terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Temos Capitão


Vitória “raivosa” do conjunto liderado por Nuno

Bayern Monchique, 6
AC Miragaia, 3


Bayern M. – Filipe; Rui Sá e Nando; Tony (1) e Canhão (2).
Depois jogaram: Rui Sá; Nuno (2+1 p.b.) e Paulo Sergio; Jonny (1) e Filipe.
TR: Pedro Domingues
AC Miragaia – Primaço; Mário (1), Vitó e Valter (1); Ruben.
Jogou ainda: Rufa.
TR: Ninguém Num’Viu
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 4-2; 4-3 ; 6-3

Era para ser mais um daqueles treininhos desenxabidos, mas o que começou por ser um joguinho morno, “descambou” num jogo (quase) a sério com direito a acesa troca de palavras, gestos (menos?) próprios e azia no final. Os bávaros (con)venceram e mostraram a quem quis ver a força e raiva de um verdadeiro capitão.

O resultado foi o menos importante. O jogo de ontem foi especial porque mostrou aos bávaros menos atentos que o capitão está vivo e é melhor o adversário não se meter com ele. O Bayern até começou a perder mas Canhão no primeiro remate ao seu estilo mostrou que Primaço estaria em noite NÃO! O segundo golo dos bávaros, por Jonny, num remate fraquinho, fraquinho, voltou a confirmar essa mesma ideia mas pouco depois Nuno em esforço defensivo, empurrou a bola para a sua própria baliza restabelecendo o empate. Redimiu-se o capitão e marcou outra vez, desta feita na baliza certa.
Os miragaienses não apresentavam grandes soluções. Ruben e Valter em noite desinspirada criavam perigo mas raramente dentro da área bávara. Mário também não desequilibrava e restavam Rufa e Vitó (mais este ultimo) a nível defensivo para manter a diferença no marcador a um nível aceitável.

O Miragaia ainda reduziu para a diferença mínima e depois disso deu-se então o grande momento da partida. Nuno acorreu á marcação de um canto e atirou a contar, tendo a bola batido na barra e pisado o solo já dentro da baliza, ou pelo menos os homens do Bayern pensam que sim. Os contrários tinham um pensamento diferente e impediram a validação do golo. Faltavam cerca de minutos para o fim e Tony juntou-se á equipa, saindo Paulo Sérgio. Nuno estava irascível e não se calava com a “injustiça”. Jogava de raiva e sentindo a razão do seu lado e quando assim é, torna-se complicado “parar” um homem com razão.
Com razão ou não, o certo é que marcou mesmo, exaltando a alegria dos colegas e dele próprio que extravasou, apontando com os “dedos marotos” para o ar. Até ao final, o Miragaia pouco fez e foi mesmo o Bayern a marcar o ultimo golo por Tony.



