sexta-feira, 20 de maio de 2016

40.7


Grande vitória do Bayern com a equipa mais velha de sempre

Só lá para frente é que daremos o devido valor a uma vitória como esta. Com apenas cinco elementos e um deles (Domingues) em muito mau estado, podendo “rebentar” a qualquer momento, este jogo tinha tudo para correr mal.
Só com muito coração é que se conseguiu arrancar uma vitória e três pontos que valem bem mais que isso.


Liga Oporto Indoor (6ª jornada)
15 de Maio de 2016, 17 horas

F.C. Presto, 3
Bayern Monchique, 4

Jogo no Pavilhão do Oporto Indoor, no Porto

Bayern M. – César; Tony (1), Nuno [cap.] (1) e Domingues; Correia (2).
TR: António Silva

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 2-0; 2-3; 3-3; 3-4


Mais uma convocatória difícil, com muitas ausências e de vulto. Com apenas César, Tony, Nuno e Domingues disponíveis… tivemos de recorrer a um “jovem” reforço. Paulo Correia, já com 56 jogos e 45 golos pelo Bayern. 4 Ligas e 1 Taça no currículo. O último jogo que fizera pelos Bávaros fora em 30 de Março de 2011, num jogo da Liga Superfutsal. Entretanto abraçou a “carreira” de treinador e deixou de ter disponibilidade. Regressa ao convívio dos bávaros passados mais de cinco anos. Pelo meio ficou um pé partido, mas está de regresso…

Já tínhamos o filho Tiago Correia como o jogador mais novo de sempre do Bayern, ao estrear-se com 15 anos e 117 dias. Agora temos o pai Paulo com 43 anos e 10 meses. Possivelmente o mais velho de sempre a jogar pelo Bayern. (É provável que Fernando Melo que jogou connosco como "convidado", em Março de 2014 na Masterffot, fosse ainda mais velho… a confirmar).
O próximo passo é juntar pai e filho no mesmo jogo. Lá chegaremos…

Ora com isto tivemos uma equipa (eram mesmo só cinco) com uma média de idades de 40 anos e 7 meses. Isto é absolutamente extraordinário e mais ainda quando se obteve daqui uma vitória.

E o jogo até começou muito mal com o Bayern a sofrer cedo o golo. César foi lento a sair,  mas este até foi o único erro de relevo. A partir daí foi sempre a subir e também ele foi decisivo em lances chave na segunda parte…

Apesar de estar em desvantagem o Bayern não vestia a pele de coitadinho e discutia o jogo olhos nos olhos. Isolado por Domingues, Tony recebeu uma bola longa na área e quase fez o empate.
Apesar disso foi novamente o “Presto” a fazer o golo, já na parte final do primeiro tempo. Tony solicitou um minuto, para beber água e recompor energias. Para os três minutos que faltavam pediu um golo aos companheiros. Correia fez-lhe a vontade numa jogada plena de oportunidade e ratice.


O golo trouxe outro ânimo à equipa e no começo da segunda parte os bávaros empataram. Novamente Correia, a acreditar depois de Tony partir os rins ao adversário.

Começavam-se a enervar os homens da Prestopizza e mais se enervaram quando Nuno fez o 3-2 e virou o resultado. O guardião Macedo foi um pouco mal batido mas há mérito no remate cruzado de Nuno.

Estávamos com 30 minutos de jogo e o esforço era intenso. Faltavam as forças e nem o minuto de tempo foi grande ajuda. O Bayern descia muito as linhas e acabou por sofrer o empate num remate de fora de Márcio (sempre ele).

Carregavam os homens de preto, em busca da vitória, mas o Bayern ainda tinha uma palavra a dizer. No último minuto Correia fugiu pela esquerda e na colisão com o defesa e o guardião ainda conseguiu assistir Tony. De primeira à entrada da área, Tony só teve de empurrar mas na altura do remate levou uma tesourada do guardião e ficou a contorcer-se de dores. Podia ter partido a perna.

Felizmente não foi grave. Deu para perder preciosos segundos de tempo e ainda deu para continuar em jogo. Logo a seguir numa corrida desenfreada, ainda se atirou para cima de Márcio, quando este se preparava para ultrapassar Domingues que acabara de “estourar”, travando assim um contra ataque que ganhava contornos muito perigosos.

Foi uma vitória muito suada e sofrida mas estas é que dão gosto. O adversário saiu da quadra visivelmente frustrado. Também ficaríamos se perdêssemos contra uma equipa de “velhotes”… e também nos sentimos assim na semana anterior, quando perdemos um jogo que tínhamos condições (e obrigação) de vencer.

O Bayern segue em segundo e é a única equipa que ainda não viu qualquer cartão na prova.
Aqui a “culpa” não é (só) nossa. Neste jogo devíamos ter visto dois amarelos. Um no corte de Correia com a mão logo nos primeiros minutos e o outro na falta por trás de Tony já no final. É verdade que o critério do árbitro foi uniforme, mas preferimos o rigor ao facilitismo. Quando é para cartão tem de se dar cartão!




O filme dos golos ao minuto

3m     1-0     Bola metida por alto a cruzar a área. Correia deixa para César resolver mas este não é tão rápido a sair e Márcio antecipa-se, desviando para a baliza.

16m   2-0     Correia tenta fintar na lateral mas roubam-lhe a bola. Nuno tenta o corte mas acaba ultrapassado e no dois para um com Domingues, Campota assiste Márcio que bate César.

19m   2-1     Lançamento lateral de Domingues. Tony tabela rápido e isola Domingues pela direita. Este foge dois metros e mete a bola tensa na área. Correia controla com um toque no coração da área e perante o guardião, escolhe onde meter a bola.


21m   2-2     De novo num lançamento lateral do lado direito. Nuno mete cruzado em Tony na meia esquerda da entrada da área. Tony pica a bola por cima da perna do adversário, penteia para a área e atira de bico. Aparece Correia ao segundo poste, no corpo a corpo com o defesa, a desviar para dentro da baliza.

28m   2-3     Corte da defensiva do Presto. A bola vai parar aos pés de Nuno que arranca pela ala direita e dispara de fora da área. O guardião parece surpreendido e não consegue evitar o golo.

34m   3-3     A defensiva bávara baixa muito as linhas e acaba por dar espaço para o remate de Márcio de fora da área. A bola sai rasteira e tensa ao poste mais distante.

39m   3-4     Contra ataque rápido. Domingues mete em Correia que embala pela esquerda. Na intersecção com o defesa e o guardião, Correia consegue meter a bola no meio onde aparece Tony, mais rápido que o guardião, a rematar para a baliza deserta.




A Estrela

Paulo Correia – nota 8

Que regresso, mais de cinco anos depois do último jogo pelo Bayern. Está igual ao que era. Rouba bolas, nunca dá um lance como perdido e puxa a equipa para a frente. Fez dois golos preciosos e uma assistência de ouro para o golo da vitória.


Os outros bávaros

Nuno – 7
César, Tony e Domingues – 8

Sem comentários: