terça-feira, 7 de julho de 2009

Cachorro deu azia...


XV Torneio de Futsal Concelho de Matosinhos
Académica de Leça

Pavilhão da Bataria, em Leça da Palmeira
3 de Julho, às 23 horas

Cachorro do Mar, 2
MH/Bayern Monchique, 1


MH/Bayern Monchique
Rocha; Pascoal [cap.], Litos, Domingues e Canhão.
Jogaram ainda: Brito, Correia (1), Tony e Arnaldo.
Suplente não utilizado: Portero
TR: Tozé Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha marcador: 1-0; 1-1; 2-1

Adversário demonstrou muito respeito e só foi mais feliz...

Terceira jornada do Torneio da Académica, com Bayern Monchique e Cachorro do Mar a travarem forças na discussão pelo primeiro lugar. No final, deu Cachorro do Mar, mas o empate teria sido o resultado mais justo. A eficácia fez a diferença.
Mesmo sem Norberto (castigado) e Pedro (lesionado e não joga mais até final da prova), os bávaros realizaram uma belíssima partida com um dos candidatos à final. Na palestra, o mister Tozé Ribeiro alertou para o grau da dificuldade da partida mas apelou ao carácter e espírito colectivos dos bávaros, relembrando a épica carreira de 2006. Mingues e Canhão estrearam-se a titulares na prova, mantendo-se o capitão Pascoal como fixo e voltando a entrar Litos para uma das alas. Na baliza, o indiscutível Rocha, um dos melhores guardiões da prova.


Respeitinho é bonito

Um pouco inesperadamente a verdade é que os primeiros minutos foram de domínio bávaro, com o favorito Cachorro de Mar a demonstrar muito respeito, actuando muito recuado, com todos os elementos a mostrarem grande concentração para acompanhar a movimentação dos atletas ouro-negros. Logo nesta fase deu para perceber que, afinal, o jogo seria equilibrado, ao contrário de algumas bocas que se ouviu na bancada antes do início da partida. «Não querem desistir. É que assim só fica 3-0...» ou «Qual foi a maior derrota do clube? Pode ser hoje batido o record...».
Foi então contra a corrente que o Cachorro do Mar abriu o activo, com Pinto a surgir sozinho ao segundo poste a desviar um remate enrolado de Paulinho. Um balde de água fria e injusto...


Avança Correia

Brito já tinha entrado em campo, rendendo Canhão, e depois avançou Correia, sendo Mingues o sacrificado. Aos 30 e muitos anos, Correia continua a ser um elemento desequilibrador, face à sua velocidade. O experiente jogador mexeu com a equipa e, aos poucos, o Bayern foi novamente tomando conta do jogo. Brito, após passe em volley de Pascoal, esteve perto de assinar um dos melhores golos do torneio, mas a bola, caprichosamente, bateu na trave. Seria um chapéu de aba larga...
A três minutos do intervalo, surgiu o merecido empate, com Correia a enganar toda a defesa, com um forte movimento de rins, ganhando espaço no corredor esquerdo para à saída do guarda-redes enviar a bola para o fundo das redes. Belo golo, sem dúvida!


Cansaço veio ao de cima

Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se, embora o Cachorro do Mar tivesse demonstrado uma maior força física, o que é natural dada a quantidade de jogadores que ainda esta época representaram as cores do Cohaemato e Rio Ave. Ainda assim, o Bayern foi-se aguentando, com os bravos Pascoal e Litos a desdobrarem-se em esforços na defesa, com Rocha sempre em permanente atenção. Correia também era uma referência na frente, com Brito e Mingues, consoante as necessidades da equipa, também sempre disponíveis para o que fosse preciso. Tony voltou a jogar dois/três minutinhos e Arnaldo entrou a dois minutos do fim. O momento crítico da partida surge no preciso momento que os bávaros se preparavam para pedir um minuto de desconto, face ao evidente desgaste de Litos, que se tinha fartado de correr. Numa falha de marcação, Koeman apareceu com espaço e rematou cruzado, sem hipóteses para Rocha. Mais uma vez, a sorte nada quis com os bávaros e no detalhe esteve a diferença.