Os homens do Bayern

Antes de mais uma palavra para o improvisado mister. Domingues assumiu o papel de treinador e saiu-se bem, baralhando a defesa adversário com trocas massivas de jogadores. Aos 10 minutos entrou uma equipa inteira e assim voltou a acontecer nas substituições seguintes. Já só perto do final é que processou uma ou duas substituições isoladas. Esteve bem e é uma hipótese de futuro…
Lipe e Rui Sá alternaram na baliza e na frente. Lipe sofreu um golo e Sá dois mas o provável reforço bávaro para as competições que se aproximam esteve uns furos mais acima, ainda que o nosso “alegre merceeiro” também não tenha estado nada mal. Isto na baliza porque como jogadores de campo, Rui Sá esteve imparável a defender de um para um, embora ainda se perca um pouco na defesa á zona. Já Lipe jogou mais avançado na tentativa de explorar a veia goleadora das ultimas semanas. Não teve sucesso nesse propósito mas ainda fez uma grande assistência para Nando que falhou de baliza aberta. Nando que também esteve bem na defesa e expedito no ataque. Pena é que alguns passes saíram transviados e no remate nunca acertou na baliza.
Jonny tá-se claramente a fazer ao lugar e as exibições até justificam uma oportunidade. Pena é que o remate continua a sair muito fraquinho.
Canhão está bem melhor que num passado bem recente. O remate continua a sair forte mas agora já não sobe como antigamente, acertando sempre na baliza ou muito perto dela. O facto da bola utilizada nos treinos ser mais pesada será um factor determinante para o sucesso dos disparos.
Tony surgiu mais concentrado e interessado no jogo, e já não manca. Paulo Sérgio viu-se pouco na defesa. Costuma sobressair com uma charutada valente mas desta vez não aconteceu. No ataque pareceu menos egoísta.
O grande destaque no entanto é mesmo o gran capitán bávaro. Nuno fez um jogo de raiva, mormente na ponta final. Tinha começado mal, com um auto golo mas depois subiu, subiu, subiu, até a mostarda lhe chegar ao nariz. Já depois de ter marcado um golo a sério, voltou a marcar no seguimento de um canto mas o olance foi considerado inválido pela equipa adversária. O facto irritou o jogador bávaro que simplesmente não mente e fê-lo carregar com raiva sobre o adversário. O 5-3 de sua autoria nasce de um pontapé forte e bem colocado mas numa jogada em que tinha dois colegas em posições mais favoráveis. Nuno preferiu ele mesmo acabar a iniciativa individual que desenvolvera, correndo o risco de não se marcar golo, mas… são assim os grandes génios. Assumem a responsabilidade e resolvem partidas.
O gesto que se seguiu poderá ser feio para alguns e por certo seria merecedor de castigo se se tratasse de um jogo oficial mas neste contexto, apenas trouxe o sal e a pimenta necessários para dar gosto a um derby há muito tempo sensaborão.


Declarações do Capitán, já a frio

“Só tenho a dizer que a bola ontem entrou dentro da baliza. Se quiserem que resolva jogos como ontem, basta tirarem-me do sério como fez o Rufa...”

Enviado Especial: Tinoco Vilarinho

12 comentários:

Anónimo disse...

A autoridade pediu, a imprensa fez :)

Anónimo disse...

Este post deu-me vontade para rir.

Em minha opinião, e como nunca comento as coisas que acontecem durante o jogo porque está tudo a quente e o melhor é estar calado, porque estou lá acima de tudo para me divertir.

O Nuno errou a dizer que era golo, eu estava lá e vi, e sei muito bem que sou miope, mas felizmente só para visão ao longe, ao perto (raio de 2 m) ainda vejo muito bem, Obrigado.


O Rufa errou pela atitude demasiadamente expansiva, devendo se remeter apenas ao sucedido.


O Mário errou, por tentar por os colegas contra o Rufa, atitudes destas demostram um total desrespeito pela equipa do Miragaia.

Por fim, e comentando agora o jogo em si. Foi uma noite má como tantas outras para o Miragaia, que felizmente e espero leva estes jogos com o maior fairplay possivel, não entrando em joguinhos e acusações como foi feito por (pelo menos um) elemento do Bayern.

Mas...

Fico muito contente por esta noite má, depois de duas derrotas seguidas, lembraram-se que as coisas não iam bem, e o dito treino acabou por ser agora noticia de abertura do blog.

Pior que não saber jogar, é não saber perder...

Com a calma e o jeito que nos é característico, ainda havemos de voltar as vitórias.

Voltamo-nos a encontrar em campo.

Bons Jogos

Anónimo disse...

Tens razão em muitas coisas mas só vou falar numa. É verdade que não é costume haver artigo sobre estes jogos. Faço isso por regra geral porque se torna cansativo para mim estar sempre a "gastar" tempo com o Bayern. Assim prefiro só fazê-lo nos ditos jogos oficiais. Se outros ajudassem...
De vez em quando lá quebro essa regra auto imposta, sempre que há algo que mexa com a habitual ordem das coisas. Neste caso o que me moveu foi a "brincadeira". Ou seja, o episodio do golo e do que se seguiu.
É certo q pode ser chato para vós isto acontecer após uma derrota e penitencio-me por isso, mas a intenção não é nem foi essa.

