sábado, 6 de junho de 2009

E tudo o Bayern levou…

Bávaros foram autênticos “papa-titulos”!

Já nada havia a decidir no que toca à classificação mas ainda assim haviam troféus em jogo. A Melhor Defesa só por milagre ou catástrofe poderia fugir aos bávaros mas o Melhor Marcador era uma realidade que ainda precisava de ser cimentada. No fim os bávaros ganharam mesmo tudo, incluindo uma Taça Disciplina que ninguém sabia que “existia”.


Liga Futbaliense 2008/09 (14ª e ultima jornada)
30 de Maio de 2009, 19 horas

Bayern Monchique, 3
Balio Futsal Club, 3


Jogo no Pavilhão do Araújo em Leça do Balio
Bayern M. – Rui Sá; Tony [cap.], Brito e Pedro (2); Canhão.
Jogaram ainda: Rouxinol, Arnaldo (1), Domingues, Nuno e Cadu.
TR: António José Ribeiro
Disciplina: Rouxinol (amarelo por falta)

Ao intervalo: 2-1
Marcha do Marcador: 1-0; 1-1; 2-1; 2-2; 3-2; 3-3


O último jogo da liga abriu espaço ao regresso de Nuno e à estreia de Arnaldo que assim também foi campeão. O jogo foi morno, nada que se parecesse com a final da taça na semana anterior, pois embora as equipas fossem as mesmas, ambos os treinadores preocuparam-se mais em rodar os vastos planteis do que propriamente em garantir a vitória. Por certo não será assim quando as duas equipas se voltarem a defrontar a 20 de Junho para a Super Taça.
Desta vez o jogo saldou-se por um empate e basta olhar para a marcha do marcador para perceber que o resultado foi mesmo conseguido taco a taco.
Arriscamos no entanto dizer que a haver um vencedor, ou se preferirem a haver mais um golo, esse seria provavelmente para o Bayern, mas também é verdade que o empate foi mesmo o resultado mais justo.



O filme dos golos

1-0 Roubo de bola de Canhão à saída da sua área. A bola sobra para Tony que de primeira isola Pedro no meio campo contrário. Com tempo e espaço, Pedro controlou o esférico em corrida e bateu inapelavelmente o redes contrário.
1-1 Rui Sá faz uma primeira defesa mas a bola fica à mercê de Ricardo Amaral que faz a recarga.
2-1 Canto directo!?!?! Arnaldo centra (ou remata) para a baliza apanhando Nuno Almeida adiantado que surpreendido acaba por desviar a bola para dentro das redes.

2-2 Falha na marcação com Domingues a largar o seu adversário e criando a confusão na defensiva. A bola vai para Ruben Carneiro que faz o golo.
3-2 Domingues recupera uma bola no meio campo apanhando o Balio em contra pé. Com um toque para o lado tira um adversário do caminho e de pronto mete a bola tensa na área. Pedro vê a bola a chegar rasteira e com apenas um toque em habilidade faz com que esta sobrevoe em rosca o guardião que se estirava no chão para cortar o lance. Muito bonito!
3-3 A defensiva bávara a facilitar, dando a Hugo Mota a possibilidade, o espaço e o tempo suficiente para fintar em plena área e bater Sá!



A Estrela
Rui Sá – nota 9

Ambos os guarda-redes estiveram em muito bom plano com defesas apertadas e muitas vezes corajosas e é difícil diferenciar um do outro. Rui Sá é aqui distinguido também pelo que fez ao longo da competição.


Os outros bávaros
Tony, Brito, Domingues, Nuno, Cadu, Arnaldo e Rouxinol – 6
Canhão – 7
Pedro – 8.



Cerimónia de encerramento e entrega de troféus

Estranhamente a equipa do “Estudos” faltou à última jornada, quando ainda tinha possibilidade de conseguir o Melhor Marcador. Tal facto obrigou ainda a que a entrega das taças se processasse um pouco mais cedo do que o previsto.
Infelizmente apenas 4 equipas estiveram representadas na cerimónia. A saber Bayern Monchique, Balio Futsal Club (3º classificado), DezNorte (4º) e Juventus Triana (6º) e foram esses que assistiram à entrega das taças e aos breves discursos da organização e do Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio que fez questão de comparecer.


Bayer faz um “penta”!

Ao todo os bávaros arrecadaram 5 troféus. Primeiro o de Melhor Marcador (Pedro Sousa) que com 19 golos venceu com 4 de vantagem sobre o segundo classificado. Logo a seguir Rui Sá recebeu o troféu de Melhor Defesa. Os bávaros terminaram as 14 jornadas, num total de 12 jogos, com apenas 16 golos sofridos. O segundo classificado neste ranking (Baltar FC) terminou com… 32, o dobro!

Após a entrega dos troféus de classificação às outras equipas, Tony foi receber das mãos de Paulo Pereira o troféu de campeão, juntando assim o “campeonato” à “Taça” conquistada na semana anterior.


