domingo, 28 de outubro de 2007

Um sábado perfeito!

Torneio Homenagem a António Silva (5ª jornada)
27 de Outubro 2007, 12,30 horas

Bayern Monchique, 9

Laranjinhas, 2

Jogo na Escola Francisco Torrinha

Árbitro: Joaquim Neves e Tózé Ribeiro

Bayern M. – Rui Sá; Nuno [cap.] e Pedro (5); Cadu (1) e Domingues.

Jogaram ainda: Correia (2), Pascoal, Canhão (1) e Tony.

TR: Tony Silva

Ao intervalo: 4-0

Marcha do marcador: 4-0; 4-1; 5-1; 5-2; 9-2

Tragicomédia em 3 actos

Num ano há poucos dias assim. Todos os ingredientes para um dia bem passado estiveram presentes: dormir até tarde, joguinho de bola, muitos golos, mamadas a rodos, frango e costelinhas, a bela chouriça, as crianças (são o melhor do mundo), muita pressão, chorinho de alegria, orgulho em ser bávaro… e como se 24 horas não bastassem para curtir este dia, o relógio ainda andou uma hora para trás para nos dar mais 60 minutos.

Enfim, a historia não é fácil de contar mas no fundo resume-se em três actos.

1º Acto: “Um sorriso Laranja”


É óptimo não ter de acordar sempre ás 7,30 também ao sábado (xô Júlio, vamos ter de falar sobre isto para a próxima). O jogo já se sabia, havia sido adiado para as 12 horas o que permitiu aos bávaros estar mais um par de horas na cama. Óptimo para a equipa em geral e em particular para Rui Sá cujo rendimento em campo vai crescendo á medida que o sol se vai “levantando”.

O jogo mais importante desta quinta jornada era portanto o ultimo, aquele que opunha o líder invicto Bayern, a uma equipa “Laranjinhas” com aspirações ao pódio (quiçá ao titulo), que manteria o segundo lugar e ficaria a apenas 2 pontos dos bávaros em caso de vitória neste jogo. Nas bancadas a “Claque Laranja” estava em maior numero que a dos bávaros, o que não é nada habitual acontecer. A iniciativa aplaude-se! É preciso gente nas bancadas a ver os jogos e espera-se que esta claque continue a aparecer. Infelizmente para eles não levaram daqui grande incentivo pois a derrota por 9-2 fê-los sair do recinto com um gosto ácido na boca.

Os Laranjinhas têm uma bela equipa. Elegantes - como alguém os definiu - na forma de jogar, tem sem duvida condições para discutir os lugares cimeiros. Estranha-se a expressiva derrota (7-2) na 3ª jornada contra a Tranquilidade, uma equipa certinha mas que não parece ser rival dos alaranjados.

Neste jogo no entanto e pese embora o valor dos Laranjinhas, o Bayern não deu hipótese e abriu muitos buracos na defensiva contrária (parece ser o calcanhar de Aquiles desta equipa), chegando ao intervalo com uma confortável vantagem de 4-0. Oportunidade para gerir o plantel e fazer rodar todos os 9 jogadores convocados que á excepção de Rui Sá, foram passando pelo banco para descansar um bocadinho. Pedro e Correia estiveram particularmente endiabrados e á sua conta conseguiram 7 dos 9 golos da equipa.

Os bávaros lutam por todos os troféus presentes (excepção talvez para o Fair Play que já parece inalcançável) e Pedro segue já com 15 golos em 5 jogos.

Rui Sá também esteve em grande plano e apesar dos dois golos sofridos na segunda parte, altura em que os Laranjinhas arriscaram mais e pressionaram mais á frente, segue também na liderança da defesa menos batida com apenas 8 golos sofridos.

A vitória foi justa e nada surpreendente. As surpresas haveriam de ficar para mais tarde neste dia e a expressividade do resultado reflecte o excelente momento de forma dos bávaros que não conhecem outro resultado que não a vitória nos últimos 9 jogos realizados.

Na bancada Norberto e Brito (não convocados) assistiram ao jogo. É a mística reinante…

Também na bancada Bia, a mais recente bávara da nova geração com pouco mais de uma semana de vida assistia… ou por outra dormia, enquanto o pai (que foi adjunto neste jogo) e os colegas abandonavam o campo para um merecido banho. Banho e outras paneleirices de que eu não gosto de falar…

O filme dos golos ao minuto

1-0 1m Pedro avança em diagonal e remata de bico para o lado mais distante.

2-0 8m Pedro na defensiva isola Domingues com um chapéu e este corre pausadamente para a baliza enquanto espera pela chegada de Cadu, altura em que á saída do redes, lhe mete a bola só para encostar.

3-0 16m Primeira incursão bem sucedida de Pedro e Correia com golo do último.

4-0 18m Jogada de Correia pela direita a esbarrar na defensiva contrária e a ter de voltar para trás. Passe para Canhão no meio e este com classe finta um adversário e remata forte em zona frontal mas ainda antes do limite da área. Muito bom!

4-1 24m Golo dos Laranjinhas por intermédio do seu nº 8.

5-1 26m Iniciativa de Pedro que passa por dois adversários, entrega em Nuno e este retribui para Pedro marcar.

5-2 30m Novamente o nº 8, sem duvida o melhor entre os seus pares.

6-2 34m Hat trick do Pedro a passe de Correia.

7-2 36m Livre em zona frontal. Dois toques entre Pedro e Canhão a desfazer a barreira e passe de Pedro para Correia concluir dentro da área.

8-2 36m Contra ataque do Pedro depois de roubar a bola.

9-2 39m Ultimo golo do Pedro, novamente a passe de Correia.

A Estrela

Pedro Sousa (8)

Não há muito a dizer. É um tanque que parte para cima do adversário com uma confiança inabalável de que vai conseguir passar e 80% das vezes consegue-o. É certo que essa confiança o leva a exagerar em situações menos próprias mas a sua produção ofensiva cobre claramente as duas ou três falhas que tem nos jogos.

Em 41 jogos pelos bávaros já marcou 72 golos e fez 45 assistências, sem esquecer que foi o melhor em campo em 12 jogos. É o 2º melhor marcador e 3º melhor assistente absolutos da equipa.

Correia leva também uma nota 8 e os restantes companheiros tem 7


2º Acto: “Um sorriso Amarelo”

O dia ainda estava longe do fim e agora começavam as surpresas. A maior parte do balneário não sabia mas além de ter sido pai há poucos dias, Rui Cunha (vulgo “Cunhini”) fazia anos este sábado. 32 “brecos” o que faz dele o 3º mais velho, a seguir a Correia e Sá.

Para comemorar a data Cunhini convidou Nuno, el Gran Capitán para jantar lá em casa. É certo que Nuno é amigo de longa data de Cunhini mas convidar apenas o capitão não parece uma jogada segura. Se tivesse incluído o mister já se compreendia melhor…

Felizmente Soninha, esposa do Rui e mãe da sua linda filhota Beatriz, claramente mais inteligente que o marido e certamente preocupada com a carreira futebolística dele, “emendou o acto” e fez questão de convidar todo o elenco directivo dos bávaros (que inclui Tony, Arnaldo e Domingues, além de Nuno), mais as respectivas sereias para uma festa de anos SURPRESA!

O Capitán ficou encarregue de distrair Cunhini enquanto os convidados iam chegando, fazendo-lhe companhia no Maisshopping enquanto este comprava umas sapatilhas novas. NÃO! Não se trata de sapatilhas para jogar mas sim para passear. Enfim, outro “acto falhado” do mais recente elemento bávaro que depois admira-se de não ser convocado para todos os jogos.

Depois de horas de desespero a olhar para a comida, enquanto as mães davam de mamar e Tony e Mingues iam surripiando um croquete aqui e uma azeitona ali, os dois amigos lá chegaram a casa, ali para os lados da serra de Valongo como o aniversariante fez questão de frisar várias vezes, não sei bem porquê…

Nuno foi o primeiro a entrar na sala onde os amigos esperavam e levou com o primeiro flash das máquinas. Depois sim entrou Rui. Fez um sorriso amarelo articulou meia palavra que não se percebeu e logo saiu, em estado de choque.

Depois de entrar e sair algumas vezes da sala lá apareceu passado cerca de 20 minutos e se sentou a comer.

Os parabéns foram cantados baixinho, para não acordar as muitas crianças presentes.

