sábado, 7 de março de 2009

Sofrível!

Torneio Homenagem Júlio Garganta (1ª jornada)
28 de Fevereiro de 2009, 9,50 horas

Bayern Monchique, 4
A. P. D. L., 3


Jogo no Pavilhão da Senhora da Hora
Bayern M. – Portero; Tony, Nuno [cap.] (1) e Norberto (1); Canhão (1).
Jogaram ainda: Arnaldo (1) e Cadu
TR: Pedro Domingues
Disciplina: Norberto (amarelo por palavras ao árbitro)

Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 1-0; 1-2; 2-2; 2-3; 4-3.

Salvou-se o resultado!

Não foi nada bonita a estreia dos bávaros em mais um torneio do Júlio. A exibição foi medíocre, a organização esteve horrível e a arbitragem prejudicou. O resultado foi mesmo a melhor coisinha do dia…

Foi a terceira vez que o Bayern defrontou a A.P.D.L. e também a terceira vitória bávara. Desta vez os homens do porto de Leixões queriam mesmo pontuar e quase que o conseguiam. Nos dois encontros anteriores apenas tinham conseguido marcar um golo, mas neste, com ajudas da defesa e da arbitragem, conseguiram mesmo marcar três levando os bávaros para uma situação pouco agradável até bem poucos minutos do fim.
Na realidade, quando o sr. Júlio Silva apitou para o fim da partida o jogo estava empatado a três. O grande problema foi que o cronómetro contava apenas 15 minutos da segunda parte, facto que gerou enorme agitação no campo e no banco bávaro. Os protestos junto da arbitragem cresceram e só quando Júlio assumiu que se tinha enganado é que os ânimos se acalmaram e as três equipas assentiram a recomeçar a partida. Foi mais um episódio caricato à “La Júlio” que já no balneário haveria de pedir desculpas aos responsáveis bávaros.
Nos cinco minutos “complementares” está fácil de ver o que aconteceu. O Bayern carregou forte em cima da defensiva contrária e acabaria por marcar, por Arnaldo, numa bola que foi chutada contra o redes, mas que acabou por desviar para a baliza. Foi o desfecho menos mau para um jogo muito fraco por parte dos bávaros. Domingues não teve vida fácil no banco, ele que se assumiu pela primeira vez como técnico oficial da equipa neste torneio. Não foi exactamente uma estreia já que em edições anteriores Domingues, na altura como adjunto, já havia comandado a equipa em três jogos, todos eles com o mesmo desfecho, a vitória. A ver vamos se consegue manter a veia vencedora, embora se espere também que as exibições da equipa melhorem.

Mas parece que começamos pelo final, quando antes disso houve muitos factos a realçar. Vamos por partes: - Nuno voltou a marcar, 370 dias depois do último golo. Um ano! Parece muito tempo para se marcar um golo mas o capitão bávaro passou a maior parte desse tempo a recuperar de uma lesão gravíssima. Na realidade Nuno só precisou de 6 jogos depois do regresso ao activo para voltar a marcar. O facto assinala-se e saúda-se!
Pouco depois veio o empate. Portero na baliza e Canhão a cobrir o jogador contrário, mas nenhum deles se safa de responsabilidades no golo. Canhão deu muito espaço e Portero “deixou” a bola entrar pelo poste que “supostamente” cobria.
O 1-2 não foi mais fácil de engolir. O avançado das docas recebeu a bola de costas para a baliza e ajeitou-a com o braço, deixando o golo coberto de ilegalidade. O árbitro no entanto não viu (um lance de frente para ele) e Portero também terá ficado surpreendido pela ausência do apito, pois lançou-se tarde para a bola, que mais uma vez embateu no poste mais próximo antes de entrar.

O que se seguiu foi cerca de meia hora de sofrimento. “Sofreguidão” será talvez mais correcto. O Bayern a dominar mas a ter muitas dificuldades para marcar.
O Bayern acabou por ter muita sorte embora também a tenha procurado incessantemente, nunca se satisfazendo com o empate.



O filme dos golos

1-0 Livre à entrada da área apontado por Norberto. Nuno no segundo poste só teve de encostar.
2-2 Um livre igual ao primeiro, mas desta vez a bola é devolvida pela barreira. Norberto marcou, à segunda.

3-3 Canhão marca a passe de Norberto.
4-3 Contra ataque conduzido por Norberto. Cadu na esquerda mete em Arnaldo que encosta. A bola iria para fora mas tabela no guardião e entra.



