quinta-feira, 29 de março de 2007

Em busca do Golo 400

Tudo começou numa bela tarde de domingo. 1 de Maio de 2005 foi o dia “D” para o Bayern Monchique. Foi nesse dia que o clube deu um passo de gigante na evolução natural de uma equipa que sempre quis algo mais do que apenas reunir amigos para jogar a bola.

O factor competitivo que foi adicionado a partir desse dia fez o clube crescer em entusiasmo e prestígio. Nesse mesmo dia e apesar da derrota, os bávaros somaram os primeiros quatro golos do seu já vasto historial.
Arnaldo (na foto) foi quem teve a “honra” de apontar o primeiro golo e desde esse dia, nunca mais os bávaros pararam de marcar. Existiram algumas “interrupções” é certo, mas apenas em 4 de 87 jogos que o Bayern já disputou é que os bávaros não marcaram qualquer golo.

De resto desde golos muito bonitos como a chapelada de Nuno contra o Capa (golo 201), a golos muito importantes como o da vitória sobre os Talhos Ruben por 2-1, marcado por Litos e que deu o 3º lugar á equipa bávara, aqui em defesa do nome do Jornal Matosinhos Hoje (golo 330), já se marcaram golos para todos os gostos e com mais de 20 atletas a assinarem o registo de presenças nessa lista.

A caminho do golo 400 – já só faltam 5 – aqui fica em jeito de homenagem os marcadores e os marcos mais importantes desta lista:

Arnaldo 95 golos (74 jogos) = 1,28 golos por jogo
Tony 37 (70) = 0,53
Ricardo 34 (41) = 0,83
Nuno 32 (63) = 0,51
Domingues 29 (70, mas 11 deles na baliza) = 0,47
Garcia 28 (17) = 1,65
Cadu 26 (28) = 0,93
Pedro 16 (14) = 1,14
Nunes 16 (16) = 1
Calado 14 (23) = 0,61
Canhão 14 (51) = 0,27
Pascoal 13 (32) = 0,41
Norberto 11 (17) = 0,65
Litos 10 (23) = 0,43
Nando 5 (22) = 0,23
Correia 4 (10, mas 6 deles na baliza) = 1
Rui Danho 3 (8) = 0,38
Jonny 2 (12) = 0,17
Serginho 1 (5) = 0,20
Hugo 1 (9) = 0,11
Filipe 1 (47, todos na baliza)


Golo / Marcador / Adversário / Torneio
50 Calado (5º, 8-3 vs. Nunigaia) Indoor
100 Tony (1º, 6-2, vs. Esegur) Bombeiros
150 Arnaldo (14º, 14-2, DHL) Bombeiros
200 Nuno (1º, 12-0 vs. Capa) CAC
250 Cadu (1º, 2-4 vs. Millennium) Neto Costa
300 Pedro (2º, 5-1 vs. Sinteme) Académica Leça
350 Nuno (5º, 7-0 vs. Esegur) Eduardo Coutinho
400 ???


Inimigos de longa data

Neste sábado há jogo grande na Torrinha. Logo pelas 9 da manhã defrontam-se dois grandes candidatos ao título. Bayern Monchique que está na primeira posição com 4 vitórias em 4 jogos e Farmácia C. Branco com 3 vitórias e um jogo em atraso.

O confronto entre as duas equipas tem já muita história. A primeira vez que se encontraram foi no Torneio Homenagem Neto Costa, logo na primeira jornada, com os bávaros a vencerem por 4-3 num jogo muito disputado e em que o Bayern apresentou apenas 5 elementos.
De resto, todos os confrontos entre estas equipas foram disputadíssimos e já lá vão 3 jogos. Todos eles foram ganhos pela margem mínima. Nesse primeiro torneio o Bayern acabou por vencer a competição. No segundo torneio foram os da Afurada a vencer por 3-2 e por conseguinte a ganhar a vantagem que lhes permitiu vencer o torneio. Á terceira o Bayern voltou a vencer (3-2) mas desta feita não conseguiu depois vencer o torneio, soçobrando aos pés da AXA…

A julgar pela estatística o jogo acabará com uma vitória tangencial, provavelmente por 3-2… e deverá ser a vez dos da Afurada vencerem. De uma maneira ou de outra será pouco provável que o Bayern alcance aqui a barreira dos 400 golos.