Arnaldo teve o empate nos pés

Mesmo a terminar, após roubo de bola de Correia, Arnaldo, que tinha entrado há pouco tempo, teve o golo do empate nos pés, mas o desvio de bola foi travado «in-extremis» pelo guardião cachorrense. Foi o canto do cisne dos bávaros, que bem mereciam melhor sorte. Litos e Brito, ainda na segunda parte, também dispuseram de boas chances para marcar, mas a fortuna pendeu para os homens da charcutaria...



MVP
Correia – 7

Primeiro jogo no torneio, primeiro golo, primeira nomeação de MVP. Agitou a partida, marcou e participou nos lances mais perigosos. Isto tudo aos 36 anos.

Rocha – 6
Um punhado de boas intervenções e alguma infelicidade no primeiro golo, já que o desvio de bola do adversário também o surpreendeu.

Pascoal – 7
Imperial. Dá serenidade e segurança à zona defensiva. Inteligente, também soube pausar o jogo e cavar faltas. Esteve ainda a um nível elevado nos passes de longa distância.

Litos – 6
Entrega máxima à partida ao ponto de estourar e estar envolvido na falha de marcação do segundo golo. Por toda a disponibilidade, não merecia aquele azar. Também podia ter marcado, num remate forte sem deixar cair a bola.

Domingues – 5
Não correu grandes riscos, defendeu bem, e soltou-se mais na segunda parte, período em que sofreu falta para grande penalidade, que o árbitro não assinalou.

Canhão – 4
Estreia a titular. Apesar de toda a vontade do Mundo, não teve ocasiões para brilhar. Depois de substituído não mais voltou a entrar.

Brito – 5
Entrou mal, fez passes errados e fez-lhe bem o minuto de desconto pedido por Tozé Ribeiro. Depois de acertar, ganhou confiança, esteve perto de marcar um golo soberbo, e acabou por cima.

Tony e Arnaldo (-)
Desta vez, tocaram na bola, mas voltaram a estar muito pouco tempo em campo para justificar qualquer nota. Tony ainda fez uma boa jogada com Mingues, que podia ter dado golo, e viu o cartão amarelo. Arnaldo podia ter feito o 2-2, mas o guardião defendeu o remate para canto...


As contas do apuramento

Seguem-se A Telha e CNM no ataque ao segundo lugar


O Bayern está praticamente apurado para a segunda fase, uma vez que passam quatro equipas num grupo de seis. A questão que se coloca é saber em que lugar terminam os bávaros, que, neste momento, têm como grande objectivo atingir o segundo lugar, uma vez que o primeiro deverá ficar na posse do Cachorro do Mar.
Para isso acontecer, bastam até quatro pontos nos dois próximos jogos, tarefa que não se afigura fácil dada a qualidade das equipas da A Telha e CNM. No historial entre estas equipas, o Bayern perdeu 5-1 com a Telha, há dois anos, enquanto diante do CNM, há três anos, venceu os dois jogos (3-2 e 2-1). Serão sempre jogos equilibrados, onde a eficácia deverá fazer a diferença.

7 comentários:

Tony Silva disse...

Penso que o Correia faz hoje 37 anos :)

Amigo do Bayern disse...

Boas, vim aqui para dar-vos uma palavra de apoio. FORÇA BM(MH), eu acredito que sois capaz de superar essa merd…
Não se deixem intimidar por um resultado menos bom.
O vosso grupo é muito forte e tem de ser mais unido, vamos lá acreditar e dignificar o bom nome de Matosinhos (Jornal).
E mais uma vez vos deixe estas palavras: GOSTAR DE FUTEBOL NÃO É SÓ JOGAR, TEMOS TAMBÉM DE APRENDER A VIVÊ-LO. O TALENTO GANHA JOGOS, MAS O TRABALHO EM EQUIPA E A INTELIGÊNCIA GANHAM CAMPEONATOS. “Feliciano Lima”

mingues disse...

tive a mesma nota que o brito estou a evoluir....espera lá ....a nota é a mesma dos outros jogos....se calhar o Brito é que anda a piorar :)

Brito disse...

5...?...


se calhar estou a piorar tanto que nem vale a pena jogar.....

nokinhas disse...

5 é nota positiva. Vocês é que estão mal habituados a ter grandes notas. É uma bandalheira. Então se a equipa perde tem de ser ter um critério menos largo. Caso contrário é 6 e 7 pra todos. Bem pior é ter traços em três partidas consecutivas...

Tony Silva disse...

4 no meu caso :)

nokinhas disse...

Será um record, my friend? Dá troféu? :)