quarta-feira, 30 de abril de 2008

Vai uma laranjada?

Torneio Homenagem à Curtes (8ª jornada)
26 de Abril de 2008, 9,50 horas

Laranjinhas, 0
Bayern Monchique, 5


Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitro: Tózé Ribeiro & Joaquim Neves
Bayern M. – Ricardo; Tony (1) e Rui; Cadu (1) e David (1).
Jogaram ainda: Nunes, Canhão [cap.] (2) e Arnaldo.
TR: Arnaldo Martins e Pedro Domingues
Ao intervalo: 0-3


O jogo era decisivo para definir (ou complicar as contas d)o campeão. Devido à vantagem pontual, o Bayern podia perfeitamente ter assumido uma postura expectante, com um sumo de laranja na mão, enquanto o adversário teria forçosamente de pegar nas rédeas do jogo, mas não foi isso que aconteceu. Os bávaros enfrentaram o adversário olhos nos olhos, não se limitaram a segurar um empate, partindo isso sim, sempre para cima do adversário na busca da vitória e de mais e mais golos.


No início da partida algumas surpresas, com os bávaros a apresentarem um equipamento híbrido (meio Desportreino, meio Lacatoni), fazendo sobressair o calção vermelho por entre o branco da camisola e meias. A surpresa principal no entanto foi a braçadeira de capitão no braço de Ricardo Silva, o “Canhão” desta equipa. O jovem pivot fazia o seu 84º jogo, marca que o deixa lado a lado com o eterno capitão Nuno e a direcção quis homenageá-lo promovendo-o nesta partida a capitão de equipa.
Homenagens à parte e Canhão foi mesmo para o banco depois de ter decidido campo ou bola, mas haveria de fazer das suas durante a partida.

Cedo se viu que os Laranjinhas não estavam na máxima força, mas tinham mesmo assim argumentos para tentar contrariar os bávaros. O jogo no entanto não demorou muito a engrenar para os bávaros. David abriu o activo aos 5 minutos num contra ataque rápido, mas já antes disso os bávaros tinham andado perto do golo, com algumas solicitações para a entrada da área que só pecaram pois o avançado chegou sempre milissegundos atrasado.
Até ao intervalo os bávaros acabariam por chegar ao terceiro golo, acabando com as esperanças dos Laranjinhas ou de qualquer outra equipa de ainda chegar ao título.

Na segunda parte haveria um pouco mais do mesmo, com a variante menos agradável de o jogo ficar bastante mais duro, na medida directa em que crescia também a frustração dos alaranjados. David haveria de ver um cartão amarelo (exagerado) mas para os adversários nenhum cartão foi mostrado. A admoestação deixa o Bayern longe da luta pelo Fair Play…

De resto houve tempo ainda para Arnaldo entrar e dos bávaros fazerem mais dois golos. Ricardo Portero voltou a não sofrer qualquer golo (é já o quinto jogo em oito disputados que tal acontece) e reforça a ideia de que o troféu para a “Melhor Defesa” vai mesmo continuar na posse dos bávaros.

O resultado final não é de maneira alguma exagerado. A uma jornada do fim, com cinco “laranjas” na baliza contrária, o Bayern consegue contra o 2º classificado o seu 2º melhor resultado da época, qual FCP em casa do Guimarães.

Aos bávaros basta um empate para revalidarem o titulo, mas até podem perder e ser na mesma campeões… seja como for será um campeão com classe.


O filme dos golos

0-1 Intercepção de Tony que parte para o ataque, contorna um adversário e fica na cara do redes que sai ao seu caminho. Tony toca então ao lado onde David aparece a finalizar com facilidade.
0-2 Cadu apanha a bola no ataque e entrega em Canhão sobre a esquerda. Este pára a bola e escolhe o remate forte, a entrar junto ao poste mais perto.
0-3 Por Cadu a passe de Nunes.

0-4 Por Canhão a passe de Nunes.
0-5 Lance de raiva. Tony fura pelo meio campo, sofre a carga mas prossegue com um passe para Nunes. Este amortece ao lado para a entrada de Tony que encosta na passada. Bola passa por baixo das pernas do redes…



A Estrela
Ricardo “Canhão” – nota 8
Um jogo para ficar na memória. Alcançou “El Gran Capitán” com 84 jogos e por isso foi “premiado” com a braçadeira de capitão nesta partida. Canhão não quis deixar passar a homenagem em claro e assinalou-a com uma bela exibição e dois golos. O beijinho na braçadeira, embora a pedido, ficou-lhe muito bem!

Arnaldo – nota 6; Portero, Rui e David – 7; Tony, Cadu e Nunes – 8
Viva o mister
Destaque muito importante neste torneio para a equipa técnica. A dupla chefiada por Arnaldo Martins tem feito um trabalho assinalável, com uma equipa muito fustigada por lesões. Arnaldo é mesmo um caso de sucesso, desde a sua estreia como treinador. Começou mal é verdade, com uma derrota contra o "Joga Bonito", mas a partir daí apenas um empate se intrometeu no meio de tantas vitórias. Com esta já são 17 em 19 jogos.

5 comentários:

Tony Silva disse...

Desculpem, mas tinha que ser.
Sei bem que a Isabel está há 9 meses à espera que o Miguel saia.
Mas sabem há quantos anos o Canhão está à espera desta crónica?!?!?!
:)

Anónimo disse...

Caro António,

Acho que devias ter mais cuidado com as fotos que editas. :)

Já reparaste que na foto do cunhini através do espelho quase que se consegue ver as suas "partes"!:):):):) Isto é um blog de família! :)

Anónimo disse...

«Arnaldo é mesmo um caso de sucesso, desde a sua estreia como treinador...»

E, mesmo assim, não páram de me tentar fazer a cama e questionar as minhas opções - «vais meter o Canhão no banco?» «mete o Nunes». Treinador é mesmo um homem só... :)

P.S: Reparem no pormenor da última foto. Ao fundo, vê-se o Canhão, como capitão, a escolher o campo. Depois, veio sentar-se no banco e entrou com ganas. Muita humildade. É desta matéria que se fazem os campeões... :)

Tony Silva disse...

Quase que se vê, mas não se vê.

Isso queriam vcs ver.
O Bayern é Lacatoni ou Desportreino, não é da ArDIDAS.
:)

Anónimo disse...

This is a nice blog. I like it!