Por falar em crianças, saltou á vista que dos 7 casais presentes, apenas Arnaldo (que chegou mais tarde) e Sandra mais Domingues e Maria João não têm filhos. Nuno e Isabel também não têm mas já trataram de tudo e estão á espera da encomenda, lá para Abril.

Bem, isso são contas de outro rosário e os bávaros tão bem habituados a lidar com a pressão.

3º Acto: “Um choro de orgulho e alegria”

A noite ainda estava longe do fim. Não querendo interromper a festa de Cunhini, mas aproveitando a muita comida presente, o que evitou que se gastasse dinheiro num jantar de gala para o efeito, os bávaros entregaram a Domingues um troféu comemorativo dos “100 JOGOS” que já realizou. Quer dizer… na realidade o jogo 100 é apenas hoje contra o Valbom United, mas não se podia perder a oportunidade de entregar o troféu ali.

O Bayern Monchique fará hoje o 121º jogo oficial da sua história e Pedro Domingues é o primeiro atleta a alcançar 100 participações num registo único até ao momento começado a 25 de Junho de 2005 e culminado a 28 de Outubro de 2007, que por certo o enche de orgulho. Orgulho em ser bávaro!

Quem também devia estar muito orgulhosa, pelo menos a julgar pelas lágrimas vertidas, era a companheira de Domingues, Maria João, especialmente quando este tomou a palavra para fazer alguns agradecimentos. O feito do seu homem não é para menos!

Digam lá se não foi um sábado em cheio?

14 comentários:

Tony Silva disse...

Se calhar foi mais em cheio mas para os q foram comer e beber :)

Anónimo disse...

Boas a todos,

Vocês não conseguem imaginar o quanto admiro o vosso espirito de equipa.
Nao percam essa "mistica". Boa sorte para para os vossos proximos jogos e parabens a todos os recentes papás.

Um grande abraço a todos,

Carlos (ARSQS)

Anónimo disse...

Para retratar o dia perfeito... eis a crónica perfeita. Coisa linda, my friend. Tás muito forte :)

Só faltou dizeres que, desta vez, ficaste em branco... muito provavelmente pelo mister ter estado em missão de prospecção no Mar :)

Anónimo disse...

Ah, meu caro Carlos... essas operações de charme não adiantam nada. O António é nosso. É património do Bayern! :)

Anónimo disse...

Parece k o Bayern Monchique anda em grande!
Maiz uns tantos titulos pa vossa eztante (:

Kontinuem nu bom kaminho '''

Anónimo disse...

Mais um grande trabalho do nosso Tony.

Parabéns cariño.

Beijocas grandes

P.S.: Muito obrigada ao Rui, à Soninha e claro à nossa Bia pela forma como nos receberam em vossa casa. Grandes anfitriões. :):)

Anónimo disse...

Mas o que é que se passa que ninguém deixa um comentário!????

Anónimo disse...

Amor, estão todos a tratar das suas crianças... :) Dp deixa de haver tanto tempo pra estas coisas :)

Anónimo disse...

Parabéns grande Tony!
Realmente, mais um grande trabalho!!
Desde que foste papá ficaste mais sensível, não?
Gosto desta mudança. Aprovo.
Foi realmente um óptimo Sábado, mais um dia optimo passado na companhia da cada vez maior família bávara.
Beijos para todos e até o proximo encontro.

Tony Silva disse...

Parabéns mas é ao Mingues!
Felizmente não tem tido lesões, nem treinadores que o encostem á box e o resultado aí está. Apesar de ter partido com um torneio de atraso, foi o primeiro a chegar aos 100 JOGOS.

Anónimo disse...

Amor, dado à falta de tempo que ultimamente nos queixamos até parece que também temos criancinhas. :) Isto só prova que afinal o problema é a falta de adaptação dos adultos a cada situação e não o problema de existir criancinhas em casa. :):):)

Anónimo disse...

O problema são as reuniões de condomínio que nos tiram tempo pra dar umas cambalhotas! :)

Anónimo disse...

Desculpas e mais desculpas. Tipico de homens. Não é pulguinha?

Anónimo disse...

Podes crer amiga...
Homens...
Mas não passamos sem eles...
Vivam as cambalhotas e abaixo as reuniões de condominio!!!
Nós já desistimos delas há muuuuuuiiiittttoooooo tempo!!
bjs