Para o fim mas não menos importante estava reservada a surpresa da noite. A organização do evento fez questão de referir que o Bayern tinha “limpado tudo” e chamou novamente os bávaros para receberem a Taça de Disciplina, premiando a equipa que no somatório de faltas acumuladas e cartões acumulou menos pontos. Nuno, o eterno capitão bávaro, recebeu então das mãos do presidente da junta, sr. Francisco da Silva Araújo, um troféu que é sempre motivo de grande orgulho.




Bávaros de Honra na FutBaliense

Já durante a semana, no rescaldo da Liga, os jogadores e treinadores bávaros votaram naqueles que consideraram ser os melhores bávaros nas duas competições, Taça e Liga. Curiosamente ou não, os vencedores foram os mesmos nas duas competições, embora com mais ou menos pontos na liga e taça. Seguem-se os resultados.

Na Liga estavam a votos 9 atletas de um total de 17 utilizados. Os 8 que não foram a votos ficaram de fora por não terem feito pelo menos metade dos jogos.

Pedro foi considerado o Bávaro de Ouro, sem margem para dúvidas, arrecadando um total de 30 pontos de 32 possíveis. Apenas um dos votantes não o colocou como o 1º classificado, dando-lhe o 2º lugar.
Pascoal levou a “Prata” com 18 pontos.
Sá ficou com o Bronze tendo conseguido 6 pontos (de 5 votantes).

Depois aparecia Domingues (que começou a Liga em grande forma mas que terá sido “prejudicado” nesta eleição pelas lesões que se seguiram) com 5 pontos; Brito com 3 pontos e Tony com 1. Os outros atletas eram Nuno, Portero e Rouxinol mas não tiveram qualquer ponto.


Pedro e Sá, respectivamente Bávaro de Ouro e Bronze, além de Melhor Marcador e Melhor Defesa. Pascoal, o Bávaro de Prata não pôde estar presente.


Na Taça os resultados foram exactamente os mesmos no que toca aos 3 distinguidos (Pedro, Pascoal e Sá) mas as pontuações foram diferentes, sendo que os 7 elegíveis de entre 13 atletas utilizados tiveram todos pontuação.
Pedro teve 24 pontos em 28 possíveis; Pascoal 17 e Rui Sá 8.
Depois apareciam Portero com 3, Tony 2 e Domingues e Canhão com 1.

A distinção não é uma novidade para nenhum dos eleitos. Pedro já havia sido bávaro de Ouro em 3 torneios, 1 vez de Prata e 2 de Bronze.
Pascoal já tinha 2 Pratas e 2 Bronzes e Rui Sá já tinha 2 Bronzes!

No cômputo geral, Rui Sá é agora o “Homem dos Bronzes” com 4 no total, suplantando Cadu que tem 3.
Pascoal iguala Domingues, ambos com 4 “Pratas”, á frente de Tony com 3.
E Pedro com 5 “Ouros” ainda está a alguma distância do irmão Norberto com 7.



Finalmente a distinção para Tozé


Quanto aos treinadores Tozé consegue ser campeão pela primeira vez e ainda vence a Taça, uma dobradinha completamente única na história de 4 anos e meio do Bayern. Junta-se a outros treinadores campeões, como Vitor Coutinho, Tony Silva e Arnaldo Martins, este ultimo campeão por 3 vezes.
Tózé conseguiu também a 3ª Taça Disciplina (ou Fair Play) para os bávaros, repetindo um feito que apenas Vítor Coutinho e Luís “Pascoal” Vicente haviam alcançado, embora estes dois não o tenham conseguido aliar à vitória na competição.



Festa e jantar de encerramento

Os bávaros acabaram o dia numa jantarada e é fácil de imaginar o “festão” que terão feito até chegarem ao destino escolhido para jantar. Felizmente não precisam de imaginar já que as imagens que recolhemos ilustram a cena…

As manobras que aqui vê foram feitas por profissionais. Por favor não tente fazer isto na rua... nem principalmente em casa.

7 comentários:

Tony Silva disse...

Volta Jonny!!!!
Nota 9 ao Sá é um exagero! :)

mingues disse...

lol


e o brito com 5 minutos - nota 7

grande jantar!

capitán disse...

Obrigado ao cronista por se ter lembrado q joguei...

Tony Silva disse...

Tu não jogaste, andaste lá!

capitán disse...

Obrigado pela nota...

Tony Silva disse...

Fdx, tu tavas lá!??!?
:)
Se não fosse pelas fotos ninguém acreditava. Até nas notas apareciam Portero e Pascoal :)

Tony Silva disse...

o Rui Rio é que foi porquito!
Não deu autorização para fazermos a festa na Av. dos Aliados.

Quem ficou a ganhar com isto foram as gentes de Leça do Balio pois tiveram a oportunidade de nos ver festejar na (já denominada) "Rotunda dos Campeões" :)