A Estrela
Norberto Sousa – nota 6

Não foi o Norberto de outros tempos. Pouco esclarecido, trôpego nas fintas e de cabeça quente a reagir às provocações do treinador adversário. Ainda assim foi decisivo com um golo e duas assistências, numa equipa que roçou a mediocridade.

Todos os outros bávaros com nota 6 pelo esforço.


Algumas curiosidades relacionadas com este jogo:
- Este é o 9º torneio com (des)organização de Júlio Garganta em que o Bayern participa. Nuno, Tony e Canhão são os únicos que marcaram sempre presença. Domingues juntar-se-á ao grupo em breve...
- Este foi o 70º jogo do Bayern na competição. Isto se descontarmos um jogo (ganho por falta de comparência) que não aconteceu. O 1º jogo foi a 1 de Outubro de 2005.
- Esta foi a 55ª vitória na competição. Uma delas como se disse foi por falta de comparência.
- Tony é o mais utilizado dos bávaros (62 jogos). Seguem-se Domingues (56) e Canhão (55).
- Arnaldo marcou o seu 55º golo na competição. É o melhor marcador da equipa. Seguem-se Tony (45) e Pedro (38).
- Cadu fez a sua 30ª assistência. No entanto quem tem mais assistências é Domingues (45) e Arnaldo (33).

- Finalmente, Nuno marcou o seu 20º golo neste jogo (em 45 jogos). Foi o primeiro golo dos bávaros neste torneio. Na única vez que isso aconteceu o Bayern foi campeão.

11 comentários:

Anónimo disse...

a equipa esteve muito abaixo do esperado e sem cumprir o que foi pedido no balneario.

para a semana vai haver palestra!

Anónimo disse...

METE O BRITO!!!!

Anónimo disse...

Faltou o Brito

Anónimo disse...

Sem o Brito esta m***a não anda pa frente!

Anónimo disse...

Logo ha jogo né? Boa sorte pessoal!!
beijinho na bunda!

Anónimo disse...

e até segunda! :P

Anónimo disse...

É realmente fantástico como as palavras conseguem manobrar ideias. A equipa do Monchique não esteve mal, a diferença foi que a equipa da "Doca" apesar da falta de ritmo e de experiência em torneios destes se bateu com uma equipa de Monchique perfeitamente normal e habituada estas andanças. Dizer que foi ás custa da defesa e da arbitragem que a APDL "lá conseguiu" marcar é completamente ANEDÓTICO. A diferença é que a equipa Monchique não estava preparada para uma equipa das "docas" motivada e com mais que capacidade para se bater com uma equipa que se dizia ser imbativel.O jogo foi e devemos jogar limpo até nos comentarios caso não o façam em campo, o jogo foi equilibrado.Foi um jogo de raça e de resultado incerto.Provavelmente o melhor jogo da jornada. Criticar como foi marcado um golo é legitimo, o que é inaceitavel é que sendo ou não mão, a equipa Monchique tenha literalmente parado, para o Avançado (Eu) marcar um golo. E deixem mencionar uma parte importante para não induzir em erro os leitores. O golo foi marcado com o Pé Direito. A desmarcação do avançado foi legal. O remate foi legal. E a falha foi da equipa do Monchique que não marcou o avançado, que normalmente não perdoa distrações. A equipa da APDl teve 4 !! leiam bem : 4 bolas ao poste. Não foi azar nosso. Foi isso sim muita sorte dad equipa do Monchique, caso contrário o resultado teria sido diferente.Não vi um único comentário a esse facto. E por último, o 4-3 foi um autogolo marcado por um colega de equipa num momento infeliz. De qualquer forma, e salientando este autogolo, apesar das equipa da "Doca" ter perdido, foi a que marcou mais golos ensinando como se faz. Quero deixar aqui uma palavra de apreço á equipa do Monchique que soube bater-se perante uma equipa da APDL surpreendente.
Bruno R.

Anónimo disse...

Boa tarde caros leitores,

Agora sim, foi reposta a verdade... foi esclarecido o que realmente se passou em campo!

Parabéns ao Bayern, mas principalmente à nossa equipa, APDL.
O próximo jogo é para ganhar!!!

Abraço e ate o próximo jogo

Tony Silva disse...

Caro Bruno!

Vários esclarecimentos a fazer, sendo um deles, talvez o mais importante, dizer que o termo "equipa das docas" não contém nenhuma conotação pejorativa. Espero que não o tenham entendido dessa forma, temos muito respeito por qualquer equipa, principalmente com equipas que demonstram fair play, como é o caso!