De entre os bávaros aquele que jogou sempre contra este adversário foi Arnaldo que neste sábado não estará presente. Canhão, Filipe e Domingues tem 2 derbys no currículo. Destes três Filipe não deverá estar presente, ele que falhou precisamente o jogo em que o Bayern perdeu. Dos elementos inscritos nesta competição pelos bávaros, apenas Rui Sá e Jonny serão estreantes.

Nos três jogos disputados pelas duas equipas, o ausente Arnaldo é o melhor marcador dos bávaros com 4 golos, tendo marcado em todos os 3 jogos. De referir que tirando os dois estreantes apenas Nuno não marcou contra esta equipa. Pode ser que seja desta…

O Pastor Coutinho é também um estreante neste derby pois nos jogos anteriores Tony (2 vezes) e depois Pascoal foram os treinadores de serviço.


O melhor Rookie


Outro ponto de destaque nesta partida será Rui Sá e a sua prestação em jogos oficiais pelo Bayern. Desde que se estreou venceu todos os encontros (4) que disputou. Se neste sábado conseguir a vitória ou pelo menos um empate será então o melhor estreante de sempre da história bávara, distinguindo-se aí de Zé Augusto que se havia estreado com 4 vitórias mas que perdera depois o quinto jogo.

Num registo “alternativo”, também Cadu teve um começo bastante positivo no seio do clube, no já longínquo final de 2005. Estreou-se pelos bávaros com um empate mas depois “aguentou” 6 vitórias seguidas até perder pela primeira vez contra o Millennium.

Neste sábado crucial para o destino do torneio, agora que se chega ao meio da competição e as posições finais se vão definindo, Rui Sá será sem duvida um dos jogadores mais em foco.

11 comentários:

Tony Silva disse...

"apenas Nuno não marcou contra esta equipa"

Fdx! Houve uma vez que nem jogou :)

Anónimo disse...

o mais importante não é o suposto golo 400, nem tão pouco o marcador...
O importante é não andarem a passo!

Anónimo disse...

Toni António, vai-te fo***
Ao menos o Mister Coutinho "confia" nos meus serviços...quer ande a passo ou nao.

Nao me façam falar...

Tony Silva disse...

Sinto-me bem, não me dói o pé.

Anónimo disse...

Vou fazer como o redes da bélgica...

Toni, vou-te arrumar em 2 minutos.....

agora assobia-me.

Anónimo disse...

"canhao said...
o 400 e meu. "

logo que nao seja do jonny, pode ser de qualquer 1 !!!

nao podemos ficar com essa "mancha" na historia do bayern

golo 400 - Jonny! FDX!!!!

Anónimo disse...

canhao, estou com um bocado de tosse....o que é que costumas tomar para recuperar para os jogos??

ps- leva os dvd's

ps 2 - deixem o nuno correr!

Anónimo disse...

Artigo fabuloso do nosso Toni António. É um gestor :) Temos de contrariar a estatística e voltar a ganhar... se for preciso até com um golo do Jonny (pelo Bayern, deseja-tudo:)).

Acredito nas sábias palavras do Pastor para somarmos a 5 vitória consecutiva e o Sá fazer história como o estreante com maior série de triunfos consecutivos. Só o Tony pra se lembrar destas merdas :))

Pra tosse, chupa um rebuçado :)

Tony Silva disse...

Mingues, ele não toma nada, por isso é que tem tosse e não vai jogar...

O jogo não vai ser fácil, mas sinto-me confiante. Sem (muitas) dores e confiante.

Cinco golos é historicamente improvável. Costumamos marcar 3 ou 4 contra este adversário, mas talvez se dermos um bocadinho extra. Se todos corrermos mais um bocadinho e se o Nuno andar em passo mais apressado...

Deixem o Nuno andar em paz!!!!!

Tony Silva disse...

Lá se foi o melhor rookie

Anónimo disse...

Ao intervalo, já alguém dizia isso... :)