segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Quatro cálices para engolir um frango


Torneio Homenagem a Eduardo Coutinho (9ª e ultima jornada)
2 Dezembro de 2006, 9,50 horas

Bayern Monchique, 4
Porto Cruz, 2


Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Bayern M. – Filipe; Nuno [cap.] (1 pen.) e Domingues (2); Cadu e Arnaldo.
Jogaram ainda: Tony (1) e Canhão (1 p.b.).
TR: Luís Vicente
Porto Cruz – Cascata; Sancho, Freixieiro e Rato; Melo [cap.] (1).
Jogou ainda: Filipe e Avelino (GR).
TR: Francisco Cruz
Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 4-2

Falha de Lipe quase deitou tudo a perder

Uma autêntica final. Em jogo discutia-se o segundo lugar e quem sabe mesmo a vitória no torneio. O Porto Cruz em desvantagem pontual assumiu as despesas do jogo e chegou a estar duas vezes em vantagem, mas os bávaros com grande estrutura mental, arrumaram a casa e partiram para uma vitória que acabou por ser justa.

Ambas as equipas tinham muita coisa em jogo nesta partida. Desde logo aquela que ganhasse ficaria á frente da outra e asseguraria pelo menos o segundo lugar. O Bayern tinha vantagem pois bastava-lhe o empate. O primeiro lugar era ainda possível mas dependia do escorregão da AXA, coisa que se afigurava difícil. A AXA faria o ultimo jogo do torneio e até lá Bayern e Porto Cruz tinham de fazer pela vida.

Pascoal surpreendeu (?), deixando os heróis da semana passada (Tony e Canhão) no banco. Apenas uma meia surpresa na realidade. Se é verdade que o treinador bávaro procurou sempre pautar os seus “cincos iniciais” pela diversidade, também não é menos certo que este cinco foi o mais utilizado, num total de quatro vezes. O cinco mais forte portanto, mas nem por isso deixou de ter dificuldades.

Perdoem o cronista mas, incidências da vida fazem com que não tenha grande vontade de escrever nesta altura. E como já passam dois dias do jogo, também não é altura de deixar o resto para depois. Segue-se um resumo muito do breve do que foi o jogo:
O jogo em si foi muito equilibrado. A vitória dos bávaros é justa mas os do Porto Cruz até mereciam o empate. Lançaram-se na busca dos 3 pontos que lhes dariam algo mais e acabaram por sofrer no contra ataque. É o outro lado da balança que o Bayern tão bem conhece também. Valeu aos bávaros quatro cálices do melhor Porto para conseguir contrariar o frango de dificil digestão de Lipe.

O Bayern Monchique nesta quarta participação nos Torneios de Julio Garganta volta a arrecadar o segundo lugar que já havia alcançado na edição anterior. Além destes leva também o troféu Fair Play e a Taça de Melhor Defesa. A crónica e balanço final do torneio fica para os próximos dias…


O filme dos golos

0-1 Cadu perde-se na marcação, deixando o seu adversário solto no lado esquerdo. Melo recebe a bola isolado e inaugura o marcador de fora da área.
1-1 Cadu redime-se do erro anterior, penetrando pela direita e oferecendo o golo a Domingues que encosta á boca da baliza.

1-2 Um golo no mínimo sui generis. Canhão atrasa a bola para Lipe que perante a pressão verbal do adversário para que seja marcada falta, fia-se no golpe de vista e tira o pé. Por infelicidade a bola dirigia-se mesmo para a baliza e com ou sem falta deveria ter sido afastada pelo guardião bávaro. Não o fez e foi golo.
2-2 Envolvência bávara na área contraria. Cadu tenta um primeiro remate que é defendido. A bola sobra para Domingues que tenta de letra a assistência para Arnaldo. A bola acaba por ser tocada, ainda que sem intenção pelo cotovelo de um defesa. Nuno na marcação do penalty coloca em jeito para o lado direito.
3-2 Contra ataque rápido com Cadu a escolher Domingues na esquerda. Este recebe e remata em jeito fazendo a bola sobrevoar o redes.
4-2 Período de grande assédio dos amarelos da Porto Cruz. O jogo fica resolvido com um corte de bola de Tony. Cadu prossegue com a bola e chama a si dois adversários e o guardião. Depois entrega em Tony que só encosta.