Depois...
1. Se reparares o blog chama-se BAYERN MONCHIQUE, não se chama JORNAL A BOLA, ou O JOGO. Quero com isto dizer que é obviamente natural que possa haver algum tendenciosismo, ou mais atenção ao que se passou com o Bayern e menos texto sobre o que se passa com as outras equipas.

2. Não quer dizer que quando escrevo só "ouço o coração". Nada disso! Tento ser o mais imparcial possível e continuo a achar que estivemos mal neste sabado e nesse aspecto, respeito a tua opinião, mas conheço a minha equipa há mais anos que tu e mantenho a minha convicção de que jogamos bem melhor à bola do que aquilo que se viu neste jogo.

3. Também é verdade que uma equipa só joga aquilo que a outra deixa, por isso parte do mérito da nossa fraca exibição é vosso.

4. Quanto ao facto de sermos “imbatíveis”, não sei onde ouviste isso mas com certeza não foi da boca de nenhum de nós. Não existem equipas imbatíveis e longe de nós pensar sequer que estamos perto dessa “utopia”. Esse tipo de afirmações tem dois lados. Por um lado é agradável de ouvir pois se "as pessoas" tem essa ideia de nós, demonstra que temos qualidade. Por outro lado é um estigma e uma pressão muito forte. As equipas que já nos conhecem costumam se "esfarrapar" contra nós e jogar muito "fechadas", o que claro dificulta de sobremaneira os nossos objectivos.
CAbe-nos a nós naturalmente saber lidar e tentar ultrapassar isso.

5. É verdade que não devíamos ter “parado” à espera da falta ser assinalada. De resto foi uma crítica que o mister nos fez no balneário e que obviamente aceitamos, mas dizer que quem falhou fomos nós e com isso tentar limpar a imagem do golo é um bocado excessivo. Quem falhou foi o árbitro e com isso pagamos nós.

6. Quanto ao induzir em erro quem nos lê e se calhar voltando um pouco ao que disse no primeiro ponto, não temos grandes ilusões de que este blog seja lido por muito mais gente do que os nossos próprios jogadores. Isto é feito como brincadeira (embora encarada com seriedade) para divertir o pessoal que nos é afecto. É claro que é isso que a internet tem de maravilhoso. Qualquer um pode chegar ao Google e fazer uma busca, facilmente nos encontrando. E nesse aspecto “sê bem-vindo a este nosso humilde espaço!”

7. Para finalizar recordo-me que vocês mandaram bolas ao poste, embora não saiba precisar o número de vezes que foram e embora isso não seja mencionado na crónica, podes lá ver que eu digo que tivemos sorte em ganhar o jogo. Isso é inegável e está presente no que escrevi.

Por isso, parabéns à APDL e boa sorte para os próximos jogos, mas mantenho tudo que digo na crónica!

Anónimo disse...

Grande Presidente! Subscrevo tudo que escreveu.

No mais, parabéns à APDL pela prestação e pelo fair-play que demonstraram. Assim vale a pena jogar à bola. Felicidades para o resto do Torneio.

Anónimo disse...

Carissimo Tony Silva,

desde quero deixar uma palavra de apreço ao vosso blogue.Apesar de como diz ser um blogue, a divulgação dele,é sempre importante, pelas equipas que participam no torneio é salutar, pois quem sabe até gostariam de participar nas crónicas.Como disse, o blogue é lido practicamente pelos jogadores da equipa mas,por se encontrar na Net também pode ,como foi, ser lido por toda a gente.
Gostei bastante da sua visão e
explicação acerca dos comentários anteriores acerca do jogo entre as nossas equipas. Sei que a vossa equipa tem excelentes elementos e que é capaz de jogar melhor do que o fez. Talvez a nossa equipa até tenha jogado bem demais,tendo em conta subsconcientemente, que ia jogar contra uma das equipas favoritas a vencer o torneio. Embora a equipa da Iberolinhas tenha também uma grande equipa!
Sabemos o nosso lugar e as nossas aspirações.Lutamos jogo a jogo para obter a melhor classificação possivel. Evidentemente que o jogo contra a sua equipa, para mim, um dos melhores até á data, foi também pautado por grande luta e sofrimento.A nossa equipa é extremamente inexperiente em torneios e jogar contra a vossa equipa é sempre um acrescento á nossa ambição.
Quero desejar-vos a melhor classificação possivel e até um próximo embate.
Cumprimentos,
Bruno Rocha