sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ultimo minuto louco


A “sorte” (chamemos-lhe assim) dá muito trabalho e desta vez sorriu mesmo a quem mais fez por isso

Da goleada ao susto, assim se podia resumir a história do jogo. O Bayern fez um jogo bom e podia ter ganho “nas calmas” se fosse mais eficaz. Não foi e acabou por ver o empate e até a derrota a passar-lhe à frente dos olhos no último minuto da partida. Nos últimos segundos tudo se remediou. Foi um balde de água fria para os homens de Jaca, mas uma grande justiça para o Bayern.


IV Liga FutsalSport (3ª jornada)
26 de Outubro de 2013, 17 horas

Bayern Monchique, 3
Jaca Futebol Clube, 2

Jogo no Pavilhão do Instituto Politécnico do Porto

Bayern M. – Daniel; Domingues (1), Nuno [cap.] e Hugo; Tony.
Jogaram ainda: Norberto (1), Litos (1) e Taboada.
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 3-2

 


O Bayern começou bem, em bom ritmo, com bom entrosamento e a “impor” o seu jogo. Tony podia ter marcado muito cedo a completar um passe de calcanhar de Domingues mas permitiu a defesa do guardião, com o peito.

Do lado do Jaca era notória a cautela defensiva e o respeito para com um adversário bem cotado.

Apesar de o Bayern dominar seria o Jaca a marcar primeiro. Nada que atemorizasse os bávaros. Sentia-se que o Bayern era superior e que seria uma questão de tempo e assim foi. Ao intervalo o 2-1 era ainda assim curto…


Para a segunda parte esperava-se um pouco mais do mesmo, mas com mais acerto na finalização, algo que não aconteceu. Tozé mexeu pouco na equipa.

O Bayern continuava por cima e o golo parecia “ao virar da esquina” mas nunca mais chegava. Na defesa ia-se resolvendo os problemas que o Jaca tentava criar com uma subida notória no terreno e com a tentativa de fazer trocas posicionais mais rápidas. Tudo certo até que no ultimo minuto da partida e num remate de fora o Jaca empatou.

Como é que era possível? Um jogo que podia ter sido ganho de forma “tranquila” estava assim empatado e sem grande tempo ou soluções para se voltar à dianteira. Parecia que seria o terceiro empate em três jogos do Jaca mas as coisas até se podiam ter “complicado” mais para os bávaros, já que a juventude do adversário e a forte dose de moral recém-adquirida o levou a não abrandar para segurar o ponto. Pelo contrário o Jaca parecia embalado e não fosse uma grande defesa de Daniel e os três pontos passariam mesmo para os gaienses. Logo a seguir, há quem lhe chame “sorte”, mas eu prefiro dizer que foi “justiça”. Na ânsia de chegar ao golo da vitória os jovens do jaca acabaram por descurar a defesa na marcação de um canto ofensivo, permitindo que Norberto partisse para o ataque, logo após se ter ganho a bola. A estocada final seria dada por Domingues num ultimo minuto louco, impróprio para cardíacos.

Num jogo muito correcto de parte a parte e com arbitragem à altura, o Bayern acabou por ter alguma sorte (que muitas vezes falta), ao conseguir marcar quando já não se esperava.
Já ao Jaca “saiu a fava”. A “audácia” dos minutos finais muitas vezes é recompensada, embora desta não tenha sido. Acabaram por se castigados por alguma falta de experiência. Conseguido o empate naquela altura talvez fosse melhor segurar o pássaro que tinha na mão, ao invés de tentar apanhar os dois que estavam a voar.
 


O filme dos golos

0-1        Miguel Costa, o jogador calibre extra do Jaca, vem da esquerda para o centro e perante a nesga de espaço que lhe foi concedida, remata de fora da área. A bola sai um pouco “enrolada” e sem muita força, mas o suficiente para entrar junto ao poste mais próximo, quando Daniel já se atirava para o lado contrario.

1-1     Taboada dentro da área asiste Norberto para trás e este busca a zona central para desferir o remate de pé esquerdo.

2-1     Precipitação do guardião que perante a contagem dos quatro segundos acaba por repor a bola directamente nos pés de Litos. Ainda bem de fora da área mas sem se fazer rogado o 77 bávaro desfere de imediato um remate de bico que faz a bola entrar junto à trave superior da baliza.


2-2     Troca de bola no meio campo ofensivo e remate certeiro de João Azevedo, por entre a floresta de pernas na sua frente.

3-2     Contra ataque rápido após canto do Jaca. Norberto conduz até à área contrária onde assiste Litos na direita, que devolve a Norberto para este assistir Domingues que desvia para a baliza, junto ao poste esquerdo.

 

A Estrela

Norberto Sousa – nota 8

Acima de tudo é inteligente!
Até mais do que fazer a equipa jogar, impressiona pelo que faz a nível defensivo. Excelente na forma como lê o jogo e percepciona o que o adversário vai fazer, antes mesmo de este executar. No resto mais um golo e a assistência para o golo decisivo.
 

Os outros bávaros

Daniel, Nuno, Domingues, Hugo e Tony (7)
Litos e Taboada (8)

Sem comentários: