terça-feira, 3 de outubro de 2017

Arranque positivo para a época do “tetra”


Goleada na estreia de Pedro Sousa no banco

Foi uma vitória natural do tricampeão, sobre uma equipa que tem potencial, mas que está ainda a dar os primeiros passos e se estreou aqui na competição. O resultado foi gordo, mas a vitória dos bávaros podia ter sido ainda mais expressiva. O Bayern arranca no grupo da frente, mas não com a “camisola amarela”, algo que já não acontecia há muito tempo…


Liga Power Futsal (1ª jornada)
26 de Setembro de 2017, 22 horas

Dragões Valonguenses, 2
Bayern Monchique, 6

Bayern M. – Salvador; Tony (1), Norberto (1) e Tiago (2); Litos (2).
Jogou ainda: Nuno [cap.] (1).
TR: Pedro Sousa

Ao intervalo: 1-3
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-6; 2-6


No arranque desta quarta temporada da Liga, espera-se a época mais difícil de todas para os tri-campeões, por várias razões e mais uma. Desde logo porque saiu (Zira) o melhor jogador das duas últimas épocas e melhor marcador da época passada. Depois porque são agora 12 equipas, 4 delas novas e pelo menos duas dessas entram para ganhar. Afinal de contas, convenhamos que já “ninguém” quer ver o mesmo campeão de sempre. Torna-se cansativo e o Bayern será sem dúvida o “alvo a abater”. Aquela equipa contra a qual todas as outras equipas terão cuidados superlativos e ambição redobrada. É assim em qualquer lado.
Para o fim deixei ainda mais uma razão e importantíssima. Alguns desvalorizarão. Talvez os adversários não se apercebam, mas os bávaros sabem da sua importância. O míster com o toque de “Midas”, Tózé Ribeiro, decidiu não renovar com os bávaros. É verdade que nunca faltaram “grandes planteis” ao consagrado míster, mas mesmo nos jogos em que parecia só ter cascas de ovo, Tozé sempre fez boas omeletes. Vamos ver como a equipa reage à sua ausência…
Este ano é certo que não haverá uma só pessoa a gerir a equipa em campo. Para já foi Pedro Sousa quem o fez e com sucesso, mas no futuro cada jogo poderá ter um líder diferente no banco. Vai depender da disponibilidade de cada um.

Falamos atrás que o Bayern parte novamente no grupo da frente, mas desta vez sem a “camisola amarela”. Foram quase três anos de liderança “absoluta” na Liga Power Futsal. Desde a segunda jornada da primeira época (e esta já é a quarta), que o Bayern Monchique era o líder absoluto da classificação. Na maior parte das vezes isoladíssimo, noutras empatado nos pontos, mas sempre com melhor goal average que os adversários, os bávaros foram líderes durante 39(!!!) jornadas. É obra!

Não seria fácil manter este registo e partir novamente na frente. Conseguiu-se na segunda época com uma vitória (6-3) sobre o Rossoneri e na época passada (10-4) sobre a GDLU.
Nesta quarta época a situação era particularmente difícil, não só pelo valor do adversário, mas principalmente porque já havia um resultado de 8-3 para superar. Mas esse cenário nem esteve longe de acontecer. Depois de uma primeira parte bem disputada, mas já com claro ascendente dos bávaros (1-3 ao intervalo), no segundo tempo o resultado escalou, com o Bayern a chegar ao 1-6.
Faltava um golo e o Bayern andou lá muito perto, mas acabou por ser a equipa de Valongo a fazer o golo, num belo remate de Gil.

Além de Pedro que se estreou no banco, também na baliza tivemos uma estreia (positiva). Ainda é muito cedo para avaliar, mas pelo menos neste jogo, Hugo Salvador esteve bem, defendendo o que pôde. Os dois tentos sofridos são dois “golaços” e nesses lances o guardião não podia fazer nada…

Antes do final, Norberto “arriscou” muito, ao fazer uma entrada totalmente ao homem, “ceifando” o pé de apoio de Xilca, num lance que provavelmente por ser no meio campo e já com o jogo resolvido, terá sido apenas admoestado com um amarelo. Mas foi muito à justa…




O Filme dos Golos

0-1     Passe de Norberto para Tiago que penteia a bola em progressão e atira para o primeiro golo.

1-1     Contra-ataque dos Valonguenses. Bola metida na esquerda. Norberto vai no choque, mas Xoquinhas é mais feliz no ressalto e fica com o terreno todo livre. Na saída de Salvador, mete-lhe a bola em jeito, mesmo no saco. Golaço!

1-2     Tiago vai para a área e assiste Litos.

1-3     Tiago mete em Nuno que vai pela ala e remata já com ângulo apertado.


1-4     Corte precioso de Norberto na linha de meio campo. Vai para a área em situação de 2 para 1 e depois de fintar o opositor, assiste Tony que se limita a encostar.

1-5     Lançamento na ala esquerda. Tony lê a movimentação de Tiago e mete-lhe a bola directamente no coração da área.

1-6     Mais um corte de Norberto. Mete em Litos a pivot. Este calca e devolve de calcanhar na passagem de Norberto por ele. O remate sai rasteiro, por baixo do guardião.

2-6     Remate de Gil, quase sem ângulo, com a bola a bater na barra superior antes de entrar.




A Estrela

Tiago Correia – nota 8

Encheu o campo na primeira parte, tanto que esteve em todos os três golos do Bayern nesse período. Para carimbar o “titulo” de MVP, ainda fez o 1-5 na segunda parte…


Os outros bávaros


Todos nota 7

Sem comentários: