quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Segundo lugar perdido


Uma vitória ainda faria sonhar com o segundo lugar, mas o Bayern não esteve à altura

Uma equipa que em nada é superior ao Bayern, mas a derrota nos dois jogos não deixa margem para duvidas. O Oporto fez por "merecer" o segundo lugar. Jogou como se estivesse na final da Champions. Ao Bayern cabe apenas o terceiro lugar no pódio…


Liga Oporto Masters +35 (6ª jornada)
17 de Dezembro de 2016, 19 horas

Oporto Vintage, 3
Bayern Monchique, 0

Jogo no Pavilhão do Oporto Indoor, no Porto

Bayern M. – Daniel; Domingues, Nuno [cap.] e Canhão; Litos.
TR: António Silva
Disciplina: Canhão (Amarelo por falta)

Ao intervalo: 1-0



Está a chegar ao fim este calvário que se tornou a Liga de Veteranos. O Bayern voltou a apresentar-se em “formato compacto”. Apenas cinco atletas. Da outra vez que isso aconteceu, levou (e bem) 7-0 da equipa que já é campeã deste torneio, mas aqui a história era bem diferente. Este Oporto Vintage é uma equipa acessível, perfeitamente ao alcance, mesmo com as limitações existentes, como já se vira na primeira volta. O problema é que tanto nesse jogo como neste, o Bayern não esteve à altura.

Muitos golos falhados, muitos erros defensivos, num total de más decisões que redundaram numa derrota por três golos. E mais podiam ter sido…
Ao contrário da primeira volta, onde foi o principal “culpado” pela derrota, desta vez Daniel esteve bem e defendeu tudo que podia. Mas há coisas que não se conseguem defender. Lances de dois para um ou de um para zero… são muito complicados.

Ainda assim, logo aos cinco minutos e após perda de bola de Nuno, foi Daniel quem deu o peito à bola para fazer o corte.
Depois aos nove surgiu o primeiro golo, após falhanço de Canhão.

O Bayern tentou reagir e tinha capacidade e oportunidades para tal, mas nunca foi muito feliz e desta vez nem se pode queixar da arbitragem. Pelo contrário…

Aos onze minutos Nuno atirou à barra; aos treze o árbitro perdoou um penalty a Litos que levou com a bola no braço; aos dezanove, em grande jogada de combinação entre Domingues e Litos, o segundo não acertou com a baliza e o primeiro também só conseguiu emendar para o poste.


Pese a frustração, os bávaros entraram em campo com renovada motivação
para a segunda parte… mas não tiveram a estrelinha do jogo.

Logo aos 4 minutos, num livre sobre a direita, Litos descobriu Nuno ao segundo poste mas o desvio do capitão, encontrou o corpo do guardião.
No minuto seguinte já foi a vez do Bayern salvar o golo in extremis. Mérito de Canhão! 

Cinco minutos depois Canhão “borrou outra vez a pintura”. É de uma perda de bola sua que nasce o segundo golo, de nada valendo os esforços de Nuno e Daniel.
Dois minutos depois a machadada final com o terceiro golo…

Depois disso Litos ainda falhou completamente o remate, depois de superiormente assistido por Domingues. A bola não queria mesmo nada com o Bayern…

Estranhamente o jogo que já estava a ser durinho, é verdade, entrou numa toada de crispação desnecessária e incompreensível da parte de quem vencia confortavelmente o jogo. Os homens do Oporto Vintage começaram a queixar-se exageradamente de cada falta ou suposta falta que sofriam, dando um espectáculo que só teria algum cabimento, se estivessem a jogar contra selvagens ou caso estivessem a ser prejudicados pela equipa de arbitragem, o que não acontecia nem num caso nem no outro.

Tanto assim foi que a determinada altura e perante o “arraial” instalado logo após uma falta normalíssima, Tony deu ordem para a equipa sair de campo. “Quem não quer sofrer faltas não pode jogar a bola”…

A equipa de arbitragem apercebeu-se da situação e optou por dar o jogo por encerrado, quando ainda faltariam quase dois minutos de jogo. Foi melhor assim.


O filme dos golos ao minuto

9m     1-0     Canhão falha uma intercepção no meio campo e Aníbal fica sozinho com a bola e meio campo deserto para percorrer. À entrada da área finta Daniel para o lado e faz o golo.

30m   2-0     Perda de bola de Canhão no meio campo. Contra-ataque de 3 para 1… Nuno lança-se de carrinho para evitar a assistência, mas acaba por desviar a bola para a sua própria baliza.

32m   3-0     Contra-ataque de 2 para 1 e golo de Couto.




A Estrela

Pedro Domingues – nota 6

Nem sempre esforçado, mas muito inteligente a jogar. É dele que nascem as melhores situações de perigo. Infelizmente os companheiros não conseguiram dar o melhor seguimento ou acompanhar...


Os outros bávaros

Canhão – 4
Nuno e Litos – 5
Daniel – 6