Já agora aproveito e falo noutra coisa. Não sei se foi golo. Eu devia ser o gajo mais distante da baliza mas sei que o Nuno não é de mentir e se ele diz que foi é porque acredita que foi, o que não quer dizer que tenha sido. Ás vezes somos iludidos...
Também é verdade que por norma dou sempre o beneficio da duvida ao adversário e por isso não me custou nada abdicar desse golo. Agora, é verdade que quando dou o beneficio da duvida ao adversário, espero que o adversário tenha o mesmo comportamento comigo numa ocasião seguinte, até pq não sou gajo de me queixar a torto e a direito. Quando essa receptividade não existe do outro lado torna-se chato.
Enfim, já estou a embrulhar muito... e o que interessa é que para a semana estamos lá :)

Anónimo disse...

Foi golo! :)

Eu acredito no Capi!

Pagava era pra ver o Capi a fazer a asneira do dedo :) O homem normalmente pára uma jogada de contra-ataque ou golo iminente se um adversário tropeçar uns metros atrás e começa tb a chorar se o homem romper a sapatilha... o segredo é não irritá-lo :) Se o levarem a bem não há nada mais dócil e fofinho :)

Anónimo disse...

Meus amigos...
Gosto mt de jogar futebol como tb gosto mt de seguir os meus princípios.
Filipe, era incapaz de dizer o q disse na segunda sem ter razao para tal...quem me conhece(certamente q quem joga cmg há vários anos me conhece melhor q ninguém)sabe quem eu sou e da maneira q procedo perante as situaçoes.
Evidentemente q nao gosto de prolongar discussoes , mesmo sendo saudáveis, embora há alturas em q nao me consiga controlar como deveria.
Só quero com isto dizer q nao agi assim pq me deu na real gana ou pq queria complicar as coisas, mas deu-me a entender q quando as pessoas querem conseguem-se superar.
E mais nao digo....
Abraços a todos(Bayern e Miragaia).

Anónimo disse...

FDX!!! sois uns ladroes!!!! vou comprar um marcador para apontar os golos e por umas cameras atras da baliza!!! e vou comecar a jogar com "caca" na camisola para que todas as vezes que me agarrem e disserem que nao foi falta têm q mostar as mãos para provar!!! cambada de ladroes!

Anónimo disse...

MAS KESTA MERDA??? EU É QUE SOU O FIRESTARTER!!! FDX!! QUEREM QUEIMAR-ME OUTRA VEZ E DEPOIS VÊM DESVIAR AS ATENÇÕES COM COMENTÁRIOS ABSURDOS???

estou possesso... vou fazer um daqueles toques de calcanhar à toni na próxima segunda

Anónimo disse...

Toni, vamos fazer uma vaquinha para contratar um referee para os jogos de 2ª.
Isto tá-se a tornar cada vez mais complicado....
Pelo menos fazemos como o Mingues diz, compramos um placard para apontar os golos.
Naldinho, voltaaaaaaaa!!!!!!

filisilva disse...

o placard nem era ma ideia... daqueles com croometro que para aos 60 minutos... :D

ate segunda pessoal.. :D

tou cada a vez mais gostar destes treinos...

canhao.. kuando tiver as lentes..vou estar preparado para ti :D

Anónimo disse...

meus amigos, o que é isto?!!!!
saí mais cedo para os balneários, não sabia que este lance tinha causado tanta celeuma. Não é motivo para tanto ( até deu direito de aparecer no vosso mui nobre blog!!!).
Vamos a factos:
1. El capitan é um gajo do mais sério que há
2. Eu era a pessoa mais bem colocada no lance
3. A bola não ultrapassou completamente a linha

Logo..... El Capitan viu mal

4. 2ªfeira levem um saco

Saudações Miragaienses

Anónimo disse...

Precisamos de mais lances destes para animar as 2das feiras!! só faltou o Ricardo e eu a jogar para a confusao ser maior!! mas como eu estava a orientar o BM , tive que manter uma postura calma para que o grupo nao fosse a baixo neste lance e todo o trabalho que fizemos durante todo o jogo fosse por agua abaixo ! foi á mourinho :)

Anónimo disse...

Gosto do espirito do Vitó e gosto do Mingues a mister. Enquanto está a mister não me tira o lugar ;)