sábado, 28 de maio de 2016

Empate que não chateia ninguém


Bayern foi para buscar a Taça e ao Énois o empate chegou 

Ultimo jogo da liga, praticamente sem nada em jogo. Seria um milagre tirar o melhor marcador a Norberto, como seria um milagre impedir o Énois de ter a melhor defesa. Apenas uma coisa estava em jogo e isso era o terceiro lugar para Sol Nascente, ou Énois que só tinha de pontuar aqui. Assim, o empate não chateou Bayern nem Énois.




Liga Power Futsal (ultima jornada)
25 de Maio de 2016, 22 horas

Bayern Monchique, 1
Énois 05, 1

Jogo no Pavilhão da Escola Irene Lisboa, no Porto

Bayern M. – Max; Norberto (1) Nuno [cap.] e Tony; Arnaldo.
Jogaram ainda: Brito, Taboada, Zira, Leandro e César [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 0-0
Marcha do marcador: 0-1; 1-1




Tózé foi a jogo com um curioso cinco, típico de Taça dir-se-ia. Max e Arnaldo tiveram uma rara ocasião de serem titulares.
O jogo até foi bem interessante. Percebeu-se no fim que o Énois não sabia que lhe bastava o empate e como tal tentou sempre a vitória, como de resto fez o Bayern.

O Énois veio com a lição bem estudada e não raras vezes atacaram com cinco homens, incluindo o guardião Schmeichel no ataque. No entanto nunca causaram grande perigo…

Os golos só apareceram na segunda parte. Primeiro pelo Énois com Igor muito bem a receber de peito na área e a bater César à segunda.
Depois com o Bayern a empatar, já com o segundo tempo para lá da metade, com os habituais Norberto e Zira na jogada.

Como já se disse o empate serviu bem às duas equipas e aquilo que foi o jogo.
Logo de seguida teve lugar a entrega dos troféus e depois disso disputou-se a final da Taça. Nota para a vitória (tangencial por 2-1) do Antas que tinha eliminado os bávaros na meia-final.

Acaba assim a época, embora ainda esteja previsto um curto “Torneio de Encerramento, a disputar durante o mês de Junho.




O filme dos golos ao minuto

24m   0-1     Bola por alto para a área. Igor controla no peito e tenta bater César que defende como pode. Não consegue à primeira, mas consegue à segunda já com César no chão.


32m   1-1     Falta sobre Brito na meia esquerda, à entrada da área. No livre Zira ameaça o remate mas assiste Norberto do lado esquerdo e este remata de primeira, com a bola a desviar ainda em Hélder.





A Estrela

Norberto Sousa – nota 7

Não foi o melhor dos jogos para ninguém, mas Norberto acabou por aproveitar a melhor oportunidade que teve para fazer mais um golo para a sua conta pessoal. Completou 18 golos em 12 jogos, batendo a concorrência que ficou a 5 golos. É assim o melhor marcador da Liga nesta segunda época, prémio que lhe fugiu na primeira época para Deco.



Os outros bávaros

Tony, Arnaldo, Taboada e Leandro – 6
Max, Nuno, Brito, Zira e César – 7




O Balanço

Ao contrário do que aconteceu na Taça, o balanço é super positivo. Afinal de contas fomos campeões!
Apenas uma derrota e numa fase da época em que já estava carimbado o título.
Além disso 10 vitórias e 3 empates, com 7 pontos de distância para o segundo classificado. Tivemos o melhor ataque da prova (52 golos contra 50 da GDLU) e a segunda melhor defesa, embora aqui a uma longa distância do Énois, que só sofreu 18 golos (quase metade dos nossos 31) e nos roubou um troféu que conquistamos na época passada.

Por outro lado tivemos o Norberto como melhor marcador, algo que escapou na época passada e o Melhor Jogador da Competição, desta vez Zira (em vez do Norberto que foi distinguido na época passada).
A propósito disso é curioso verificar que a pontuação dada pelo Bayern aos oito candidatos a MVP, acertou na “mouche”, com os cinco votados a ficarem exactamente com a classificação dada pelo presidente.
Zira conseguiu 27 pontos (em 35 possíveis) e Norberto ficou logo atrás com 26.
Foi uma decisão difícil na hora de votar, mas Norberto já tinha o troféu de melhor goleador “garantido”, pelo que para MVP a aposta maior foi no outro bávaro elegível.
Pode-se dizer que foi o presidente a dar o prémio a Zira… se bem que a diferença aqui foi mesmo o voto da GDLU. Todas as equipas colocaram Norberto como primeiro ou segundo. Apenas a GDLU não dispensou sequer um único ponto ao melhor marcador da competição…




Para a habitual eleição dos 3 melhores bávaros, e de forma coerente, o Ouro vai para Zira que se destacou imenso no início da época. A segunda volta já não foi tão forte mas ainda assim sobressaiu nas assistências, totalizando 15, além dos 11 golos marcados. Ele que foi ainda, a par de César, o bávaro com mais jogos (12).

Ao “mesmo nível” mas com a Prata fica Norberto. 18 golos e 5 assistências em 11 jogos.

Também com 11 jogos, Brito é o Bávaro de Bronze, essencialmente pela regularidade, ao qual juntou 3 golos e 6 assistências.



Além dos 10 que foram ao último jogo, outros 5 sagraram-se também campeões. Litos, Leandro, Daniel, Tiago Sousa e Baioca (o unico estreante).
Este é o 13º Campeonato ganho pelo Bayern Monchique.

Sem comentários: