começavam os protestos dos rossoneri. Chapéu perfeito de Leandro a surpreender toda a gente.




Para o segundo tempo Tozé voltou a apostar nos 4 que iniciaram a partida, mas o golo não apareceu e não por não haver oportunidades. Nuno por exemplo falhou oportunidade de ouro, atirando ao lado do poste. Já Didi do outro lado reduzia, com muito mérito num remate bem colocado, mas beneficiando também de algum espaço concedido por Domingues.

A toada manteve-se com o Bayern por cima, com mais posse de bola mas sem conseguir novo golo. O jogo endurecia o que tirava alguma tranquilidade aos bávaros. Com alguma felicidade à mistura os “vermelhos” voltaram a reduzir e chegaram mesmo à desvantagem mínima num grande remate de Joel, obrigando Tózé a reintroduzir Zira na partida. Jogada crucial já que foi Zira a estar nos dois golos seguintes e que acabaram com uma vitória justa dos bávaros por 6-3.

O Bayern já é líder, fruto da diferença de golos para com as outras equipas vencedoras. Na próxima jornada, os quatro da frente não se encontram, enfrentando equipas que perderam na ronda inaugural.




O filme dos golos

1-0        Passe de Domingues para Tony na área, que devolve para trás. Domingues tenta assistir Zira mas a bola sai enrolada, batendo ainda num defesa, mas sobrando à mesma para Zira que faz o golo.

2-0        Tiago pela esquerda, mete para Litos na área. Com arte, Litos penteia com o direito para dentro e completa de pé esquerdo já com o guardião batido.

3-0     Litos vai em esforço até à linha de fundo e assiste para trás, para o remate de Brito de fora da área.

4-0     Roubo de bola no meio campo defensivo. O atacante fica a pedir falta (inexistente) e Leandro, rápido a pensar e executar, faz um chapéu sem espinhas ao guarda-redes que estava adiantado.


4-1     Bola para Didi que puxa para o pé esquerdo e desfere um remate rasteiro e bem colocado junto ao poste, conseguindo ludibriar Domingues na sua frente e Cesar na baliza.

4-2     Passe transviado e a bola sobra para Speedy marcar.

4-3     Remate surpreendente de Rúben Joel na lateral esquerda. A bola entra mesmo no ângulo superior mais distante.

5-3     Zira rouba no meio campo, mete para Brito e este devolve para o golo de Zira.

6-3     Litos recebe na lateral esquerda da defesa. Mete para Zira enquanto os contrários ficam a pedir lançamento lateral. Rapidamente Litos chega à área contrária onde recebe de volta a bola de Zira e marca.




A Estrela

Hélder “Zira” Costa – nota 8

Marcou os dois golos mais importantes do encontro. O primeiro que abriu o caminho à vitória e o 5-3 numa altura em que os Rossoneri se empolgavam com a possibilidade do empate. Foi decisivo!




Os outros bávaros

César, Nuno, Tony, Domingues, Leandro, Sousa e Brito – 6

Litos – 7

Sem comentários: