domingo, 26 de fevereiro de 2012

Catenaccio 2.0



Liga FutsalSport (8ª jornada)
25 de Fevereiro de 2012, 20 horas

Amigos Fantásticos F.C., 0
Bayern Monchique, 2

Jogo no Pavilhão do Colégio de Gaia

Bayern M. – Miguel; Domingues, Nuno [cap.] e Cadu (1); Canhão (1).
Jogou ainda: Tony
TR: António Silva

Ao intervalo: 0-1

Segundo jogo seguido sem sofrer: - está de volta o Bayern dos velhos tempos. É a “versão 2.0” de uma equipa que nos primórdios sempre teve na defesa o seu ponto forte.


Contra uma equipa estruturalmente muito parecida mas com mais força física que o Bayern, os Bávaros tiveram de ser inteligentes e esperar pelo erro do adversário. Depois do golo inaugural a tarefa ficou mais “fácil”, mas nem por isso menos custosa. Pelo contrário, os bávaros tiveram de correr muito, de se desdobrarem em tarefas defensivas e só o golo de Cadu, já no ocaso da partida é que permitiu ao Bayern respirar mais fundo.


Era um jogo importantíssimo para o Bayern e a vitória era o único resultado que interessava. Por um lado mostraria se o Bayern está mesmo na corrida (pelo menos ao 2º lugar já que o 1º parece inacessível), por outro lado os bávaros queriam mostrar que o resultado da primeira volta (derrota por 6-0) fora mesmo um absurdo. Não pela derrota obviamente - as duas equipas são equilibradas, pelo que é sempre um jogo de tripla - mas sim pelos números, excessivos e completamente fora do que é a realidade dos dois emblemas.

Por parte dos Amigos Fantásticos a ausência de peso era Tiago, jogador que organiza a equipa.
Do lado do Bayern os problemas do costume, com a equipa a apresentar-se apenas com 6 elementos. Quase a mesma equipa que fizera o jogo da primeira volta, com a diferença de estar Canhão no lugar de Litos.
Canhão foi mesmo a nota de destaque dos primeiros minutos tendo conseguido o golo inaugural com alguma fortuna, mas também muito mérito.


Com veneno matas, com veneno morres

O golo foi o pior que podia ter acontecido aos “Fantásticos”, obrigando-os a assumir mais o jogo. Quem viu o jogo da primeira volta, viu uma equipa calculista, a trocar a bola atrás para chamar o Bayern, obrigando-o a subir no terreno, abrindo brechas atrás. A estratégia do Bayern para este jogo era precisamente essa, a de assumir esse papel de equipa que se adianta no marcador e depois “manda a outra jogar”. E assim foi. Depois de chegar à vantagem os bávaros concentraram-se em defender bem e sem gente para trocar no banco a contenção era palavra de ordem. A defensiva esteve quase impenetrável, obrigando os contrários a rematar muitas vezes de fora. Miguel foi resolvendo os poucos lances de real perigo…

Já na segunda parte o jogo não se alterou muito, excepto por algum encrespar nos protestos e mais dureza nas entradas da equipa de Gondomar.
O Bayern dispôs de um livre à entrada da área sobre o lado direito, a castigar falta sobre Cadu que se isolava. O mesmo Cadu rematou após passe de Tony, mas a bola saiu ao lado do poste onde Nuno não conseguiu emendar.
Nos últimos 5 ou 6 minutos os “Amigos” subiram o guarda-redes e tentaram jogar de 5 para 4, mas o Bayern voltou a fechar bem e nunca facilitou. Pelo contrário foi num desses lances que o Bayern fez o segundo, com Cadu a aproveitar bem a fraca performance do redes a jogar com os pés.
Respirou o Bayern com este golo, enquanto o adversário optou por continuar com o redes adiantado mas com um jogador de campo (Leandro) agora nesse papel. Foi aliás Leandro o autor do remate mais perigoso nesta fase, sempre de fora, a pôr à prova a atenção de Miguel.


O Bayern venceu bem, da única forma que conseguiria ganhar este jogo, aplicando no adversário o mesmo veneno de que havia sido vítima na primeira volta.
O Bayern Monchique subiu assim ao segundo lugar, com golos da dupla “Cá-Cá” (Canhão-Cadu) – não confundir com “caca” (vulgo porcaria, bosta, merda). O primeiro lugar parece inacessível já que não parece haver forma do líder Sra. da Hora perder pontos. Mesmo que perca os dois próximos jogos (contra Bayern e Amigos), não é crível que perca depois pontos com Kuinta da Lousa e WeFut.

Na lista dos melhores marcadores comanda Domingues e há uma predominância do amarelo...

 
O filme dos Golos

0-1 [4m] Canhão pressiona e recupera uma bola no seu meio campo. Parte com a bola controlada para o ataque e encontrando-se sem o apoio dos companheiros, opta pelo remate que ainda desvia num adversário e vai entrar por baixo do guardião.

0-2 [16m] A defender o 5 para 4 é Cadu quem pressiona o guarda-redes contrário, cortando-lhe a bola. Na corrida arás da bola Cadu é mais forte no ombro a ombro, acabando por ganhar vantagem e ficar com a bola que controlou em progressão, sempre perseguido pelo guardião, até entrar na área e mandar a bola para o fundo das redes.


A Estrela
Miguel Silva – nota 7


Num jogo muito defensivo em que a equipa não sobressaiu muito no ataque é natural que o destaque vá para o guardião, que em dois ou três momentos garantiu a manutenção da magra vantagem, principalmente na primeira parte. Na retina ficou uma saída arrojada a dar o corpo à bola já dentro da área e mais tarde uma grande defesa com a mão esquerda, a estirar-se todo para garantir que a bola rematada de fora de área, não entrasse junto ao poste. Muito bom!


Os outros bávaros

Nuno, Domingues e Tony – 6
Cadu e Canhão – 7

5 comentários:

Tony Silva disse...

A equipa de ontem quase se podia chamar "Silva & Silva e Cia." :D

Mingues disse...

A jogar assim ainda dá para mais 5 anitos...."a versão Bayern made in italy" é muito boa...

nokinhas disse...

Somos Bayern! :) Excelente vitória, Mingues líder nos melhores marcadores?!!! :) Q torneio fraquinho... :)

Tony Silva disse...

Aguardamos para breve as primeiras declarações do melhor em campo ;)

Canhao disse...

Um é o numero "2" e o outro o numero "22"...