Os homens do Bayern

Filipe (5) O jogo da consagração pessoal merecia de Lipe uma exibição melhor. Se pudesse ser apagado aquele momento negro do 1-2 até nem estaria mal. Lipe fez várias defesas de grau de dificuldade elevado no período de maior afogo dos bávaros. Desde defesas á queima-roupa até remates venenosos de fora da área, Filipe lá foi dando conta do recado mas aquele lance em que levanta o pé para evitar uma falta, deixando a bola entrar na baliza é indesculpável, insustentável e penalizaria gravemente a equipa, não fosse a forte estrutura mental do grupo. O desvario emocional que tomou conta do guardião durante os minutos seguintes também não é abonatório. Valeram as defesas apertadas e o resultado final para “salvar” a nota.
Nuno (7) Precioso na defensiva e muito sereno e seguro na marcação do penalty. A imagem daquilo que um capitão deve ser.
Domingues (7) Marcou o golo decisivo com muita classe e já antes havia feito o empate a uma bola. De ambas as vezes foi servido superiormente por Cadu, roubando-lhe o título de melhor em campo. Fez um torneio muito regular e mereceu esta segunda distinção.
Arnaldo (7) O azar perseguiu-o durante a partida. Foi sempre dos mais inconformados mas o azar foi mais forte. Exemplo flagrante de azar foi um remate ao lado com a baliza toda aberta quando o jogo estava em 1-1. Para cúmulo do azar lesionou-se no joelho já perto do final da partida. Espera-se que não seja grave…
Cadu (7) Começou muito mal a dar espaço e tempo a Melo para inaugurar o marcador. Depois foi sempre a subir fazendo a assistência para três golos da equipa e participando activamente no lance do penalty. Ombreou com Domingues na luta pelo MVP.
Tony (7) Ainda não está na forma ideal mas já consegue em certos jogos disfarçar o handicap físico. Marcou o último golo e foi sempre dos mais esforçados.
Canhão (5) Mais uma vez foi protagonista de um lance irreflectido. A sorte esteve do seu lado no entanto, pois o “castigo” teria sido pesado se levasse o vermelho ou mesmo o amarelo. Pôs em risco o troféu de fair play que penalizaria todo o grupo. Não foi tanto pela falta mas pela atitude de arrogância que se seguiu e o que fez de bom no campo passou para segundo plano. Que se passa Ricardo?


Enviado Especial: Tino Vilas

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem disse q ia marcar o penalty kick???

Anónimo disse...

era melhor termos perdido o jogo , doq ue o Arnaldo.......4 meses de recuperãção....

o torneio termina com um amargo de boca....

Tony Silva disse...

É só para avisar que "não me apetece comentar"

Anónimo disse...

Deixem-se de lamechices, crl! Acho q já há treinador pro próximo Torneio do Júlio e o objectivo vai ser sp superar a última marca, q por sinal foi mais uma vez mt positiva e dignificou as nossas cores. E agora n há palmadas! Se n fizerem o q kero vai ser à "muletada" :)

Anónimo disse...

PARABENS PESSOAL, MAIS UMA VEZ DIGNIFICARAM AS CAMISOLA QUE ENVERGAM. PARABENS FILIPE PELA CONQUISTA DO TROFEU. OS ERROS ACONTECEM E TEMOS QUE APRENDER COM ELES TRABALANDO CADA VEZ MAIS PARA QUE NÃO VOLTEM A SUCEDER. SÓ FALHA QUEM LÁ ESTÁ E TU ESTIVESTE SEMPRE LÁ. FORÇA NOKINHAS, VÊ SE MELHORAS RÁPIDO. A TUA XXXX FAZ MUITO FALTA NO COMBOINHO. GRANDE BAYERN

Anónimo disse...

Espectáculo! Continuem a queimar o Canhão, começo a gostar da resposta dele :) É o caos!